quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Uefa Champions League – 2ª parte das oitavas-de-final

Share |

Por Leonardo Martins e Gabriel Seixas

A UEFA Champions League teve os jogos de ida das oitavas-de-final completados nesta semana. Foram disputados mais quatro jogos neste meio de semana e muito futebol de boa qualidade foi visto nos gramados europeus. Confira o resumo destes jogos.

Stuttgart-ALE 1x1 Barcelona-ESP

O atual campeão da Champions, o Barcelona, foi a Alemanha e teve dificuldades para apenas empatar com o Stuttgart por 1 a 1. O resultado foi considerado bom para os catalães devido às circunstancias do jogo.

A bola rolou e o Barcelona foi surpreendido pela excelente marcação imposta pelos alemães. A equipe Blaugrana não teve o espaço que gosta, pois até os atacantes da equipe da Alemanha marcavam em cima o time. Com isso, o ótimo toque de bola do Barça não apareceu no primeiro tempo.

Resultado foi um Stuttgart melhor em campo e que atacava mais. O gol era questão de tempo e ele veio com o brasileiro naturalizado alemão, Cacau, aos 25, Gebhart cruzou na cabeça do atacante que testou firme no canto de Victor Valdes. 1 a 0

Cacau voltou assustar, o atacante avançou livre de marcação e chutou, mas Valdes evitou o gol. Logo depois foi a vez de Pogrebnyak exigir ótima defesa do goleiro. Mas o Barcelona tem Messi e o melhor do mundo quase empatou o jogo. O dez do Barça chutou de fora da área, Lehmann defendeu e a bola ainda bateu na trave.

Com Henry no campo e Iniesta voltando ao meio, os espanhóis se transformaram na segunda etapa e o time voltou a ser aquele que encantou o mundo. O empate veio logo. Aos sete, Ibrahimovic tentou duas vezes e só na segunda acertou o gol. 1 a 1 e cheiro de virada.

E ela quase veio aos 23, o Sueco aproveitou falha de Lehmann e chutou, mas Molinaro salvou com o braço, porém, o juiz não marcou o pênalti. Nos últimos minutos, os alemães foram para cima, mas sem a eficiência apresentada no primeiro tempo. Enquanto os Catalães estavam satisfeitos com o empate.

O empate sem gols é o suficiente para classificar os atuais campeões no jogo de volta na Espanha.

Olympiakos-GRE 0x1 Bordeaux-FRA

No confronto mais alternativo dessa fase, o Bordeaux manteve a boa fase vivida na temporada e conseguiu uma ótima vitória na Grécia diante do Olympiakos, abrindo vantagem no confronto.

O jogo foi bastante violento na 1ª etapa com as duas equipes batendo bastante. Futebol só quando Gorcouff bateu falta e Ciani cabeceou para o gol, no fim da etapa.

Na etapa final, assim como na etapa inicial, a equipe de Atenas esbarrou na categoria e disciplina tática do Bordeaux. O time do técnico Laurent Blanc, mesmo atuando longe dos seus domínios e com o marcador ao seu favor, teve quase o mesma porcentagem de posse de bola que o adversário e, por isso, acabou saindo da Grécia com uma ótima vitória, apesar do sufoco que sofreu nos acréscimos em bolas alçadas na área (o Olympiacos chegou a ter um gol anulado corretamenrte pelo árbitro Howard Webb).

CSKA Moscow-RUS 1x1 Sevilla-ESP

Debaixo de um frio de aproximadamente 1ºC, com sensação térmica de -1ºC (o que é considerado ‘agradável’ para os russos), CSKA e Sevilla ficaram num empate em 1 a 1 no acanhado estádio de Luzhniki, em Moscow. Os visitantes espanhois certamente estão satisfeitos, não só porque jogam por um 0 a 0 no jogo da volta, mas porque foram pressionados durante boa parte do jogo.

As duas equipes sofreram com desfalques, principalmente o Sevilla. Os espanhois tiveram baixas importantíssimas, como os meias Perotti e Diego Capel, e a dupla de ataque titular, Luis Fabiano e Kanouté. Por sua vez, o CSKA não contou com o “motorzinho” do time, o jovem Dzagoev. Sorte que o substituto do russo, o japonês Honda, foi um dos melhores em campo.

As duas equipes foram muito pragmáticas no primeiro tempo, principalmente o Sevilla, que só administrava a posse de bola (quando a tinha, obviamente). O CSKA era mais incisivo, e teve duas boas chances de abrir o placar no primeiro tempo: uma com o japonês Honda, que arriscou da intermediária, e outra com Mark González, que tentou um voleio acrobático após cruzamento de Krasic. Aliás, Honda e Mark González viviam momentos opostos na partida: enquanto o japonês agradava a torcida com seu jogo objetivo, o chileno errava tudo o que tentava.

Na única chance clara que teve na primeira etapa, o Sevilla marcou seu gol. Adriano puxou contra-ataque e serviu Jesus Navas na direita. O espanhol foi ao flanco, cruzou rasteiro e a bola passou por todo mundo, menos por Negredo, que empurrou pras redes.

O CSKA não desistiu, e na segunda etapa, conseguiu um empate. Curiosamente, num gol marcado por Mark González. E foi um golaço! O chileno avançou, e da intermediária, chutou forte no ângulo de Palop, que ficou vendido no lance.

O panorama não mudou, e as duas equipes seguiam mantendo as mesmas estratégias do início do jogo. O Sevilla chegava em um ou outro contra-ataque, ou nas bolas paradas, como numa cobrança de falta perigosíssima de Stankevicius. Já os mandantes se lançaram à frente para buscar a vitória, e na melhor chance de fazer o 2º gol, Necid cortou dois defensores do Sevilla, e cara-a-cara com Palop dentro da área, parou no goleirão, que defendeu com os pés.

Internazionale-ITA 2x1 Chelsea-ING

Seguramente a partida mais aguardada deste meio de semana na Europa, Inter e Chelsea não decepcionaram os espectadores deste grande jogo. A Inter pode não ter sido a melhor equipe, mas certamente foi a mais eficiente em campo e derrotou os Blues por 2 a 1. De quebra, os italianos ainda quebraram com uma série de 14 jogos invicto do Chelsea em UCL – a última derrota tinha sido para a Roma, em 2008, por 3 a 1.

Os comandados de José Mourinho deram as caras logo aos três minutos, numa jogada coletiva que terminou nos pés do artilheiro Diego Milito. Ele limpou Terry e chutou forte, pro fundo do gol de Cech.

A partir daí, o Chelsea passou a ter o domínio do jogo, consequentemente a ter as melhores chances de gol. Aos 14 minutos, Drogba, considerado por muitos o melhor jogador do mundo na atualidade, acertou uma cobrança de falta no travessão. No rebote, ele tentou nova finalização, mas a bola saiu por cima.

Ballack, aos 17 minutos, arriscou um petardo de fora da área, mas Júlio César fez a defesa. Por sinal, o goleiro titular da Seleção Brasileira teve condições de ir à campo, mesmo depois de ter sofrido um acidente de carro sem maiores gravidades dias antes.

Sete minutos depois, Drogba chamou a responsabilidade pra si e também arriscou pro gol, mas a bola foi pra fora. No último minuto, os Blues ainda reclamaram de um pênalti sofrido por Kalou, que num consenso geral, realmente existiu.

No segundo tempo, o Chelsea foi mais competente e conseguiu o empate logo aos seis minutos. Ivanovic fez bela jogada pela direita, cortou pro meio, e de carrinho, serviu Kalou. O marfinense, de fora da área, bateu colocado, no cantinho da meta defendida por Júlio César.

A empolgação inglesa durou 3 minutos. Cambiasso arriscou de fora da área, a bola bateu na zaga e voltou para o argentino. Com Cech caído, o argentino pegou de primeira, e acertou o cantinho do goleiro tcheco, que nada pôde fazer. Festa no Giuseppe Meazza.

Lampard teve grande chance de empatar aos 19 minutos, quando recebeu cruzamento de Kalou e bateu pro gol, mas Júlio César operou um milagre. O jogo começou a ficar previsível, e o Chelsea não criou mais oportunidades diante de uma sólida defesa dos nerrazurri, liderada pelo brasileiro Lúcio, que realizou uma partida impecável. Qualquer empate no jogo da volta favorece a Inter, porém uma vitória do Chelsea por 1 a 0 classifica os ingleses.

Inter vence na estreia da Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Mais uma equipe brasileira estreou na Libertadores, foi o Inter na noite desta terça. Jogando no Beira-Rio com o apoio da torcida, o Colorado teve dificuldades para superar o Emelec do Equador com uma vitória de 2 a 1, de virada.

A equipe sulista teve a estreia do goleiro argentino Pato Abbondanzieri e os 39 mil torcedores não paravam de cantar. Mas no jogo, o Internacional teve dificuldades para superar a marcação muito eficiente da equipe azul do Equador. Giuliano, encarregado para a armação de jogadas, estava perdido diante a marcação.

Se não conseguia desenvolver jogadas pelo chão, restava ao Inter usar o jogo aéreo. Nei, o lateral-direito, subia bastante e conseguia realizar boas jogadas, mas os atacantes não concluíam a gol. As chances coloradas foram em chutes de Giuliano e Alecsandro e um cabeceio de Bolívar.

Esta marcação equatoriana era, por muitas vezes, violenta e o Emelec conseguia seu objetivo, que era de segurar o Inter para sair de Porto Alegre com um empate. Por isto, o primeiro tempo foi morno.

O segundo tempo veio com o Emelec ousado e essa ousadia deu certo. Aos três minutos, Rojas lançou Quiroz que tocou na saída de Abbondanzieri para calar o Beira-Rio e fazer a festa de dois solitários torcedores equatorianos que compareceram ao estádio. As coisas, que já eram complicadas, pioraram para o Inter.

Mas quatro minutos depois, o Colorado fez acender a festa da torcida com um lindo gol. Nei acertou um belo chute no ângulo do goleiro Elizaga. 1 a 1 e a torcida inflamada na busca da virada.

Porém, o jogo voltou ao mesmo patamar do primeiro tempo, com os Equatorianos segurando os brasileiros. Até que aos 42 minutos, o alivio da virada veio. Walter, que havia entrado na vaga de Edu, tocou para Alecsandro só tocar para as redes. 2 a 1 e festa colorada.

O Inter volta a jogar contra outra equipe equatoriana, o Deportivo Quito.

Outros jogos de ontem

Grupo 6
Monarcas Morelia-MEX 0x0 Nacional-URU

Grupo 7

Deportivo Itália-VEN 0x1 Velez Sarsfield-ARG