segunda-feira, 27 de agosto de 2007

Jadel ganha medalha inédita no Mundial

Share |

Por Leonardo Martins


Nesta manhã de segunda, na cidade de Osaka no Japão, o atleta brasileiro Jadel Gregório ganhou a prata na prova do salto triplo do mundial de atletismo. A medalha foi bastante comemorada, pois foi a primeira do país na prova em mundiais.

Jadel, que era um dos favoritos da prova, entrou muito nervoso na prova, não obtendo o melhor de si nos primeiros saltos, até queimando salto. Mas depois conseguindo os melhores saltos, conquistando a 12ª medalha para o Brasil na história dos mundiais.. Jadel saltou 17m59, apesar da medalha, ele ficou muito longe de saltos que já fez esse ano. Completaram o pódio o português Nélson Évora, que ficou com o ouro, e o americano Walter Davis, bronze.

Amanhã o Brasil tem mais chances de medalhas com Maurren Maggi e Keila Costa, elas disputam a final do salto em distância.

Palmeiras vence e complica a vida do Figueirense

Share |

Por Saimon Nouh


No dia em que completou 93 anos de idade, o Palmeiras encontrou muitas dificuldades para suportar a pressão do Figueirense, mas contou com grande atuação de Diego Cavalieri e a estrela de Max para vencer os catarinenses por 2 a 1, em Florianópolis, e entrar no G-4 do Brasileiro. Com o resultado, a equipe comandada por Caio Júnior chegou aos 36 pontos e assumiu a quarta colocação. Já o Figueirense estaciona nos mesmos 25, apenas dois a mais do que o Atlético-PR, primeiro figurante da zona de rebaixamento.

Sem poder contar com seus dois laterais titulares - Ruy e André Santos foram suspensos pelo STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) - o treinador Mário Sérgio apostou na manutenção do zagueiro Asprilla, que estreou diante do São Paulo pela Copa Sul-Americana e agradou.

Com César Prates e Edson pelos lados, o Figueirense se lançou à frente no início do jogo e só não abriu o marcador porque falhava nas finalizações e, quando não, parava nas boas defesas do goleiro Diego Cavalieri, que observou durante a semana o retorno de Marcos, antigo dono da posição, aos treinamentos. Mas aí brilhou o talento do chileno Valdivia. Aos 18min, aproveitando-se de descida rápida de Luiz Henrique pela direita, o meia acertou chute de primeira, que desviou na zaga e anotou pela sexta vez no Nacional - é o artilheiro do time no campeonato. 1x0 Palmeiras.

Na volta do intervalo, Cavalieri voltou a dar mostras de que a sombra de Marcos não interferiu em sua destacada atuação. O goleiro realizou bela defesa em cabeçada de Frontini, antes de seu companheiro Luiz Henrique desperdiçar duas chances claras para ampliar a vantagem. Mas não foi capaz de parar o atacante Jean Carlos, que, em posição legal, fintou o arqueiro e empatou o jogo em 1x1.

Aos 38min, o jovem Max, que havia entrado na vaga de um cansado Edmundo, aproveitou cruzamento de Wendell e marcou o gol do triunfo alviverde.


FIGUEIRENSE
Wilson; Asprilla, Felipe Santana e Chicão; César Prates (Alexandre), Carlinhos, Fernandes (Frontini), Peter e Edson (Anderson Luis); Otacílio Neto e Jean Carlos
Técnico: Mário Sérgio

PALMEIRAS
Diego Cavalieri; Wendel, Gustavo, Nen e Leandro; Francis, Makelele, Martinez e Valdivia; Edmundo (Max) e Luiz Henrique (Caio)
Técnico: Caio Júnior

Local: estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC).
Árbitro: Wilson Souza de Mendonça/PE (FIFA)
Auxiliares: Jossemar José Diniz Moutinho e Irani da Paz (ambos de PE)
Cartões amarelos: Valdivia (P), Asprilla (F)
Gols: Valdivia, aos 18min do primeiro tempo; Jean Carlos, aos 19min, e Max, aos 38min do segundo tempo

Série C – Resultados surpreendentes e a queda do único invicto sobrevivente na competição

Share |

Por Gabriel Seixas


A quarta rodada da Série C foi complementada nesta tarde de domingo, com 14 jogos. Dentre eles, destaque para a primeira derrota do Bahia na competição, e a queda do último invicto na terceirona. O autor da façanha? Nacional de Patos.

Grupo 17

O Rio Branco manteve a invencibilidade na Arena da Floresta nesta temporada, e derrotou o Imperatriz por 1 a 0, que já sofre a sua segunda derrota seguida. O gol foi marcado por Testinha, cobrando pênalti.
Já o Sampaio Corrêa conseguiu buscar o empate e ganhou um pontinho jogando em casa, contra a Tuna Luso. O primeiro gol foi marcado por Cortez, recebendo sozinho na área. Porém, o jogo pegou fogo no segundo tempo: Cléo, de pênalti aos 13, e em uma jogada oportunista aos 23, agora soma 9 gols na competição. O zagueirão Alex Mineiro empatou para o Sampaio e definiu o placar em 2 a 2.

