domingo, 16 de agosto de 2009

Série C – Jogos de Volta das quartas-de-final

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste domingo foram disputados os jogos de volta das quartas-de-final da Série C e no dia de hoje foram definidos os 4 times que subirão para a série B 2010. Foram 4 jogos por todos os cantos do Brasil, vamos ao resumo deles

América-MG 3x1 Brasil-RS

O Blog Esporte é Vida compareceu ao Estádio Independência para assistir o jogo entre o América e o Brasil. A torcida americana compareceu em peso e empurrou o time desde o primeiro tempo.A pressão da torcida deu certo e o time ganhou por 3 a 1, voltando a Série B após 5 anos na terceirona.

O jogo foi muito amarrado desde o 1° minuto de jogo, o Brasil amarrava o jogo para explorar os contra-ataques, porém esbarrava na defesa consistente do Coelho. Enquanto isso, os mineiros dominavam o jogo, mas tinha dificuldade para furar a marcação. Porém aos 41 minutos, o Independência explodiu. Luciano recebeu lançamento, driblou o goleiro e fez o gol.

O Brasil voltou dominando o jogo na segunda etapa, já que o empate servia a equipe rubro-negra. E quando a zaga americana deu uma brecha, João Rodrigo aproveitou para empatar a partida. A vaga a Série B ficava com o Xavante.

Com a vaga indo embora, a torcida voltou a apoiar o time em campo e se desesperava a cada gol perdido pelo América. Mas o alivio veio aos 23, Irênio cobrou falta na área e Leandro Ferreira apareceu na segunda trave para escorar para o gol. 2 a 1 e festa do Coelho. O terceiro veio logo em seguida. Bruno Mineiro fez boa jogada e tocou na saída do goleiro. 3 a 1 e fatura liquidada. Bruno ainda teve a chance de fazer o 4°, mas acertou a trave. Mas a festa americana da volta foi linda.

Icasa-CE 6x2 Paysandu-PA (Por Matheus Mandy - http://mercadodabolafc.blogspot.com/)

Em partida realizada em Juazeiro do Norte, o Icasa humilhou o Paysandu por 6 a 2 e conseguiu o tão sonhado acesso para a segunda divisão nacional.

A partida começou com entradas violentas de ambas equipes, até que aos 10 minutos, Marciano aproveitou bobeira da zaga paraense e tocou para abrir o placar para o Icasa. Aos 33 minutos, Marcos Vinicius recebeu lançamento e tocou na saída de Rafael Córdova para ampliar. Na saída de bola, Aldivan chutou de primeira passe de Bernardo e diminuiu dando esperança ao torcedor bicolor.

O Paysandu foi para o segundo tempo querendo empatar para conseguir subir de divisão, mas logo aos 6 minutos, Júnior Xuxa passou por toda zaga do Papão e marcou um golaço. Logo depois, Marciano recebeu e chutou no canto de Córdova fazendo 4 a 1 para o Icasa.

Aos 33 minutos, Michel recebeu de Zé Augusto, driblou o goleiro Aloísio e tocou para o gol vazio fazendo 4 a 2. Na saída de bola, Marcos Vinícius aproveitou bobeira do time do Paysandu e fez 5 a 2. Antes do fim, Carlinhos tentou cruzar e encobriu Rafael Córdova para fechar o placar. Icasa 6 a 2.

Como a partida de ida foi 1 a 1, o Icasa conquistou o acesso para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2010.

Caxias-RS 1x1 Guaratinguetá-SP

Em Caxias do Sul, o Caxias precisava vencer por 3 gols de diferença para garantir a vaga a Série B, mas não passou de um empate em um gol e a vaga ficou com o Guaratinguetá. Mesmo com o apoio de 20 mil pessoas, os gaúchos ficaram nervosos em campo e pouco criaram na 1ª etapa. O gol de esperança gaúcha veio aos 18 minutos da segunda etapa com Leandro Diniz, mas ainda faltava um gol para levar aos pênaltis. Porém, o Guará deu o tiro de misericórdia e matou a classificação aos 38 com Edu Pina. A equipe do Vale do Paraíba é mais um representante paulista na Série B.

Rio Branco-AC 2x2 ASA-AL

O jogo mais emocionante desta fase aconteceu no Acre onde o Rio Branco precisava segurar o 0 a 0, mas levou 2 a 2 e a vaga escapou pelo segundo ano seguido. Bom para o ASA que consegue o inédito acesso a Série B.

