segunda-feira, 5 de outubro de 2009

80 mil pessoas assistem, no Maracanã, show do ‘Imperador’ no Fla-Flu

Share |

Por Gabriel Seixas

O clássico mais charmoso do Brasil foi bonito em campo, e mais ainda nas arquibancadas. Mais de 80.000 pessoas compareceram ao Maracanã, recorde de público das quatro divisões do futebol brasileiro, para acompanhar Flamengo e Fluminense. A maioria destes que foram ao Maraca, os flamenguistas, saiu satisfeita. Com um show de Zé Roberto, e principalmente de Adriano, que marcou os gols da vitória, o Flamengo venceu o Fluminense por 2 a 0. Com o resultado, o rubro-negro chegou ao sexto jogo seguido sem perder, e sem sofrer gols, e de quebra, mantém vivo o sonho da Libertadores 2010. O Fluminense coleciona mais um revés, e a reação que o clube havia conseguido, tanto no Brasileiro, quanto na Sul-Americana, não foi o suficiente para vencer no jogo de hoje.

Andrade tinha apenas um problema para levar o time do Fla a campo. O xerife Álvaro, que mal chegou e já é peça fundamental na defesa, estava suspenso. David foi o escolhido para formar dupla de zaga com Ronaldo Angelim. Com isso, o time jogou num 4-2-2-2, com um quarteto formado por Petkovic, Zé Roberto, Adriano e Denis Marques, que deixou o time em certos momentos muito exposto. Do lado tricolor, as novidades ficaram por conta do jovem Digão na zaga, e de outro quarteto ofensivo, formado por Conca, Fábio Neves, Alan e Adeílson.

O Fla começou mais incisivo, até porque o sistema ofensivo estava bem mais acostumado a jogar junto do que o do tricolor. Aos 4 minutos, Zé Roberto entrou na área e bateu pro gol, mas Rafael defendeu. No escanteio, Denis Marques subiu mais que a zaga e mandou por cima da meta.

Depois disso, o jogo esfriou bastante. O Flamengo esbarrava na má atuação de Denis Marques, que quando pegava na bola, não fazia nada construtivo. Com isso, o atacante passou a ser constantemente vaiado pela torcida. O Flu, na base do abafa, chegava pouco. Como o Flamengo estava melhor, os tricolores passaram a jogar nos contra-ataques. Em um dos melhores, aos 26 minutos, Adeílson cruzou para Alan, que livre na área, concluiu pra fora. Adeílson apareceu novamente aos 35 minutos, quando chegou a área, fintou Léo Moura e, na hora da finalização, foi travado pelo goleiro Bruno.

O primeiro tempo monótono deu lugar a uma segunda etapa cheia de emoções e brilhantismo. Andrade corrigiu o setor defensivo do Fla, colocando o volante Willians no lugar do atacante Denis Marques. Assim, Zé Roberto foi deslocado para o ataque ao lado de Adriano. A mudança de postura foi quase imediata, quando Petkovic lançou Adriano, e o Imperador, de perna direita, deu um chute forte. Rafael fez defesa espetacular.

Não demorou muito para a dupla de ataque funcionar pela primeira vez, e abrir o placar. Zé Roberto roubou bola de Fabinho, fez grande jogada e tocou para Adriano na área. O atacante limpou para a perna esquerda, e encontrou espaço entre dois zagueiros para bater no canto do goleiro Rafael: festa dos flamenguistas no Maracanã lotado.

Poucos minutos depois, um susto para a torcida tricolor, e principalmente para o atacante Alan. Numa disputa pelo alto com o zagueiro David, ele se chocou e caiu desacordado. Ainda inconsciente, ele foi encaminhado a um hospital, e no momento, encontra-se bem.

Dentro de campo, Adriano estava demais. Aos 18 minutos, ele recebeu lançamento longo, e dentro da área, de perna direita, chutou novamente pro fundo das redes de Rafael, que nada pôde fazer. Com o gol, Adriano assumiu a artilharia isolada do torneio, com 15 gols.

A vantagem só não foi ampliada porque Rafael defendeu um forte chute de Zé Roberto, aos 29 minutos. Pelo que Zé jogou, merecia pelo menos um gol na partida.

O rubro-negro chegou a fazer o terceiro gol, quando Willians dividiu com o zagueiro Cássio, do Flu, e completou um cruzamento de Adriano pro fundo das redes. O árbitro, corretamente, anulou o gol – com atraso, é bem verdade. Mas nada que tirasse a felicidade da torcida flamenguista, que ironizou o rival, reverenciou Adriano, e ficou esperançosa com uma vaga na Libertadores.

Classificação da Série A (após 27 rodadas):

1º Palmeiras – 53
2º São Paulo – 48
3º Atlético-MG – 47
4º Goiás – 45

5º Internacional – 44
6º Flamengo – 41
7º Grêmio – 40
8º Vitória – 39
9º Avaí – 38 (10 vitórias, saldo 6)

10º Corinthians – 38 (10 vitórias, saldo -3)
11º Cruzeiro – 36 (10 vitórias)
12º Barueri – 36 (9 vitórias, saldo 6)
13º Santos - 36 (9 vitórias, saldo -2)
14º Atlético-PR - 34
15º Coritiba – 33
16º Santo André – 28 (6 vitórias)
17º Botafogo – 28 (5 vitórias)
18º Náutico - 26
19º Sport - 24
20º Fluminense - 21