sábado, 22 de setembro de 2007

São Paulo passa com tranqüilidade pelo Figueirense

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite deste sábado, em um Morumbi recebendo um grande público, São Paulo e Figueirense se enfrentaram pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. Sem dificuldades, o líder São Paulo passou pelo Figueira por 2 a 0 e deu mais um grande passo rumo ao título brasileiro deste ano.

O jogo começou com o tricolor pressionando os catarinenses, exercendo marcação no campo catarinense e criando ótimas chances, principalmente com a dupla de ataque Borges e Dagoberto. Mas o gol do São Paulo saiu com um zagueiro, aos 14 minutos, Jorge Wagner cobrou escanteio na cabeça de Alex Silva que mandou para o fundo das redes. O Figueira, completamente perdido na partida, não fazia nada na partida, muito preso a marcação. O São Paulo logo chegou ao 2º gol, aos 29, Leandro fez ótima jogada e driblou o goleiro para empurrar para o gol vazio. O gol tranqüilizou os paulistas que ainda tiveram 2 chances de ampliar o placar mas não aproveitou. O 1º tempo termina com o passeio tricolor em campo.

O técnico do Figueirense, Alexandre Gallo, fez duas modificações no intervalo. Com essas modificações, o Figueira acertou-se em campo porém nada que assustasse o São Paulo. O tricolor, por sua vez, diminuiu o ritmo e ficou administrando a partida até o seu final e criando outras chances. A destacar mais uma vez, a atuação da defesa são-paulina, perfeita em campo.

O resultado deu ao tricolor mais um passo rumo ao título brasileiro. Com 60 pontos, o São Paulo fica muito perto do título e espera o tropeço do vice-líder Cruzeiro para ampliar a vantagem dele. O tricolor agora enfrenta o Internacional, em Porto Alegre. O Figueira estacionou nos 34 pontos e na 12ª posição, podendo ficar mais perto da zona vermelha e na próxima rodada enfrenta o vice-líder Cruzeiro em Belo Horizonte.

Rodada de Clássicos agita o fim de semana

Share |



Por Leonardo Martins




Neste final de semana acontece a 27ª do campeonato brasileiro. Mais uma rodada recheada de clássicos pelo Brasil, serão novamente 4 clássicos regionais e vários clássicos interestaduais. Vamos a eles:

22/09 – 18h10 – São Paulo x Figueirense

Mais um jogo tranqüilo teoricamente para o líder. O São Paulo, a cada rodada que passa, vai colocando um pouco mais da mão na taça e deve encontrar poucas dificuldades contra a esforçada equipe do Figueira. O Figueirense espera conseguir se distanciar da zona de rebaixamento embalada pela vitória da última rodada frente ao Juventude. Favoritismo total para o líder.

22/09 – 18h10 – Grêmio x Santos

Jogo bastante interessante em Porto Alegre. As duas equipes brigam pela Libertadores e prometem um excelente jogo no Olímpico. Os donos da casa, embalados pela vitória no clássico contra o Inter, precisam da vitória para entrar na briga pela Libertadores e o Santos para permanecer no G-4 que vai a Libertadores. Jogo com um pouco de favoritismo para o Grêmio, que utiliza bem o mando de campo.

22/09 – 18h10 – Goiás x América-RN

Nada melhor para se recuperar no campeonato do que enfrentar o lanterna, esse é o pensamento da torcida do Goiás para o jogo de hoje. O Goiás, que já figurou na parte de cima da tabela, caiu de rendimento e está perto da zona de rebaixamento, para tentar se recuperar, os goianos contrataram o técnico Márcio Araújo que estréia contra o América. Já os potiguares pretendem aprontar uma zebra e decretar a 4ª derrota do Goiás em casa seguida. Mesmo assim amplo favoritismo para o Goiás.

