quinta-feira, 8 de julho de 2010

“O mundo vai falar brasileiro”

Share |

Por Leonardo Martins


É com estas palavras ditas pelo Presidente da FIFA, Sepp Blatter, que o Brasil se prepara para a Copa do Mundo em 2014. Um pouco desta festa programada daqui 4 anos foi vista nesta quinta-feira em Joanesburgo, em uma solenidade que foi bastante concorrida. Também, nesta quinta foi lançada a logomarca do Mundial do Brasil.

Foi uma solenidade de exaltação ao que o país tem de melhor, com muita dança, música e várias personalidades do futebol brasileiro e da política. Na parte musical, foram a festa os grupos Barbatuques e Bossa Nova, e a cantora Vanessa da Matta, que chegaram a levantar os presentes com a musica brasileira de ótima qualidade.

Dentre as personalidades presentes a festa brasileira, falaram o Presidente da FIFA, Sepp Blatter, que ressaltou o legado que a Copa trará ao Brasil depois do Mundial. “...Futebol é importante para o futuro dos jovens. A Copa do Mundo vai desempenhar um importante papel social e econômico para o país. Chegou a hora de vivermos um outro idioma, chegou a hora de falarmos português, brasileiro... Desejo todo sucesso ao Brasil. Até breve...” disse Blatter.

O Presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, foi na mesma linha de Blatter e falou que a Copa no Brasil será transparente e ecologicamente correta. Falaram que eu tinha cinco minutos, mas democraticamente como presidente a gente pode extrapolar. Não serei mais presidente a partir de 1º de janeiro de 2011 (quando terminará o seu segundo mandato), mas continuarei brasileiro, amante do futebol e podem contar comigo para o que for necessário. Quero que a gente faça a melhor Copa do Mundo que um país já foi capaz de fazer. E tenho certeza que o Brasil será capaz disso.”, conclui o presidente.

Já o Presidente do Comitê Organizador da Copa de 2014 e da CBF, Ricardo Teixeira, chamou o mundo para estar no Brasil em 2014 e ressaltou a paixão do brasileiro para com o futebol. “Que o mundo se prepare para ser mais brasileiro a partir de 2014. “Brasileirar” vai ser o novo verbo proferido pelo planeta. Será inesquecível. Todos estão convidados...”, disse Teixeira.

- Logo da Copa mostra a unidade do país

A FIFA também aproveitou para mostrar a logomarca oficial da Copa do Mundo de 2014. A logo, escolhida entre 25 por um júri composto por gente famosa, como Ivete Sangalo, Hans Donner e Oscar Niemeyer, mostra um país, mesmo com suas diferenças sociais, unido para a realização da Copa 2014. O desenho mostra mãos segurando o mundo no formato da taça da Copa do Mundo.