domingo, 28 de fevereiro de 2010

Giro pelos estaduais – 28/02/10

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins


Campeonato Gaúcho

Confirmando o favoritismo, o Grêmio derrotou o Novo Hamburgo e sagrou-se como o campeão do 1º turno. O tricolor gaúcho venceu por 1 a 0, com um golaço de Ferdinando, cobrando falta. A nota ruim da conquista ficou por conta da contusão de Borges, grande artilheiro do Grêmio (e até mesmo do futebol brasileiro) na temporada: o camisa 9 deixou o campo contundido, ainda no 1º tempo. Felizmente, para os gremistas, nada que impedisse a conquista.

Campeonato Cearense

Fortaleza e Guarany protagonizaram um dos jogos mais emocionantes deste início de temporada no futebol brasileiro. E não só por se tratar de uma final. Vamos a história do jogo: Gilmak abriu o placar para o Fortaleza, mas surpreendentemente, o Leão do Pici se abateu. O Guarany aproveitou e sapecou quatro gols, dois deles marcados por velhos conhecidos do futebol brasileiro: Clodoaldo (aquele mesmo, do hit ‘uh terror, Clodoaldo é matador’) e Valdir Papel, ex-Vasco. Mais surpreendente ainda foi a reação do Fortaleza: Guto diminuiu, e Rinaldo, com dois gols, empatou o jogo! A disputa ficou ainda mais apimentada com o encerramento do jogo, que levou a partida para os pênaltis. Nas cinco primeiras cobranças de cada time, empate em 4 a 4. Nas alternadas, Jhones fez para o Fortaleza, e Júnior Alves desperdiçou para o Guarany. O Fortaleza, heroicamente, sagrou-se como campeão do 1º turno.

Campeonato Mineiro

Em Minas, os grandes foram ao Triangulo e venceram. O Cruzeiro teve dificuldades para superar o lanterna Ituiutaba por 1 a 0 no finalzinho. O Galo teve um jogo tranqüilo e goleou o Uberlândia por 5 a 2, com 3 gols de Obina. A liderança está dividida com Ipatinga, que venceu o América-TO por 1 a 0, e Democrata, que venceu o Tupi por 4 a 2. O América voltou a vencer e foi em grande estilo, fez 4 a 0 na Caldense. Outro resultado: Villa Nova 0x0 Uberaba.

Classificação

1° Ipatinga e Democrata – 16
3° Cruzeiro – 15
4° Tupi – 12
5° Villa Nova – 11
6° Atlético e Uberaba - 9
8° América-BH – 8
9° Uberlândia – 4
10° América-TO – 3
11° Caldense – 2
12° Ituiutaba – 1

Campeonato Paulista

Dia de clássico entre Corinthians e Santos, mas este jogo virá em texto especial. Nos outros jogos, o vice-líder Santo André venceu bem a Portuguesa por 2 a 0. O Botafogo continua em terceiro após a vitória sobre o São Caetano por 1 a 0. O São Paulo entrou no G-4 após o show do estreante da tarde, Fernandinho. O atacante entrou no segundo tempo e garantiu a goleada são-paulina por 5 a 1 sobre o lanterna Monte Azul ao fazer quatro gols. Já o Palmeiras foi a decepção da rodada ao perder para o Rio Claro por 1 a 0. Outros resultados: Rio Branco 1x2 Ituano, Sertãozinho 1x1 Bragantino, Mirassol 1x1 Oeste, Mogi Mirim 1x0 Paulista e Barueri 3x1 Ponte Preta.

