quarta-feira, 7 de outubro de 2009

São Paulo vacila em casa

Share |

Por Leonardo Martins


Na noite desta quarta-feira, no Morumbi, o São Paulo recebeu o Coritiba querendo se manter próximo do líder Palmeiras. Mas, a equipe são-paulina foi surpreendida pelos paranaenses que arrancaram um bom empate em 2 gols.

Quem esperou um Coritiba encolhido em seu campo se surpreendeu, pois o time coxa-branca tomou uma atitude ofensiva em campo. O Fato também surpreendeu o time paulista, que deu espaços no inicio de jogo. Marcelinho Paraíba e Ariel assustaram o gol de Rogério Ceni. Aos poucos, os donos da casa retomavam o ritmo normal de jogo e começaram a atacar. Borges e Dagoberto, por duas vezes, desperdiçaram boas chances de abrir o placar.

Continuando a pressão tricolor, Jorge Wagner e Hugo foram outros que perderam gols. O gol finalmente saiu aos 23, Hernanes ganhou de Leandro Donizete e chutou, Édson Bastos tentou defender, mas a bola entrou. Festa no Morumbi.

O gol fez com que a torcida pensasse que seria tranqüilo o jogo, mas não aconteceu. O Coxa buscou o empate e conseguiu mais que isso, a virada. Mas, primeiro vamos ao empate. Aos 37, Carlinhos Paraíba chutou, Rogério Ceni deu rebote e Renatinho aproveitou para marcar o empate. Quatro minutos mais tarde, Marcelinho Paraíba cobrou escanteio e a bola entrou direto. Gol olímpico para virar o jogo.

André Dias sentiu o joelho no intervalo e deu lugar ao meia Oscar, que logo criou uma chance. O jogo era inteiro do tricolor, mais chances e maior posse de bola, mas esbarrava na boa partida da defensiva paranaense. Hugo, de cabeça, quase fez. Aos 12, Rogério Ceni cobrou falta com perigo.

O Coxa também perdeu chances de marcar, Marcelinho Paraíba chutou e a bola passou perto. A esta altura do jogo, Ricardo Gomes já havia feito a substituição que ele faz em todo jogo, trocou Borges por Washington. O Camisa 9, desta vez, fez o que era esperado, o gol de empate. Aos 21, Oscar fez boa jogada e chutou, Édson Bastos defendeu parcialmente e a bola sobrou nos pés do artilheiro que só concluiu, alivio no Morumbi. 2 a 2.

O gol de empate fez com que os paulistas buscassem o gol da vitória. De novo a dupla Oscar e Washington trabalhou junta, mas desta vez, o atacante errou o chute. Quando o empate era mal engolido pela torcida, o tricolor quase viu sua situação piorar. Nos acréscimos, Marcos Aurélio acertou a trave de Rogério Ceni, mas o empate frustrou a torcida são-paulina. Quem agradeceu foi o líder Palmeiras, que pode livrar 7 pontos de distancia do rival se vencer o Avaí.

O São Paulo tem pela frente o clássico contra o Flamengo no Rio. O Coxa recebe o Barueri no Couto Pereira. Os dois jogos acontecem no sábado.

Seleção Sub-20 vence e está nas quartas

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde desta quarta-feira, em Port Said no Egito, o Brasil enfrentou o rival Uruguai pelas oitavas-de-final do Mundial Sub-20. Apresentando um belo futebol, a Seleção venceu bem os uruguaios por 3 a 1 e continua rumo ao Pentacampeonato da competição.

No 1° tempo, os comandados de Rogério Lourenço deram uma aula de futebol. Desde o inicio, o Brasil se impôs dentro de campo diante da boa equipe uruguaia. A trinca de meias, Ganso, Giuliano e Alex Teixeira , se movimentava bem e servia o atacante Alan Kardec. Com belas jogadas, o Brasil chegou ao 1° gol. Aos 22, Ganso deu ótimo passe para Alan Kardec, com velocidade, chutar cruzado e abrir o placar. 1 a 0 Brasil.

Depois só deu Alex Teixeira, o meia do Vasco infernizou a defesa uruguaia com bom dribles e gols. O segundo gol brasileiro foi uma obra de arte de bons toques. Aos 24, o Brasil segurou a bola por 30 segundos seguidos, sempre com toques de bola rápidos e envolvendo o adversário. A jogada foi concluída com o drible da vaca de Douglas sobre Cabrera, o lateral, após o drible, cruzou rasteiro para Alex Teixeira concluir com perfeição. 2 a 0 Brasil.

O Uruguai, mesmo tomando um vareio de bola, dava trabalho a defensiva brasileira com meias habilidosos. O jogo estava agradável de se assistir. Continuando o show brasileiro, aos 31, uma nova sequência de passes do ataque brasileiro e Giuliano achou Alex Teixeira na direita, o camisa 7 carregou a bola, deu um drible em Silva e chutou no ângulo de Rodriguez, outro golaço e indiscutíveis 3 a 0.

