sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Schalke e Stuttgart abrem a temporada na Alemanha

Share |
Por Gabriel Seixas

No Gottlieb-Daimler, Schalke 04 e Stuttgart deram o ponto de partida da Bundesliga na temporada 07/08. Em um jogo truncado e com várias oportunidades de gol, 55.000 pessoas viram os dois times ficarem apenas no empate (2 – 2), resultado que não favoreceu ambas as equipes.

O VfB Stuttgart, atual campeão da Bundesliga, defende o bi com praticamente a base inteira que foi campeã na temporada passada, com exceção do goleiro Hildebrand, que assinou com o Valencia. Além dele, o dinamarquês Tomasson jogará pelo submarino amarelo espanhol (Villarreal). ‘Coadjuvantes’ como Lauth e Streller também deixaram o clube. Para suprir as perdas do elenco, a diretoria investiu bastante em contratações. No ataque, a equipe contratou o promissor Ciprian Marica, romeno que veio do Shaktar Donetsk por 7 milhões de euros, e o brasileiro Ewerthon, emprestado pelo Zaragoza. Além deles, vieram o zagueiro Gledson, defensor do Hansa Rostock, e o meia Yildiray Bastürk, que defendia o rival Hertha Berlim. Com os reforços chegando, a equipe busca o bi nacional, e uma campanha satisfatória na Champions League desta temporada.

Já o Schalke manteve a base da temporada passada e rejuvenesceu o elenco. O técnico Mirko Slomka conta com os jovens Mesut Özil e Ivan Rakitic, principais promessas para uma boa campanha na Bundesliga. Mas o fato é que os königsblauen sentirão a falta dos meias Lincoln – e principalmente – de Hamit Altintop, que foi para o milionário Bayern München.

Enfim, vamos ao que interessa: O 1º tempo começou bastante truncado, com ambas as defesas levando a melhor contra os ataques dos 2 times. Na primeira oportunidade clara de gol, Cacau perde a melhor chance da primeira etapa, esbarrando no paredão Nemer, um dos destaques da partida, e que tem boas chances de defender a seleção alemã na Eurocopa. O Stuttgart vinha numa formação interessante, com um 4-4-2 em que os meias jogam em linha. Hitzlsperger e Pardo carregavam a meiuca, enquanto os velozes Cacau e Marica formavam a dupla de ataque.

O Schalke jogava no 4-4-2 que variava para 4-3-3, onde Asamoah, Kuranyi e Lövenkrands formavam o trio de ataque. Özil começou no time titular, mas este sentiu o nervosismo da estréia na temporada e foi substituído no intervalo por Jermaine Jones. Destaque mesmo ficou para o setor defensivo do Schalke, praticamente intransponível. Além da inspiração do goleiro Neuer, Pander fazia uma partida – taticamente – perfeita, idem os brasileiros Bordon e Rafinha.

O gol poderia sair a qualquer momento. E, de fato, saiu aos 25, marcado pelo Schalke através de Kobiashvili.

No 2º tempo, o jogo mudou radicalmente. O meio-campo do Stuttgart passou a criar bastante e chegar com mais tranqüilidade e precisão ao ataque. Khedira, aos 18, empatou a partida, para a alegria da torcida. 4 minutos depois, Marica, em uma das poucas jogadas produtivas que fez em todo o jogo – não comprovando aquilo tudo que o Stuttgart investiu nele - recebe na área e sofre pênalti, cometido por Neuer. Pardo cobra com muita categoria e aumenta o placar. O mexicano, sem dúvida, se sobressaiu na equipe e foi um dos destaques da partida.

Mirko Slomka resolveu ousar: Tirou Kobiashvili, autor do gol, para colocar o garoto Rakitic. Com 7 minutos em campo, o garoto converte a primeira oportunidade dele no jogo e empata a partida, mostrando que é mesmo um jogador diferenciado e de puro talento.

Fim de partida. Resultado justo, pelo que as duas equipes mostraram em campo, principalmente no 2º tempo. Pelo Schalke, destaque para todo o sistema defensivo (com uma baita partida de Neuer), e principalmente Rakitic, mostrando que não vai se abalar com a pressão que sofre neste início de temporada; Pelo Stuttgart, destaque para Pavel Pardo, que conduziu a equipe do início ao fim da partida. O brasileiro Ewerthon ainda entrou no 2º tempo, para a saída de Marica, logo após o gol.

