quarta-feira, 14 de julho de 2010

No clássico da rodada, Flamengo vence Botafogo

Share |

Por Gabriel Seixas

- Não há outra forma de encarar o clássico entre Flamengo e Botafogo a não ser como um choque de realidade. Dizer que esperava-se um futebol de alto nível é blasfêmia, mas ainda criávamos falsas esperanças de que o mês inteiro que essas duas equipes (e todas as outras brasileiras) tiveram para se preparar para o reinício do Brasileirão fosse convertido em qualidade e entrosamento a elas. Pelo menos nesta largada, faltou futebol e sobraram lamentações pelo fim da Copa do Mundo. Não é fácil ver Xavi, Iniesta, Sneijder e Robben numa grande final, e três dias depois, se “readaptar” a Wellinton, Vinicius Pacheco, Fabio Ferreira, Sandro Silva e outras brincadeiras de mau gosto.

- Em contrapartida, existe um porém que ajuda a explicar este panorama: alguns dos grandes reforços dessas equipes nessa janela de transferências, como Correa, Renato Abreu e Val Baiano pelo Flamengo, e Maicosuel pelo Botafogo, só poderão atuar a partir de Agosto, quando está liberada a utilização de jogadores oriundos do futebol europeu, ou simplesmente fora do Brasil. Ou seja, dos jogadores que entraram em campo, a grande maioria (pra não dizer todos) eram ‘figurinhas carimbadas’.

- Antes que você esteja se perguntando: o vencedor foi o Flamengo, 1 a 0, gol do suplente Paulo Sérgio. Mas poderia ser o Botafogo. Nenhuma das equipes desempenhou um papel digno de merecer três pontos, principalmente no primeiro tempo, onde o Fla até foi ligeiramente melhor. Na primeira avaliação da equipe após as “eras” de Bruno, Vagner Love e Adriano, mais pontos positivos do que negativos, claro. Maldonado também fez falta na contensão, e dos reforços que chegaram (e estão chegando) à Gávea, nenhum entrou em campo.

- Em suma, isso fez com que a torcida rubro-negra tivesse de aturar nomes como Wellinton na zaga, Rômulo no meio-campo e uma dupla de ataque formada por Vinicius Pacheco e Diego Mauricio. Das novidades, apenas Marcelo Lomba no gol agradou. Ponto para a diretoria do Fla, que dá indícios de que o jovem deve ser o titular da meta até o fim da temporada. Quanto ao Botafogo, restou lamentar as ausências do recém-contratado Maicosuel e de ‘Loco’ Abreu, 4º lugar da Copa com o Uruguai.

- Os primeiros minutos mostravam que o Botafogo era a equipe mais organizada, até pelo entrosamento de um elenco que perdeu poucos atletas durante a parada para o Mundial. Em cobrança de falta, Lucio Flavio exibiu boa defesa de Marcelo Lomba. Entretanto, até os 44 minutos do primeiro tempo, foi só. Quem passou a ter o domínio do jogo foi o Flamengo, que teve boa oportunidade com Vinicius Pacheco, que obrigou Jefferson a fazer linda defesa, e Petkovic, que recebeu cruzamento de Kleberson e completou com estilo, pra fora.

- Faltava qualidade técnica aos dois times. Em 45 minutos, os dois times erraram 77 passes. Isso mesmo, SETENTA E SETE passes errados em QUARENTA E CINCO minutos. Só de lembrar que há três dias vimos duas seleções com indiscutível qualidade no passe (Espanha e Holanda), bate um desespero. Nada mais justo do que um 0 a 0 na etapa inicial, que poderia ser 1 a 0 para o Botafogo, se Caio não tivesse perdido um gol feito no minuto final. Não tão feito quanto aquele da final do Campeonato Carioca contra o mesmo Fla, mas digno de revolta da torcida alvinegra.

- Na volta para o segundo tempo, Joel Santana assumiu o risco: trocou o volante Sandro Silva por Edno, alternando esquemas táticos como 3-5-2 e 3-4-3. Assim como no primeiro tempo, nos primeiros minutos deu certo, e num chute de fora da área de Herrera, Marcelo Lomba fez grande defesa. Rogério Lourenço percebeu a apatia de seu time e trocou Diego Mauricio, mais uma grande promessa da base que parece estar naufragando junto com o time, por Paulo Sérgio – que passou por essa mesma fase. Do outro lado, Joel promoveu a reestreia de Jobson, substituindo Caio.

- E no duelo dos técnicos, Lourenço foi mais feliz. Com maestria, Petkovic deu um lindo passe em profundidade para Vinicius Pacheco na esquerda, que emendou um cruzamento rasteiro e Paulo Sergio, livre, completou pras redes. Depois do gol, o Botafogo não criou um lance que mereça registro para uma possível reação, nem mesmo com a entrada de Renato Cajá (não que seja grande coisa, é claro).

- A tendência é que as equipes do Brasileirão comecem a evoluir apenas a partir do próximo mês, consequentemente aumentando o nível técnico do nosso campeonato nacional. Enquanto isso, só nos resta lamentar, até mesmo aqueles que ousavam a pedir a volta da Série A. Para um clássico do tamanho de Fla e Bota, foi muito pouco. Por que não estou surpreso?

Cruzeiro vence na Arena

Share |

Por Leonardo Martins


Com o fim da Copa do Mundo, o Brasileirão volta a cena com a 8ª rodada do Campeonato e na abertura dela, o Cruzeiro foi a Arena da Baixada e venceu o Atlético-PR por 2 a 0 e iniciou a era Cuca com vitória.