23/09 – 16h – Palmeiras x Corinthians

Clássico paulista que tremerá o Morumbi. O sempre conturbado Corinthians, vive uma crise política (o presidente Dualib renunciou ao cargo nesta sexta-feira) e vem em baixo no campeonato, perto da zona de rebaixamento e conseguindo maus resultados nas últimas rodadas do campeonato. O Timão pretende com uma vitória no clássico afastar a crise que o ronda e se afastar da zona vermelha. Já os palmeirenses precisam da vitória para voltar ao G-4 e contam com a volta do “El Mago” Valdívia para isso, mas o Palmeiras não conta com Edmundo, machucado. Jogo com fortes emoções se espera no Morumbi e sem favoritos por se tratar de um clássico.

23/09 – 16h – Náutico x Sport

O clássico dos clássicos, como é conhecido este confronto em Pernambuco, promete agitar os Aflitos neste domingo. O Náutico vem de uma surpreendente reação no campeonato com 3 vitórias seguidas e conta com a iluminada fase de Acosta, que fez 6 gols nos últimos dois jogos, para finalmente sair da zona de rebaixamento. Já o rival rubro-negro apresenta uma irregularidade dentro do campeonato que incomoda a torcida e precisa de uma vitória para começar a sonhar com uma vaga na Libertadores. Jogo bem disputado e sem favoritos.

23/09 – 16h – Atlético-MG x Internacional

Grande jogo se espera no Mineirão. As duas equipes vem de derrotas nos clássicos contra seus rivais, Cruzeiro e Grêmio, respectivamente e precisam da vitória para se recuperarem no campeonato. O Galo está a 4 jogos sem vencer e pode entrar na zona de rebaixamento com uma derrota amanhã, para evitar isso, o técnico Leão mexeu em meio time, a mudança mais significativa foi no gol, onde o criticado Edson dá o lugar a Juninho que irá fazer a sua estréia. O Inter precisa da vitória para ainda sonhar com uma vaga na Libertadores e afastar o fantasma do rebaixamento. Mais um jogo sem favoritos.

23/09 – 16h – Juventude x Flamengo

Jogo interessante em Caxias. O Flamengo precisa de um bom resultado para tentar se afastar da zona vermelha e recuperar-se do tropeço no clássico contra o Vasco, mas o técnico Joel Santana não contará com o atacante e xodó da torcida, Obina suspenso pelo STJD. Já o desesperado Juventude precisa da vitória para se aproximar da saída da zona de rebaixamento. Jogo sem favoritos.

23/09 – 18h10 – Vasco x Cruzeiro

Promete ser o melhor jogo da rodada em São Januário. O Vasco espera se recuperar dos más resultados das últimas rodadas e usa o seu caldeirão para entrar novamente no G-4, são esperadas 20 mil pessoas apoiando o Vasco no jogo deste domingo. Já o Cruzeiro, embalado pela sensacional vitória no clássico contra o Galo, precisa da vitória para ainda sonhar com o título brasileiro deste ano, o técnico Dorival Jr. surpreendeu e colocou o zagueiro e capitão Emerson, irá entrar em seu lugar Thiago Martinelli. Mais um jogo sem favoritos na rodada.

23/09 – 18h10 – Botafogo x Fluminense

Clássico vovô agita o Rio de Janeiro neste domingo. O Bota voltou a zona da Libertadores na última rodada e pretende continuar nela com uma vitória no clássico, o Botafogo não conta com o zagueiro Juninho, suspenso. O Fluminense passará a praticamente cumprir tabela até o final do campeonato, já classificado para a Libertadores, sem chances de título e praticamente livre do rebaixamento. O único objetivo tricolor é se preparar para a Copa Libertadores 2008. Jogo sem favoritos por se tratar de um clássico.

23/09 – 18h10 – Atlético-PR x Paraná

Clássico dos desesperados em Curitiba. Quem perder fica na zona de rebaixamento. O Paraná que está na zona vermelha conta com os gols de Josiel, o artilheiro do campeonato com 17 gols, para sair. Já o Furacão precisa da vitória para se distanciar da zona de rebaixamento. Jogo sem favoritos.

