quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Goiás eficiente

Share |
Por Leonardo Martins

O Goiás, rebaixado a segunda divisão do Brasileirão, teve uma noite inédita no Serra Dourada, é que a equipe esmeraldina estreou em finais internacionais diante do Independiente da Argentina pela Sul-Americana. Com um show de eficiência e da torcida, o Verde venceu bem os argentinos por 2 a 0 e abriu boa vantagem para o título.

O Serra Dourada estava lotado como poucas vezes se viu na história recente. Tudo conspirava a favor dos goianos, para converter isto em gol, o técnico goiano escalou a mesma equipe que surpreendeu o Palmeiras na semana passada, com 3 zagueiros e apostando no faro de gol de Rafael Moura. O mesmo esquema foi repetido pelo técnico argentino do Independiente.

Quando a bola rolou, o que se viu foi um Goiás guerreiro e dominando as ações da partida, contando também com a fraca atuação da defensiva argentina, os dois gols saíram com facilidade. Aos 14, após dividida de Douglas e Tuzzio, a bola sobrou nos pés do artilheiro Rafael “He-Man” Moura completar para o gol. 7 minutos depois, nova bobeada da zaga argentina e a bola sobrou para Otacílio Neto estufar para o fundo das redes.

Os argentinos só chegavam através de bolas paradas alçadas na área goiana, isto mostra a eficiência da marcação do Goiás, que não dava espaços aos argentinos. Quando falhava, estava o experiente e ídolo da torcida, o goleiro Harlei, para salvar a meta.

No segundo tempo, o panorama do jogo se alterou um pouco com o Independiente indo mais para o ataque com algumas alterações, mas o time goiano estava bem na marcação e dava poucas chances aos hermanos. No ataque, as chances goianos também eram escassas.

As coisas pareciam ser mais fáceis quando Silveira deu uma cotovelada em Rafael Moura e foi expulso, mas os gritos de “mais um” que vinham da arquibancada, não foram atendidos mesmo com as entradas de Felipe e Everton Santos, que deixaram o time ofensivo.

Mas nada que atrapalhasse a noite mágica que viveu o Serra Dourada e o time está próximo de uma inusitada vaga na Libertadores. Basta segurar o time argentino na partida de volta em Avellaneda, na semana que vem. E enquanto isto, botafoguenses e gremistas estão secando o time goiano por causa da libertadores.