sábado, 1 de março de 2008

Cruzeiro vence e assume a liderança

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde deste sábado, em Ipatinga, Cruzeiro e Social fizeram jogo válido pela 6ª rodada do Campeonato Mineiro. Em um jogo fraco tecnicamente, a Raposa conseguiu vencer de virada por 2 a 1 e mantém os 100% de aproveitamento no campeonato.

O Cruzeiro entrou em campo sem vários titulares, que foram poupados para a partida de 3ª feira pela Libertadores, dentre os que entraram foi interessante a estréia do garoto Zé Eduardo, de 16 anos, que mostrou muita personalidade como volante. O jogo começou fraco, com as duas equipes com pouca criatividade e pouco indo ao ataque. A primeira chance foi da equipe da equipe da capital, aos 11 minutos, Ronaldo saiu aos pés de Marcinho para evitar o gol da Raposa. O Saci logo respondeu, Eleilsson chutou para a firme defesa de Fábio. O jogo continuava morno, o Social impunha uma marcação eficiente que anulava as jogadas cruzeirenses. O Cruzeiro, por sua vez, se mostrava uma equipe muito desentrosada, com vários erros de passe que o atrapalhavam em campo.

Aos 28 minutos, os mandantes abriram o placar, em uma cobrança de falta, Neguinho cruzou na medida para o zagueiro René subir mais alto que a zaga cruzeirense e mandar de cabeça para os fundos da rede. O gol melhorou um pouco o jogo, o Social se fechou mais ainda e o Cruzeiro foi a frente para buscar o empate. Aos 32, Leandro Domingues exigiu ótima defesa de Ronaldo. Mas 8 minutos mais tarde, o Cruzeiro empatou, após bela troca de passes do ataque cruzeirense, a bola sobrou para Marcinho chutar na saída de Ronaldo. O jogo terminou empatado em um gol no final da etapa.

Na volta do intervalo, o Cruzeiro desfez o trio de zagueiros ao tirar Léo Fortunato e colocar Marquinhos Paraná. Com essa modificação, o meio ficou mais ativo e o Cruzeiro melhorou no jogo. O Social continuava atrás, esperando o Cruzeiro no seu campo. Aos 10 minutos, a 1ª chance de virada do time azul aconteceu, Marcinho chutou para a defesa de Ronaldo (que minutos mais tarde saiu machucado). O Saci cansou e vários jogadores pediram atendimento médico. O Cruzeiro colocou mais dois titulares em campo, Charles e Marcelo Moreno, essas substituições fizeram com que o time azul ficasse mais ofensivo em campo e buscando o gol, mas os erros de passe o atrapalhavam em campo. O gol da virada saiu no final, aos 38 minutos, o garoto Zé Eduardo foi a linha de fundo e cruzou rasteiro para o zagueiro Thiago Martinelli, como um centroavante, empurrar para o fundo das redes. 2 a 1 Cruzeiro. No lance seguinte, o juiz deixou de marcar pênalti claro de Marcelo Moreno em Neguinho, lance que revoltou o técnico do Social, José Ângelo, que acabara expulso minutos mais tarde. Mas a vitória ficou com a equipe azul.

O Cruzeiro assumiu a liderança, pelo menos até amanhã quando o Tupi joga e poderá ultrapassar, com 15 pontos e na próxima rodada faz o clássico contra o Atlético no Mineirão. Porém, as atenções azuis se voltam primeiramente para o jogo desta 3ª feira, contra o Caracas pela Libertadores, também no Mineirão. O Social ficou nos 6 pontos e na 8ª posição, na próxima rodada, Saci vai a Juiz de Fora jogar contra o Tupi.

Fla vence no sufoco os peruanos

Share |

Por Leonardo Martins


Em sua 1ª partida no Maracanã pela Libertadores, o Flamengo recebeu o Cienciano do Peru, na última quarta-feira. O Flamengo jogou mal o tempo inteiro, mas conseguiu uma boa vitória por 2 a 1, assumindo a liderança do grupo 4 da Libertadores.

O Flamengo entrou em campo ainda com ecos da decisão da Taça Guanabara. A torcida saudou os jogadores aos gritos de bicampeão. A queixa do Botafogo contra a arbitragem também foi ironizada, aos gritos de "chora o presidente, chora o time todo e chora o torcedor". Quando a bola rolou, o time rubro-negro pressionou, mas centralizou as jogadas e facilitou a marcação adversária. Apenas aos 22 minutos, Kleberson lançou e Leo Moura chutou nas pernas de Flores. Na cobrança de escanteio, novamente as pernas do goleiro do Cienciano impediram o primeiro gol, desta vez em cabeçada de Kleberson. Na primeira vez que foi à frente, aos 27 minutos, o Cienciano só não abriu o placar porque Bruno fez uma defesa excepcional. Chiroque chutou rasteiro e o goleiro flamenguista se esticou para salvar.

A torcida começou a se irritar com a demora dos peruanos. Até que Ibson, aos 36 minutos, vacilou e perdeu gol feito. Mas no momento seguinte, Toró passou e Souza bateu forte e no alto para abrir o placar. Na comemoração, novamente uma menção à Taça Guanabara. O atacante colocou a mão no rosto como se estivesse chorando, referindo-se às lágrimas coletivas no vestiário do Botafogo. Depois de abrir o placar, o Flamengo relaxou e tomou o gol de empate aos 46 minutos. Bruno saiu mal e Vassallo, de cabeça, o encobriu. O goleiro, que antes do início do jogo ficou irado porque foi obrigado a mudar o uniforme, coçou a cabeça, reconhecendo o erro.

No início do segundo tempo, aos dois minutos, Toró entrou cara a cara e quase marcou. No contragolpe, García arrematou e Bruno defendeu, salvando o Fla. A partida ficou aberta e aos seis minutos, Juan cruzou e Diego Tardelli acertou o pé da trave. A pressão dos cariocas continuou por cima, por baixo. Mas nada de alguém vencer Flores. Aos 25 minutos, um erro do trio de arbitragem beneficiou o Flamengo. Vassallo, em posição legal, marcou o segundo gol dos peruanos, mas o auxiliar equivocadamente marcou impedimento, prejudicando o Cienciano. Jogadores do Flamengo comemoram gol de Marcinho no fim do jogo no Maracanã.

Nos 15 minutos finais, pressentindo que precisava ajudar, a torcida rubro-negra acordou. Logo depois, aos 34 minutos, um zagueiro do Cienciano colocou a mão na bola dentro da área, mas o árbitro ignorou o pênalti. Aos 37 minutos, Obina cabeceou rente à trave. Pressão total do Rubro-Negro. Aos 42 minutos, Chiroque, que derrotou Leo Moura no duelo particular, chutou e Bruno espalmou. No contra-ataque, Jônatas deu lindo passe, Obina dominou mal, Marcinho aproveitou a sobra e fez o gol da sofrida vitória. O detalhe polêmico da jogada é que ao dominar, o meia rubro-negro tocou com a mão esquerda na bola, mas como nem o bandeira nem o árbitro marcaram, Marcinho correu para a galera: 2 a 1 Fla.

O resultado deixou o Flamengo na liderança do Grupo 4 da Libertadores com 4 pontos, o time flamenguista vai ao Uruguai na próxima partida pela competição sulamericana enfrentar o Nacional.