terça-feira, 16 de março de 2010

Visitantes avançam de fase na Champions League

Share |

Por Gabriel Seixas

A máxima de que é vantajoso para um time fazer o 2º jogo em casa num mata-mata em determinado campeonato, vai sendo quebrada nesta edição da Champions League. Dos seis times classificados para a próxima fase, quatro carimbaram suas vagas longe de seus domínios. Foram os casos da Internazionale, e do surpreendente CSKA nas duas partidas de hoje (e de Lyon e Bayern de Munique na semana passada).

Jogando em casa, o Sevilla entrou em campo precisando apenas de um empate sem gols para eliminar o CSKA Moscou, da Rússia. Comparado a outros times que estão na disputa, nem era um adversário tão difícil de ser superado, mas os espanhois decepcionaram e acabaram eliminados em pleno Ramon Sanchez Pizjuán: 2 a 1 para os russos. No primeiro tempo, Necid colocou o CSKA na frente, mas dois minutos depois, o argentino Perotti empatou.

O empate em 1 a 1 levava a decisão para a prorrogação, então o Sevilla passou a jogar desesperadamente pelo segundo gol, aproveitando o oportunismo do artilheiro Luis Fabiano. Mas o CSKA surpreendeu, e reassumiu a vantagem no marcador para não perder mais: Honda arriscou um chute defensável em cobrança de falta, que o goleiro Palop rebateu pro gol. Vitória e classificação garantida do CSKA, que só reforça o bom momento do futebol russo nos últimos anos. E reforça o talento deste jogador japonês que ainda vai dar muito o que falar: Keisuke Honda. Anotem.

Na outra partida da UCL desta terça, que reuniu (praticamente) todos os holofotes, Chelsea e Internazionale duelaram no Stamford Bridge. O grande personagem pré-jogo era o técnico da Inter, José Mourinho, que voltava ao estádio dos Blues pela primeira vez depois de sua passagem marcante pelo clube. Mourinho surpreendeu ao escalar o quarteto Sneijder, Pandev, Eto’o e Milito desde o início, já que a proposta do time era administrar a vantagem obtida no primeiro jogo – vitória por 2 a 1.

Do outro lado, Carlo Ancelotti apostava na grande fase de Drogba, sem dúvida, um dos melhores do mundo atualmente. Em campo, muito respeito entre os times, sobretudo por parte da Inter, que soube segurar as investidas do Chelsea em quase todo o 1º tempo. Os Blues sufocaram no finalzinho, mas não conseguiram dar um trabalhinho ao goleiro brazuca Júlio César.

O Chelsea voltou mais incisivo para o segundo tempo, e teve grande chance com Malouda, mas Júlio César salvou. Aliás, Malouda teve diversas funções táticas durante o jogo: começou como winger esquerdo, foi recuado para o meio-campo quando Ballack foi substituído por Joe Cole, e terminou o jogo como lateral-esquerdo.

Aliás, a troca de Zhirkov por Kalou foi um dos fatores determinantes para a fragilidade defensiva do Chelsea, que precisava se lançar à frente. Mas a inspiração de Sneijder foi ainda maior. O holandês carregou o piano dos nerrazurri, e foi dele o passe (e que passe!) para Eto’o marcar o gol da vitória da Inter, e o primeiro dele pelo clube em 2010. Mais uma vez, o Chelsea dá adeus a Champions. E pra variar, reclamando de pênaltis não marcados: hoje, foram três. Drogba ainda foi expulso nos minutos finais.

A Inter de Mourinho fez grande partida, talvez sua melhor exibição em 2010. Lúcio e Maicon, mais uma vez, foram providenciais na defesa, fazendo partida impecável. O outro brazuca, Thiago Motta, foi alvo de polêmica no jogo, pois foram cometidos por ele os três pênaltis reclamados pelo Chelsea. Enfim, os nerrazurri fizeram por merecer a vitória, mesmo porque se comportaram como uma equipe quadrifinalista de UCL. E não tremeram contra outro time do mesmo nível que o seu, o que sempre acontecia em edições de Champions recentes.

CSKA e Inter se juntam a Lyon, Bayern de Munique, Manchester United e Arsenal nas quartas-de-final da Champions. Ainda serão decididas outras duas vagas amanhã: Barcelona x Stuttgart e Bordeaux x Olympiakos se enfrentam.

Curtinha: Em jogo adiado da Premier League, o Aston Villa venceu o Wigan por 2 a 1 fora de casa, e volta a brigar pela acirrada 4ª vaga para a Champions da temporada que vem. McCarthy, contra, colocou o Villa na frente, mas o zagueiro Caldwell empatou. Na etapa final, Milner deu a vitória ao Aston Villa, que está em 7º lugar, na cola de Manchester City, Liverpool e Tottenham.