O time azul promovia a estreia do técnico Cuca e o novo treinador mudou a maneira do time atuar em campo e “imitou” a campeã mundial, Espanha, ao colocar o time no 4-2-3-1. Já o Furacão, promoveu a estreia de Jean e Paulinho, mas o time dependia dos ataques de Paulo Baier.

Quando a bola rolou, o que se viu foi um jogo corrido e bom, com as duas equipes buscando o gol. Os celestes aproveitando a velocidade de Thiago Ribeiro e Gilberto nas pontas neste novo esquema, mas a defesa continua frágil e deu muitos espaços para o ataque paranaense. Aos 10, Thiago Ribeiro pegou bom chute de primeira que Neto defendeu e a bola ainda foi a trave.

Os mineiros estavam melhores, mas quem marcou gol foram os paranaenses, Fransergio chutou, Fábio defendeu e Alex Mineiro tocou para o gol, porém o juiz anulou, erradamente, ao marcar impedimento do camisa 9. Aos 32, Paulo Baier surgiu na cara de Fábio, chegou a dribla-lo mas o goleiro salvou.

O jogo diminuiu o ritmo e só voltou a criar chances no último lance do primeiro tempo. Aos 46, trangulação entre Gil, Jonathan e Thiago Ribeiro, que cruzou na cabeça do artilheiro Wellington Paulista testar para o gol e abrir o placar. 1 a 0 e intervalo.

No segundo tempo, o Atlético-PR voltou em cima do Cruzeiro e com alterações, entraram Branquinho e Eli Sabiá e o time melhorou. O time atleticano pressionou e, aproveitando falhas do time azul, chegou por muitas vezes ao gol cruzeirense, Bruno Mineiro e Alex Mineiro exigiram milagres de Fábio.

A Raposa tentava os contra-ataques, mas ficou acuado em seu campo, criando poucas chances. Para reforçar a marcação, Cuca tirou os meias Roger e Gilberto para as entradas de Marquinhos Paraná e Fabinho, além disto, o ataque foi trocado Thiago Ribeiro por Robert.

O Furacão chegou a empatar, mas, desta vez, o juiz acertou ao marcar impedimento de Rhodolfo em falta cobrada por Paulo Baier. E quem marcou de verdade foi o Cruzeiro, bela tabela entre Robert e Wellington Paulista e o novato ficou na cara de Neto e não perdoou, primeiro gol de Robert com a camisa azul. 2 a 0 e jogo definido.

Foi uma boa atuação cruzeirense que coroou a estreia de Cuca, o time azul volta a campo no domingo quando enfrenta o Goiás na Arena do Jacaré. Já o Furacão enfrenta o Vasco no Rio em um confronto direto para sair do Z-4.

Curtinhas

- O São Paulo foi surpreendido pelo Avaí no Morumbi ao perder por 2 a 1. Os gols da partida saíram na segunda etapa, Roberto e Vandinho abriram dois gols e Hernanes diminuiu para o Tricolor, mas foi pouco e a vitória ficou com os catarinenses.

- Grêmio e Vitória voltaram da parada com um empate em um gol no Olímpico. Wallace abriu o placar no primeiro tempo para o Rubro-Negro e o artilheiro Borges, mais uma vez, salvou o time gremista ao empatar na segunda etapa.

Série B – 8ª Rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série B voltou após a parada para a Copa do Mundo do jeito que parou, com muitos gols e emoções dentro dos jogos e na tabela de classificação. Foram 10 jogos disputados na noite desta terça-feira e um novo líder surgiu.

Este novo líder é o Náutico, o Timbu derrotou o ASA no sufoco por 2 a 1, com o gol da vitória saindo no final do jogo. Outro time que subiu na competição foi o Figueirense, novo vice-líder, que venceu tranqüilo o lanterna Vila Nova por 2 a 0. O ex-líder Paraná caiu para a terceira colocação ao perder para o surpreendente Icasa por 3 a 0, o Icasa assumiu a 7ª colocação. O G-4 é fechado pelo São Caetano, que fez o clássico do ABC contra o Santo André e venceu por 3 a 2.

O Azulão é seguido de perto pelo Coelho, o América-MG jogou mal, mas conseguiu arrancar um empate no final do jogo diante do Brasiliense por 1 a 1. O que chamou a atenção neste jogo foi o uniforme usado pela equipe brasiliense, um azul com caveiras estampadas, a alegação foi que era comemorado o dia mundial do rock. Outro destaque da rodada foi o bom jogo entre Duque de Caxias e Portuguesa, onde brilhou a estrela do veterano Somália, autor dos três gols do time carioca na vitória por 3 a 2. O Coxa decepcionou a torcida ao empatar sem gols com o Bragantino

O Guaratinguetá, outra surpresa deste inicio, venceu bem o tradicional Bahia por 4 a 2 e subiu. Outro paulista que subiu na classificação foi a Ponte Preta que derrotou o América-RN por 3 a 0. Após um inicio mal, o Sport cresceu e venceu a 3ª seguida na competição ao derrotar o Ipatinga por 3 a 1, destaque para o gol bonito de Ciro.

Classificação

1º Náutico – 17
2° Figueirense – 16
3° Paraná, São Caetano, América-MG, Guaratinguetá e Coritiba – 15
8° Icasa, Portuguesa e Bahia – 13
11° Brasiliense – 11
12° Sport e ASA – 10
14° Ponte Preta e Bragantino – 9
16° Santo André – 7
17° Duque de Caxias e América-RN – 6
19° Ipatinga e Vila Nova – 3