quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UEFA Champions League – Playoffs 3ª fase (Jogos de Volta)

Share |

Por Gabriel Seixas

A Champions League conheceu os últimos representantes da fase de grupos desta temporada. Foram dez jogos sem maiores surpresas, exceto o cipriota APOEL, que reverteu a derrota para o Kobenhavn no jogo de ida e conseguiu a classificação. O sorteio dos grupos será nesta Quinta-Feira, ao 12h00, horário de Brasília. Confira um breve resumo das partidas que fecharam a fase preliminar:

* O Lyon contou com um dia inspirado do artilheiro Lisandro López para superar novamente o Anderlecht, desta vez na Bélgica, por 3 a 1. Ele marcou os três gols da vitória, confirmando a classificação que foi praticamente obtida já no primeiro jogo. O primeiro gol do argentino foi originado após jogada errada da zaga, sobrando no pé do artilheiro. O segundo gol foi de muita categoria e poder de finalização. Ele recebeu cruzamento da direita de Réveillère, limpou o zagueiro e bateu de carrinho, no canto do goleiro. E o terceiro foi novamente após saída errada de bola dos belgas. A bola passou por Delgado e Makoun antes de chegar no pé de Lisandro, que fez seu hat-trick na partida. Suárez, que havia feito gol na partida passada, voltou a fazer para o Anderlecht, desta vez de pênalti. Resta aos belgas uma vaga na fase de grupos da Liga Europa.

* O Atlético de Madrid foi favorecido pela sua competência e uma dose de sorte para superar o Panathinaikos, em casa por 2 a 0 e garantir vaga na Liga dos Campeões. O primeiro gol saiu de um cruzamento da direita de Heitinga, que Forlán concluiu de primeira. Na tentativa de cortar a finalização, o grego Vintra marcou contra. O segundo foi em jogada individual de Sergio Agüero, contando com a falha do goleiro Galinovic. O ‘Panatha’ abusou do jogo violento, e teve Cissé expulso após falta dura em Paulo Assunção. Classificação mais do que merecida dos espanhóis.

* Após longos 14 anos, o futebol húngaro volta a ter um representante na fase de grupos da Champions League. Depois do Ferencváros, na temporada 95-96, é a vez do Debrecen representar a Hungria. Com a vitória por 2 a 1 no jogo de ida, o Debrecen só administrou, e venceu novamente o Levski Sofia, da Bulgária, desta vez por 2 a 0. O atacante Varga recebeu passe de Coulibaly e bateu colocado, no ângulo do goleiro búlgaro. O segundo e decisivo gol foi ainda no primeiro tempo, aos 35 minutos com Rudolf. Ele dominou com a perna esquerda, limpou pra direita e chutou com curva no ângulo, marcando um golaço no goleiro Hristov. Vida nova para o futebol húngaro, presente na Champions League desta temporada e provavelmente na Copa de 2010.

* Outro classificado para a fase de grupos é o Zürich, que derrotou o Ventspils, da Letônia, por 2 a 1, em partida que teve de ser realizada em St. Gallen, pois o estádio do Zürich não poderia receber a partida. O jogo em si não foi fácil, mas a classificação já estava desenhada desde o início para os suíços, que começaram na frente, com gol de Vonlanthen. Tigirlas, de fora da área, igualou o placar, mas o baixinho Abdi, no último minuto marcou de cabeça e confirmou a segunda vitória do Zürich contra o Ventspils nesta fase preliminar. Os suíços querem voltar a ser a primeira força do país – que, recentemente, vem sendo o Basel -, e rerlembrar o espírito das duas campanhas em que o time alcançou a semi-final da competição, um feito praticamente impossível para o plantel de hoje, que se contenta em passar da primeira fase.