A celeste não desistiu e partiu para cima do Brasil, este, com maestria, diminuiu o ritmo uruguaio, mas não evitou o gol uruguaio na única falha da defesa brasileira na primeira etapa. Aos 36, Hernandez cruzou e Urretaviscaya completou para o gol, diminuindo o prejuízo uruguaio. 3 a 1. O jogo permaneceu em ritmo lento até o intervalo.

O técnico uruguaio voltou para o intervalo com o ex-jogador do Milan, Viudez, no lugar de Calzada, para deixar o time mais ofensivo. E o atacante começou dando trabalho para o goleiro Rafael, como no chute em que o goleiro segurou firme.

Os brasileiros tinham a sua disposição a defesa adversária aberta e tentaram explorar a velocidade de seus meias para matar de vez o jogo. Porém, a pontaria estava ruim. Aos 11, Alex Teixeira recebeu na entrada da área e chutou, a bola passou perto do gol. Ganso e Alan Kardec também desperdiçaram boas chances para ampliar o placar.

O Brasil não via dificuldades em segurar a vantagem, pois a pressão uruguaia era muito bem controlada pela marcação brasileira. Para reforçar esta marcação e criar uma alternativa de chutes de longe, Rogério Lourenço tirou Ganso e colocou Boquita. Mas o meia não conseguiu chutar bem a gol. Alex Teixeira desperdiçou outra chance de ampliar, Rodriguez salvou.

De tanto insistir, o Uruguai teve uma ótima chance para colocar fogo no jogo. Aos 42, Souza acertou a cara do jogador uruguaio e o juiz marcou pênalti. Mas na cobrança, Hernandez cobrou mal e Rafael voou no canto certo e pegou o pênalti, se recuperando do frangaço que havia levado no último jogo. Este lance mostra que era, realmente, o dia de nossa seleção. A perda do pênalti matou qualquer chance de reação uruguaia e os meninos brasileiros continuam firme rumo ao título mundial sub-20 pela quinta vez para o país.
O próximo adversário da Seleção no mundial é a Seleção da Alemanha, que hoje, eliminou a Nigéria ao derrtotá-la por 3 a 2. O Jogão entre Brasil x Alemanha será no sabado e terá cobertura completa do Esporte é Vida.

Outros resultados
Itália 3x1 Espanha
Coréia do Sul 3x0 Paraguai
Gana 2x1 África do Sul
Costa Rica 2x0 Egito
Hungria 2(4)x(3)2 República Tcheca
Emirados Árabes 2x1 Venezuela

Confrontos das quartas-de-final
Itália x Hungria
Costa Rica x Emirados Árabes
Gana x Coréia do Sul

Especial: Copa Libertadores Feminina – 2ª parte

Share |

Por Gabriel Seixas

Como prometido, o Esporte É Vida também traz um resumo especial sobre as cinco equipes que se candidatam a possíveis rivais do Santos nas fases de mata-mata (que ainda virão) da Libertadores Feminina. Agora é a vez do Grupo 2, encabeçado pelo San Lorenzo, da Argentina.

Falando em San Lorenzo, esta parece ser a equipe a ser batida no segundo grupo. Não à toa, as hermanas tiveram dificuldades em jogar no primeiro jogo, e não saíram de um empate em 1 a 1, contra o Deportivo Quito, do Equador. A defensora Graciela Correa e a capitã Florencia Quiñones são as destaques do time. Por outro lado, o Quito deve ser uma equipe apenas com a missão de tirar pontos das mais fortes. Conta com uma equipe jovem, com muita vontade de jogar, mas pouca técnica. Quem se candidatava como uma das favoritas ao título, a equipe Formas Íntimas, da Colômbia, foi derrotada na primeira rodada pela Universidad Autonoma de Assunción, do Paraguai, por 3 a 2. As paraguaias são comandadas pela maestra Monica Karina, proveniente do futebol americano. Ela, por sinal, marcou todos os gols da vitória. É bom destacar que as colombianas do Formas não têm esse nome por acaso: uma empresa de calcinhas, ou roupas íntimas femininas em geral, comandam o time. A equipe desponta como o melhor do país, e também conta com jogadoras na seleção principal feminina da Colômbia. A destaque da equipe é a meio-campista Grisalez Alvarez, de 36 anos, mas com fôlego de 14 – segundo a própria. Completando o grupo, as uruguaias do Rampla Juniors, que ainda não estrearam na competição. Uma jogadora que promete roubar a cena é Juliana Castro, principal atração do campeonato local, com seu bom futebol e gols. E a camisa 7 tem apenas 18 anos.

Ao final da apresentação das equipes, a classificação até o momento, levando em consideração duas rodadas passadas no Grupo 1 e apenas uma no Grupo 2.

Grupo 1

1º Santos - 6
2º Everton - 4
3º Caracas - 1
4º White Star - 0
5º EnForma – 0

Grupo 2

1º Universidad Autonoma - 3
2º San Lorenzo - 1
3º Deportivo Quito - 1
4º Rampla Juniors - 0
5º Formas Intimas – 0

Lembrando que os jogos do Grupo 1 são disputados na Vila Belmiro, em Santos, e do Grupo 2 são disputados na cidade do Guarujá, que tem um campo não muito apropriado para a prática futebolística.