quinta-feira, 23 de abril de 2009

Final da segunda fase da Copa do Brasil

Share |
Por Leonardo Martins

A Copa do Brasil encerrou a segunda fase com 9 jogos de volta que definiram os jogos das oitavas-de-final. Vamos aos resultados e aos próximos confrontos

Atlético-PR 3x1 ABC-RN – Atlético-PR Classificado
Rafael Moura, Marcinho e Wallyson; Gaúcho

Ponte Preta-SP 0x0 Figueirense-SC – Ponte Preta-SP Classificada

Confiança-SE 1x2 Icasa-CE – Icasa-CE Classificado
Bira; Joãozinho e Esquerdinha

Fluminense-RJ 3x0 Águia-PA – Fluminense-RJ Classificado
Maicon(2) e Eduardo Ratinho

Santos-SP 0x1 CSA-AL – CSA-AL Classificado
Júnior Amorim

Paraná-PR 1x1 Fortaleza-CE – Fortaleza-CE classificado
Agenor; Bambam

Internacional-RS 5x0 Guarani-SP – Internacional-RS Classificado
Índio, Alecsandro(2), Taison e Bolívar

Atlético-MG 2x0 Guaratinguetá-SP – Atlético-MG Classificado
Diego Tardelli e Júnior

Náutico-PE 3x2 Criciúma-SC – Náutico-PE Classificado
Derley, Gilmar e Juliano; Kempes(2)

Confrontos das oitavas-de-final

Vasco-RJ x Icasa-CE
Atlético-MG x Vitória-BA
Corinthians-SP x Atlético-PR
Fluminense-RJ x Goiás-GO
Americano-RJ x Ponte Preta-SP
Coritiba-PR x CSA-AL
Flamengo-RJ x Fortaleza-CE
Internacional-RS x Náutico-PE

Tricolor vira no Morumbi

Share |
Por Leonardo Martins



Já classificado a próxima fase da Libertadores, o São Paulo enfrentou os reservas do América de Cali, na noite desta quarta-feira, no Morumbi. O tricolor sofreu um susto na 1ª etapa, mas contou com o talento de Dagoberto para virar o jogo e vencer por 2 a 1.

Parecia que a missão seria fácil. Afinal, o América não trouxe os principais jogadores para o Brasil. Nem mesmo o técnico Diego Umaña. Mas não foi tão simples como o torcedor do São Paulo esperava. Aos oito minutos, em um rápido contra-ataque, Chara, entre dois tricolores, achou Parra, que tocou por baixo de Bosco e fez 1 a 0.

A torcida não acreditava no que via. E, a partir daí, o São Paulo passou a perder uma chuva de gols. Os atacantes não acertavam a pontaria. Dagoberto tentava muito pela direita, mas ficava um pouco isolado. Aos 18, Washington caiu na entrada da área e pediu pênalti, que não aconteceu. O árbitro não marcou e ainda deu cartão amarelo para o camisa 9.

Jean arriscou de fora da área, mas a bola desviou e saiu muito longe do gol de Mesa. Apesar de parecer satisfeito com o resultado, o América ainda teve uma boa chance aos 29, em mais uma tabela de Chara e Parra. A bola chegou em Restrepo, que chutou por cima do travessão.

Washington teve chances claras de empatar o jogo. Na primeira, ficou na cara do goleiro ao adiantar a bola, entre dois marcadores, mas chutou em cima de Mesa. E ainda tentou em cobrança de falta, que exigiu uma defesa mais difícil do arqueiro colombiano, com as pontas dos dedos. Borges também mandou outro chute por cima do travessão. O primeiro tempo não foi bom para os anfitriões.

Dagoberto, que no primeiro tempo não recebeu tantas bolas como gostaria, foi recompensado com um grande esforço de Jean, que disputou uma bola na área e conseguiu cruzar. O atacante, que havia sido o único a ter o nome gritado pelos são-paulinos no intervalo, chutou cruzado e empatou a partida aos 13 minutos, retribuindo o carinho dos torcedores.

O desperdício de chances de gols continuou a imperar no São Paulo. Na pequena área, Washington tentou chegar em um lance, mas mandou para fora. Mas a angústia não durou muito tempo. Aos 22, Dagoberto mostrou que marcar a saída de bola do adversário funciona. E muito. Viáfara recuou para Mesa, e o atacante foi em cima do goleiro, que tentou se livrar da bola e acertou as costas de Dagol. A bola bateu nele e entrou! Nem Dagoberto acreditava no lance. Na comemoração escondeu o rosto e o sorriso.

