quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Em jogo polemico, Palmeiras vira e se isola na liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Depois de 10 dias de muitas polemicas entre Palmeiras e Cruzeiro, as duas equipes enfim entraram em campo pelo fechamento da 25ª rodada no Mineirão. As polemicas só aumentaram quando a bola rolou no Mineirão, o Brasil, exceto os torcedores palmeirenses, era Cruzeiro para que o líder não se distanciasse. Mas o Palmeiras foi mais objetivo e venceu por 2 a 1 de virada e se isola na liderança do Campeonato.

As polemicas tomaram conta do clima criado para o jogo. Primeiro, foi o cruzeirense Fabrício dizendo que o palmeirense Diego Souza era violento em campo. Depois, a maior de todas. Kleber visitou uma festa da torcida do Palmeiras, Mancha Verde, fato que enfureceu a torcida do Cruzeiro, pois as torcidas são rivais. O jogo começou e a polemica que se criou foi outra.

Mas antes, devemos falar como se configuraram os times. O Cruzeiro contou com uma mudança da equipe que venceu o Inter no Sul, a volta do próprio Kleber no lugar de Soares. O Palmeiras contou com a volta de Diego Souza e uma nova dupla de ataque, Robert e Vagner Love.

Quando a bola rolou, outra pessoa entrou para polemizar mais ainda o jogo. O árbitro Evandro Rogério Roman começou a interferir no andamento do jogo. Aos 4, Wendel derrubou Kleber, mas não foi marcado o pênalti. Primeiro dos 4 penais não dados para o Cruzeiro. Mas empurrado pela torcida, o clube celeste marcou. Aos 8, Thiago Ribeiro aproveitou falha de Jumar e Marcão e tocou na saída de Marcos. 1 a 0 Cruzeiro.

Porém, na saída de bola, Marquinhos Paraná fez falta frontal em Vagner Love. Na cobrança, Diego Souza acertou uma linda trivela que enganou Fábio e morreu no fundo das redes cruzeirenses para empatar a partida. O goleiro azul foi enganado pela curva da bola, mas falhou no gol.

O Cruzeiro sentiu o gol de empate e o Palmeiras mostrou certa calma dentro do jogo, mas Roman apareceu de novo para ajudar o líder. Aos 16, após jogada de Gilberto e Diego Renan, Jumar acertou Fabrício em um carrinho violento, outro pênalti não marcado e esse foi o mais claro de todos.

Aos poucos, a equipe azul retomava o controle do jogo, mas tinha um problema grave. Elicarlos estava na lateral direita improvisado e Armero fazia a festa por ali como aos 31, quando o colombiano aproveitou a falha de marcação e chutou para a única defesa de Fábio no jogo. E Kleber, alvo de uma polemica, estava sumido no jogo, mas apareceu na melhor chance após o gol na 1ª etapa. Aos 41, o camisa 30 deu ótimo passe para Diego Renan cortar Wendel e chutar em cima do goleiro Marcos, que fez uma ótima defesa. Esse foi um primeiro tempo de muita luta e força de ambas equipes.

No intervalo, o técnico palmeirense mudou o estilo de jogo. Colocou o jovem Mauricio no lugar de Robert, um zagueiro no lugar de um atacante. Muricy resolveu mudar por causa das falhas de Marcão que não se adaptou ao esquema com 2 zagueiros. Com esta alteração, Diego Souza passou a ser companheiro de Love no ataque.

Quando a bola rolou na segunda etapa, os azuis foram para o ataque, mas um erro poderia ocasionar a derrota e a frustração das outras torcidas e este erro apareceu. Aos 5, Diego Renan errou passe no ataque e Cleiton Xavier deu ótimo passe para Vagner Love entrar em velocidade na área, driblar Fábio e completar para o gol. Virando o jogo para a equipe líder. Foi o 13º passe para gol do meia palmeirense, líder disparado dentro da competição.

Antes do gol, Adilson Batista desfez o erro do inicio do jogo e colocou um lateral direito de oficio. Tirou Fabrício e colocou Jonathan. Aos 10 minutos, Armero fez falta em Jonathan e foi expulso, dificultando as coisas para os palmeirenses. Um pouco depois, Kleber deu uma cotovelada em Wendel e o lateral se machucou e teve que dar lugar a estréia do chileno Figueroa.

Com um a mais, o Cruzeiro colocou mais um atacante, Guerrón no lugar de Elicarlos. Mas aí começou a esbarrar no ferrolho de Muricy. Era um jogo de ataque contra defesa, o Porco se concentrava a frente da sua área e a Raposa não conseguia criar chances. Nas únicas chances que o time teve para empatar, o time foi incompetente para finalizar. Aos 25, Guerrón achou Kleber livre, mas o atacante foi parado por Marcos, que fez milagre, e pela trave, pois a bola bateu na trave depois da defesa do goleiro. Um pouco depois, Leonardo Silva conseguiu cabecear com perigo uma bola.

