segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Estaduais pelo Brasil – 07/02/11

Share |
Por Leonardo Martins


A rodada do Paulista foi marcada por um jogo de alto risco. O clássico entre o líder Palmeiras e o conturbado Corinthians, depois da eliminação da Libertadores por parte do Corinthians. Foi um jogo em que o Palmeiras dominou as ações e foi melhor durante a maioria do jogo, mas quem marcou foi o time alvinegro. Aos 37 do segundo tempo, Alessandro aproveitou falha da zaga palmeirense e marcou o gol do alívio que poderá vir para os lados do Parque São Jorge.

Mesmo com a derrota no clássico, o time alviverde continua na liderança do Paulista. O Santos que poderia ultrapassar o Porco, mas apenas empatou no Pacaembu contra o Santo André por 1 a 1. Já o São Paulo foi a Ribeirão Preto enfrentar o Botafogo, mas foi derrotado por 2 a 1, desperdiçando boa chance de encostar nos líderes.

Clássico também no Rio e um clássico sensacional entre Botafogo e Fluminense valendo a liderança do grupo B. O jogo foi marcado pelas viradas e muitos gols. Renato Cajá marcou um belo gol de falta para o Botafogo, depois o mesmo Cajá acertou duas vezes o travessão de Cavalieri. Depois quem brilhou foi Rafael Moura, que fazia sua estreia no Flu e fez dois gols, virando o jogo para o Tricolor. Após Rafael Moura, quem chamou a atenção do jogo foi Loco Abreu. O Rei da Cavadinha deu duas cavadas em pênaltis, um foi defendido por Diego Cavalieri e o outro entrou, uma demonstração de frieza. 2 a 2 e um jogo emocionante, mas Herrera marcou o gol da segunda virada da partida e fez o gol da vitória por 3 a 2. O Bota lidera o grupo e o Flu é o segundo. Os dois times estão classificados para as semifinais da Taça Guanabara.

No Grupo A, o Flamengo continua imbatível e classificado. A vítima, desta vez, foi o Boavista, mas não foi fácil, foi um 3 a 2 com dificuldades. Ronaldinho Gaúcho foi discreto, mas fez seu primeiro gol com a camisa rubro-negra cobrando pênalti e foi para a galera rubro-negra. O Vasco, enfim, ganhou. Na estreia de Ricardo Gomes, o time vascaíno venceu bem o Americano por 3 a 0.

A rodada do Mineiro começou na quarta-feira, quando o América não teve dificuldades para vencer a Caldense por 2 a 0. No domingo, a dupla de gigantes venceu a segunda e lidera o Campeonato. O Galo começou perdendo para o Tupi, mas, no segundo tempo, a goleada veio com bom futebol, destaque para Neto Berola e Magno Alves que fizeram dois gols cada e construíram os 4 a 1. Já o Cruzeiro, enfrentou o gramado ruim do Castor Cifuentes em Nova Lima e o Villa Nova, mas foi um bom jogo em que os celestes, já no fim do jogo, fizeram o gol da vitória com o estreante André Dias. Galo e Raposa tem 100% de aproveitamento e se enfrentam no sábado.

No Gaúcho, o Grêmio venceu o Caxias por 2 a 1 e lidera o Grupo 2, o Caxias lidera o 1. O time da serra só lidera o Grupo porque o Internacional foi a Veranópolis e tomou a virada para o time da casa por 2 a 1, com gol aos 48 do segundo tempo.

Clássico no Paranaense e com show de Paulo Baier, do Atlético, diante do lanterna Paraná. O camisa 10 do Furacão fez 3 gols nos primeiros vinte minutos de jogo e encaminhou a goleada por 5 a 1. O time rubro-negro subiu na tabela e o Tricolor continua seu drama com apenas 2 pontos. O Coritiba voltou a liderança com a vitória, também, de goleada sobre o Rio Branco por 4 a 1 com boa atuação de Bill.

Clássico também em Floripa. E um clássico bem disputado entre Figueirense e Avaí. O Azurra virou para cima do rival no Orlando Scarpelli com 2 gols do ex-jogador do Figueira, Rafael Coelho, mas Wellinton empatou o clássico para os donos da casa. O time alvinegro é o líder e o azul continua mal na penúltima posição. O Criciúma é o vice-líder após empatar sem gols com o Joinville em outro clássico.

Outro clássico na Bahia. Foi o Ba-Vi no Barradão. O clássico mostrou como anda os rivais no Campeonato, pois o Vitória não teve dificuldades para derrotar o irregular rival por 3 a 0, com gols de Neto Baiano, Elkeson e Rildo. O Vitória lidera o Grupo 2 e o Bahia é o penúltimo no Grupo 1 e vem mal. O líder do Grupo é o Atlético que venceu o Camaçari por 2 a 1.

O Arruda tremeu para o clássico entre Santa Cruz e Sport. Foi um grande jogo em que o melhor momento do time coral falou mais alto e a liderança foi retomada com gols do artilheiro Thiago Cunha e Renatinho. O Rubro-Negro, que está irregular no Pernambucano, demitiu Geninho. O Santa lidera o Campeonato graças ao empate sem gols entre Náutico e Central.

Clássico também em Goiás. O Atlético confirmou a liderança com a vitória sobre o Vila Nova. O artilheiro Marcão abriu o placar, o veterano Roni empatou para o Vila, mas Gilson garantiu a vitória do Dragão. O Goiás se recuperou da derrota no meio de semana ao derrotar o Aparecidense por 3 a 2, de virada, com destaque para Rafael Toloi que marcou dois gols.

No Cearense, o Ceará mantém liderança folgada com a vitória sobre o Ferroviário por 3 a 1. O Vovô tem 7 pontos de diferença sobre o rival Fortaleza, que venceu o Guarany de Sobral por 2 a 1. O Tricolor é o segundo.

- Brasil perde a primeira no Peru

O Brasil perdeu a invencibilidade no Sul-Americano Sub-20 com derrota para os rivais argentinos. A Seleção caiu no nervosismo da equipe e teve um jogador expulso com seis minutos de jogo e Funes Mori converteu o pênalti feito após uma cotovelada de Juan, o expulso. Mas, apesar de jogar com um a menos, a Seleção atuou bem e empatou no segundo tempo com Willian José. Porém, o craque da Argentina, Iturbe, o “novo Messi”, fez o gol da vitória em uma ótima jogada individual. O Brasil perdeu a liderança do Hexagonal Final, mas continua na zona de classificação para as Olimpíadas. O próximo jogo acontece na quarta-feira contra o Equador.