O América passou a tentar o empate, principalmente utilizando os espaços pela direita, mas não tinha sucesso e nem chegava a assustar Bosco. Enquanto isso, o Tricolor seguia acionando Dagoberto pela direita. O atacante arrancou, aos 36, e tentou colocar para Washington, que estava na área. O passe foi forte demais. Mas, mesmo assim, o camisa 25 foi aplaudido e ovacionado pela torcida.

Muricy Ramalho ainda fez substituições, tirando Borges, que não teve sucesso desta vez, e colocando Hugo. Aislan substituiu Rodrigo. Mas a partida já estava definida. Dagoberto aproveitou os minutos finais para driblar os adversários. O torcedor, que tomou um susto no primeiro tempo, foi para a casa aliviado. Rogério Ceni também deve ter ficado satisfeito com o placar, mas não com o futebol apresentado pelo Tricolor.

O São Paulo terminou a 1ª fase na liderança do Grupo 4 e espera os outros grupos se definirem para saber seu adversário nas oitavas-de-final. A outra vaga no grupo ficou com o Defensor do Uruguai, que venceu o Independiente Medellín da Colômbia por 4 a 3.

Outros Jogos

Grupo 1
Sport 2x1 Colo-Colo-CHI

Grupo 2
Deportivo Cuenca-RQU 1x0 Boca Júniors-ARG

Cruzeiro se classifica a próxima fase

Share |

Por Leonardo Martins

O Cruzeiro é mais uma equipe Brasileira classificada a próxima fase da Libertadores. A classificação celeste veio com a vitória sobre o Deportivo Quito, na noite de ontem, no Mineirão. O time azul não teve dificuldades para vencer os equatorianos por 2 a 0.

Os mineiros entraram determinados a conseguir a vaga e em 1º lugar da chave. Por isso, iniciaram uma pressão terrível em busca dos gols. E as chances apareceram. Aos 11, Kleber acertou a trave ao tentar um cruzamento. Quatro minutos mais tarde, o gol. Wagner cobrou escanteio, Leonardo Silva escorou de cabeça para o outro zagueiro, Léo Fortunato, completar de cabeça. 1 a 0 Cruzeiro.

Mesmo com o gol, o Cruzeiro continuou pressionando os equatorianos. Wagner e Wellington Paulista desperdiçaram boas chances. Enquanto isso, o Deportivo era muito violento e o árbitro era conivente com a violência. Tenório acertou um soco em Kleber na área. O lance era passível de expulsão e pênalti e o juiz nada fez.

Aos 26, a Raposa fez o segundo e deu tranqüilidade a equipe em campo. Wagner acertou um chute no travessão e a bola acabou batendo nas costas do goleiro e entrando. 2 a 0 e classificação encaminhada.

O Deportivo só foi assustar o gol de Fábio aos 30 com Preciado por 2 vezes. Kleber ainda deu o troco em Tenório, mas, felizmente só recebeu o amarelo. E as equipes foram para os vestiários com vitória azul.

Aos 20 segundos da etapa final, a terceira bola na trave que o Cruzeiro faz no jogo. Jonathan foi a linha de fundo e chutou, a bola bateu na trave esquerda. Aos 2, Donoso estranhou-se com Fabrício e foram expulsos. Foi a quinta expulsão cruzeirense na Libertadores.

Aos dez, mais uma expulsão. Minda recebeu cruzamento na área e tocou para o gol com a mão. Como já tinha cartão amarelo, recebeu o vermelho e foi mais cedo para o vestiário. Com o adversário dominado, Adilson Batista começou a mudar o time e a poupar jogadores para a decisão do Mineiro. Wagner, Wellington Paulista e Ramires foram sacados. Thiago Ribeiro, Bernardo e Henrique entraram.

Aos 29, Thiago Ribeiro quase fez o terceiro. Ele recebeu na ponta direita, avançou em velocidade e soltou uma bomba. Pena que a bola parou na trave de García. Aos 36, quem quase marcou foi Checa. Em cruzamento para a área azul, ele subiu sozinho e acertou o travessão de Fábio.

O garoto Bernardo quase deixou o dele, aos 41. Em cobrança de falta, a bola, caprichosa, tocou o travessão de García. No lance seguinte, mais uma na trave. Desta vez, Kléber bateu colocado, mas acertou o poste esquerdo do goleiro equatoriano. Na volta, Thiago Ribeiro mandou pela linha de fundo. Fim de partida, e a Raposa continua a caminhada pelo tricampeonato.

Os azuis terminaram a 1ª fase na liderança do grupo 5 com 13 pontos e espera o fim da 1ª fase para saber seu adversário nas oitavas-de-final. O Estudiantes também passou ao empatar sem gols com o Universitário de Sucre.