sexta-feira, 6 de junho de 2008

Flu vira e está na Final da Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Foi uma noite inesquecível para o futebol brasileiro, especialmente para a torcida do Fluminense. Pela 2ª vez na história, uma equipe brasileira eliminou o Boca Juniors, um gigante no continente, na Copa Libertadores. Diante 84 mil torcedores que lotaram o Maracanã, na noite desta quarta-feira, o tricolor venceu os argentinos, de virada, por 3 a 1 e conquistou a vaga inédita na final da competição.

Como o 0 a 0 interessava aos brasileiros, o Boca começou em cima do Tricolor, pressionando e marcando a saída de bola carioca. Os brasileiros começaram o jogo nervosos e se defendiam em quanto puderam. Logo, as chances portenhas apareciam e sempre assustavam a torcida. Na 1ª, Riquelme chutou e Palermo não conseguiu alcançar a bola. Mas o Fluminense chegou timidamente com Thiago Neves e Washington, ambos desperdiçaram. Novamente Palermo errou uma chance que passou ao lado de Fernando Henrique. Os argentinos dominavam as ações e sempre criaram boas chances.

Foi na pressão argentina que começou a brilhar a estrela do goleiro tricolor, Fernando Henrique. O camisa 1 vinha garantindo a classificação com ótimas defesas. Palermo e Battaglia exigiram boas intervenções do goleiro. Cadê Riquelme? Você esta se perguntando não é? Pois bem, o craque argentino estava sumido em campo, devido a ótima marcação de Arouca e ele dava sinais que não era o dia dele. Mesmo assim, o camisa 10 cobrou uma falta com perigo. No final da 1ª etapa, Palermo, novamente, parou em Fernando Henrique. E o final do 1º tempo veio com um alívio enorme a todos no estádio.

Nada de gols na etapa inicial e o jogo se encontrava na mesma situação em que começou, com o Boca precisando da vitória e o Fluminense segurando o empate. Os xeneizes fizeram uma substituição no intervalo para tornar o time ofensivo, Chavez entrou no lugar de Vargas, e o jogo continuava o mesmo, com o Boca pressionando. Fernando Henrique continuava se destacando com defesas importantes, Palermo tentou duas vezes, mas o arqueiro estava sempre atento. Mas aos 13 minutos não teve Fernando Henrique que salvou e os argentinos abriram o placar. Dátolo driblou Ygor e cruzou para Palermo cabecear entre a trave e o goleiro brasileiro. 1 a 0 Boca e a vaga estava nas mãos dos portenhos.

Vendo que a vaga estava saindo das mãos cariocas, o Técnico Renato Gaúcho fez uma alteração importantíssima e ousada, tirou Ygor e entrou o atacante Dodô. O atacante não demorou a mostrar porque entrou em campo. Aos 15, ele sofre falta na entrada da área. Na cobrança, o normal seria Thiago Neves bater, mas Washington surpreendeu e acertou uma bela cobrança para empatar o jogo e trazer de volta a vaga na final. Delírio no Maracanã.

Com o jogo empatado, o Boca voltou a partir com tudo para cima do Flu, mas deixou a zaga desprotegida e os brasileiros aproveitaram este espaço para garantir a tranqüilidade no jogo. Aos 25, Dodô puxa contra-ataque e toca para Conca que tentou cruzar, mas o cruzamento desviou em Ibarra e a bola parou no fundo das redes. Virada tricolor e festa no Maior do Mundo.

Agora o Boca precisava empatar o jogo para levar a decisão aos pênaltis e a pressão portenha aumentou. Palermo e Battaglia exigiram ótimas defesas de Fernando Henrique. Quando não tinha Fernando Henrique, tinha Thiago Silva para salvar o gol de empate dos argentinos. O Fluminense por pouco não ampliou o placar. Dodô em um chute para fora e Júnior César que acertou a trave desperdiçaram boas chances. No último lance de jogo, Dodô se livra de Battaglia e chutou na saída de Migliore, fazendo o 3º gol tricolor. A vaga a final estava garantida e o tabu do futebol brasileiro contra a equipe argentina estava quebrado

O Fluminense faz a final contra a LDU do Equador buscando um título inédito. Os equatorianos garantiram a vaga ao empatar sem gols contra o América-Mex. O primeiro jogo da final será no próximo dia 25 em Quito e a grande final acontecerá no Maracanã, no dia 2 de julho.