Os alagoanos conseguiram dizimar a vantagem acreana em 10 minutos. Abriu o placar com Edson, mas a reação dos nortistas não demorou e Ley empatou de pênalti aos 12 minutos. O 1 a 1 deixou o jogo cauteloso já que levava aos pênaltis. Porem, o ASA desempatou com Nena de cabeça. O Rio Branco precisava virar, mas esbarrou nas defesas do goleiro Tuti

As coisas foram facilitadas para o Rio Branco quando Paulão foi expulso no ASA. Aos 28, os acreanos empataram com Hendrick. Com um a mais, a pressão acreana aumentou, mas nem a expulsão de mais um alagoano o Rio Branco conseguiu o gol da vitória que dava a vaga a Série B. festa alagoana no norte do país.

Os vencedores e garantidos na Série B disputam as semifinais nos dois próximos domingos. América x Guaratinguetá e Icasa x ASA.

Em tarde dos goleiros no Olímpico, Victor brilha, Bruno falha e Grêmio goleia

Share |

Por Gabriel Seixas

Em busca de aspirações maiores no Campeonato Brasileiro, Grêmio e Flamengo se enfrentaram no Olímpico para encostar de vez no G-4. Ao contrário do que diz o resultado, o Grêmio não foi extremamente superior ao Flamengo. Pelo contrário, tanto que o goleiro Victor, do tricolor gaúcho, foi o melhor em campo. O resultado fez com que o Grêmio apenas confirmasse a belíssima campanha que faz em casa. Dos 28 pontos conquistados pelo tricolor em todo o campeonato, nada menos que 26 foram diante de sua torcida. Já o Flamengo continua sua campanha irregular no campeonato, agora a 6 pontos de uma vaga na zona da Libertadores.

Muitos desfalques, poucas alternativas

O fato era que ambos os times estavam extremamente desfalcados. De um lado, o Grêmio sem seus principais armadores – Souza e Tcheco -, e sem sua dupla de ataque – Maxi López e Herrera. Sem opção na lateral-direita, Paulo Autuori foi obrigado a promover a estréia no time titular do garoto Mario Fernandes, que desempenhou um papel importante na partida. Já o Flamengo continua sem seus dois alas – Léo Moura e Juan, este que já está fora há um bom tempo -, além das ausências de Kléberson, provavelmente até o fim do ano, e Petkovic. O garoto Lenon começou a partida como titular, e foi o melhor jogador do time rubro-negro no jogo.

Victor é seleção!

O jogo começou bastante corrido, com as duas equipes procurando bastante o gol. O Grêmio era mais presente, aproveitando a habilidade de Douglas Costa, enquanto o Flamengo ameaçava em contra-ataques e por pouco não terminou a primeira etapa com o placar a seu favor. Foram precisos apenas 15 minutos para o placar ser aberto. Mas pelos tricolores. Jadílson cruzou da esquerda e o colombiano Perea, depois de um ano sem marcar, cabeceou pro fundo das redes. A bola passou entre as pernas de Bruno, que iniciava a sua péssima tarde.

Dez minutos depois, veio o empate do Flamengo. Adriano recebeu no meio, e mesmo cercado, deu um lindo passe para Everton na esquerda. O camisa 22 apareceu sozinho e bateu forte para o gol. Victor ainda tocou na bola, mas não evitou o gol de empate do rubro-negro.

Foi o único que o camisa 1 gremista não evitou. A partir daí, começou um festival de defesas sensacionais. A primeira foi aos 35, quando Adriano, cara a cara com o goleiro, bateu no canto esquerdo, mas Victor caiu no canto certo para encaixar a bola. Depois, Adriano funcionou novamente como garçom. Deu um lindo passe para Emerson, que novamente, parou no inspirado Victor.

Avalanche gremista no segundo tempo

No segundo tempo, duas alterações importantes foram realizadas nos dois times: Não tanto a do Grêmio, que colocou o garoto Bruno Collaço no lugar de Jadílson. Mas a entrada de Camacho no lugar de Fierro foi determinante na queda de desempenho do time carioca. A intenção era anular as jogadas de Túlio pela direita, mas o garoto entrou nervoso e não desempenhou aquilo que Andrade esperava. Resultado: Aos 12 minutos, Rever fez fila na defesa rubro-negra, chegou na entrada da área e bateu rasteiro. A bola passou por baixo de Bruno, que engoliu outro frango.