Campeonato Carioca

A 1ª rodada da Taça Rio não reservou surpresas, pelo menos para os grandes. As quatro maiores forças do futebol carioca sorriram à toa nesse fim de semana. O Flamengo goleou o Macaé no sábado por 4 a 1, com show da dupla Vinicius Pacheco e Vagner Love, que dividiram a artilharia do jogo com dois gols. Mas o Fla ocupa o 2º lugar no Grupo A, isto porque o Fluminense fez 5 a 1 no Friburguense neste domingo. Fred, Wellington Silva, Ewerton, Conca e o estreante André Lima marcaram os gols. Pelo Grupo B, o Botafogo venceu o Americano por 3 a 1. O jogo não parecia tranqüilo até a entrada de Caio, quando a partida ainda estava 1 a 1. O talismã alvinegro marcou dois gols e deu a vitória ao Bota. Quem não convenceu mesmo foi o Vasco, que só fez 2 a 1 no Volta Redonda (Philippe Coutinho e Elton marcaram para o Vasco). Por sinal, Vasco e Botafogo foram as únicas equipes que pontuaram no Grupo B nesta 1ª rodada. Como na Taça Rio os times do Grupo A enfrentam os do B, foram 6 vitórias do Grupo A, contra apenas duas do B. O destaque negativo desta 1ª rodada ficou pela baixíssima média de público, até mesmo no jogo dos grandes. Outros resultados: Resende 0x3 Bangu, Madureira 1x2 Boavista, Duque de Caxias 1x0 América e Olaria 1x0 Tigres.

Classificação

Grupo A
1º Fluminense - 3
2º Flamengo - 3
3º Bangu - 3
4º Boavista - 3
5º Duque de Caxias - 3
6º Olaria - 3
7º Volta Redonda - 0
8º Americano - 0

Grupo B
1º Botafogo - 3
2º Vasco - 3
3º Madureira - 0
4º América - 0
5º Tigres - 0
6º Macaé - 0
7º Resende - 0
8º Friburguense - 0

Campeonato Catarinense

Inicio de segundo turno na Catarina. O ganhador do primeiro turno, Joinville, foi a Criciúma e saiu com um empate em um gol com a equipe local. O Avaí, vice do turno, venceu bem o Brusque por 2 a 0. O Figueirense não passou de um empate por 2 gols com o Imbituba. Outros resultados: Juventus 2x4 Metropolitano e Chapecoense 0x0 Atlético Ibirama.

Campeonato Paranaense

O Coritiba pôs fim ao jejum de dois jogos sem vitória no Campeonato Paranaense, ao derrotar o vice-lanterna Nacional por 4 a 1. Os gols do alviverde foram marcados por Ariel, Renatinho e dois de Bill, ex-Corinthians. De quebra, o Coritiba foi o 1º time a se classificar matematicamente para a 2ª fase. Na cola do Coxa, segue o rival Atlético, que derrotou o Rio Branco fora de casa por 2 a 1, com dois gols de Bruno Mineiro. A maior goleada desta rodada foi do Iraty, que sapecou 5 a 0 no Corinthians Paranaense. Outra grata surpresa é o Paranavaí, que venceu o Operário pelo placar mínimo e está em 4º. No sábado, o Paraná só empatou com o Cascavel em 1 a 1. Outros resultados: Cianorte 1x1 Toledo e Engenheiro Beltrão 2x3 Serrano.

Classificação

1º Coritiba - 25
2º Atlético - 21
3º Iraty - 17
4º Paranavaí - 17
5º Cascavel - 15
6º Corinthians - 15
7º Cianorte - 14
8º Paraná - 14
9º Rio Branco - 13
10º Operário - 11
11º Toledo - 11
12º Serrano - 10
13º Nacional - 6
14º Engenheiro Beltrão - 4

Campeonato Goiano

Dia de clássico entre os dois times do estado na Série A, Goiás e Atlético. O resultado do jogo mostrou a ascendência do time verde na competição. Com gols de Felipe e Rafael Moura, o Esmeraldino venceu por 2 a 1, Elias descontou para o Dragão. O líder continua sendo o CRAC mesmo com o empate em um gol com o lanterna Itumbiara. O Vila, ao contrário do Goiás, vem em decadência, neste domingo, perdeu para o Morrinhos por 4 a 2. Outros resultados: Canedense 2x1 Trindade e Santa Helena 2x0 Anapolina.

