domingo, 22 de agosto de 2010

Cruzeiro perde para o Vitória

Share |

Por Leonardo Martins


O Cruzeiro desperdiçou mais uma chance de entrar no G-4 e pior, saiu derrotado em Ipatinga para o Vitória. Foi um jogo fraco em que os erros azuis falaram mais alto, a vitória baiana por 1 a 0 fez justiça aos acertos da equipe.

O time azul tinha a estreia de Jones e no Vitória, Júnior voltou a equipe no lugar de Schwenk. Jogando em casa, era natural que o time mineiro tomasse a iniciativa de jogo, mas esbarrou nos seus próprios erros, principalmente, de passes, que atrapalhava a armação de jogadas. Montillo tentava alguma boa jogada, mas os atacantes eram vencidos pela zaga baiana.

Jones tentou tabelar com Montilo e acertou um chute que levou perigo, mas o Cruzeiro esbarrava, também, na marcação. A equipe baiana se aproveitava dos erros da defensiva cruzeirense e quase marcou por duas vezes, mas Ricardo Conceição e Henrique tiveram incompetência em suas finalizações.

Outra chance azul, Thiago Ribeiro cruzou e Wellington Paulista cabeceou para a defesa de Viáfara. Resposta baiana veio em um chute de Eduardo que exigiu boa defesa de Fábio. Mas o 1º tempo terminou sem gols.

No segundo tempo, Roger entrou no lugar de Jones e, num primeiro momento, o time cresceu em campo e teve chances de marcar com Wellington Paulista e Thiago Ribeiro, mas deu o campo defensivo aberto ao Vitória e o time baiano não perdoou. Aos 10, Júnior driblou Edcarlos e mandou a bomba no canto para abrir o placar. 1 a 0.

A Raposa sentiu o gol e parou de atacar, o que irritava a torcida no estádio, e viu o Leão quase marcar, mas, novamente, esbarrou na má pontaria de seus atacantes, Júnior e Henrique.

Cuca mexeu no time azul mais uma vez, Caçapa e Wallyson, outro estreante da noite, entraram nos lugares dos laterais Diego Renan e Rômulo. Wallyson quase empatou em um chute que o goleiro rubro-negro defendeu e no rebote, Wellington Paulista desperdiçou ao chutar para cima.

A situação se complicou mais ainda quando Júnior, que ia ser substituído, caiu no gramado e revoltou os jogadores azuis, principalmente, Thiago Ribeiro que tomou dois cartões amarelos segudos e foi expulso. Expulsão também no Vitória, Anderson Martins que agrediu Wellington Paulista, mas não deu tempo para um melhor resultado azul e a vitória ficou mesmo com os baianos.



Agora, o Cruzeiro volta suas atenções para o difícil duelo contra o vice-líder Corinthians, quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia. Já o Vitória recebe o Guarani, na quinta-feira, às 21h (de Brasília) no Barradão.

Santos vence o Galo

Share |
Por Leonardo Martins

Os meninos da Vila reencontraram o Atlético-MG e Luxemburgo na Vila Belmiro após três meses dos jogos da Copa do Brasil. Como na outra competição, o Peixe venceu tranqüilamente por 2 a 0 e subiu na tabela.

O Peixe, revigorado pelo fico de Neymar, entrou em campo com Bruno Aguiar e Danilo nos lugares dos suspensos Edu Dracena e Marquinhos e com o estreante Keirrison no banco. No Galo, duas estréias. Rever como titular e Mendez no banco.

Atuando em casa e mais entrosado, o Santos começou em cima do Galo e a dupla da Seleção, Ganso e Neymar, querendo jogo como aos 10 minutos quando o Capitão santista cruzou e Marcel exigiu boa defesa de Aranha. Tardelli, muito isolado na frente, tentou e exigiu boa defesa de Rafael.

O Galo se mantinha acuado e pouco atacava, mas tinha uma marcação eficiente que anulava as jogadas santistas, por isso o jogo foi sem graça e sem emoções. Só Neto Berola que recebeu bom passe de Tardelli e tocou, mas Rafael fez grande defesa e salvou o Santos. Mas o segundo tempo guardava grandes emoções.

Na volta do intervalo, Dorival fez a estreia de Keirrison no lugar de Marcel, mas quem brilhava era o garoto de 45 milhões de Euros, Neymar, que desconsertava a defesa mineira com seus dribles e jogadas. Aos 10, Zezinho cruzou e a bola bateu no braço de Werley e o juiz marcou, erradamente, o pênalti. Na cobrança, o camisa 11 bateu forte e fez o gol. 1 a 0.

O Alvinegro mineiro fez a estreia do equatoriano Mendez no lugar de Serginho, além disto, Obina entrou no lugar de Neto Berola e as alterações melhoraram o jogo. Mendez cruzou e Lima exigiu nova grande defesa do goleiro santista. Diego Souza tentou de bicicleta, mas Pará salvou o gol.

Aí apareceu a estrela de Neymar, o camisa 11 meteu linda bola para o ex-americano Danilo tocar na saída de Aranha e marcar o segundo gol. Keirrison estava fora de ritmo de jogo e pouco fez no jogo. Assim como Mendez, já Rever entrou bem no jogo. Mas a vitória ficou com o Santos mesmo e o Galo continua na incomoda Zona de Rebaixamento.

Na próxima rodada, o Galo vai ao Rio enfrentar o Flamengo e o Santos vai ao Olímpico medir forças com o Grêmio.
Curtinhas

- Guarani e Palmeiras se enfrentaram em Campinas, mas realizaram um jogo fraco e sem emoções. Resultado disto, um empate sem gols que foi lamentado por ambas equipes. O jogo marcou a reestréia de Valdívia ao time palmeirense.