* Quem também fez história foi o Maccabi Haifa, que fará a sua segunda aparição na fase de grupos da Champions. O time havia batido o Salzburg na Áustria, e desta vez jogando diante da torcida, venceu e convenceu, goleando por 3 a 0. O primeiro gol foi marcado por Dvalishvilli, que na primeira tentativa esbarrou na zaga, mas na segunda marcou. O segundo foi de Golsa, que marcou de fora da área, contando com desvio do adversário. Por fim, Ghadir aproveitou falha conjunta do goleiro e do zagueiro austríaco, e fechou o caixão do Salzburg.

* O Olympiakos confirmou a vantagem obtida no primeiro jogo e despachou a zebra FC Sheriff, da Moldávia, pelo placar mínimo. O time do brasileiro Dudu Cearense marcou com Mitroglou, e confirmou mais uma aparição na fase de grupos da Champions League. Ainda assim, o Sheriff fez história, e está garantido na Liga Europa desta temporada.

* Outro que não deu chance para a zebra foi o Arsenal, que derrotou o Celtic por 3 a 1 e se garantiu na Champions. O primeiro gol saiu dos pés do brasileiro naturalizado croata Eduardo da Silva, num pênalti cavado por ele mesmo. Eboué marcou o segundo, após bom passe de Diaby pela esquerda. van Persie fez boa jogada e tocou para Arshavin na área. O russo girou e bateu no cantinho, fazendo 3 a 0. Donati diminuiu o placar com um lindo chute de voleio com o pé esquerdo, mas não foi suficiente para acompanhar o maior rival, o Glasgow Rangers, nesta edição da Liga dos Campeões.

* Fiorentina e Sporting reviveram a emoção do jogo anterior. A classificação da Viola chegou a estar ameaçada, mas no fim, acabou vibrando com o gol de Jovetic. Os italianos não contavam com a astúcia de João Moutinho, destaque do time português, que inaugurou o placar cobrando falta. Aí entrou em ação o jovem montenegrino Jovetic, que havia entrado no intervalo no lugar de Gobbi. Ele aproveitou cruzamento da direita, recebeu na área e limpou o zagueiro para concluir, de direita, no contrapé do goleiro. Como a Fiore havia marcado dois gols fora no jogo anterior, carimbou a vaga para a Champions League.

* O Stuttgart se valeu da vantagem obtida no jogo anterior contra o FC Timisoara para relaxar, e apenas administrar a vaga com um empate sem gols. Não houve sustos, pois o primeiro jogo havia sido 2 a 0 para os alemães. E os romenos não criaram alternativas para almejar uma vaga na Champions, e pareciam conformados com a eliminação.

* A surpresa ficou por conta do APOEL, a única equipe que conseguiu reverter o resultado do primeiro jogo e avançar à fase de grupos da Liga dos Campeões. Os cipriotas venceram o FC Kobenhavn, da Dinamarca por 3 a 1, sendo que todos os gols foram marcados no primeiro tempo. O Chipre volta a ter um representante na fase de grupos, repetindo o feito do Anorthosis na temporada passada. Kosowski marcou o gol inaugurador aos dois minutos, mostrando que os dinamarqueses não teriam vida fácil. E não tiveram mesmo. Pospech, autor do gol da vitória do Kobenhavn no jogo de ida, cometeu pênalti em Elia. Michael converteu e aumentou a vantagem do APOEL. Mas o Kobenhavn ainda estava vivo, e N’Doye mandou de cabeça para o fundo da rede, diminuindo o placar. Mas quem decidiu mesmo foi Michael. Ele marcou mais um, aos 41 do primeiro tempo, colocando o APOEL na Champions e o Chipre num patamar cada vez maior dentro do continente europeu.

Sorteio dos grupos da 1ª fase (Por Leonardo Martins)

Na tarde desta quinta-feira (Horário de Brasília), em Mônaco, foi realizado o sorteio dos Grupos da próxima fase da Liga dos Campeões. O grande duelo desta fase será o confronto doa Galácticos do Real Madrid contra o Milan, os dois fazem parte do Grupo C. Outro confronto aguardado será entre o atual campeão, Barcelona, contra a Internazionale pelo grupo F. Confira os grupos.