Grupo 18

Jogando com 2 a menos em boa parte da partida, o Fast foi goleado pelo Ananindeua no Baenão e se distanciou do Barras, líder da chave. Após a expulsão do zagueiro Ney Júnior, o volante Soares, de falta, abriu o placar para a Tartaruga. O mesmo Soares, aos 7 da segunda etapa, ampliou. Aos 22, o Fast ficou com dois a menos, quando Marinélson foi expulso em sua segunda partida pelo rolo compressor. Ainda deu tempo de Déo Curuçá fazer o terceiro e fechar o placar.
Já o Nacional perdeu em casa para o Barras, e decretou a sua eliminação no campeonato. O Barras marcou logo aos 12, mesmo jogando fora de casa, com o artilheiro Joniel. Ainda no primeiro tempo, o Naça teve um pênalti a favor. Sem Esquerdinha, suspenso, Rondinelli cobrou e parou no goleiro piauiense. No início do segundo tempo, André Bahia empatou para o Naça. Porém, 14 minutos depois, Didi Potiguar dá a vitória a equipe piauiense, que agora soma 10 pontos, e decretou sua classificação no grupo.

Grupo 19

No primeiro jogo de hoje na Série C, o Linhares goleou em casa o Atlético por 4 a 1 e volta a sonhar com a classificação. Rodrigo Paulista, Alan, Michel e Eduardo Toritama marcaram para a equipe da casa. Welson descontou para a equipe de Cajazeiras.
Já o Bahia perdeu sua invencibilidade ao visitar o Nacional de Patos, e perder de virada, por 2 a 1. O gol da equipe baiana saiu aos 18 minutos, com Alison. Porém, a avassaladora equipe tricolor parou por aí. No segundo tempo, o meia Gil fez um bonito gol e empatou. No último minuto, Lamar fez o gol da vitória, e agora as duas equipes precisam apenas de um empate para garantir a vaga.


Grupo 20

No jogo que complementou a rodada do Grupo 20, o Confiança, mesmo jogando em casa, empatou com o Porto em casa, porém manteve a segunda colocação do grupo. Tito abriu o placar para a equipe alagoana, mas Téo, logo no primeiro minuto do segundo tempo, empatou para o Porto e decretou o placar.

Grupo 21

O Grupo 21 também teve apenas uma partida hoje. O Volta Redonda venceu o Itumbiara por 2 a 0, em gols aos 5 minutos dos dois tempos. No primeiro, Alexandre, de cabeça, após cruzamento do zagueiro Alemão, abriu o placar. No segundo, aproveitando cruzamento rasteiro de Deni, Butti decretou a vitória, e agora o Voltaço pula para a terceira posição, com os mesmos 4 pontos do Itumbiara, e a 3 pontos de América e Atlético, líderes do grupo.

Grupo 22

Com show de Túlio Maravilha e uma virada no último minuto, o Vila Nova derrotou o Rio Claro e agora é o vice-líder do grupo. O primeiro gol saiu logo aos 50 segundos da primeira etapa, com Erick, abrindo o placar para o Rio Claro. Porém, o experiente Túlio, cobrando pênalti, empatou. Dois minutos mais tarde, Dinei recoloca o Galo Azul na frente. Túlio Maravilha, ainda aos 42, empatou o jogo. Mas o Rio Claro foi persistente: Paulo Henrique, aos 30 minutos, fez o terceiro e se fechou todo na defesa. Não foi suficiente para evitar o gols de Paulo Ramos (ex-Grêmio), aos 38 e de Túlio, de último minuto, novamente cobrando pênalti, fazendo o terceiro dele, o décimo na competiç
A chuva de gols em Goiás compensou a falta de gols no Brinco de Ouro, onde o Guarani, apesar da pressão, não passou do zero com o CRAC.

Grupo 23

O Esportivo se isola ainda mais na liderança do grupo 23, e conseguiu uma excelente vitória sobre o eliminado Democrata de Governador Valadares, por 4 a 1. Em 44 minutos, Zulu, Jé e Rodrigo Ribeiro abriram 3 a 0. O Democrata esboçou uma reação no segundo tempo, com o gol de Adenílson. Mas Vinicius, aos 35, fechou o caixão do Democrata e fez o quarto.
Já a Roma, em um belo jogo contra o Bragantino, conseguiu uma excelente vitória em Bragança Paulista, que colocou a equipe de Apucarana na vice-liderança. O gol foi marcado por Edenílson, de cabeça, aos 38 da primeira etapa.

Grupo 24

No grupo mais equilibrado desta segunda fase, pelo menos na parte de cima, a Ulbra vacilou e ficou apenas no empate com o Águia Negra em 1 a 1. Gols, só no segundo tempo: Rogerinho, aos 22, abriu o placar para o Águia. A reação veio cinco minutos depois, com Everton.
Já o Joinville foi derrotado pelo Villa Nova por 2 a 0, em Minas Gerais. Emerson, aos 10 do segundo tempo, abriu a contagem para o Leão. O segundo veio aos 50 (isso mesmo), com Rarieli, cobrando pênalti.