segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Palmeiras cala multidão azul e entra na briga

Share |

Por Leonardo Martins


No jogo mais esperado da rodada, com um grande público no Mineirão, Cruzeiro e Palmeiras se enfrentaram para ver quem encostaria no Grêmio e entraria na briga pelo título. O Palmeiras foi ao Mineirão e venceu por 1 a 0, calando os 46 mil torcedores que foram ao estádio e entrando de vez na briga.

O jogo foi disputado sobre um forte calor em Belo Horizonte e começou com o Cruzeiro tomando as rédeas da partida, mas esbarrava na ótima marcação palmeirense e na pouca criatividade de seu ataque. Enquanto, o alviverde explorava os contra-ataques sempre com Diego Souza e Lenny. O atacante palmeirense perdeu 2 ótimas chances de abrir o placar.

Os mandantes tinham maior posse de bola e explorava a agilidade de Jajá pelo lado direito para criar as melhores jogadas, mas sem assustar o pentacampeão mundial, Marcos, que foi exigido em apenas um chute do atacante cruzeirense.

Aos 42 minutos saiu o gol dos paulistas. Após cruzamento de Sandro Silva, Diego Souza ajeitou com o peito e fuzilou o goleiro Fábio. 1 a 0 Palmeiras. Antes de terminar o primeiro tempo, o Cruzeiro perdeu ótima chance de empatar o jogo. Wágner recebeu belo passe de Ramires, ficou cara-a-cara com Marcos e chutou para fora.

Veio a segunda etapa e o panorama do jogo não se alterou. Com o Cruzeiro tendo maior posse de bola e o Palmeiras marcando as principais jogadas da equipe azul e saindo nos contra-ataques. Thiago Ribeiro, estreante da tarde, era o mais objetivo no time cruzeirense e quase fez de cabeça. O outro Thiago, o Martinelli, foi ao ataque e quase fez o gol de empate. Ele chutou na saída de Marcos, mas Léo Lima salvou em cima da linha.


Aos 15, Lenny deu carrinho desnecessário em Thiago Martinelli e foi expulso. A expulsão animou a torcida azul que passou a incentivar o time, mas a animação das arquibancadas não contagiou a equipe em campo, pois a Raposa não conseguia criar boas chances. Nem as modificações realizadas pelo técnico Adilson Batista surtiram o efeito esperado.

Ao Palmeiras restou se defender e contar com as boas defesas do capitão Marcos, que salvou em um cruzamento de Camilo e um chute de Thiago Ribeiro, para garantir a vitória e encostar no líder Grêmio.

O Palmeiras assumiu a vice-liderança com 46 pontos e está a 3 do Grêmio. Agora o Palmeiras tem 2 jogos contra o Vasco em casa. Na quarta-feira pela Sulamericana e no domingo pelo Brasileirão. Já os mineiros vem uma posição abaixo com 43 e na próxima rodada enfrenta o Figueirense em Floripa.