Complemento da rodada:

Sábado

Bayer Leverkusen x Energie Cottbus

Bayern München x Hansa Rostock

Bochum x Werder Bremen

Eintracht Frankfurt x Hertha Berlim

Hannover 96 x Hamburgo

Wolfsburg x Arminia Bielefeld

Domingo

Borussia Dortmund x Duisburg

Nürnberg x Karlsruhe


Abrem-se as cortinas o show inglês vai começar

Share |


Por Leonardo Martins

Neste sábado começa o campeonato mais rico do mundo, o Campeonato Inglês. O Campeonato Inglês irá faturar mais de 1 bilhão de euros em direitos de televisão nesta temporada, o que comprova a força desse campeonato mundialmente famoso. É por essas e outras que o inglês é considerado o melhor campeonato do mundo e o mais assistido em todo mundo, especialmente na Ásia, onde os times ingleses têm uma grande torcida.

Com todo esse poderio financeiro no campeonato, os clubes fizeram contratações importantes para essa temporada. O atual campeão inglês, o Manchester United, foi o clube que mais gastou com contratações (foram 88 milhões de euros em contratações) e manteve a base do time campeão, com o trio infernal Rooney, Giggs e Cristiano Ronaldo. Além de manter a base, os Diabos Vermelhos, se reforçaram com jogadores jovens, como os meias Nanni, ex-Sporting e o brasileiro Anderson que veio do Porto, e também jogadores experientes, como o volante Hargreaves, que chegou pra suprir uma falta proveniente desde a aposentadoria do Irlandês Roy Keane. O clube também contratou o argentino Carlitos Tevez, ex-ídolo do Corinthians, numa transferência confusa com o West Ham O Manchester pelo time que apresenta é o principal favorito ao título inglês desta temporada.

Mas tem time querendo estragar os planos do Manchester, esse time é o Chelsea, do milionário russo Abramovich, que desta vez não investiu muito em contratações. Os blues mantiveram a base do time, com a dupla Shevchenko e Drogba, que é a principal esperança de titulo para a equipe londrina. O Chelsea contratou reforços bons e baratos, como o Zagueiro brasileiro Alex e o atacante peruano Pizarro, talvez a principal contratação do clube para essa temporada. O Chelsea pode evoluir durante a temporada, mas não apresenta um time muito confiável, mas esperemos a temporada para cobrarmos alguma coisa do Chelsea.

Assim como o Manchester, o Liverpool também gastou bastante com contratações e promete ser uma equipe bem competitiva para essa temporada. O time também manteve a base, que foi vice-campeã da Champions League na temporada passada, mas contratou bons reforços que podem ser aproveitados pela equipe. Uma deficiência do Liverpool na última temporada foi à falta de um centroavante, esse problema foi resolvido com a chegada do atacante espanhol Fernando Torres. Outro reforço bem comentado para nós brasileiros, foi à chegada do volante Lucas, destaque do Grêmio no último Brasileirão. Outro reforço dos Reds foi o atacante Babbel, destaque do Ajax. Com essa equipe, o Liverpool pode alçar vôos mais altos no Campeonato Inglês.

A outra equipe grande da Inglaterra foi a que mais perdeu para essa temporada. O Arsenal perdeu sua principal referencia nos últimos anos, o carrasco brasileiro na copa da Alemanha, Thierry Henry, que se juntou a Ronaldinho e Eto’o no Barcelona. Para suprir a ausência de Henry, os Gunners fizeram uma aposta, trouxeram o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, jogador e ídolo da Seleção Croata. O Arsenal apresenta o elenco mais irregular dentre os grandes da Inglaterra, portanto, não irá chegar muito longe na Premier League.

A edição desta temporada apresenta um recorde de brasileiros na competição, serão 12 brasileiros, dentre eles, Elano, que foi campeão da Copa América e Geovanni, ex-Cruzeiro que defenderão o Manchester City. Essa temporada tem tudo para ser a melhor de todos os tempos na Inglaterra. É só esperar para ver.

O inicio de uma nova era

Share |

A partir de hoje iniciaremos uma nova era dentro dos blogs esportivos na internet brasileira. É o Blog Esporte é Vida que será uma forma diferente de ver o mundo dos esportes. No Blog, abordaremos as principais competições esportivas do mundo de forma simples, objetiva e bem-humorada.Antes de começarmos, queríamos agradecer aos familiares e amigos nossos que estão nos dando força para entrarmos nesse projeto. Nesse espaço democrático que estamos criando, pode-se fazer críticas construtivas, elogios, reclamações e sugestões de temas a serem abordados por nós. Esperamos que esse espaço se torne um espaço de discussões sobre o esporte mundial. Pode ter certeza que vontade não nos faltará para que esse blog dure muito tempo. Um abraço da equipe Esporte é Vida!!