Classificação

1° CRAC – 19
2° Atlético e Goiás – 18
4° Anapolina e Santa Helena – 16
6° Vila Nova – 14
7° Trindade – 13
8° Canedense – 12
9° Morrinhos – 11
10° Itumbiara – 10

Campeonato Pernambucano

Em Pernambuco, a liderança continua com o Sport. O Leão conseguiu uma boa vitória por 3 a 0 sobre o Araripina. Colado na equipe rubro-negra está a Cabense, que nesta rodada, venceu o Ypiranga por 1 a 0. Já o Náutico decepcionou a torcida ao apenas empatar com o Vera Cruz por 1 a 1. O Santa Cruz fez uma goleada impiedosa sobre o Sete de Setembro por 6 a 1 e está em quarto. Outros resultados: Vitória 1x2 Central e Porto 3x2 Salgueiro.

Classificação

1° Sport – 26
2° Cabense – 24
3° Náutico – 21
4° Santa Cruz – 20
5° Central – 18
6° Porto e Vitória – 17
8° Salgueiro – 16
9° Ypiranga – 13
10° Vera Cruz – 11
11° Araripina – 10
12° Sete de Setembro – 7

Campeonato Baiano

Quatro times já estão classificados antecipadamente para as quartas-de-final do 1º turno do Campeonato Baiano. Pelo Grupo 1, os classificados são Vitória e o Vitória da Conquista, este que empatou com o Feirense em 2 a 2. E no Grupo 2, o Bahia, que venceu o clássico contra o Vitória por 2 a 1 – gols de Alison e Abedi -, e o Camaçari, que venceu o Bahia de Feira em casa por 3 a 1. A invencibilidade do Madre de Deus no Baianão finalmente caiu, com a derrota por 3 a 1 para o Ipitanga. Nos outros jogos, o Colo Colo venceu o Itabuna por 2 a 1 (mas não deixou a lanterna do Grupo 1), e o Fluminense foi derrotado pelo Atlético de Alagoinhas por 1 a 0, mas ainda assim está muito próximo de uma vaga nas quartas.

Classificação

Grupo 1
1º Vitória - 22
2º Vitória da Conquista - 21
3º Bahia de Feira - 15
4º Atlético - 14
5º Madre de Deus - 13
6º Colo Colo - 9

Grupo 2
1º Bahia - 18
2º Camaçari - 17
3º Fluminense - 12
4º Ipitanga - 10
5º Itabuna - 7
6º Feirense – 6

Campeonato Amazonense

Passada a segunda rodada do “Amazonão”, apenas uma equipe conseguiu vencer todos os jogos até aqui: o Princesa dos Solimões. Neste domingo, o time de Manacapuru venceu o Fast/Ulbra no finzinho do jogo por 2 a 1 e assumiu a liderança isolada. Com 4 pontos, aparecem o atual campeão América, que não passou de um empate sem gols com o Manaus Compensão (por sinal, o 2º empate seguido sem gols do time do bairro da Compensa), e o Nacional, que derrotou o Manicoré por 2 a 0, com gols dos atacantes Anderson Poty e Thiago Verçosa. Quem se reabilitou foi o São Raimundo, que após a derrota na estreia para o Manicoré, venceu o Penarol por 2 a 1, de virada. Completando a rodada, o Sul América goleou o ASA por 4 a 0, e está em 4º lugar com 3 pontos pelo saldo de gols.

Classificação

1º Princesa dos Solimões - 6
2º Nacional - 4
3º América - 4
4º Sul América - 3
5º Fast/Ulbra - 3
6º São Raimundo - 3
7º Manicoré - 3
8º Manaus Compensão - 2
9º Penarol - 0
10º ASA - 0

