quinta-feira, 8 de abril de 2010

Flamengo só empata na Libertadores

Share |
Por Gabriel Seixas

- 1 ponto ganho. Mas pode-se dizer que foram dois pontos perdidos. Esse foi o saldo do Flamengo no jogo de hoje, que em meio à tragédia que abala o Rio de Janeiro e faz a cada dia mais vítimas, recebeu a Universidad de Chile e empatou em 2 a 2. O jogo teve contornos de dramaticidade, quando os chilenos saíram para o intervalo vencendo, de comoção, quando o Flamengo heroicamente virou o jogo, e principalmente de lamentação.

- O gol de Rodriguez, aos 46 do segundo tempo, fez muito mais do que tirar a vitória dos rubro-negros: ameaça a classificação do Fla para a próxima fase da Libertadores. Mas a situação não é desesperadora: o time só depende de si para se classificar, mas precisa de uma combinação de resultados para ser líder do grupo.

- A partida, que estava marcada para a quarta-feira, teve de ser realizada nesta quinta. Motivo: o estado do gramado do Maracanã, que também sofreu as consequências das fortes chuvas na cidade maravilhosa. Foi realizado um verdadeiro mutirão para que o Maracanã tivesse condições de receber a partida. O gramado estava pesado, mas não teve influência direta no resultado da partida.
- Andrade fez duas modificações na equipe titular. Na primeira, forçada pela contusão de Adriano, ele acertou em cheio: colocou Michael como meia-esquerda, isolando Vagner Love no ataque. Na segunda, por questões técnicas, não teve muita felicidade: tirou Fabrício da zaga e pôs Ronaldo Angelim. Tirar um zagueiro de praticamente 1,90m para colocar um de 1,79m jogando contra uma equipe que tem como principal característica o jogo aéreo, não pareceu uma boa opção.

- E não foi mesmo. O Flamengo não soube imprimir um bom ritmo de jogo, e só conseguia chegar pelas laterais. Nas melhores chances de abrir o placar, Vagner Love acertou a rede pelo lado de fora aos 17 (depois de perder um escorando cobrança de escanteio), e Juan, em cobrança de falta, teve ótima chance, porém o goleiro Conde fez ótima defesa.

- A Universidad de Chile chegava ao ataque esporadicamente, e num desses avanços, abriu o placar, aos 43 minutos. Puch cruzou, e Montillo aproveitou falha feia de Álvaro, cabecando para o fundo do gol.

- O resultado negativo causou insatisfação a torcida, e também a Andrade, que tirou o apático Kleberson para a entrada do centroavante Bruno Mezenga, mudando o esquema tático para o 4-2-2-2. E foi nesse esquema que o Fla melhorou na partida. Bruno Mezenga teve duas ótimas chances de empatar: na primeira, o goleiro Conde evitou; na segunda, acertou uma cabeçada que caprichosamente bateu na trave.

- Já com Petkovic no lugar de Vinicius Pacheco – que mais uma vez se omitiu em campo -, o Flamengo continuou criando chances. Foi a vez de Léo Moura arriscar, aproveitando grande jogada de Willians, mas sempre ele, Conde, salvou o gol. Mas o empate finalmente chegou aos 22 minutos. Dentro da área, Vagner Love driblou o goleiro e cruzou rasteiro pra trás, e a bola sobrou para Michael, que arriscou. A bola ainda bateu num defensor chileno antes de estufar as redes.

- Vagner Love quase marcou o segundo, mas dentro da área, incrivelmente perdeu. Mas aos 37 minutos, o Artilheiro do Amor participou do segundo gol. Foi dele o passe para Michael, que tentou arriscar, mas foi travado. Na sobra, Leo Moura acertou um bonito chute no ângulo, para delírio dos mais de 15 mil torcedores no Maraca.

- O jogo estava praticamente ganho. O Flamengo foi melhor durante todo o segundo tempo, e quase não sofreu sustos. Michael, mais uma vez, teve atuação destacada. Mas o clima de festa acabou aos 46 minutos. Rodriguez pegou sobra na pequena área e bateu pro gol, decretando o placar final: 2 a 2.

- O resultado não é desesperador, pois o Flamengo ainda deve se classificar. Mas não em 1º lugar, mesmo porque não depende só de si. A próxima partida, contra a Universidad Católica, na próxima quarta-feira, em Santiago, será determinante para as pretensões do Flamengo na próxima fase. Se conseguir chegar lá, é claro.

Jogos de volta das quartas-de-final da Liga Europa

Share |
Por Gabriel Seixas

Assim como a Champions League, a Liga Europa também está entrando na fase semifinal. O futebol inglês agora domina a competição, com dois times – ao contrário da UCL, onde não restou nenhum representante. A Terra da Rainha está representada por Fulham e Liverpool, enquanto a Espanha torce pelo Atlético de Madrid, e a Alemanha confia no Hamburgo.