A – Bayern (ALE), Juventus (ITA), Bordeaux (FRA) e Maccabi Haifa (ISR)
B – Manchester United (ING), CSKA Moscou (RUS), Besiktas (TUR) e Wolfsburg (ALE)
C – Milan (ITA), Real Madrid (ESP), Marseille (FRA) e Zurich (SUI)
D – Chelsea (ING), Porto (POR), Atlético de Madrid (ESP) e Apoel (CHP)
E – Liverpool (ING), Lyon (FRA), Fiorentina (ITA) e Debreceni (HUN)
F – Barcelona (ESP), Inter (ITA), Dínamo de Kiev (UCR) e Rubin Kazan (RUS)
G – Sevilla (ESP), Rangers (ESC), Stuttgart (ALE) e Unirea (ROM)
H – Arsenal (ING), AZ Alkmaar (HOL), Olympiacos (GRE) e Standard Liege (BEL)

Fluminense elimina rival Flamengo na Sul-Americana

Share |

Por Gabriel Seixas

A conclusão de direção técnica, jogadores e torcida de que o Fluminense deveria dar importância a Sul-Americana deu certo. O tricolor não jogou bem, mas conseguiu um empate com gols contra o Flamengo, e aproveitando-se do regulamento, passou para a fase seguinte. O Fla jogou melhor, principalmente no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

A novidade no rubro-negro eram as voltas de vários titulares, como Petkovic, David e Emerson, este último recém-negociado e que jogou no sacrifício a partida – acabou saindo, contundido, aos 24 minutos. O Flu vinha com seu time completo, considerando que Fred ainda desfalcará o tricolor por mais rodadas.

A partida começou morna, com poucas chances de gol para cada lado. A melhor foi um chute de fora da área de Kieza, que saiu por cima da meta de Bruno. O rubro-negro tinha o domínio do jogo, e incomodava com a presença de alguns jogadores, principalmente Willians. Emerson, enquanto esteve em campo foi importante, mas saiu aos 25 minutos, sentindo um estiramento na coxa. Zé Roberto entrou para fazer companhia a Denis Marques, que substituía Adriano.

Logo no fim do primeiro tempo, aos 42 minutos, veio o castigo para o Flamengo. E com polêmica. Kieza recebeu a bola, entrou na área e esperto, esperou a passagem longa de Ronaldo Angelim e se atirou nas pernas do zagueiro. Carlos Chandía deu pênalti, sendo que, mesmo se houvesse o toque, havia sido fora da área. Roni não tinha nada a ver com isso, e converteu no canto esquerdo de Bruno, que foi na bola, mas não chegou.

O Flamengo voltou para o intervalo mais disposto e criando mais chances, sabendo aproveitar mais a velocidade de seus dois alas, Fierro e Everton, adiantando o volante Airton, que frequentemente atua como 3º zagueiro, e contando com boa partida de Willians, que voltou a realizar uma boa exibição. A primeira chance veio aos oito minutos, quando Petkovic exigiu boa defesa de Rafael após cobrança de falta de longa distância.

Pouco depois, Petkovic recebeu na área um passe açucarado de Zé Roberto, e de frente pro gol chutou fraco, facilitando o corte de Ruy. Mas, finalmente, o rubro-negro foi premiado pela sua atuação. Denis Marques recebeu na ponta esquerda, foi cortando os zagueiros para a ponta direita e bateu de fora da área. O chute saiu alto, mas sem tanta força, mas a bola ressaltou em João Paulo e traiu o goleiro Rafael. Empate do Fla.

O segundo gol do Flamengo só não veio devido a outro erro da arbitragem, que anulou gol legal de Airton. Com o rubro-negro exposto, o Flu passou a explorar os contra-ataques, e teve um gol bem anulado de Kieza, e uma cabeçada perigosa de Luiz Alberto rente ao gol de Bruno. Fruto de outros contra-ataques, os rubro-negros David e Fierro foram expulsos. A situação ficou ainda mais delicada, e permaneceu praticamente irreversível até o fim. Méritos do tricolor, que soube jogar com o regulamento a seu favor, e mesmo sem fazer boa partida – tinha Conca sumido e um esforçado Kieza -, avançou à próxima fase.

