segunda-feira, 14 de julho de 2008

Cruzeiro vence o clássico no finzinho

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste domingo, no Mineirão, Cruzeiro e Atlético fizeram o clássico mineiro da rodada. Em um jogo movimentado, a Raposa venceu o maior rival com um gol no final da partida e de virada por 2 a 1, assumindo a vice-liderança do Campeonato Brasileiro.

O clássico começou com uma pressão terrível do Cruzeiro, o goleiro Edson fez duas defesas importantes e além de contar com a sorte da bola bater na trave em uma destas defesas. Mas o Galo se aproveitou de uma falha da zaga cruzeirense para quase abrir o placar, Fabrício e Espinoza falharam e Danilinho apareceu livre e chutou para a defesa de Fábio. Ambas equipes tiveram bastante dificuldades para concluir a gol, então o gol sairia de alguma falha das defesas. Desta vez, Charles perdeu a bola para Danilinho que driblou Fábio e abriu o placar para o Atlético.

Três minutos depois do gol atleticano, o Cruzeiro empatou o jogo. Jadilson cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Thiago Martinelli emendou de 1ª e mandou no canto de Edson. Antes, Wéldon chutou para fora uma chance.

Na segunda etapa, os times buscaram menos o ataque, exigindo menos das duas defesas e criando menos chances de gol. Logo aos dez minutos, Adilson Batista percebeu que o Cruzeiro ainda dominava com folgas o setor de meio-campo e adiantou Wagner, sacando o inoperante Fabinho e escalando Gerson Magrão em seu lugar. Do outro lado, Alexandre Gallo resolveu apostar no contra-ataque e pôs Marques e Castillo nos lugares de Petkovic, muito mal, e Mariano. Dentro de campo, o atleticano Édson e o cruzeirense Fábio eram pouco exigidos. Fora das quatro linhas, os treinadores continuaram seus duelos táticos. Preocupado com os avanços do Galo pelo lado de Jadilson, Adilson Batista sacou seu lateral-esquerdo para a entrada de Jonathan. E foi chamado de burro pela torcida. O Cruzeiro praticamente abdicou de atacar pela esquerda, onde levava mais perigo, e confiou nas jogadas de Weldon, que errou muito, pela direita.

Num dos poucos lances de perigo, Almir entrou pela direita, em contra-ataque, e cruzou rasteiro, mas a defesa levou a melhor. O Cruzeiro foi mais eficiente. Também teve poucas oportunidades no segundo tempo, mas soube aproveitar uma, com Ramires tocando com categoria na saída de Édson, aos 46 minutos. Virando o jogo para a Raposa. Final do Clássico.

O resultado fez com que o Cruzeiro assumisse o 2º lugar com 21 pontos, 5 a menos que o líder Flamengo, e na próxima rodada joga contra outro Atlético, o do Paraná, novamente no Mineirão. Já o Galo ficou na beira da zona de rebaixamento, já que foi para o 16º lugar com 12 pontos e na próxima rodada vai a Porto Alegre enfrentar o Inter.