segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Show do Brasileirão – 31/10

Share |

Série A

Pela elite do Brasileirão, Corinthians e Vasco se alternam na liderança a cada rodada. O time paulista voltou a liderança empatado com o carioca. Mas o jogo contra o Avaí no Pacaembu não foi fácil pois o Timão jogou mal o primeiro tempo e tomou o gol, no segundo tempo, a virada veio e a volta a liderança com a vitória por 2 a 1. Para isto, o Corinthians teve a ajuda do São Paulo.Os catarinenses já estão com um pé na série B.

A ajuda do rival veio em um lotado São Januário, animado com a vitória de 8 a 3 na Sul-Americana, o Vasco parou no goleiro Dênis, o substituto do ídolo Rogério Ceni, que foi o maior responsavel pelo empate sem gols no Rio com defesas dificeis. O empate distanciou o Tricolor da ponta da tabela, mas o aproximou da zona da Libertadores.

Também no Rio, mas no sábado, outro que curtiu o tropeço do Vasco foi o Botafogo, que recebeu o desesperado Cruzeiro e dominou as ações. A vitória por 1 a 0 com mais um gol de Loco Abreu recoloca o Fogão na briga pelo título após duas derrotas. Já o Cruzeiro realizou uma péssima partida e só não entrou na Zona Vermelha graças ao outro carioca que voltou a brigar pelo título.

Este carioca é o Fluminense, que foi ao animado e lotado Presidente Vargas, em Fortaleza, enfrentar o desesperado Ceará. O Vovô saiu na frente, mas a tranquilidade e a melhor qualidade do tricolor fizeram com que a virada viesse por 2 a 1 e a quarta posição já é uma realidade. Já os cearenses continuam mais uma rodada no Z-4 e veem a situação se complicar.

O jogo mais aguardado da rodada foi no Estádio Olímpico. O grande ingrediente do jogo era o retorno de Ronaldinho ao Estádio onde ele surgiu após a fracassada tentativa do Grêmio em tê-lo de volta no inicio do ano. O jogo era de alto risco pois a torcida gremista prometia atos hostis contra o jogador do Flamengo, mas, por sorte, só ficou em xingamentos e zoações.

Fora isto, o jogo cumpriu as expectativas e foi o melhor da rodada. O dono da expectativa pouco fez e quase não foi visto em campo, a exceção das reclamações e de uma bola na trave no inicio de jogo. Mas o Flamengo foi o dono do primeiro tempo e fez dois gols, mas o gol de André Lima no fim da etapa trouxe um alento de virada para os gaúchos no segundo tempo. E foi isto que aconteceu, melhor na segunda etapa, o Tricolor fez 3 gols e o placar final foi 4 a 2, uma virada com cara de Grêmio e a torcida se vingou de Ronaldinho. A vitória em si não representou muita coisa na classificação gremista já que o time se encontra distante do G-5 e, também, do Z-4. Já o rubro-negro vê a sua vaga na Libeertadores ameaçada com as chegadas dos concorrentes.

Um deles é o rival gremista, o Inter, que foi a Goiânia e realizou um jogo equilibrado com o Atlético-GO, mas saiu com a vitória pelo placar mínimo e encostou de vez no G-5 que vai a Libertadores com a ajuda de seu arquirrival. Já o Dragão só cumprirá tabela nas últimas rodadas, já que está garantido na Sul-Americana.

Outro que está na briga pela Libertadores é a surpresa da competição, o Figueirense. Nesta rodada, os catarinenses suaram para vencer o Bahia por 2 a 1 de virada e em tarde inspirada de Fernandes, que marcou dois gols. O Figueira está a dois pontos do Flamengo, que abre a zona da Competição continental. Já o Bahia continua com 36 pontos e só não fica mais apertado porque os concorrentes pelo rebaixamento também não vencem.

O destaque da rodada foi o craque Neymar. O titular da Seleção só não fez chover no jogo contra o desesperado Atlético-PR. Fez gols, dribles, enfim, foi uma das melhores atuações de um jogador no Brasileirão neste ano. O Santista fez os quatro gols da vitória sobre o Furacão por 4 a 1 e afastou, de vez, o perigo do rebaixamento. Perigo que os paranaenses sentem, pois continua mais uma rodada no Z-4.

O outro paranaense do Campeonato não teve dificuldades para derrotar o América por 3 a 1, de virada. O Coelho está virtualmente rebaixado com a derrota, já o Coxa também só cumprirá tabela até o fim do Campeonato.

O Grande vencedor da rodada foi o Atlético-MG. Com as derrotas dos concorrentes ao rebaixamento, o Galo subiu na tabela com a vitória em casa sobre o desinteressado Palmeiras por 2 a 1 e com direito a uma Arena do Jacaré lotada. O alvinegro já está, inclusive, na zona da Sul-Americana e se distanciou do Z-4. O Atlético jogou bem e deu alívio para a torcida em Sete Lagoas. Já o Palmeiras é outro time que só cumprirá tabela até o fim do Campeonato.

Série B

Confronto de líderes na Série B, a líder Portuguesa continua sensacional no Campeonato e derrotou a vice-líder, Portuguesa, por 2 a 1. A Lusa pode conquistar o título nesta terça-feira onde teremos rodada cheia. Já a Macaca, mesmo com a derrota, segue firme para conseguir o acesso a elite. Quem também está próximo do acesso é o Náutico que venceu o clássico pernambucano contra o Sport por 2 a 0. O Leão continua na briga pelo acesso.

Briga que está quente. O Americana continua em quarto com o empate sem gols com o, também postulante ao acesso, Criciúma. Outro confronto entre postulantes aconteceu entre Vitória e Boa Esporte, onde os baianos venceram por 2 a 1 e encostaram no time do interior paulista. A briga ainda inclui o Bragantino que apenas empatou com o desesperado Icasa por 2 a 2.

Os cearenses estão no Z-4 que também tem briga quente. O Goiás conseguiu se distanciar após golear o rebaixado Duque de Caxias por 4 a 1. Mesma situação do Guarani que derrotou o Barueri por 3 a 0. Empates ruins entre Paraná e São Caetano por 2 a 2 e 1 a 1 entre Salgueiro e Vila nova, os dois estão próximos do rebaixamento, e entre ASA e ABC.

Série C

Na confusa terceirona. O Grupo F já está definido com os acessos de Joinville, também finalista, e Ipatinga, os dois se enfrentaram com vitória catarinense por 1 a 0. Já no Grupo E, depois de muita confusão, o Luverdense estreará no lugar do rebaixado Rio Branco e terá que fazer os jogos que o time acreano havia feito no Grupo. A estréia acontece na quarta-feira.

Série D

Finalmente saiu a última vaga para a terceirona. É do Tupi de Juiz de Fora. O Galo Carijó havia ganho da Anapolina o jogo de ida por 4 a 1 e podia até perder por dois gols de diferença, mas conseguiu o empate em dois gols e conquistou o acesso a Série C. E no jogo de volta da semifinal, o Santa Cruz voltou a vencer o Cuiabá, desta vez, por 2 a 1 e conseguiu a vaga para final. O Santa espera o vencedor de Oeste e o próprio Tupi para conhecer seu adversário na grande final.