Hamburgo e Fulham. Não são times que causam impacto internacionalmente, mas o fato é que um deles estará presente na final da segunda maior competição de clubes da Europa. O Hamburgo confirmou o favoritismo e derrotou o Standard Liège, na Bélgica, por 3 a 1. Os alemães marcaram duas vezes no primeiro tempo, ambas com Petric. Inclusive o segundo gol do croata foi uma pintura, de bicicleta! Igor de Camargo ainda conseguiu marcar pelo Liège.

Aos 45 da etapa final, o Hamburgo sacramentou a classificação com um gol de Guerrero, envolvido numa polêmica no último fim de semana, quando tentou atingir um torcedor da própria equipe nas arquibancadas com uma garrafa d’água. O HSV agora enfrenta o Fulham nas semi, que eliminou o Wolfsburg, compatriota do Hamburgo, na Alemanha. Os Cottages marcaram o gol da classificação no primeiro minuto de partida, com Zamora. E como haviam vencido o primeiro jogo por 2 a 1, sacramentaram a vaga.

O outro semifinalista inglês é o Liverpool, que goleou o Benfica com autoridade: 4 a 1. Com 34 minutos de jogo, os Reds abriram 2 a 0, gols de Kuyt e do brasileiro Lucas. O terceiro veio na segunda etapa, com Torres. E quando todos acreditavam que o Benfica estava morto, o matador Cardozo diminuiu. Precisando de mais um gol para se classificar, o Benfica acabou pagando o preço pelo desespero: sofreu o quarto gol aos 37, novamente de Fernando Torres.

O adversário do Liverpool será o Atlético de Madrid, que segurou um empate sem gols, em casa, contra o Valencia. O resultado fez com que os colchoneros avançassem de fase pelos gols marcados fora de casa, no empate em 2 a 2. Mesmo jogando fora de casa, o Valencia teve as melhores chances, mesmo porque precisava do resultado. Os valencianistas saíram lamentando um chute de David Villa no travessão, e principalmente, um pênalti claro não marcado em Zigic. No fim das contas, deu Atlético, que faz campanha irregular no Campeonato Espanhol, mas tem chances de conquistar a Copa do Rei e a Liga Europa.

Champions League - Jogos de quarta-feira

Share |

Por Gabriel Seixas

- Nesta quarta, os times que perderam na Champions, se classificaram. Isso pode não ter lógica, mas só na teoria: o Bordeaux derrotou o Lyon por 1 a 0, mas como perdeu na ida por 3 a 1, acabou entregando a vaga para os rivais franceses. O gol da vitória foi do artilheiro marroquino Chamakh.

- Do Old Trafford, veio a classificação mais surpreendente da rodada. Foi a do Bayern de Munique, que conseguiu eliminar o Manchester United fora de casa. O diferencial estava nos craques dos dois times: enquanto pelo United, Rooney estava fora de forma e mancou durante todo o tempo em que esteve em campo, Robben, pelo Bayern, também estava voltando de lesão, mas foi providencial para a classificação dos bávaros, marcando inclusive o último gol do jogo.

- A classificação do Manchester parecia mais do que assegurada: nos sete primeiros minutos de jogo, foram dois gols. Ou melhor: golaços! Um de Gibson, de fora da área, e outro de Nani, de letra.

- Ainda no primeiro tempo, Nani ampliou para o United, acertando o ângulo. Ou seja: àquela altura, os ingleses venciam por 3 a 0. E como haviam perdido na ida por 2 a 1, estavam com a classificação praticamente decretada. Até aparecer Olic, que aos 43 do primeiro tempo, diminuiu o placar e colocou o Bayern de novo na briga.

- A vantagem ainda era um tanto confortável, mas quando Rafael foi expulso pelo time da casa, o Bayern passou a acreditar de vez que estava muito próximo da semifinal. Bateu na trave (literalmente, numa bola cabeceada por Mario Gomez) em algumas oportunidades, mas conseguiu marcar aos 29 minutos. E foi um golaço. Aço aço aço! Ribéry cobrou escanteio para Robben, que estava fora da área. E foi de lá mesmo que o holandês bateu de primeira, no ângulo, pra calar o Old Trafford!

- Uma classificação que o torcedor do Bayern não vai esquecer nunca. Foi assim nas oitavas-de-final, quando os bávaros perdiam para a Fiorentina por 3 a 1, e aí apareceu Robben, que também fez um golaço e colocou o Bayern na fase seguinte. Déjà vu?

- O fato é que agora o Bayern encara o Lyon, e o Barcelona defrontará a Internazionale. Os jogos de ida e volta das semifinais serão nos dias 21 e 27 de Abril, respectivamente.