Não era “privilégio” apenas de Bruno desempenhar uma péssima partida. Jogadores importantes, como Emerson e Fierro, foram pouco ativos enquanto permaneceram em campo – no caso de Fierro, saiu no intervalo. Por outro lado, o garoto Lenon foi o único alento do time, demonstrando que tem potencial para substituir Kléberson à altura. Foram diversas roubadas de bola do camisa 33 durante o jogo.

Pelo Grêmio, jogadores importantes como Rever, Douglas Costa e Jonas cresceram na etapa final. Sem contar Victor, que continuou inspirado. O festival de defesas difíceis aumentou, após salvar um chute forte de Adriano, e outro de Emerson.

Porém, aos 35 minutos, o time rubro-negro se desestabilizou. Perea recebeu bom passe na área e foi derrubado por Airton. Pênalti convertido por Jonas, vice-artilheiro do tricolor na competição. Um minuto depois, David derrubou Joilson na área, provocando novo pênalti. Dessa vez, Jonas cobrou no meio do gol, e marcou mais um. Goleada justa no Olímpico. O Flamengo foi melhor no conjunto da obra, mas a objetividade do Grêmio foi determinante para o placar elástico. Já virou rotina: Com o Grêmio no Olímpico, sem chance para o adversário.

Outros jogos

Sport 1x2 São Paulo
Fabiano; Washington e Hugo

Goiás 3x2 Vitória
Júlio César, Felipe Menezes e Fernando; Leandro Domingues e Neto Berola

Fluminense 1x3 Coritiba
Kieza; Marcelinho Paraíba(2) e Marcos Aurélio

Corinthians 2x0 Atlético-MG
Dentinho e Boquita
Atlético-PR 3x0 Barueri
Paulo Baier (2) e Marcinho
Cruzeiro 0x0 Santos
Classificação após 19 Rodadas
1° Palmeiras - 37pts
2° Goiás - 35pts
3° Internacional - 33pts (10V)**
4° São Paulo - 33pts (9V)
5° Atlético-MG - 32pts*
6° Avaí - 30pts
7° Grêmio - 28pts (8V e 11SG)
8° Corinthians - 28pts (8V e 0SG)
9° Barueri - 28pts (7V)
10° Flamengo - 27pts
11° Vitória - 25pts (7V)
12° Santos - 25pts (6V)*
13° Atlético-PR - 24pts
14° Cruzeiro - 21pts*
15° Botafogo - 20pts*
16° Coritiba -19pts
17° Santo André - 18pts (-8SG)
18° Náutico - 18pts (-15SG)
19° Fluminense - 15pts
20° Sport - 13pts
Próxima rodada
19/08 - 19h30
Santos x Grêmio
Botafogo x Santo André
Vitória x Atlético-PR
21h
Barueri x Sport
21h50
São Paulo x Fluminense
Coritiba x Palmeiras
Internacional x Corinthians
20/08 - 21h
Atlético-MG x Avaí
Flamengo x Cruzeiro
Náutico x Goiás

Série B – Resumo da 18ª rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

Ao final da 18ª rodada, poucas mudanças na tabela de classificação. A ponta da tabela continua sendo disputada por Atlético Goianiense e Vasco, e apesar do empate em casa, o Ceará permanece no G-4, ao lado do Guarani, que voltou a embalar. Destaque também para a reabilitação do Campinense, que agora não está tão longe dos outros times em número de pontos, e principalmente a ascensão do São Caetano, que após vencer sete de oito partidas, já figura na 6ª posição. Vamos ao resumo dos jogos:

Paraná 3x0 Vila Nova

Jogando em casa, o Paraná confirmou a boa campanha na Vila Capanema nesta segundona – o que não aconteceu no ano passado, por exemplo. Jogando boa parte da partida com um a mais, o tricolor fez 3 a 0, com Gabriel e duas vezes Rafinha, meio-campo cedido por outro tricolor, o paulista. Com o resultado, o Paraná abriu vantagem de cinco pontos para a zona de rebaixamento, e seis pontos para o G-4, enquanto o Vila segue ameaçado.

Ceará 1x1 Ponte Preta

A torcida do Vozão esperava uma vitória para confirmar a boa fase. Não viu, mas o time permanece no G-4 com a combinação dos resultados. E olha que o time começou atrás no placar, pois Lins marcou para a Macaca. Geraldo, o melhor em campo, empatou o jogo. Apesar da pressão do Ceará, o jogo terminou mesmo empatado. A Ponte aumenta sua série para 4 jogos sem vencer.