A chuva caiu com intensidade no Mineirão e com ela trouxe a tona de volta a polemica do atacante Kleber com a torcida do Cruzeiro. O atacante saiu para a entrada de Wellington Paulista e foi muito vaiado pela torcida azul. Já a torcida do Palmeiras, o ovacionou e na saída de campo, o camisa 30 acenou para a Mancha Verde. Era o que faltava para a torcida cruzeirense o xingar de todas as formas. Parece que foi a última partida do jogador no clube mineiro, já que Kleber afirmou, depois do jogo, querer sair do clube por causa desta perseguição da torcida com ele.

No fim do jogo, foi um desespero para os mineiros, já que o ferrolho verde continuava e a equipe mineira começou a arriscar chutes sem direção. No último lance de jogo, Roman volta a aparecer no jogo ao não marcar o pênalti de Figueroa em Diego Renan e marcou o fim de um jogo eletrizante e cheio de polemicas. O Palmeiras deu um passo importante ao título brasileiro

Classificação após 25 rodadas

1º Palmeiras – 47pts
2º São Paulo – 44pts
3º Internacional – 43pts
4º Goiás – 42pts
5º Atlético-MG – 41pts
6º Grêmio – 39pts
7º Avaí – 37pts (7SG)
8º Flamengo – 37pts (2SG)
9° Corinthians – 37pts (-1SG)
10º Vitória – 36pts (10V)
11° Barueri – 36pts (9V e 8SG)
12° Santos – 36pts (9V e 2SG)
13° Cruzeiro – 32pts
14º Atlético-PR – 31pts
15º Coritiba – 27pts
16º Náutico – 26pts
17º Santo André – 25pts (6V)
18º Botafogo – 25pts (4V)
19º Sport – 20pts
20º Fluminense – 18pts

Próximos jogos

26/09 – 18h30
Palmeiras x Atlético-PR
Barueri x Cruzeiro

27/09 – 16h
São Paulo x Corinthians
Fluminense x Avaí
Goiás x Grêmio
Internacional x Flamengo
Coritiba x Náutico

18h30
Botafogo x Vitória
Atlético-MG x Santos
Sport x Santo André

Campeonatos Europeus – Meio de semana

Share |

Por Gabriel Seixas

O Esporte É Vida está de volta com a melhor cobertura dos principais campeonatos nacionais da Europa. Estreando a nova fase, preparamos um resumo especial com tudo o que aconteceu na última rodada dos campeonatos Italiano e Espanhol, que tiveram rodada no meio de semana, entre terça e quinta. No Calcio, Inter e Juventus dividem a liderança, enquanto os times de Gênova, Genoa e Sampdoria, aparecem como sombra as duas equipes. Milan e Roma decepcionam até o momento. Pela La Liga, poucas surpresas: Como esperado, Barcelona e Real Madrid comandam a ponta da tabela. Só não se esperava que Villarreal e Atlético de Madrid, dois times de tradição na Espanha e no continente, estivessem ocupando a zona de rebaixamento. Leia o que aconteceu de melhor nos dez jogos de cada campeonato, e confira a classificação de ambos.

Campeonato Italiano (Calcio)

Pelos gramados italianos, tivemos o encerramento da 5ª rodada do Calcio. Foram nove jogos na quarta, e Genoa e Juventus completando a rodada na quinta-feira.

A atual campeã e líder da Série A, a Internazionale, não teve dificuldades para vencer o Napoli, em casa, por 3 a 1. Isso porque os nerrazurri marcaram dois gols nos primeiros cinco minutos. A dupla de ataque formada por Eto’o e Diego Milito deixou a equipe em vantagem. Aos 32 minutos, o zagueiro brasileiro Lúcio aumentou a diferença. Ainda no primeiro tempo, Lavezzi descontou para o Napoli, que largou mal no campeonato e aparece na parte de baixo da tabela, sendo o primeiro time fora da zona do rebaixamento.

Com Ronaldinho Gaúcho no banco, o Milan perdeu a segunda partida no campeonato. Jogando fora de casa contra a Udinese, o time rossoneri foi derrotado com um gol de Di Natale, que aproveitou sobra de um chute cruzado do lateral chileno Isla.