Análise tática – Bayern München 07/08

Share |

Por Gabriel Seixas


* Fc Bayern München *

Coach:
Ottmar Hitzfeld
Esquema tático:
4-2-2-2, 4-1-3-2 ou 4-4-1-1

O que você faria se fosse um dirigente de futebol e dispusesse de 100 milhões de euros para contratações? Provavelmente, você se perguntará horas e horas sobre esta questão. O Bayern de Munique soube fazer proveito do dinheiro em caixa, e satisfez os torcedores nesta janela de transferências, contratando reforços de peso e vendendo alguns jogadores que não seriam aproveitados no atual plantel bávaro.

Sob a tutela de Ottmar Hitzfeld, campeão com o próprio Bayern na Champions League 00/01, e que substituiu o vitorioso – e também polêmico – Félix Magath no início do ano, a equipe da Baviera foi às compras: Visando um processo de rejuvenescimento da equipe, o Bayern trouxe jogadores que ganharão amadurecimento na equipe - casos do versátil lateral Marcell Jansen, do Borussia Mönchengladbach e agora da seleção alemã, do volante José Ernesto Sosa, vindo do Estudiantes-ARG, e do ótimo atacante Jan Schlaüdraff, artilheiro que atuava no Alemannia Aachen, rebaixado na temporada passada.

Juntando-se a eles, vieram jogadores de grande destaque pelos clubes em que atuavam, e que no momento em que o Bayern vive, são imprescindíveis ao time: O turco Hamit Altintop, do Schalke 04, foi contratado e pode figurar na equipe titular caso Klose e Toni desfalquem a equipe em alguma partida, passando o München para o 4-4-1-1; Além dele, o volante/meia Zé Roberto, ex-Santos, e Franck Ribéry, destaque do Marseille, foram contratados para compor o meio-campo bávaro. Fechando o ciclo, dois atacantes de alto nível chegaram ao clube: Miroslav Klose, que por muito tempo destacou-se no rival Werder Bremen, e o italiano Luca Toni, que fazia companhia a Mutu na surpreendente equipe da Fiorentina.

Reunindo todos estes jogadores em uma equipe de alto nível, o Bayern, até aqui, vem mostrando ser uma equipe competitiva, e que lamentavelmente, não disputará a Champions League deste ano. Isto porque a equipe, na temporada passada, acabou ficando apenas na quarta posição, sem conseguir a qualificação para o torneio. Aos bávaros, restam contentarem-se com a Copa da UEFA.

Porém, todas estas estrelas não foram contratadas por acaso. Nesta janela internacional de transferências, seis jogadores deixaram a equipe para outros clubes mundo afora. Na lateral-direita, o fraco Görlitz foi emprestado ao Karlsruhe (não deve fazer falta, pois a equipe já conta com Sagnol, Ottl e até mesmo Lahm para o setor). Além dele, Hasan Salihamidzic também buscou novos ares, e acertou transferência para a Juventus. No meio-campo, os dirigentes bávaros não resistiram a velha cobiça do Manchester United por Owen Hargreaves, e venderam o volante inglês para os red devils. Ali Karimi também deixou a equipe, e rumou para o futebol do Qatar. No ataque, três jogadores que a cada ano perdiam os seus espaços no time, deixaram a equipe bávara: Roque Santa Cruz, Cláudio Pizarro e Roy Makaay, que fizeram parte de uma época de ouro e soberania da equipe na Alemanha, agora estão, respectivamente, em Blackburn Rovers, Chelsea e Feyenoord.