Brasiliense 2x1 Bragantino

Nem a qualidade técnica dos times, e muito menos o gramado favoreceu a partida. Melhor para o Brasiliense, que venceu no fim, com gol de Moacri. Abuda havia marcado para o Brasiliense, enquanto Lúcio havia feito para o Bragantino.

Atlético-GO 2x1 Juventude

Em busca de manter a liderança da competição, o Atlético sofreu, mas venceu o Juventude jogando em Goiânia. No primeiro tempo, Mendes marcou para o Juventude, dando um susto nos goianos. Logo depois, Brasão empatou o jogo, com um toque por cima do goleiro. Por fim, Róbston chutou de fora da área, a bola foi desviada e morreu no fundo da rede. Liderança dos goianos, zona de rebaixamento para o Juventude.

Duque de Caxias 2x3 Figueirense

Após amargar uma série de 3 jogos sem vencer, e ver o G-4 se distanciar cada vez mais, o Figueirense voltou a vencer. E fora de casa. Sem o artilheiro Rafael Coelho, o dono do time foi Fernandes, que marcou duas vezes. Talhetti marcou o outro do Figueira, enquanto Silva e Leandro Cruz descontaram para o Duque.

São Caetano 2x0 Fortaleza

Em uma tarde inspirada do artilheiro Washington, o São Caetano venceu o Fortaleza e aumentou a série de vitórias para sete em apenas oito partidas. O atacante ex-Palmeiras marcou os dois gols da vitória, deixando o Azulão a três pontos do G-4, sendo que na próxima rodada, o time tem um confronto direto contra o Figueirense. O Fortaleza vive o drama da zona do rebaixamento, em 17º.

ABC 1x2 Campinense

No jogo dos desesperados, aconteceu o inesperado. O Campinense venceu, e fora de casa – pela primeira vez no campeonato. Buick, de falta, abriu o placar para os paraibanos. Bruno Barros empatou a partida, mas Edmundo, de cabeça, garantiu a vitória do Campinense. Os dois times permanecem nas duas últimas posições, se candidatando firmemente a uma das vagas na próxima Série C.

Guarani 2x1 Bahia

Em um jogo repleto de polêmica – dois pênaltis e três expulsões -, o Guarani finalmente voltou a embalar. Com a vitória, o Bugre permanece em terceiro, agora com cinco pontos de vantagem sobre o 5º colocado, Figueirense. Ricardo Xavier, de pênalti, marcou o primeiro para o Guarani. Fabinho, numa cobrança de falta direta para o gol, aumentou a vantagem. Nádson descontou para os baianos, que ainda tiveram Leandro expulso em outro pênalti para o Bugre, novamente batido por Ricardo Xavier, dessa vez desperdiçado. Depois, Adriano Gabiru e Ricardo Xavier ainda foram expulsos, nada que comprometesse a vitória bugrina.

Portuguesa 1x3 Vasco

Num jogo que parecia praticamente definido, com a Portuguesa abrindo o placar e dominando o jogo, Dorival Júnior mexeu, o Vasco reagiu e venceu a partida, continuando na cola do Atlético/GO em busca da liderança. A Lusa começou na frente com um gol de Dinei. Então, Dorival Júnior, no intervalo, sacou Nilton e colocou Adriano. O suficiente para colocar fogo no jogo. Nos primeiros minutos da segunda etapa, Gian aproveitou cobrança de falta de Carlos Alberto e empatou. Adriano virou o jogo, e pouco depois, Ygor deixou a Lusa com dez, após falta dura em Alex Teixeira. Mas logo o número de jogadores de cada equipe igualou novamente, pois Ernani foi expulso pelo Vasco. Quando Thiago Gomes já havia sido expulso pela Lusa, Preto cometeu pênalti e deixou a Lusa com oito jogadores em campo. Elton converteu o pênalti, no ângulo, e manteve o Vasco empatado em número de pontos com o Atlético na liderança. A Lusa continua fora do G-4, e agora com um clima interno cada vez mais tenso. Missão dura para René Simões.

Ipatinga 2x2 América-RN

No Ipatingão, o jogo estava praticamente decidido, mas como de praxe nessa rodada, o resultado foi mesmo decidido no fim. O Ipatinga começou na frente, com gol de Marcelo Moscatelli. No segundo tempo, o time de Natal reagiu e virou com gols de Rafael e Guaru. Mas, aos 44 do segundo tempo, Thiago Mathias desviou de cabeça e empatou para o Tigre. As duas equipes continuam no meio da tabela, perto da zona do rebaixamento.

