quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Mesmo empurrado pela torcida, Corinthians é derrotado pelo Vasco

Share |

Por Gabriel Seixas


Pouco mais de 34.000 “loucos pelo Corinthians” tentaram, mas não conseguiram evitar uma nova tragédia. Detentor da segunda pior campanha em casa, o Corinthians não abafou o fantasma do Pacaembu e perdeu para o Vasco, por 1 a 0. O gol de Alan Kardec só não foi mais trágico porque o alvinegro foi beneficiado pela derrota do Goiás frente ao Atlético-MG, por 4 a 1. Do outro lado, o Vasco alcançou a zona da Sul-Americana, e só depende de si mesmo para se garantir na competição, que serve como um alento para a irregular temporada da equipe vascaína.

Mesmo com a derrota, o Corinthians permanece fora da zona de rebaixamento, em 16º com 43 pontos. Com os resultados, a equipe depende de si mesma para escapar da segundona e visita o Grêmio, no Olímpico. Já o Vasco é 12º com 51 pontos, e já que o Fluminense (5º colocado) está na Libertadores pelo título da Copa do Brasil, a equipe está no limite para garantir uma das oito vagas para a Copa Sul-Americana. O próximo jogo da equipe será acompanhado de perto pelo Corinthians, já que os cruzmaltinos recebem o Paraná, concorrente direto do Timão contra o rebaixamento.

Nelsinho Baptista tinha uma dor de cabeça incansável para montar o time diante do Vasco. Sem contar com Iran, Moradei, Zelão, Gustavo Nery e Finazzi, cinco titulares incontestáveis, o treinador decidiu manter o esquema tático que, apesar de interessante, não vinha funcionando nos últimos jogos: O 3-4-2-1. A movimentação de Lulinha e Bruno Bonfim, que seria a principal arma para os contra-ataques alvinegros acaba não acontecendo, e somado a falta de pontaria de ambos, compromete o sistema ofensivo da equipe. Além disso, o lateral Amaral, o volante Bruno Octávio e o atacante Arce ganharam oportunidades no time titular – este último que atuou como centroavante, uma novidade para o boliviano.

Do outro lado, Valdir Espinosa contava com o retorno do meia Morais a equipe. Em contrapartida, o argentino Darío Conca era desfalque. Já que os dois atuam na mesma posição, Morais acabou sendo o substituto de Conca e companheiro de Leandro Bonfim no meio-campo. Rubens Júnior, que abandonou o clube, foi substituído pelo jovem Guilherme.

Embalado pelo coro da torcida, o Corinthians tomou a iniciativa do jogo e levou perigo ao gol de Cássio por duas vezes. Na primeira tentativa, Fábio Ferreira cabeceou e Cássio se esticou todo para alcançar. Na segunda, Carlos Alberto enfileirou os vascaínos e chutou da entrada da área, para mais uma defesa do goleiro cruzmaltino. Sem criatividade no meio-campo, o Corinthians pecou pela lentidão dos zagueiros e abriu espaço para o Vasco contra-atacar. E, como de praxe, brilhou a estrela de Felipe: Morais avançou pela esquerda, passou por dois marcadores e chutou no pé do goleiro. Pouco depois, Leandro Amaral recebeu bom lançamento, e pela ponta direita, chutou e o goleiro alvinegro espalmou. Na sobra, Guilherme ajeitou e bateu firme, para nova defesa de São Felipe.

Na volta para o intervalo, o Corinthians parecia entrar com uma nova postura, quando Arce aproveitou bobeira da zaga vascaína e, cara-a-cara com Cássio, tocou por cima da baliza, pecando pelo excesso de preciosismo. O estopim para a irritação da torcida foi a nova falta de pontaria de Bruno Bonfim, que recebeu na área, e sem ajeitar, arrematou ao gol, chutando pra fora. Já o Vasco, que parecia tímido em campo, acabou marcando o gol único da partida: Guilherme avançou pela esquerda e cruzou na medida para Alan Kardec, que cabeceou firme e contou com desvio de Fábio Ferreira antes da bola entrar.

A torcida bem que tentou, mas não conseguiu empurrar a equipe alvinegra. Nelsinho teve a postura que deveria ter desde o início: Apostou em Héverton, Wilson e Vampeta, nos lugares de Amaral, Bruno Bonfim e Carlos Alberto. Com a equipe totalmente ofensiva, o Timão teve a última oportunidade de gol com Fábio Braz, que aproveitou cobrança de falta lateral batida por Héverton, e “recuou” para Cássio. Destaque para o goleiro Felipe, que no lance anterior e o comentado, foi para a grande área.