domingo, 24 de agosto de 2008

Um novo ciclo começa

Share |

Por Leonardo Martins

Como tudo que começa tem que acabar, as Olimpíadas de Pequim terminaram com uma grande festa no Ninho dos Pássaros. A bandeira brasileira foi carregada na cerimônia pela primeira medalhista de ouro no atletismo feminino, Maurren Maggi do salto em distância. Mas neste último dia de competições tivemos as últimas medalhas em Pequim.

- Brasil perde a chance do tri no vôlei

A geração vitoriosa do vôlei masculino teve a chance de chegar ao inédito tricampeonato olímpico, mas não foi páreo para a excelente equipe dos EUA que derrotaram os brasileiros por 3 sets a 1 (20/25, 25/22, 25/21 e 25/23) e conquistaram o 3º título na modalidade. O bronze foi para a Rússia, que venceram a Itália na disputa do bronze.

- EUA voltam a hegemonia no basquete

Depois de 8 anos sem títulos importantes, os Estados Unidos conseguiram sua 13ª medalha de ouro na modalidade ao derrotar a Espanha na final olímpica por 118 a 107. O bronze ficou com a Argentina que venceu a Lituânia.

- Handebol masculino

A França conquistou o ouro no Handebol ao vencer a Islândia na final por 28 a 23. A medalha de bronze foi para a Espanha que derrotou a Croácia.

- Maratona

Na maratona masculina, ouro para o queniano Samuel Wansiru, prata para Jaouad Gahrib de Marrocos e bronze para o etíope Tsegay Kebede. José Teles foi o único brasileiro a completar a prova em 38º lugar. Franck Caldeira e Marilson Gomes abandonaram a prova antes do fim.

Quadro de Medalhas definitivo

País................................ Ouro......... Prata.......... Bronze
1º China......................... 51............. 21.............. 28
2º Estados Unidos.......... 36............. 38.............. 36
3º Rússia........................ 23............. 21.............. 28
4º Grã-Bretanha............. 19............. 13.............. 15
5º Alemanha................... 16............. 10.............. 15
23º Brasil....................... 3............... 4................ 8

Os Jogos Olímpicos de Pequim terminaram e o novo ciclo olímpico começa serão mais 4 anos de muitas competições e preparo até a próxima edição em Londres no ano de 2012.