quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Inter a um passo da final

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite desta quarta-feira, em Guadalajara no México, Chivas e Internacional fizeram o jogo de ida da semifinal da Copa Sul-Americana. Os brasileiros jogaram muito bem e venceram por 2 a 0, abrindo boa vantagem para a volta, no Brasil.

O bom resultado do primeiro tempo poderia ter sido ótimo para o Inter, não fosse o erro do auxiliar Nicolas Yegros. Aos 43 minutos, Alex dividiu com a zaga, e a bola sobrou para Nilmar. Em condição legal, o atacante mandou para o fundo da rede. A arbitragem, de forma equivocada, apontou impedimento.

Uma pena. Sem o gol, o time colorado teve que se contentar em sustentar uma igualdade sem gols. O placar da etapa inicial foi condizente com o jogo, bastante equilibrado. As duas equipes desperdiçaram boas oportunidades. Arellano, principal atacante do Chivas, merece agradecimentos vermelhos. Ele perdeu dois gols feitos, na cara do goleiro Lauro, um com o pé direito, outro de cabeça. No primeiro lance, foi fundamental a presença do zagueiro Álvaro, ágil feito um tigre ao voar na bola para atrapalhar a conclusão do mexicano. No segundo, Guiñazu falhou ao não acompanhar a jogada.
Carente da qualidade de D’Alessandro, o Inter começou o jogo um pouco acossado, mas logo passou a fazer frente ao time da casa. Com dez minutos, Andrezinho quase marcou. Nilmar cruzou da direita para o meia, que concluiu pressionado pela zaga. Hernández espalmou por cima. Aos 35, Alex fez bela jogada na direita e mandou o chute. O goleiro soltou nos pés de Nilmar, que não conseguiu concluir da melhor maneira. Perdeu uma chance preciosa.
O Inter começou o segundo tempo na pressão. Com cinco minutos, já tinha perdido dois gols incríveis. Magrão recebeu belo passe de Alex e chutou rasteiro, à direita do goleiro. A bola lambeu a trave. Em seguida, Nilmar dominou sozinho, driblou Hernández e perdeu a bola com a aproximação de Reynoso.

Eram ensaios para os dois gols que surgiriam depois. Aos 24, saiu o primeiro. Nilmar recebeu de Magrão, fez a finta e chutou com precisão. Começava a festa colorada no México.

Mas faltava o gol do craque. Aos 33, numa cobrança de falta, Alex mandou uma daquelas pancadas que só ele sabe dar. Foi no ângulo. Golaço.

Entre um gol e outro, Andrezinho ainda mandou uma bola no travessão, em um sinal da superioridade brasileira no Jalisco. Com a vantagem no placar, foi só controlar o jogo e esperar o duelo da volta, quando o Beira-Rio, rugindo, preparará o clima da classificação para mais uma final continental.

Com a vantagem, o Colorado pode até perder por 1 gol de diferença no jogo de volta, semana que vem em Porto Alegre, que passará a final da competição internacional.

Show alvinegro coloca o Vasco em perigo

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, com um grande público no Mineirão, o Atlético recebeu o desesperado Vasco pela abertura da 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um show alvinegro, o Galo venceu o adversário por 4 a 1 e colocou a equipe cruzmaltina novamente a perigo da zona de rebaixamento.

Empurrado pela massa que lotou as arquibancadas do Gigante da Pampulha, o Atlético foi com tudo para cima e, ajudado pela frágil marcação vascaína, dominou o jogo praticamente todo. As chances atleticanas saíam com freqüência. Castillo não dominou na área no 3º minuto de jogo, mas aos dez minutos, começou o show no Mineirão. Após bela jogada do ataque mineiro, Renan Oliveira deixou o boliviano pronto para balançar as redes vascaínas.

O Galo tinha um volume de jogo que não dava chances ao Vasco. Os garotos atleticanos davam velocidade ao ataque, velocidade que os zagueiros vascaínos não acompanhavam. Do lado vascaíno, as esperanças eram as boas jogadas de Madson, que chegou com perigo em um chute que passou longe. No chute de Madson, o goleiro Juninho sentiu uma lesão na região lombar e deu lugar a Edson.

Mas o Galo continuou dominando o jogo e os garotos dando show. Renan Oliveira fez ótima jogada e apareceu livre na cara de Rafael e tocou na saída do goleiro para marcar o 2º gol e foi um golaço. Antes do 1º tempo acabar, Wagner Diniz apareceu livre e cruzou, mas ninguém do Vasco apareceu para tocar a bola para as redes.

Os dois times mudaram no intervalo, Leandro Bonfim entrou no lugar de Eduardo Luiz do lado vascaíno. O ídolo da massa atleticana, Marques, também saiu para dar lugar ao garoto Pedro Paulo. O Vasco deu uma melhorada no inicio da segunda etapa, mas foi pouco para os vascaínos empatarem.

O Galo tinha os contra-ataques a disposição e usou bem esta jogada com a velocidade do ataque, com isto chegou a goleada. Foram 2 pênaltis, um do goleiro Rafael e outro de Jorge Luiz em Pedro Paulo. Os dois foram cobrados e convertidos pelo zagueiro Leandro Almeida. 4 a 0 Galo.

Com a goleada, o alvinegro mineiro desacelerou o ritmo e o Vasco não conseguiu aproveitar para reagir no jogo, até chegou a marcar com Madson em cobrança de falta. Mas perdeu um pênalti nos acréscimos com Leandro Amaral que chutou para fora. E o jogo terminou com a goleada atleticana por 4 a 1.

O Galo foi para o 10º lugar com 47 pontos e na próxima rodada vai ao Recife enfrentar o Sport. Já o Vasco pode voltar a zona vermelha no fim da rodada, mas continua em 15º com 37 pontos e na próxima rodada recebe o líder São Paulo em São Januário.