O Bayern, para esta temporada, também aposta em jogadores criados na casa: O volante Stephen Fürstner, e o zagueiro Mats Hummels devem mostrar serviço nesta temporada (poucas oportunidades terão), para conquistarem seus espaços em 08/09, ainda que remotos. Além deles, outros três jogadores devem ser testados diversas vezes na equipe principal: Começando pelo lateral Andreas Ottl, que substituirá Salihamidzic e Görlitz, que não atuam nessa temporada. O jogador, de 22 anos, tem como concorrente, nada mais, nada menos do que Philipp Lahm, que atua nas duas alas, e disputou a Copa de /06 pela seleção alemã, além do machucado Sagnol, titular da seleção francesa. Já o meia-atacante Sandro Wagner, de apenas 19 anos, é outra promessa dos bávaros para a temporada. Enquanto Klose estava machucado, o jovem alemão (apesar do nome bem brasileiro) teve a sua oportunidade na equipe titular, e ganhou a confiança do treinador. Já o terceiro, tem a confiança dos dirigentes, e principalmente, de Hitzfeld: O ótimo meia Toni Kroos, de apenas 17 anos. O seu talento foi carimbado no Mundial Sub-17, onde o garoto conduziu a seleção alemã ao 3º lugar, conquistando seu espaço da equipe A do Bayern.

Com tantas peças versáteis ao seu dispor, Hitzfeld dispõe de variações táticas que podem conduzi-lo a uma época gloriosa do Bayern: Seja o 4-2-2-2, com Ribéry e Schweinsteiger bem abertos pelas pontas, um 4-1-3-2, esquema típico usado pelos treinadores alemães, ou o 4-1-4-1, bem à moda inglesa.

A defesa, que na temporada anterior destoou do resto da equipe, desta vez deve ser o ponto de equilíbrio do München: Sem maiores surpresas, Oliver Kahn deve manter a titularidade no gol. Nas laterais, os ótimos Lahm e Jansen, que tem a mesma eficácia na marcação, e no apoio (muito mais na segunda opção, é bem verdade). A dupla de zaga da temporada passada, formada por Lúcio e Demichelis, também será mantida (van Buyten tem boas chances de recuperar a vaga, entrando no lugar do argentino). Apesar do Bayern ter falhado – e muito – nesse setor, os dois fizeram uma temporada bastante regular, diferente do restante da equipe.

Mark van Bommel e Zé Roberto atuam no “meio-tudo” da equipe bávara. Ao mesmo tempo em que são os responsáveis pela marcação, também não esquecem de auxiliar os meias de criação da equipe, que servem Toni e Klose na frente. Pelos flancos, flutuam Franck Ribéry e Bastian Schweinsteiger, dois jogadores de idade “aproveitável”, e de talento essencial. No ataque, contrariando os críticos, Luca Toni e Klose parecem não encontrar dificuldades no comando de frente da equipe. Pra quem esperava um ataque morno, muito parado – até porque os dois têm características de centroavante -, vê Klose deslocar-se um pouco mais da área, servindo o centroavante italiano, ou vice-versa. No banco, a equipe ainda conta com peças de reposição invejáveis, como Hamit Altintop, Lukas Podolski (que com a contusão que sofreu no início da temporada, deve perder vaga – ao menos temporariamente – na equipe), Sagnol e van Buyten (ambos tem ótimas chances de voltarem aos onze iniciais da equipe).

Visivelmente satisfeito, Hitzfeld parece pouco preocupado com as seguidas lesões de jogadores importantes, como Ismaël, van Buyten e Podolski. A indefinição dos onze titulares deve permanecer por mais um tempo, mas dentro daquilo que lhe é apresentado, Hitzfeld deve escalar o Bayern desta maneira:

--------------------Kahn---------------------
-Lahm------Lúcio-----Demichelis—----Jansen
-------------van Bommel--Zé Roberto--------
-Ribéry-----------------------Schweinsteiger-
-----------Klose----------Toni----------------

Sagnol e van Buyten, ambos machucados, devem recuperar a titularidade ao longo da temporada. O primeiro deve substituir Jansen, deslocando Lahm para a esquerda, enquanto o segundo entra na vaga de Demichelis. Enquanto isso, Podolski (também machucado) tem concorrência pesada no ataque, e não se sabe se volta ou não para a equipe titular. Te cuida, Hitzfeld!