quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Em jogo polemico, Palmeiras vira e se isola na liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Depois de 10 dias de muitas polemicas entre Palmeiras e Cruzeiro, as duas equipes enfim entraram em campo pelo fechamento da 25ª rodada no Mineirão. As polemicas só aumentaram quando a bola rolou no Mineirão, o Brasil, exceto os torcedores palmeirenses, era Cruzeiro para que o líder não se distanciasse. Mas o Palmeiras foi mais objetivo e venceu por 2 a 1 de virada e se isola na liderança do Campeonato.

As polemicas tomaram conta do clima criado para o jogo. Primeiro, foi o cruzeirense Fabrício dizendo que o palmeirense Diego Souza era violento em campo. Depois, a maior de todas. Kleber visitou uma festa da torcida do Palmeiras, Mancha Verde, fato que enfureceu a torcida do Cruzeiro, pois as torcidas são rivais. O jogo começou e a polemica que se criou foi outra.

Mas antes, devemos falar como se configuraram os times. O Cruzeiro contou com uma mudança da equipe que venceu o Inter no Sul, a volta do próprio Kleber no lugar de Soares. O Palmeiras contou com a volta de Diego Souza e uma nova dupla de ataque, Robert e Vagner Love.

Quando a bola rolou, outra pessoa entrou para polemizar mais ainda o jogo. O árbitro Evandro Rogério Roman começou a interferir no andamento do jogo. Aos 4, Wendel derrubou Kleber, mas não foi marcado o pênalti. Primeiro dos 4 penais não dados para o Cruzeiro. Mas empurrado pela torcida, o clube celeste marcou. Aos 8, Thiago Ribeiro aproveitou falha de Jumar e Marcão e tocou na saída de Marcos. 1 a 0 Cruzeiro.

Porém, na saída de bola, Marquinhos Paraná fez falta frontal em Vagner Love. Na cobrança, Diego Souza acertou uma linda trivela que enganou Fábio e morreu no fundo das redes cruzeirenses para empatar a partida. O goleiro azul foi enganado pela curva da bola, mas falhou no gol.

O Cruzeiro sentiu o gol de empate e o Palmeiras mostrou certa calma dentro do jogo, mas Roman apareceu de novo para ajudar o líder. Aos 16, após jogada de Gilberto e Diego Renan, Jumar acertou Fabrício em um carrinho violento, outro pênalti não marcado e esse foi o mais claro de todos.

Aos poucos, a equipe azul retomava o controle do jogo, mas tinha um problema grave. Elicarlos estava na lateral direita improvisado e Armero fazia a festa por ali como aos 31, quando o colombiano aproveitou a falha de marcação e chutou para a única defesa de Fábio no jogo. E Kleber, alvo de uma polemica, estava sumido no jogo, mas apareceu na melhor chance após o gol na 1ª etapa. Aos 41, o camisa 30 deu ótimo passe para Diego Renan cortar Wendel e chutar em cima do goleiro Marcos, que fez uma ótima defesa. Esse foi um primeiro tempo de muita luta e força de ambas equipes.

No intervalo, o técnico palmeirense mudou o estilo de jogo. Colocou o jovem Mauricio no lugar de Robert, um zagueiro no lugar de um atacante. Muricy resolveu mudar por causa das falhas de Marcão que não se adaptou ao esquema com 2 zagueiros. Com esta alteração, Diego Souza passou a ser companheiro de Love no ataque.

Quando a bola rolou na segunda etapa, os azuis foram para o ataque, mas um erro poderia ocasionar a derrota e a frustração das outras torcidas e este erro apareceu. Aos 5, Diego Renan errou passe no ataque e Cleiton Xavier deu ótimo passe para Vagner Love entrar em velocidade na área, driblar Fábio e completar para o gol. Virando o jogo para a equipe líder. Foi o 13º passe para gol do meia palmeirense, líder disparado dentro da competição.

Antes do gol, Adilson Batista desfez o erro do inicio do jogo e colocou um lateral direito de oficio. Tirou Fabrício e colocou Jonathan. Aos 10 minutos, Armero fez falta em Jonathan e foi expulso, dificultando as coisas para os palmeirenses. Um pouco depois, Kleber deu uma cotovelada em Wendel e o lateral se machucou e teve que dar lugar a estréia do chileno Figueroa.

Com um a mais, o Cruzeiro colocou mais um atacante, Guerrón no lugar de Elicarlos. Mas aí começou a esbarrar no ferrolho de Muricy. Era um jogo de ataque contra defesa, o Porco se concentrava a frente da sua área e a Raposa não conseguia criar chances. Nas únicas chances que o time teve para empatar, o time foi incompetente para finalizar. Aos 25, Guerrón achou Kleber livre, mas o atacante foi parado por Marcos, que fez milagre, e pela trave, pois a bola bateu na trave depois da defesa do goleiro. Um pouco depois, Leonardo Silva conseguiu cabecear com perigo uma bola.

A chuva caiu com intensidade no Mineirão e com ela trouxe a tona de volta a polemica do atacante Kleber com a torcida do Cruzeiro. O atacante saiu para a entrada de Wellington Paulista e foi muito vaiado pela torcida azul. Já a torcida do Palmeiras, o ovacionou e na saída de campo, o camisa 30 acenou para a Mancha Verde. Era o que faltava para a torcida cruzeirense o xingar de todas as formas. Parece que foi a última partida do jogador no clube mineiro, já que Kleber afirmou, depois do jogo, querer sair do clube por causa desta perseguição da torcida com ele.

No fim do jogo, foi um desespero para os mineiros, já que o ferrolho verde continuava e a equipe mineira começou a arriscar chutes sem direção. No último lance de jogo, Roman volta a aparecer no jogo ao não marcar o pênalti de Figueroa em Diego Renan e marcou o fim de um jogo eletrizante e cheio de polemicas. O Palmeiras deu um passo importante ao título brasileiro

Classificação após 25 rodadas

1º Palmeiras – 47pts
2º São Paulo – 44pts
3º Internacional – 43pts
4º Goiás – 42pts
5º Atlético-MG – 41pts
6º Grêmio – 39pts
7º Avaí – 37pts (7SG)
8º Flamengo – 37pts (2SG)
9° Corinthians – 37pts (-1SG)
10º Vitória – 36pts (10V)
11° Barueri – 36pts (9V e 8SG)
12° Santos – 36pts (9V e 2SG)
13° Cruzeiro – 32pts
14º Atlético-PR – 31pts
15º Coritiba – 27pts
16º Náutico – 26pts
17º Santo André – 25pts (6V)
18º Botafogo – 25pts (4V)
19º Sport – 20pts
20º Fluminense – 18pts

Próximos jogos

26/09 – 18h30
Palmeiras x Atlético-PR
Barueri x Cruzeiro

27/09 – 16h
São Paulo x Corinthians
Fluminense x Avaí
Goiás x Grêmio
Internacional x Flamengo
Coritiba x Náutico

18h30
Botafogo x Vitória
Atlético-MG x Santos
Sport x Santo André

Um comentário:

Alba ... vivendo em busca dos sonhos disse...

Não quero comentar sobre a polêmica deste jogo, acho que já chega. O ano está perdido para o Cruzeiro. Aos torcedores resta esperar as contratações para o próximo ano. Ótimo texto, editor.