Outros jogos (Por Leonardo Martins)


Coritiba 2x0 Vitória

Em Curitiba, o Coritiba precisava vencer por 2 gols de diferença para levar aos pênaltis e conseguiu com gols de Marcelinho Paraíba na 1ª etapa e Renatinho na segunda. Porém, os baianos conseguiram a vaga nos pênaltis com 100% de aproveitamento e graças ao zagueiro Jeci que desperdiçou a sua cobrança.

Atlético-MG 1x1 Goiás

Com apenas 2500 pessoas no Mineirão, Galo, com o time reserva, e Goiás, com os titulares, iniciaram a disputa da competição com um empate em um gol. O empate sem gols na partida de volta, em Goiânia, dá a vaga aos goianos. No 1º tempo, o Goiás teve Iarley expulso e os mineiros desperdiçaram um pênalti com Pedro Oldoni, que viria a ser expulso também na etapa complementar. Os gols saíram no segundo tempo com Tchô para o Galo e Felipe para os esmeraldinos.

Barueri e Corinthians empatam

Share |

Por Leonardo Martins

Na abertura da 22ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Barueri recebeu o remendado Corinthians na Arena Barueri. Em um bom jogo, as duas equipes empataram em dois gols e desperdiçaram a chance de entrar no G-4.

O jogo começou com um gol e foi do melhor ataque da competição, o Barueri. Aos 20 segundos, Marcos Pimentel cruzou, Márcio Careca escorou e Flavinho completou para o gol. Um detalhe, o gol foi marcado quando o Corinthians nem tinha tocado na bola.

Com esse gol, o time alvinegro estava com inúmeras dificuldades e sem muitos titulares, parecia que não era a noite corintiana. Os interioranos estavam bem e quase marcou o segundo com Thiago Humberto. O Corinthians só assustou aos 29, Morais achou Henrique, mas o atacante demorou a concluir e Renê salvou.

O artilheiro Val Baiano quase ampliou o placar aos 34 em uma falha do goleiro alvinegro. Val cabeceou nas mãos de Rafael Santos, mas a bola foi para trás e antes que ultrapassasse a linha, o goleiro se recuperou e salvou o gol.

Para tentar a reação, Mano Menezes resolveu trocar o ataque, colocou Souza e tirou Henrique. E foi nítida a melhora do time da capital. Aos 2, Jorge Henrique avançou e chutou, a bola desviou em Daniel Marques e obrigou ao goleiro Renê a fazer uma boa defesa. Um pouco depois, Souza disputou lance com Marcio Careca na área e o juiz marcou pênalti. Na cobrança, Marcinho empatou para o Corinthians.

Aí o jogo ficou franco. Aos 12, Val Baiano recebeu livre, mas chutou para fora. No lance seguinte, Elias recebeu na intermediária e acertou lindo chute no ângulo de Renê, virando o jogo para o Corinthians.

Elias quase repetiu a dose, mas desta vez Renê desviou para escanteio, aos 15. Quatro minutos mais tarde, o Barueri empatou. Marcio Careca cruzou na cabeça do artilheiro Val Baiano que mandou de cabeça. Foi o 11º gol do camisa 9 no Campeonato, isolando-se na ponta da artilharia.

O gol de empate levou mais emoção ao jogo. Elias arriscou de novo, mas o chute foi para fora. Thiago Humberto também assustou em chute que foi para fora. A equipe branca teve um gol bem anulado de Leandro Castan e um jogador expulso, Xandão. Mesmo com um a mais, o Corinthians não fez o gol que encostaria nos líderes.

O Corinthians joga na outra 4ª o clássico contra o Santos. O Barueri folga por 10 dias e volta a campo para enfrentar o Palmeiras no dia 5 no Palestra Itália.

Jogo atrasado da 16ª rodada

Santos 3x3 Internacional
Kleber Pereira(2) e Madson; Alecsandro(3)