sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Conca Show

Share |
Por Gabriel Seixas

Dario Conca indiscutivelmente foi o nome da vitória do Fluminense por 2 a 0 sobre o Grêmio no Engenhão. E vou além: é o craque do Campeonato Brasileiro deste ano. Se há um diferencial no time tricolor que o credencie a conquistar o título, este é o meia argentino. Mais uma vez, a exibição coletiva da equipe se limitou ao “Muricybol”. Entretanto, bastaram apenas dois lampejos para que Conca resolvesse a partida, e de uma maneira até certo ponto incomum na sua carreira: balançando as redes.

Os dois gols marcados no Engenhão fazem com que Conca alcance a modesta marca de seis gols no Brasileirão em 32 partidas. Pouco? Não para quem deu 17 assistências e não tem concorrentes à altura nessa estatística. Como outrora já havia destacado Muricy Ramalho, o custo-benefício de Conca é fantástico. Não desfalcou a equipe em uma partida sequer e sempre mantém a regularidade. O time gira em torno do argentino.

A maior dificuldade de Conca no jogo foi atuar mais deslocado, aproximando-se de Washington no comando de ataque. E como os armadores Julio César e Marquinho não construíram jogadas insinuantes pelos flancos em 90 minutos, o argentino mais uma vez ficou sobrecarregado. Só que a responsabilidade é o menor dos problemas de Conca. Num momento em que o Grêmio crescia no jogo, por volta de 20 minutos, o argentino acertou um lindo chute da intermediária, indefensável. Golaço. Gol de craque. Gol de Conca.

Bem marcado, o meia sumiu da partida, e consequentemente o Flu caiu de rendimento. A segunda metade do primeiro tempo e praticamente a etapa final inteira foram dominadas pelo Grêmio. E se o artilheiro Jonas não estava nos seus melhores dias, não é difícil imaginar o nível de seus companheiros. Até que, aos 37 minutos, Conca resolveu aparecer para o jogo. Acertou um lançamento primoroso para Washington, e dentro da área, recebeu a devolução do centroavante para escorar a bola pras redes.

Conca destoa do resto do time. E com as ausências de Deco, Fred e Emerson, isso fica ainda mais visível. O Flu teve méritos ao frear o bom time do Grêmio e manter o sonho do título. E o talento de Conca? Ah, esse é realidade. Pode não fazer a diferença sempre, mas é um dos elementos que impulsionam o Fluminense até aqui. Parabens aos tricolores cariocas e gaúchos, que protagonizaram um jogo agradabilíssimo no Engenhão. E parabéns a Conca, o craque do Brasileirão 2010.

Curtinhas

- O São Paulo entrou, de vez, na briga por uma vaga a Libertadores. O time Tricolor derrotou o rival na disputa, o Atlético-PR, por 2 a 1 em Barueri e se igualou ao time paranaense na pontuação, aproximando-se do G-6. Ricardo Oliveira abriu o placar para o São Paulo, Guerrón empatou para o Furacão e Miranda fez o gol da vitória são-paulina.

- O Atlético-GO perdeu ótima chance para sair de vez da degola ao empatar em casa com o Ceará por 1 a 1. O Ceará deve brigar para uma vaga na Sul-Americana. Marcão fez para o Dragão e Michel, aproveitando falha do goleiro Márcio, empatou para o Vovô.