Giro pela Europa - 28/02/10

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins


Campeonato Inglês

A Premier League está emocionante. A rodada foi aberta na 3ª feira com a vitória do vice-líder Manchester United sobre o West Ham por 3 a 0. Os red devils contavam com a ajuda do rival local, City, para se aproximarem da liderança e esta ajuda veio. No reencontro de Terry e Bridge, envolvidos em caso extra-campo, o Manchester City surpreendeu o Chelsea em Stanford Bridge ao vencer por 4 a 2. Os Blues ainda estão em primeiro, mas agora com uma diferença de apenas um ponto para o United. Quem também aproveitou a derrota do Chelsea foi o Arsenal, que voltou a briga ao derrotar o Stoke por 3 a 1. A quarta colocação continua com o Tottenham, que derrotou o Everton por 2 a 1. Um ponto atrás dos Spurs está o Liverpool, os reds derrotaram o Blackburn por 2 a 1. O jogo entre Hull City e Aston Villa foi adiado devido a participação do Villa na Copa da Liga Inglesa. Outros Resultados: Burnley 1x2 Portsmouth, Birmingham 1x0 Wigan, Bolton 1x0 Wolverhampton e Sunderland 0x0 Fulham

Classificação

1° Chelsea – 61
2° Manchester United – 60
3° Arsenal – 58
4° Tottenham e Manchester City – 49
6° Liverpool – 48
7° Aston Villa – 45
8° Birmingham – 40
9° Fulham e Everton – 38
11° Blackburn e Stoke – 34
13° West Ham e Sunderland – 27
15° Bolton – 26
16° Wigan – 25
17° Wolves e Hull – 24
19° Burnley – 23
20° Portsmouth – 19

Copa da Liga Inglesa

O Manchester United se tornou tetracampeão da Copa da Liga. Neste domingo, a equipe de Alex Fergunson venceu o Aston Villa por 2 a 1 em Wembley. Milner, em cobrança de Pênalti abriu o placar para o Villa, no inicio de jogo. Um pouco depois, Owen empatou para os Red Devils. Aos 28 da segunda etapa, o artilheiro Rooney virou o jogo e garantiu o título para o United.

Campeonato Espanhol

Na liga das estrelas, tudo na mesma. O Barcelona venceu o Málaga por 2 a 1 e continua com dois pontos na frente do Real Madrid. Os merengues golearam o Tenerife, com direito a gol de Kaká, por 5 a 1. O terceiro colocado, Valência, foi goleado por 4 a 1 pelo Atlético de Madrid. O Sevilla apenas empatou sem gols com o Athletic Bilbao e continua em quarto. O Mallorca voltou a briga ao derrotar o Valladolid por 2 a 1 e vem em 5°. Outros resultados: Getafe 0x2 Zaragoza, Xerez 1x1 Espanyol, Racing 0x2 Almería, Villareal 1x0 La Coruña e Sporting Gijón 3x2 Osasuna.

Classificação

1° Barcelona – 61
2° Real Madrid – 59
3° Valência – 46
4° Sevilla – 43
5° Mallorca – 40
6° La Coruña – 38
7° Athletic Bilbao - 37
8° Getafe e Villareal – 32
10° Sporting Gijón – 31
11° Atlético de Madrid e Osasuna – 30
13° Almería – 29
14° Espanyol e Malaga – 27
16° Racing – 25
17° Zaragoza – 24
18° Tenerife e Valladolid - 20
20° Xerez – 12

Campeonato Italiano

Sem dúvida jogando o melhor futebol em seu país, o Milan fez mais uma vítima: a Atalanta, que levou 3 a 1 dos rossoneri. Alexandre Pato foi o destaque, com dois gols. Ronaldinho também teve boa atuação, mas desperdiçou um pênalti. Borriello, convocado para a seleção italiana, fez o outro gol. Mas a liderança segue sendo da Inter, que venceu a Udinese por 3 a 2. A Roma, que vencia o Napoli por 2 a 0 – com direito a gol de Júlio Baptista -, não resistiu ao adversário e acabou cedendo o empate em 2 a 2. A surpresa ficou por conta do Palermo, que não só venceu a Juventus fora de casa por 2 a 0, como roubou o 4º lugar da Vecchia Signora. Voltando aos brasileiros, um brazuca sem muita reputação nacional brilhou pelo Bologna: Adaílton marcou três gols na grande vitória do Bologna por 4 a 3 sobre o Genoa. Na parte de baixo, a Lazio cedeu um empate no último minuto a Fiorentina em 1 a 1 (gol da Viola marcado por Keirrison), e caiu para o 17º lugar, a um passo da zona de rebaixamento. Outros resultados: Catania 4x0 Bari, Chievo 2x1 Cagliari, Livorno 1x2 Siena e Parma 1x0 Sampdoria.

