quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Fluminense elimina rival Flamengo na Sul-Americana

Share |

Por Gabriel Seixas

A conclusão de direção técnica, jogadores e torcida de que o Fluminense deveria dar importância a Sul-Americana deu certo. O tricolor não jogou bem, mas conseguiu um empate com gols contra o Flamengo, e aproveitando-se do regulamento, passou para a fase seguinte. O Fla jogou melhor, principalmente no segundo tempo, mas não conseguiu chegar ao segundo gol.

A novidade no rubro-negro eram as voltas de vários titulares, como Petkovic, David e Emerson, este último recém-negociado e que jogou no sacrifício a partida – acabou saindo, contundido, aos 24 minutos. O Flu vinha com seu time completo, considerando que Fred ainda desfalcará o tricolor por mais rodadas.

A partida começou morna, com poucas chances de gol para cada lado. A melhor foi um chute de fora da área de Kieza, que saiu por cima da meta de Bruno. O rubro-negro tinha o domínio do jogo, e incomodava com a presença de alguns jogadores, principalmente Willians. Emerson, enquanto esteve em campo foi importante, mas saiu aos 25 minutos, sentindo um estiramento na coxa. Zé Roberto entrou para fazer companhia a Denis Marques, que substituía Adriano.

Logo no fim do primeiro tempo, aos 42 minutos, veio o castigo para o Flamengo. E com polêmica. Kieza recebeu a bola, entrou na área e esperto, esperou a passagem longa de Ronaldo Angelim e se atirou nas pernas do zagueiro. Carlos Chandía deu pênalti, sendo que, mesmo se houvesse o toque, havia sido fora da área. Roni não tinha nada a ver com isso, e converteu no canto esquerdo de Bruno, que foi na bola, mas não chegou.

O Flamengo voltou para o intervalo mais disposto e criando mais chances, sabendo aproveitar mais a velocidade de seus dois alas, Fierro e Everton, adiantando o volante Airton, que frequentemente atua como 3º zagueiro, e contando com boa partida de Willians, que voltou a realizar uma boa exibição. A primeira chance veio aos oito minutos, quando Petkovic exigiu boa defesa de Rafael após cobrança de falta de longa distância.

Pouco depois, Petkovic recebeu na área um passe açucarado de Zé Roberto, e de frente pro gol chutou fraco, facilitando o corte de Ruy. Mas, finalmente, o rubro-negro foi premiado pela sua atuação. Denis Marques recebeu na ponta esquerda, foi cortando os zagueiros para a ponta direita e bateu de fora da área. O chute saiu alto, mas sem tanta força, mas a bola ressaltou em João Paulo e traiu o goleiro Rafael. Empate do Fla.

O segundo gol do Flamengo só não veio devido a outro erro da arbitragem, que anulou gol legal de Airton. Com o rubro-negro exposto, o Flu passou a explorar os contra-ataques, e teve um gol bem anulado de Kieza, e uma cabeçada perigosa de Luiz Alberto rente ao gol de Bruno. Fruto de outros contra-ataques, os rubro-negros David e Fierro foram expulsos. A situação ficou ainda mais delicada, e permaneceu praticamente irreversível até o fim. Méritos do tricolor, que soube jogar com o regulamento a seu favor, e mesmo sem fazer boa partida – tinha Conca sumido e um esforçado Kieza -, avançou à próxima fase.

Outros jogos (Por Leonardo Martins)


Coritiba 2x0 Vitória

Em Curitiba, o Coritiba precisava vencer por 2 gols de diferença para levar aos pênaltis e conseguiu com gols de Marcelinho Paraíba na 1ª etapa e Renatinho na segunda. Porém, os baianos conseguiram a vaga nos pênaltis com 100% de aproveitamento e graças ao zagueiro Jeci que desperdiçou a sua cobrança.

Atlético-MG 1x1 Goiás

Com apenas 2500 pessoas no Mineirão, Galo, com o time reserva, e Goiás, com os titulares, iniciaram a disputa da competição com um empate em um gol. O empate sem gols na partida de volta, em Goiânia, dá a vaga aos goianos. No 1º tempo, o Goiás teve Iarley expulso e os mineiros desperdiçaram um pênalti com Pedro Oldoni, que viria a ser expulso também na etapa complementar. Os gols saíram no segundo tempo com Tchô para o Galo e Felipe para os esmeraldinos.

Nenhum comentário: