quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Inter faz história

Share |

Por Leonardo Martins


Foi mais sofrido que todos esperavam, mas o Inter conseguiu o título da Copa Sul-Americana, uma conquista inédita para o futebol brasileiro. O título só veio na prorrogação, após o Estudiantes ter devolvido o placar do jogo de ida no tempo normal e um gol na prorrogação, fazendo delirar os 51 mil colorados que lotaram o estádio.

Com o apoio da torcida, os brasileiros começaram o jogo exercendo uma marcação eficiente e foram para cima dos argentinos. A 1ª chance do jogo veio com D’Alessandro que chutou por cima do gol. Mas depois deste lance, o domínio colorado só era territorial e na posse de bola, não traduzia este domínio em chances de gol. Os argentinos ficavam só marcando e também não criavam chances.

O arbitro uruguaio Jorge Larrionda errou por 2 vezes, uma contra cada time. Ele não marcou pênalti no toque de mão de Alayes no cruzamento de Bolívar e anulou o gol de Boselli, alegando impedimento do atacante argentino.

A partir daí, o Estudiantes equilibrou a partida, mas o Inter teve duas oportunidades para abrir o placar. 1º foi com Nilmar que cabeceou na trave. Depois, após troca de passes do trio de frente, a bola foi tocada para Andrezinho vir de trás e exigir um milagre de Andújar. O 1º tempo terminou e faltava 45 minutos para o título colorado, claro se continuasse o placar do 1º tempo.

O panorama do primeiro tempo não se alterou no inicio do 2º tempo. O Inter continuava dominando a posse de bola. Aos 15 segundos, Nilmar, Andrezinho e Alex tabelaram e Andrezinho tocou ao lado do gol. Mas o Estudiantes precisava mudar o jogo para tentar o título e conseguiu o gol. Aos 20 minutos, Benítez cruzou e Alayes chutou forte. pronto, o clima de drama estava instaurado no Beira-Rio.

Após o gol argentino, o técnico Tite resolveu tirar o craque Alex, que não vinha bem no jogo, para colocar o jovem Taison para tentar o empate. O jovem entrou bem pela direita e fez boas jogadas por aquela parte do campo, mas jogadas não aproveitadas pelos atacantes colorados. Os argentinos também usavam a direita de seu ataque com o apoio do bom lateral Angelleri. O próprio Angelleri assustou os colorados aos 44 minutos, em um chute que passou ao lado, e o jogo foi mesmo para a prorrogação.

Na prorrogação, a torcida colocou a força a mais que o time gaúcho precisava para ganhar o título e o time foi melhor durante o tempo extra. No 1º tempo, Bolívar quase marcou em um chute que exigiu uma defesa fantástica de Andújar. O gol não poderia sair de outra maneira que não fosse sofrido. Aos 8 minutos do segundo tempo da prorrogação, D’Alessandro cobrou escanteio e após uma confusão na área, Nilmar empurrou a bola para dentro. Fazendo o estádio explodir, era o gol do título inédito para o futebol brasileiro. Depois a festa colorada se confirmou e o Estudiantes teve dois jogadores expulsos, mas não manchou o título colorado.

Os colorados se tornaram a única equipe brasileira a conquistar todos os títulos em disputa da área internacional.