- O Campeão da Libertadores, o Internacional, voltou a campo neste domingo com a equipe reserva ao enfrentar o lanterna Atlético-GO e não passou de um empate em um gol. Vitor Ferraz abriu o placar para o Dragão, mas Leandro Damião empatou o jogo para os Colorados.

- Em Curitiba, o Atlético-PR saiu da zona de rebaixamento ao derrotar o Flamengo por 1 a 0. O Flamengo desperdiçou uma boa chance de encostar no G-4. O zagueiro Manoel fez o gol de cabeça.

Série B – 15ª rodada

Share |

Por Leonardo Martins


A Série B chegou a 15ª rodada nesta semana e foi a rodada das zebras e placares ilógicos. Mantendo a boa média de gols, a rodada foi cheia de gols e algumas goleadas. Vamos a um resumo.

Abrindo os placares ilógicos, vamos ao líder Coritiba, que foi a Ipatinga e foi surrado pelo rebaixável Ipatinga por 5 a 1. A sorte do Coxa que os outros postulantes a liderança também vacilaram. O Figueirense esteve com a liderança nas mãos por duas vezes, mas o Duque de Caxias empatou por 2 a 2. O São Caetano foi goleado pelo Sport por 4 a 1, mas continua no G-4. Quem saiu foi o Náutico, que foi derrotado pelo Icasa por 3 a 1, mesmo placar da vitória do novo integrante, América-MG, que foi ao Vale do Paraíba e venceu o Guaratinguetá, com direito a três gols do veterano Fábio Júnior.

Vitórias surpreendentes de América-RN sobre o Paraná em Curitiba e da Ponte Preta em São Paulo sobre a Portuguesa, ambas por 1 a 0. O Asa venceu o lanterna Vila Nova por 3 a 2 e subiu na tabela. Para finalizar, empate entre Bahia e Brasiliense por 1 a 1 que atrapalhou ambas equipes.

Classificação

1° Coritiba – 30
2° Figueirense – 28
3° América-MG, São Caetano e Náutico – 27
6° Portuguesa e Ponte Preta – 26
8° Bahia – 24
9° ASA e Guaratinguetá – 22
11° Icasa – 20
12° Paraná, Sport e Brasiliense – 19
15° Bragantino – 17
16° Duque de Caxias – 16
17° Santo André – 15
18° Ipatinga e América-RN – 12
20° Vila Nova – 7

Abaixo das expectativas

Share |

Por Gabriel Seixas


Botafogo e Avaí tinham tudo pra protagonizar um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro. Tal expectativa se justificava pelo fato de serem dois times que figuram no G-4, tem os melhores ataques do campeonato (25 gols marcados), vivem ótimo momento e são bem dirigidos. Ficou só na expectativa. Ao menos quem esteve no Engenhão fez a festa, pois mesmo jogando mal, o Fogão venceu por 1 a 0 e termina a rodada em terceiro lugar independente de qualquer resultado.

Dentre os jogos que vem marcando a surpreendente reação dos cariocas na Série A, este talvez tenha sido o de menos brilho. O Engenhão estava lotado, os resultados anteriores eram excelentes, mas o time não acompanhou o embalo. Mesmo com quatro jogadores de características ofensivas (Renato Cajá, Maicosuel, Jóbson e Herrera), os alvinegros limitaram-se a alçar bolas na área, mas sentiram a falta de um centroavante de ofício.

De tanto insistir no chuveirinho, a tática deu certo. Coube a Fabio Ferreira fazer excepcionalmente o papel de “zagueiro-artilheiro”, que é constantemente exercido pelo seu companheiro Antônio Carlos. Fabio aproveitou cobrança de falta milimétrica de Maicosuel e testou no cantinho, sem chances para Renan.x

No mais, um primeiro tempo sonolento marcado pelos passes errados e pelo excesso de faltas cometidas. O Avaí sentia os nove desfalques, e só ganhou um alento quando o veterano Sávio entrou no intervalo. Mesmo longe de sua forma física ideal, voltando de contusão, o atacante de 36 anos mostrou porque se sobressai aos seus companheiros na parte técnica, jogando com bastante eficiência.

Antônio Lopes tem o elenco nas mãos. Mesmo sem vários titulares, montou um time competitivo e que por pouco não tirou a vitória dos mandantes. Os jogadores não eram os mesmos, mas o espírito sim. O zagueiro Gabriel teve a melhor chance do empate, mas Jefferson fez grande defesa. Por sinal, o duelo também marcou o confronto de dois goleiros convocados para a seleção brasileira na primeira lista de Mano Menezes: Jefferson e Renan.

Se por um lado fez a lição de casa, por outro o Botafogo causou excessiva aflição para derrotar os reservas do Avaí. Com o retorno gradativo de Loco Abreu ao time titular, Herrera, que não vem fazendo boas partidas, deve perder espaço no time. A briga de Renato Cajá e Lúcio Flávio no meio-campo também deve ganhar alguns capítulos. Do meio pra frente, Joel Santana possui um dos melhores times do Brasil nas mãos.

O Avaí não deixa pra menos. Entretanto, com a oportunidade de seguir em frente na Copa Sul-Americana, pode deixar o Brasileirão em segundo plano. Nenhum avaiano quer jogar a for a a oportunidade não só de disputar uma competição internacional, quanto a de conquistar uma vaga na Libertadores.
Curtinha

- O Goiás continua numa crise dentro do Brasileirão, neste sábado, a Equipe Esmeraldina perdeu para o Prudente por 2 a 1 em casa e viu a vice-lanterna cair em suas mãos. Wanderley abriu o placar para os visitantes, Everton Santos empatou, mas Anderson Luis fez o gol da vitória do Prudente. O Goiás ainda teve a chance de empatar, mas Romerito desperdiçou a penalidade defendida por Giovanni.