Em um dos jogos mais emocionantes da rodada, o Palermo começou perdendo, reagiu e esteve perto de vencer, mas a Roma empatou no fim e decretou o placar em 3 a 3. Brighi, impedido, aproveitou passe de calcanhar de Totti e abriu o placar para a Roma. Budan aproveitou falha de Burdisso, que prejudicado pelo campo molhado, tentou cortar um chute de Miccoli e entregou no pé do croata, que empatou o jogo. Mas Burdisso se redimiu no finzinho do primeiro tempo, colocando a Roma novamente na frente. O que a Roma não esperava era que ainda desse tempo de Miccoli empatar na primeira etapa. E Miccoli foi mesmo o pesadelo do time romano: Ele pedalou pra cima de Cassetti, chutou, mas parou em Júlio Sérgio. No rebote, Nocerino colocou o Palermo em vantagem pela primeira vez no jogo. A dois minutos do fim, Totti cobrou pênalti e igualou novamente o placar, ruim para os dois times.

Uma das surpresas da competição é o Parma. O time não se intimidou em enfrentar a Lazio fora de casa, e venceu por 2 a 1. Com isso, o time alcançou o 6º lugar, com 10 pontos. Os recém-promovidos a Série A marcaram com Bojinov, mas Zárate, de pênalti, empatou. Antes do intervalo, Kolarov cometeu pênalti e foi expulso. Na cobrança, Amoruso colocou o Parma novamente em vantagem, que se perdurou até o fim do jogo.

A maior surpresa desse início empolgante de Série A, a Sampdoria, não resistiu a Fiorentina fora de casa e foi derrotada por 2 a 0. Jovetic, que barrou o craque do time, Mutu, aproveitou cruzamento de Marchionni e abriu o placar. Na segunda etapa, Gilardino, também de cabeça, deu números finais ao jogo. A Fiore reagiu e já está em quinto, com 10 pontos. A Sampdoria tem 12, e surpreendentemente, está no 3º lugar.

O duelo entre duas das três equipes que ainda não venceram no Calcio, entre Atalanta e Catania, terminou sem gols. A outra equipe que permanece sem vitória, o Livorno, perdeu para o Bologna por 2 a 0. Portanova e Di Vaio fizeram os gols. Outro jogo sem gols foi protagonizado por Siena e Chievo, este último que figura até o momento em oitavo, superando as expectativas. O atacante Nenê, artilheiro do último campeonato português quando ainda jogava pelo Nacional, deu a vitória ao Cagliari sobre o Bari, fora de casa, pelo placar mínimo. Foi a primeira vitória do time na temporada.

No último jogo da rodada, Genoa e Juventus empataram em 2 a 2, resultado que não foi nada mal para os dois times, afinal, o Genoa continua na zona de classificação para a Champions League, em 4º lugar, enquanto a Juve divide a liderança com a Inter, mas perde no saldo de gols. A Juventus, mesmo desfalcada de vários titulares, como Cannavaro e Diego, começou melhor e abriu o placar com Iaquinta, que aproveitou cruzamento de Marchisio que ainda contou com um lindo corta-luz de Camoranesi. Ainda no primeiro tempo, Sculli cruzou para Mesto, de cabeça, igualar o placar. O time de Gênova aproveitou as chances perdidas pelo adversário, e virou o placar, na segunda etapa com Crespo, que havia entrado no lugar de Floccari. Foi mais um gol de cabeça. Pra não deixar por menos, o gol de empate da Juve também foi de cabeça. Marchisio cobrou falta, Iaquinta desviou e Trezeguet completou pras redes. Antes do gol, o time de Turim já havia tido dois gols anulados.

Classificação:

1º Internazionale - 13
2º Juventus - 13
3º Sampdoria - 12
4º Genoa - 10
5º Fiorentina - 10
6º Parma - 10
7º Udinese - 8
8º Roma - 7
9º Lazio - 7
10º Chievo - 7
11º Milan - 7
12º Bari - 6
13º Palermo - 5
14º Bologna - 5
15º Siena - 4
16º Cagliari - 4
17º Napoli - 4
18º Catania - 2
19º Livorno - 2
20º Atalanta - 1

Campeonato Espanhol (La Liga)

Pela quarta rodada da La Liga, os líderes Barcelona e Real Madrid continuam reinando absolutos. Ambos venceram a quarta partida, dividindo a liderança com 12 pontos – o Barça leva vantagem no número de gols marcados. Os catalães venceram o Racing Santander, fora de casa, por 4 a 1. O destaque da goleada foi Messi, autor de dois gols. O sueco Ibrahimovic e o zagueiro Piqué completaram o placar. Óscar Serrano fez o gol de honra do Racing.

