segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

O show terminou

Share |

E o Brasileirão 2011 terminou em uma rodada emocionante que parou o Brasil na tarde deste domingo, mas como todos já sabem o resultado, falarei mais de minhas impressões durante esta disputa que consagrou Tite e o Corinthians como Campeão, o fiasco do futebol mineiro, a redenção do Vasco, enfim, tudo que foi de bom.

Quando o Campeonato começou lá em Maio, muitos apontavam os favoritos de sempre, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Fluminense, Inter. Os dois primeiros começaram muito bem, monopolizando a disputa, com grandes invencibilidades e um futebol agradável de se ver. Enquanto isso, o dono do melhor time do Brasil (e ainda é), o Santos, estava preocupado com a Libertadores que ele viria a ganhar, por isso nunca foi favorito ao Brasileirão e ainda correu certo risco de rebaixamento, mas no fim ficou muito distante, e agora segue rumo ao Japão para o Mundial de Clubes e, talvez, enfrentar o poderoso Barcelona, no confronto tão "endeusado" pela imprensa brasileira entre Messi e Neymar, mas esta história fica para um futuro texto.  Mas o Santos, mesmo desinteressado, fez o artilheiro do Campeonato, Borges, e o melhor jogador, Neymar.

Surgiram outras equipes que viraram sensações, como Botafogo e Vasco, o Cruzmaltimo deu uma aula de profissionalismo, pois continuou disputando o Campeonato mesmo depois de ganhar a Copa do Brasil. Já o Bota, chegou a brigar pelo título e se tornou simpático pela figura extrovertida de Loco Abreu, mas este se perdeu e nem a Libertadores pegou. Também tivemos a época de Ronaldinho Gaúcho, que, por alguns meses enganou a todos com uma suposta volta aos tempos do Barcelona, mas no final voltou a ser o mesmo "pipoqueiro" de sempre, mas o Fla conseguiu a vaga a Libertadores. Assim como o Flu, a grande sensação do final do ano, com Fred voltando a ser o matador de sempre, por pouco o Tricolor não chegou ao título.

O Inter foi o outro a conseguir vaga na Libertadores, muito graças aos gols do titular da Seleção e revelação do ano, Leandro Damião, ou Damigol, que foi o maior goleador da temporada com 41 gols no ano, uma peça preciosa que descobrimos este ano e, particularmente, sou fã dele.

Também tivemos a grande surpresa do Campeonato, o Figueirense, comandado pelo auxiliar de Dunga no Mundial 2010, Jorginho, o Figueira fez um belo futebol com muitas vitórias importantes e bons nomes como Elias, o "Chefão, Júlio César e Wellington Nem. Outra agradável surpresa foi o Atlético-GO, que chegou a Sul-Americana com bons nomes como Anselmo (a torcida do Flamengo tem pesadelos com ele, pois marcou 3 gols na goleada do Dragão que  marcou a primeira derrota flamenguista no Campeonato).

O Campeão Corinthians e o vice Vasco fizeram uma boa disputa até a derradeira rodada. Não eram times com grandes estrelas, mas que foram bem no campeonato inteiro. Cada um com seu mérito e seu estilo de jogo, por ter um elenco um pouco mais qualificado, os paulistas ganharam o pentacampeonato com justiça.

Mas quero falar do Vasco em si, que pra mim, foi o grande vitorioso do ano no futebol brasileiro. Não só pelas conquistas, mas pela redenção e pelas dificuldades passadas. O título inédito da Copa do Brasil fez com que o time cruz-maltino voltasse a ser grande e o vice-campeonato brasileiro e a volta a Libertadores fortaleceram esse sentimento, mesmo com as dificuldades encontradas no percurso. A Maior delas foi a cena mais marcante do campeonato, o técnico Ricardo Gomes teve um AVC (acidente vascular cerebral) dentro de campo e teve que abandonar o comando técnico e o auxiliar Cristóvão Borges assumiu e conduziu o vasco a briga pelo título, um ano maravilhoso para a equipe.

Como mineiro que sou não posso deixar de falar do fiasco do nosso futebol, como disse anteriormente, o futebol mineiro fez um campeonato abaixo da critica, o que envergonhou a torcida. O Cruzeiro, nem de longe lembrou o time que foi chamado de "Barcelona das Américas" e lutou até o jogo de ontem  para fugir de um vexame que seria cair para a Série B. O Galo terminou o ano uma posição na frente dos azuis, mas a goleada no clássico e mais um ano brigando para não cair fizeram que a torcida ficasse com raiva. Já o Coelho voltou para Série B, mas honrou por algumas rodadas o nosso futebol com vitórias sobre os três primeiros colocados. Mas mesmo assim deveu. O futebol mineiro termina o ano sem vagas para competições internacionais.

O Brasileirão foi bom com muitas disputas e bons jogos. Talvez nunca esqueceremos de Santos 4x5 Flamengo, onde tivemos show de Neymar e Ronaldinho Gaúcho. Da última rodada, marcada por clássicos de grande rivalidade, uma decisão acertada da CBF para dar mais emoção ao Campeonato.

Para completarmos a informação. O Joinville se sagrou Campeão da Série C ao empatar com o CRB em um gol.

Mas o Blog não para e os europeus e o Mundial de Clubes tomarão conta deste espaço neste mês de Dezembro.