Classificação

1º Internazionale – 58
2º Milan – 54
3º Roma – 51
4º Palermo – 43
5º Napoli – 41
6º Juventus – 41
7º Sampdoria – 40
8º Cagliari - 38
9º Genoa – 38
10º Fiorentina – 35
11º Chievo - 35
12º Parma - 33
13º Bari – 32
14º Bologna – 31
15º Udinese - 27
16º Catania - 27
17º Lazio - 26
18º Livorno - 23
19º Atalanta - 21
20º Siena – 20

Campeonato Alemão

A Bundesliga tem um novo líder. É o Bayern de Munique, que vem numa ascensão incrível. Os bávaros venceram o Hamburgo por 1 a 0, com gol de Ribéry. E com o tropeço do Leverkusen em casa com o Colônia (empate em 0 a 0), assumiu a ponta. Até o Schalke 04 entrou de vez na briga, com a vitória sobre o rival Borussia Dortmund por 2 a 1, de virada. Na briga por uma vaga na Liga Europa, o Werder Bremen derrotou o Mainz por 2 a 1 e encostou nos times de cima. Quem segue inspirado é o brasileiro naturalizado alemão Cacau: ele marcou os dois gols da vitória do Stuttgart sobre o Frankfurt por 2 a 1, e merecidamente, foi chamado à seleção alemã. Outros resultados: Bochum 0x0 Nürnberg, M’Gladbach 1x1 Freiburg e Hannover 0x1 Wolfsburg.

Classificação

1º Bayern de Munique - 52
2º Bayer Leverkusen - 50
3º Schalke 04 - 48
4º Hamburgo - 40
5º Borussia Dortmund - 39
6º Werder Bremen - 38
7º Frankfurt – 35
8º Stuttgart – 34
9º Hoffenheim - 32
10º Mainz – 32
11º Wolfsburg - 31
12º M’Gladbach – 30
13º Bochum - 27
14º Colônia - 26
15º Freiburg – 20
16º Nürnberg - 18
17º Hannover - 17
18º Hertha Berlim – 15

Campeonato Francês

Pela 2ª rodada consecutiva, o Bordeaux teve seu jogo adiado na Ligue 1. Dessa vez por conta das chuvas e ventos que ameaçaram a cidade de Le Mans, onde o time da casa receberia os Girondins. Quem aproveitou esse adiamento foi o Montpellier, que venceu o Rennes por 3 a 1 e se juntou ao Bordeaux na liderança, com dois jogos a mais. O Lyon também encostou nos líderes, ao vencer o Nice em casa por 2 a 0. A exemplo do Lyon, o Marseille chegou de vez ao derrotar muito bem o PSG, que vive uma crise interminável, fora de casa por 3 a 0. Pior para o Lille, que perdeu em casa para o Auxerre por 2 a 1 e caiu para o 5º lugar. O lanterna Grenoble ganhou apenas sua 3ª partida em 26 disputadas, a primeira fora de casa, com o 2 a 0 no Nancy. No Municipal de Toulouse, o Toulouse venceu o Lens pelo placar mínimo, com gol de Dupuis. Outros resultados: Lorient 1x0 Sochaux, Monaco 1x0 Boulogne e Valenciennes 1x0 Saint-Etienne.

Classificação

1º Bordeaux – 51 (2 jogos a menos)
2º Montpellier – 51
3º Lyon – 49
4º Marseille – 48 (1 jogo a menos)
5º Lille - 47
6º Auxerre - 45 (1 jogo a menos)
7º Monaco – 42
8º Valenciennes - 41
9º Lorient – 39
10º Rennes – 38
11º Toulouse – 37
12º PSG - 33
13º Lens - 33
14º Nancy – 32
15º Sochaux - 30 (1 jogo a menos)
16º Saint-Etienne - 26
17º Nice - 26
18º Le Mans - 20 (1 jogo a menos)
19º Boulogne - 16
20º Grenoble – 13