No El Madrigal, o Real Madrid manteve o 100% de aproveitamento, e fora de casa, bateu o Villarreal por 2 a 0, com gols dos dois principais ‘galácticos’ do time: Cristiano Ronaldo, no primeiro tempo, avançou da linha do meio-campo pela esquerda, chegou na intermediária, puxou pra perna direita e bateu no canto de Diego López. Golaço! No segundo tempo, um gol 100% brasileiro: Marcelo cruzou, mas Angel López botou a mão na bola na tentativa de carrinho, dentro da área. Pênalti convertido por Kaká, que deslocou o goleiro.

A equipe que faz o mínimo de sombra aos grandes é o Sevilla, que aparece em terceiro, com nove pontos. Na volta de Luís Fabiano, o time venceu o Mallorca, que vem fazendo boa campanha, por 2 a 0. O zagueiro Squillaci e o jovem meia Diego Perotti resolveram o jogo ainda no primeiro tempo. Quem também tem nove pontos é o Athletic Bilbao, que perdeu sua invencibilidade na derrota para o Tenerife, fora de casa, por 1 a 0. O gol da vitória foi de Mikel Alonso, faltando três minutos para o fim do jogo. O resultado foi justo, pois o Tenerife dominou amplamente o jogo, tanto que finalizou dez vezes contra duas ocasiões de gol do time basco.

Quem também perdeu a primeira no campeonato foi o Valencia, superado fora de casa pelo Getafe por 3 a 1. David Villa bem que tentou, colocando o Valencia na frente, mas com dois gols de Del Moral, e outro de Pedro León, os mandantes conseguiram confirmar a vitória.

Assim como o Villarreal, o Atlético de Madrid tem apenas dois pontos, e seguramente, é a maior decepção deste início de temporada. Em casa, o time só empatou com o Almería em 2 a 2. Forlán desperdiçou pênalti aos 18 minutos, e como castigo, oito minutos depois, Piatti colocou o Almería na frente. O brasileiro Cléber Santana, e Forlán, se redimindo do pênalti perdido, colocaram ordem na casa. Mas Piatti apareceu novamente, e no último minuto do tempo regulamentar, empatou o jogo. E o Almería só não venceu o jogo porque desperdiçou uma chance nos acréscimos.

Quem ganhou a segunda seguida foi o Espanyol, que de virada, venceu o Málaga por 2 a 1. Os visitantes assustaram com um gol de Fernando, no primeiro tempo, em chute desviado pelo zagueiro do Espanyol, Juan Forlin. Ben Sahar, no início da segunda etapa, e Iván Alonso deram a vitória aos catalães. O time que o Espanyol havia vencido na rodada passada, o Deportivo La Coruña, venceu o lanterna Xerez, fora de casa, por 3 a 0. O time do brasileiro Filipe Luís marcou com outro brasileiro, Juca, cobrando falta, Gioda contra e Riki. O Deportivo agora soma seis pontos, enquanto o Xerez continua sendo o único dos vinte times da competição que ainda não marcou nenhum ponto.

Em um jogo repleto de polêmica, o Osasuna venceu fora de casa o Valladolid por 2 a 1. Pandiani, aos 25 da primeira etapa, deixou o Osasuna em vantagem. Antes do intervalo, o Valladolid ficou com um homem a menos, pois Luis Prieto foi expulso. Nada que impedisse que Diego da Silva, o melhor do time, empatasse o jogo. Mas quem saiu vencedor foi mesmo o Osasuna, com gol de Galán. Arzo ainda foi expulso pouco depois do gol, após falta em Galán, deixando o Valladolid com apenas nove homens em campo. A reação dos mandantes ficou ainda mais comprometida.

Completando a rodada, na quinta-feira, o Sporting Gijón não passou de um empate com o Zaragoza, em casa, por 1 a 1. No primeiro tempo o Gijón saiu em vantagem, com gol de Castro, em chute de longa distância que foi desviado pela zaga. No segundo tempo, Aguilar completou cobrança de escanteio, e de cabeça, empatou para o Zaragoza. As duas equipes estão em posições intermediárias na tabela, brigando contra o rebaixamento.

Classificação:

1º Barcelona - 12
2º Real Madrid - 12
3º Sevilla - 9
4º Athletic Bilbao - 9
5º Mallorca - 7
6º Valencia - 7
7º Getafe - 6
8º Espanyol - 6
9º Deportivo - 6
10º Tenerife - 6
11º Almería - 5
12º Sporting Gijón - 5
13º Osasuna - 4
14º Valladolid - 4
15º Zaragoza - 4
16º Racing Santander - 4
17º Málaga - 3
18º Villarreal - 2
19º Atlético Madrid - 2
20º Xerez - 0