domingo, 22 de agosto de 2010

Abaixo das expectativas

Share |

Por Gabriel Seixas


Botafogo e Avaí tinham tudo pra protagonizar um dos melhores jogos do Campeonato Brasileiro. Tal expectativa se justificava pelo fato de serem dois times que figuram no G-4, tem os melhores ataques do campeonato (25 gols marcados), vivem ótimo momento e são bem dirigidos. Ficou só na expectativa. Ao menos quem esteve no Engenhão fez a festa, pois mesmo jogando mal, o Fogão venceu por 1 a 0 e termina a rodada em terceiro lugar independente de qualquer resultado.

Dentre os jogos que vem marcando a surpreendente reação dos cariocas na Série A, este talvez tenha sido o de menos brilho. O Engenhão estava lotado, os resultados anteriores eram excelentes, mas o time não acompanhou o embalo. Mesmo com quatro jogadores de características ofensivas (Renato Cajá, Maicosuel, Jóbson e Herrera), os alvinegros limitaram-se a alçar bolas na área, mas sentiram a falta de um centroavante de ofício.

De tanto insistir no chuveirinho, a tática deu certo. Coube a Fabio Ferreira fazer excepcionalmente o papel de “zagueiro-artilheiro”, que é constantemente exercido pelo seu companheiro Antônio Carlos. Fabio aproveitou cobrança de falta milimétrica de Maicosuel e testou no cantinho, sem chances para Renan.x

No mais, um primeiro tempo sonolento marcado pelos passes errados e pelo excesso de faltas cometidas. O Avaí sentia os nove desfalques, e só ganhou um alento quando o veterano Sávio entrou no intervalo. Mesmo longe de sua forma física ideal, voltando de contusão, o atacante de 36 anos mostrou porque se sobressai aos seus companheiros na parte técnica, jogando com bastante eficiência.

Antônio Lopes tem o elenco nas mãos. Mesmo sem vários titulares, montou um time competitivo e que por pouco não tirou a vitória dos mandantes. Os jogadores não eram os mesmos, mas o espírito sim. O zagueiro Gabriel teve a melhor chance do empate, mas Jefferson fez grande defesa. Por sinal, o duelo também marcou o confronto de dois goleiros convocados para a seleção brasileira na primeira lista de Mano Menezes: Jefferson e Renan.

Se por um lado fez a lição de casa, por outro o Botafogo causou excessiva aflição para derrotar os reservas do Avaí. Com o retorno gradativo de Loco Abreu ao time titular, Herrera, que não vem fazendo boas partidas, deve perder espaço no time. A briga de Renato Cajá e Lúcio Flávio no meio-campo também deve ganhar alguns capítulos. Do meio pra frente, Joel Santana possui um dos melhores times do Brasil nas mãos.

O Avaí não deixa pra menos. Entretanto, com a oportunidade de seguir em frente na Copa Sul-Americana, pode deixar o Brasileirão em segundo plano. Nenhum avaiano quer jogar a for a a oportunidade não só de disputar uma competição internacional, quanto a de conquistar uma vaga na Libertadores.
Curtinha

- O Goiás continua numa crise dentro do Brasileirão, neste sábado, a Equipe Esmeraldina perdeu para o Prudente por 2 a 1 em casa e viu a vice-lanterna cair em suas mãos. Wanderley abriu o placar para os visitantes, Everton Santos empatou, mas Anderson Luis fez o gol da vitória do Prudente. O Goiás ainda teve a chance de empatar, mas Romerito desperdiçou a penalidade defendida por Giovanni.

Nenhum comentário: