sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Cruzeiro novo

Share |
Por Sidney Braga para o Blog de Mauro Betting - http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/


Com o fracasso nas primeiras competições do ano, o Cruzeiro reformulou sua equipe para o segundo semestre. Trouxe Fernandinho, um lateral que ataca, defende, cobra faltas e deu ao time uma área de escape na esquerda.Trouxe Ramires, um “meia” que marca muito bem, e sai com a bola melhor ainda. Ótimo passador e finalizador, Ramires foi enganado por alguém no passado, quando disseram que ele é volante.Trouxe Roni, que assim como em 2006, comeu o pão de queijo mágico e com sua experiência, foi o grande responsável pela nova maneira do Cruzeiro jogar. Repatriou Wagner, o ex-meia do América e da seleção sub-20 voltou, e desta vez muito mais leve em campo. Impressionante a velocidade de Wagner pra executar as jogadas. É o maestro celeste.Repatriou Alecssandro, o melhor centroavante atuando no Brasil. Ganha todas as divididas, bem como todas as bolas aéreas. A bola se sente protegida nos pés de Alecssandro, esperando aquela finalização que quase sempre termina nas redes.“Titularizou” de vez Guilherme, o caçula do time impressiona com o vasto repertório e a pouca idade. É utilizado pelo técnico como meia ou atacante.E Leandro Domingues teve uma boa seqüência de jogos. Só pra variar um pouco, o ex-jogador do Vitória também é veloz e criativo. Não precisa fazer força pra sacar quais são as principais virtudes desse time.Esse é o Cruzeiro que encanta: dois atacantes eficientes, dois meias ultra ofensivos, dois “volantes meias” que marcam, mas não são especialistas.Os adversários da Raposa devem manter a posse de bola e o volume do jogo. Isso porque o Cruzeiro, quando tem a bola dominada é, sem dúvida, a melhor equipe do Brasil. A que mais faz gols, a que mais perde gols e a que mais cria. Em contrapartida, quando o adversário ataca, o time mineiro está entre os mais fracos da série A. Qualquer tentativa de ataque do adversário é certeza de perigo ao gol de Fábio.Por este motivo, acredito que o Cruzeiro não tem tanta força competitiva pra tirar o título do São Paulo. Principalmente depois que Dorival Jr assumiu publicamente seu “ofensismo” e mostrou que está ciente da ausência de um volante destruidor de jogadas. Ou seja, o treinador não pretende fazer mudanças estruturais neste sentido. Por outro lado, os cruzeirenses têm comemorado tantos gols nos últimos jogos, que esta deficiência está passando despercebida por muitos.A opção do treinador pelo “ofensismo assumido” pode não trazer o título pra BH, mas nós espectadores de um Brasileirão carente, agradecemos a Dorival Junior por nos proporcionar os jogos mais agradáveis da competição.

Brasileirão tem mais uma rodada importante

Share |

Por Leonardo Martins


O Campeonato Brasileiro está pegando fogo e este final de semana acontece a 21ª Rodada. Serão 10 jogos que podem mudar muita coisa no campeonato. Vamos a eles

25/08 – 18h10 – Corinthians x Cruzeiro

Clássico importante abrindo a rodada no Pacaembu. O Cruzeiro busca sua sexta vitória seguida no campeonato e vai a São Paulo sem o armador Wagner, que está suspenso, e ele vai fazer muita falta. Já o irregular Corinthians vai para o jogo com a volta do zagueiro Betão, que iria ser negociado mas não passou nos exames médicos e voltou para o Corinthians e um esquema arrojado com 3 atacantes, Finazzi, Wilson e Arce. Espero um jogo aberto e com muitos gols e sem favoritos.

25/08 – 18h10 – Fluminense x Grêmio

Outro clássico no Maraca e bom jogo. Neste jogo o Fluminense espera se recuperar de duas derrotas, contra Flamengo e Cruzeiro, e dar uma resposta a torcida que condena essa irregularidade do Flu. O Grêmio pretende subir mais ainda na classificação e se aproximar da zona da libertadores. É um jogo sem favoritos e aberto, onde as duas equipes podem aprontar.

25/08 – 18h10 – Internacional x Atlético-PR

O rival do Grêmio tem um jogo bem mais tranqüilo que o dele, enfrenta o fraco Atlético-PR em casa. O Inter, assim como o rival, entra no jogo para melhorar sua classificação no campeonato. Já o Atlético, a cada dia mais perto do rebaixamento, pretende surpreender o Inter lá no Beira-Rio para tentar fugir desta zona. Favoritismo para o Inter neste jogo.

26/08 – 16h – Atlético-MG x Botafogo

Mais um clássico na rodada no Mineirão e sem favoritos. O Galo pretende chutar para longe os maus resultados dentro de casa, pois perdeu seus últimos 2 jogos no Mineirão, contra Palmeiras e Santos, e subir na classificação. O Atlético enfrenta o Botafogo, que não ganha a 5 jogos no Brasileirão mas que se recuperou no último jogo, vencendo o Corinthians pela Copa Sul-Americana. O Fogão conta com a volta de Zé Roberto, reintegrado ao elenco após atos de indisciplina. Espero um jogo bom e aberto no Mineirão.

26/08 – 16h – São Paulo x Náutico

Jogo teoricamente fácil para o líder, já que o Náutico é uma equipe fraca tecnicamente e vem na zona de rebaixamento. O São Paulo pretende vencer e continuar folgado na liderança, o tricolor conta com os jogadores que foram ao amistoso da seleção, Alex Silva e Miranda. O Náutico conta com a volta do atacante Ferreira para voltar a vencer em São Paulo, já que no primeiro turno, foi 2 vezes ao estado de São Paulo e ganhou do Santos e Corinthians, e tentar sair da zona de rebaixamento.

26/08 – 16h – Figueirense x Palmeiras

Jogo bom em Florianópolis. O Palmeiras conta com a volta do “El Mago” Valdívia e o time ganha muito com ele para tentar entrar na zona da Libertadores, o Palmeiras vem de duas vitórias no campeonato, contra Galo e Flamengo. O Figueirense tem que voltar a vencer pra se distanciar da zona de rebaixamento. Jogo com um pouco de favoritismo para o Palmeiras que vem jogando muito bem fora de casa.

26/08 – 16h – Paraná x Juventude

O jogo mais equilibrado da rodada. O Paraná vem de uma crise após a queda no Brasileirão e estréia o técnico Lori Sandri para tentar dar um basta nos maus resultados que incomodam o torcedor paranista. Já o Juventude, que não consegue se recuperar no campeonato e vem de uma goleada sofrida para o Flamengo, vai ao Paraná tentar sair da crise. Favoritismo para os paranistas que tem uma equipe melhor e jogam em casa.

26/08 – 18h10 – Sport x Vasco

Jogo interessante em Recife. O Vasco, que vem de uma vitória sobre o fraco América, vai ao Recife para tentar se aproximar do líder São Paulo e manter a boa fase no campeonato e enfrenta o Sport que pretende se recuperar da derrota para o Santos na última rodada e sabe usar o mando de campo muito bem. Promessa de um bom jogo e sem favoritos.

26/08 – 18h10 – América x Santos

O Santos vai a Natal enfrentar o lanterna América e pretende seguir sua caminhada de recuperação no Brasileirão. Já o América, que a cada dia segue a largos passos rumo a volta a Série B, tentou de tudo para sair do buraco mas não consegue. Jogo com total favoritismo para o Santos devido a superioridade técnica que ele tem sobre o América.

26/08 – 18h10 – Flamengo x Goiás

Fechando a rodada, Flamengo e Goiás se enfrentam no Rio. O Flamengo vem animado após uma goleada sobre o Juventude e pretende sair, finalmente, da zona de rebaixamento, para isso terá que vencer a boa equipe do Goiás, que eliminou o vice-líder Cruzeiro da Copa Sul-Americana no meio da semana. Promessa de um ótimo jogo e sem favoritos.

Flamengo vence Juventude e agora está mais próximo de sair da Zona de Rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas



Xô, rebaixamento! O Flamengo, cumprindo mais um de seus jogos adiados (agora faltando mais dois, contra Cruzeiro e Vasco), derrotou o Juventude e agora está a uma vitória (dependendo de uma derrota de Paraná ou Atlético-PR) para sair da zona do rebaixamento. Mesmo com o placar elástico, 4 a 0, nem tudo foi festa para o Mengão. O resultado poderia ser muito pior, não fossem as lindas defesas de Bruno em todo o segundo tempo.

A equipe não comemorava uma vitória tão elástica desde o dia 16 de Abril de 2006, quando derrotou o Guarani por 5x1. Dos que marcaram os gols daquela partida, Juan, Léo Moura e Obina permanecem no elenco atual.

O Mengão iniciou a partida no mesmo 4-3-1-2 das últimas partidas, com apenas uma modificação: Paulo Sérgio, que marcou gol contra o Palmeiras e que não pôde atuar na partida de ontem, deu lugar a Souza, que venceu a ‘briga’ contra Obina pela titularidade. Sem contar com Renato Augusto – que deve ficar de fora por mais uma partida, desta vez no domingo, contra o Goiás -, Joel manteve a linha de três volantes, com o prata-da-casa Rômulo, Cristian e Ibson.

Já a equipe da serra gaúcha atuou num 4-3-2-1, com Fábio Baiano e Michel organizando as jogadas pelos flancos, servindo o centroavante Tadeu, que não correspondeu às expectativas. O técnico Beto Almeida também colocou o experiente Marcão para fazer marcação individual ao meio campista rubro-negro Roger (tática que deu certo em alguns minutos da partida). A preocupação com a marcação pelas laterais também foi tratada com carinho: Barão e Zé Rodolpho jogaram como autênticos laterais, pouco saindo para o jogo.

Apostando nos erros da equipe carioca, o Juventude saía para o contra-ataque. Em um deles, Fábio Baiano invadiu pelo lado esquerdo e cruzou. Rômulo cabeceou, e quase marca um gol contra.

O Flamengo era pouco criativo, e com a marcação individual em Roger, ficava difícil a equipe criar jogadas que levassem perigo a meta de Michel Alves. Com isso, Juan e Léo Moura passaram a jogarem como alas, e Maxi Biancucchi teve de recuar mais um pouco para armar as jogadas, deixando Souza um tanto isolado.

O gol rubro-negro saiu apenas aos 30 minutos. Já que o Mengão não criava oportunidades, Régis deu “uma mãozinha” para o Flamengo (literalmente) e cometeu pênalti. Souza deslocou Michel Alves e abriu o placar para o Flamengo.

No segundo tempo, o panorama foi bem diferente. O Juventude, já com as entradas de Renato e Luciano, passou a tomar conta da partida, jogando no arriscado 4-1-3-2. E, a partir daí, entrou em ação o goleiro Bruno. Começando por Fábio Baiano, que arriscou de fora da área e exigiu boa defesa do goleiro do Mengão. Aos 32, uma verdadeira defesaça: Luciano desvia cruzamento da direita e chuta a queima-roupa, obrigando Bruno a colocar pra escanteio, numa defesa sensacional. Pouco depois deste lance, Michel ainda acertou a trave.

Pra quem achou que o gol de empate era questão de tempo, enganou-se. Joel colocou Obina no lugar do machucado Souza, e Léo Medeiros no lugar do cansado Roger, que pediu pra sair. Aos 34, o lateral Juan fez bonita jogada pela esquerda e cruzou para Obina, mesmo que desengonçado, marcar o segundo gol rubro-negro.

A partir daí, o Flamengo teve o total controle da partida. O terceiro saiu numa boa jogada de Obina – mostrando que está em forma -. Após receber lançamento primoroso de Léo Medeiros, o atacante fez jogada pelo flanco e serviu Biancucchi, que marcou o terceiro do rubro-negro, o segundo dele com a camisa do Flamengo. 5 minutos depois, O gol: Juan fez linda jogada pela esquerda, desde a intermediária até o flanco esquerdo, e após passar por 4 defensores, tocou na saída de Michel Alves e fez um golaço.

A partida comprovou alguns fatores importantes para o Flamengo:

- Do ‘bolo’ que veio da equipe do Ipatinga, Léo Medeiros é um dos poucos que devem – e podem – ser aproveitados no elenco. Jogando na posição em que gosta de atuar (como 3º ou 4º homem de meio-campo), pode render e muito na equipe rubro-negra.

- Léo Moura e Juan podem jogar no 4-4-2, desde que os três volantes sejam mantidos e possam manter esta obediência tática demonstrada nesta partida, e em outras anteriores.

- Obina, agora em forma, demonstra claramente um novo futebol, e deve ser titular (até mesmo com folga) do Mengão. Afinal, Obina “é melhor” do que o Eto’o!

Quanto ao Juventude...

- O problema é mesmo o técnico? Só neste Campeonato Brasileiro, a equipe esteve nas mãos de cinco treinadores. Mas parece que não é este o principal problema do Ju...

- Jogar com apenas um atacante não dá. Tadeu / Luciano precisam de apoio dos meias da equipe, sendo que Beto Almeida poderia repetir a escalação da equipe no segundo tempo, com Michel, Renato e Fábio Baiano criando as jogadas (ainda que seja uma equipe muito exposta).

Mundial Sub-17: Brasil perde e termina em segundo no grupo

Share |
Por Leonardo Martins

Em partida realizada na manhã desta sexta-feira, em Goyand, na Coréia do Sul, Brasil e Inglaterra se enfrentaram pela liderança do Grupo B do Mundial Sub-17. No primeiro teste verdadeiro na competição, os meninos do Brasil perderam por 2 a 1 de virada e terminaram a primeira fase em segundo lugar na chave.

O Brasil, ao contrário dos outros jogos, começou a partida com muita cautela, respeitando o time inglês, que marcava muito bem e não possibilitava chances de gols a equipe brasileira. A Inglaterra dominava o jogo criando chances de marcar. Mas um lance de sorte ajudou o Brasil neste jogo. Tales cobrou uma falta da intermediária e abriu o placar para o Brasil, esse lance foi muito parecido com o gol de Ronaldinho contra a mesma Inglaterra na Copa de 2002. Com o gol, o Brasil melhorou na partida, dominando-a e criando chances para ampliar com Fábio e Tales. Porém, aos 47 minutos da etapa inicial, o lateral Rafael botou a mão na bola dentro da grande área e o juiz marcou pênalti para os ingleses, na cobrança, Lansbury cobrou rasteiro empatando a partida.

Na volta do intervalo, a seleção brasileira começou dominando o jogo mas errava no último passe se tornando um jogo sem emoções. A partida seguia nesse ritmo quando Lulinha recebeu dentro da área e foi derrubado, pênalti para o Brasil, na cobrança, o próprio Lulinha bateu muito mal e o goleiro Smithes defendeu. A partida se encaminhava para o empate quando, aos 46, Spencer chutou e marcou o gol da vitória inglesa.

Na outra partida do grupo, a Coréia do Norte derrotou a Nova Zelândia por 1 a 0 e se classificou como um dos melhores terceiros colocados. A Seleção, que terminou em segundo lugar, enfrentará nas oitavas-de-final o segundo do grupo F, que poderá ser Alemanha, Gana ou Colômbia, e a partida está marcada para quarta-feira, 29 de agosto.

Rodada deste fim de semana na Europa

Share |
Por Saimon Nouh

São muitos jogos pelos 7 principais campeonatos europeus nesse fim de semana. Sexta, sábado, domingo e segunda com 66 jogos. Confira os jogos e os horários:

CAMPEONATO ALEMÃO

Sexta Feira
15:30 Bochum x Hamburgo

Sábado
10:30 Arminia x Herta Berlim
10:30 Borussia Dortmund x Energie Cottbus
10:30 Bayer Lverkusem x Kalshure
10:30 Bayern de Munique x Hannover
10:30 Nuremberg x Werder Bremen
10:30 Stuttgart x Duisburg
Domingo
12:00 Eintracht Frankfurt x Hansa Rostock
12:00 Wolfsburg x Schalque

CAMPEONATO INGLÊS

Sábado
08:45 Sunderland x Liverpool
11:00 Arsenal x Manchester City
11:00 Aston Villa x Fulham
11:00 Bolton x Reading
11:00 Chelsea x Portsmout
11:00 Derby County x Birmingham
11:00 West Ham x Wigan
13:15 Everton x Blackbourn

Domingo
09:30 Midlesbrough x Newcastle
12:00 Manchester United x Tottenham

CAMPEONATO ITALIANO

Sábado
13:00 Lazio x Torino
15:30 Juventus x Livorno

Domingo
10:00 Fiorentina x Empoli
10:00 Genoa x Milan
10:00 Inter x Udinese
10:00 Napoli x Cagliari
10:00 Parma x Catania
10:00 Reggina x Atalanta
10:00 Siena x Sampdoria
15:30 Palermo x Roma


CAMPEONATO ESPANHOL

Sábado
15:00 Real Madrid x Atlético de Madrid
17:00 Sevilla x Getafe

Domingo
14:00 Atlétic Bilbao x Osasuña
14:00 La Curuña x Almeria
14:00 Mallorca x Levante
14:00 Murcia x Zaragoza
14:00 Racing x Barcelona
14:00 Recreativo Huelva x Betis
14:00 Valencia x Villarreal
16:00 Espanyol x Valladolid

CAMPEONATO FRANCES

Sábado
12:10 Caen x Olympique Marselha
15:00 Bordeuax x Lorient
15:00 Monaco x Le Mans
15:00 Nancy x Auxerre
15:00 Nice x Toulouse
15:00 Rennes x Metz
15:00 Strasbourg x Lens
15:00 Valencienes x Sochaux

Domingo
13:00 PSG x Lille
16:00 Lyon x Saint Ettiene

CAMPEONATO PORTUGUÊS

Sábado
15:15 Benfica x Vitória de Guimarães
17:15 Belenenses x Braga

Domingo
12:00 Academica x União Leiria
12:00 Estrela Amadora x Naval
12:00 Paços Ferreira x Leixões
14:00 Boavista x Maritimo
16:45 Porto x Sporting

Segunda
15:45 Vitória de Setubal x Nacional

CAMPEONATO HOLANDÊS

Sexta Feira
15:30 Roda x Heracles

Sábado
14:30 PSV x NEC
14:30 VVV Venlo x Excelsior
14:30 Willem II x Sparta
15:00 Vitesse x AZ Alkmaar

Domingo
09:30 Ajax x Heerenveen
09:30 Feyenoord x NAC Breda
09:30 Groningen x De Graafschap
09:30 Twente x Utrecht

São Paulo empata e segue na Sul-Americana

Share |

Por Leonardo Martins


Em partida realizada na noite desta quinta-feira, São Paulo e Figueirense se enfrentaram pela fase brasileira da Copa Sul-Americana. Em um jogo fraco tecnicamente na capital paulista, as duas equipes empataram por 1 a 1 e o São Paulo, como havia empatado no primeiro jogo por 2 a 2 em Florianópolis, eliminou o time catarinense da competição internacional.

O Figueirense, mesmo precisando da vitória, começou o jogo esperando o tricolor paulista e explorando os erros de passe. O São Paulo começou dominando territorialmente, com boas jogadas mas não chutando ao gol, um detalhe deste primeiro tempo foi a quantidade de erros de passe das duas equipes, o que se tornou um jogo chato de se assistir. O Figueirense também não criava chances de marcar. Isso durou até o final do primeiro tempo

No intervalo, o técnico do Figueirense resolveu partir para o ataque, mudando a equipe e a estratégia de Mário Sérgio deu certo. Porque aos 11 minutos, Souza quis dar um chutão para frente na grande área e a bola bateu no zagueiro Edcarlos do São Paulo sobrando para o zagueiro Edson do Figuera que chutou na saída de Rogério Ceni, abrindo o placar no Morumbi. Com a vantagem no placar, os catarinenses recuaram mais ainda no jogo e se abdicando do ataque. Já o São Paulo ficou mais nervoso no jogo, errando muitos passes e não criando chances de gol. Mas o time paulista achou o gol da classificação, aos 36 minutos, Rogério Ceni lançou Aloísio que disputou de cabeça com Felipe Santa e a bola ficou para Borges, livre de marcação, que deslocou o goleiro do Figueirense e estufou as redes. O gol de empate foi tarde para uma reação catarinense e o jogo terminou com a classificação do São Paulo.

O São Paulo agora disputa a fase internacional da Copa Sul-Americana e enfrenta um adversário complicadíssimo na próxima fase, o Boca Júniors em um clássico do continente. Já os catarinenses se concentram na disputa do Brasileirão, onde tem situação perigosa.