Classificação:

1º Atlético/GO – 36 (11 vitórias)
2º Vasco – 36 (10 vitórias)
3º Guarani - 34
4º Ceará - 30
5º Figueirense - 29
6º São Caetano – 27 (8 vitórias, saldo 9)
7º Portuguesa – 27 (8 vitórias, saldo 1)
8º Ponte Preta – 27 (7 vitórias)
9º Brasiliense – 26 (8 vitórias)
10º Bragantino – 26 (7 vitórias)
11º Paraná – 24 (7 vitórias)
12º Ipatinga – 24 (6 vitórias)
13º América-RN – 23 (7 vitórias)
14º Duque de Caxias – 23 (6 vitórias)
15º Vila Nova - 22
16º Bahia - 21
17º Fortaleza – 19 (saldo -5, 28 gols marcados)
18º Juventude – 19 (saldo -5, 22 gols marcados)
19º ABC - 15
20º Campinense - 13

Palmeiras tropeça diante do Botafogo

Share |

Por Leonardo Martins

Abrindo a última rodada do turno do Campeonato Brasileiro, o Líder Palmeiras recebeu o renovado Botafogo com um grande publico no Palestra Itália Assim como no jogo contra o Grêmio, o Palmeiras conseguiu apenas um empate sem graça em um gol, frustrando, novamente, a torcida.

Diante dos machucados Obina e Edmilson, o Palmeiras só contou com a volta de Armero, no restante, foi a equipe que empatou com o Galo no Mineirão. O Botafogo contou com a estréia do técnico Estevam Soares, mas em sua primeira partida a frente dos cariocas, o treinador contou com vários desfalques.

Empurrado por 25 mil pessoas, o Palmeiras iniciou o jogo em cima do Bota, mas encontrou a forte marcação carioca com 6 jogadores no meio e apenas André Lima na frente. Além disto, os meias Diego Souza e Cleiton Xavier estavam em uma noite não inspirada. Mesmo sem inspiração, Cleiton Xavier criou perigo ao acertar a trave em cobrança de falta, aos 16.

O Botafogo esperava contar com algum erro palmeirense para levar perigo ao gol de Marcos, por isso marcava bem e cavava faltas próximas a área, principal jogada de ataque dos alvinegros. Usando essas duas coisas, erro e falta próxima a área palmeirense, que a equipe da estrela solitária achou o gol de abertura do placar. Aos 23, Lúcio Flávio cobrou falta para a área, a zaga palmeirense cortou mal a bola e ela sobrou para André Lima completar para o gol. 1 a 0 Bota.

Depois do gol botafoguense, a pressão palmeirense e a marcação carioca aumentaram, o Palmeiras seguia atacando desorganizado. Diante disto, só a bola parada era o caminho para o empate e ele veio aos 32. Cleiton Xavier cruzou para área e Danilo subiu mais alto que a zaga visitante para testar para o gol. 1 a 1 e explosão no Palestra. Antes do gol, Lúcio Flávio foi derrubado por Pierre na área, mas o juiz ignorou. O restante do tempo na 1ª etapa, as duas equipes tentaram o gol, mas foram vencidas pela marcação.

Na segunda etapa, o Botafogo assustou primeiro por duas vezes, na primeira, André Lima exigiu milagre de Marcos. No escanteio foi a vez de Fahel errar o chute. O Palmeiras respondeu com Armero que desceu pela esquerda e chutou para a defesa de Flávio.

O Palmeiras encaixava bons contra-ataques armados por Souza. Como aos 9, o ruivo achou Diego Souza que apareceu livre na cara do gol, mas se atrapalhou na hora de driblar o goleiro, levando a torcida palmeirense ao desespero. Depois desse lance, o jogo caiu um pouco e Muricy Ramalho resolveu colocar mais um atacante, promoveu a estréia de Robert no lugar de Sandro Silva.

Mas o novato mostrou total falta de ritmo e pouco acrescentou no campo. Quem assustou foi Ortigoza, o paraguaio entrou livre pela direita e chutou em cima de Flávio. A esta altura o Palmeiras já entrava em desespero, o atacante deu lugar a Daniel Lovinho, mas a marcação alvinegra continuava dando conta do recado e segurando o empate, que foi considerado péssimo para os paulistas.

Outros jogos de ontem

Avaí 2x1 Náutico
Eltinho e Marquinhos; Emerson(contra)

Santo André 0x2 Internacional
Taison e Alecsandro