Por Leonardo Martins
Neste sábado começa o campeonato mais rico do mundo, o Campeonato Inglês. O Campeonato Inglês irá faturar mais de 1 bilhão de euros em direitos de televisão nesta temporada, o que comprova a força desse campeonato mundialmente famoso. É por essas e outras que o inglês é considerado o melhor campeonato do mundo e o mais assistido em todo mundo, especialmente na Ásia, onde os times ingleses têm uma grande torcida.
Com todo esse poderio financeiro no campeonato, os clubes fizeram contratações importantes para essa temporada. O atual campeão inglês, o Manchester United, foi o clube que mais gastou com contratações (foram 88 milhões de euros em contratações) e manteve a base do time campeão, com o trio infernal Rooney, Giggs e Cristiano Ronaldo. Além de manter a base, os Diabos Vermelhos, se reforçaram com jogadores jovens, como os meias Nanni, ex-Sporting e o brasileiro Anderson que veio do Porto, e também jogadores experientes, como o volante Hargreaves, que chegou pra suprir uma falta proveniente desde a aposentadoria do Irlandês Roy Keane. O clube também contratou o argentino Carlitos Tevez, ex-ídolo do Corinthians, numa transferência confusa com o West Ham O Manchester pelo time que apresenta é o principal favorito ao título inglês desta temporada.
Mas tem time querendo estragar os planos do Manchester, esse time é o Chelsea, do milionário russo Abramovich, que desta vez não investiu muito em contratações. Os blues mantiveram a base do time, com a dupla Shevchenko e Drogba, que é a principal esperança de titulo para a equipe londrina. O Chelsea contratou reforços bons e baratos, como o Zagueiro brasileiro Alex e o atacante peruano Pizarro, talvez a principal contratação do clube para essa temporada. O Chelsea pode evoluir durante a temporada, mas não apresenta um time muito confiável, mas esperemos a temporada para cobrarmos alguma coisa do Chelsea.
Assim como o Manchester, o Liverpool também gastou bastante com contratações e promete ser uma equipe bem competitiva para essa temporada. O time também manteve a base, que foi vice-campeã da Champions League na temporada passada, mas contratou bons reforços que podem ser aproveitados pela equipe. Uma deficiência do Liverpool na última temporada foi à falta de um centroavante, esse problema foi resolvido com a chegada do atacante espanhol Fernando Torres. Outro reforço bem comentado para nós brasileiros, foi à chegada do volante Lucas, destaque do Grêmio no último Brasileirão. Outro reforço dos Reds foi o atacante Babbel, destaque do Ajax. Com essa equipe, o Liverpool pode alçar vôos mais altos no Campeonato Inglês.
A outra equipe grande da Inglaterra foi a que mais perdeu para essa temporada. O Arsenal perdeu sua principal referencia nos últimos anos, o carrasco brasileiro na copa da Alemanha, Thierry Henry, que se juntou a Ronaldinho e Eto’o no Barcelona. Para suprir a ausência de Henry, os Gunners fizeram uma aposta, trouxeram o atacante brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, jogador e ídolo da Seleção Croata. O Arsenal apresenta o elenco mais irregular dentre os grandes da Inglaterra, portanto, não irá chegar muito longe na Premier League.
A edição desta temporada apresenta um recorde de brasileiros na competição, serão 12 brasileiros, dentre eles, Elano, que foi campeão da Copa América e Geovanni, ex-Cruzeiro que defenderão o Manchester City. Essa temporada tem tudo para ser a melhor de todos os tempos na Inglaterra. É só esperar para ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário