segunda-feira, 14 de setembro de 2009

América vence e coloca a mão na taça

Share |
Por Leonardo Martins

Na tarde de ontem, em Arapiraca, interior alagoano, ASA e América-MG começaram a decidir a Série C. Os Mineiros foram a Alagoas e venceram por 3 a 1, colocando a mão na taça da terceirona.

O América esteve em uma tarde inspirada e não deixou a pressão da torcida influenciar. Aos 10 minutos, Evanilson disputou com o goleiro e abriu o placar. Quatro minutos mais tarde, Irênio cobrou falta na cabeça de Fábio Bala que completou de cabeça. 2 a 0 e festa da pequena torcida americana presente a Alagoas.

O Asa partiu com tudo para diminuir o prejuízo, mas era barrado pela marcação eficiente dos Americanos. Só conseguiu aos 25, quando foi marcado pênalti, bem cobrado por Rodriguinho.

A equipe alagoana foi com todas as forças para o empate na segunda etapa, mas foi surpreendida pelo América. Aos 13, em rápido contra-ataque, Bruno Mineiro apareceu livre na intermediária e mandou por cima do goleiro do ASA, marcando um golaço. 3 a 1 e mão na taça.

O Coelho pode perder por 2 a 0 ou um gol de diferença que comemorará o título da Série C em casa no próximo sábado.

- Série D define os confrontos das quartas-de-final.

A Série D definiu ontem os confrontos das quartas-de-Final, com um regulamento esquisito. Os 10 times que disputavam 5 jogos e 8 vagas, os 5 vencedores dos confrontos mais 3 perdedores com melhor campanha. Vamos aos resultados

Macaé-RJ 0x0 Tupi-MG – os dois estão classificados.

Londrina-PR 1x1 Chapecoense-SC – Chapecoense Classificado
Renaldo; Emerson Cris

Alecrim-RN 3x0 Sergipe-SE – Alecrim Classificado
Igor(2) e Leandro Sena

Araguaia-MT 1x0 Uberaba-MG – os dois estão classificados
Baldoino(contra)

Cristal-AP 3x1 São Raimundo-PA – os dois estão classificados
Renan e Maxi Jarí(2); Del Curuçá

Confrontos das quartas-de-final

Araguaia-MT x Chapecoense-SC
Alecrim-RN x Uberaba-MG
Macaé-RJ x Tupi-MG
Cristal-AP x São Raimundo-PA

Botafogo e Fluminense jogam mal e não saem do zero

Share |

Por Gabriel Seixas

O charmoso clássico “vovô”, entre Botafogo e Fluminense, não empolgou a ninguém que assistiu a partida disputada no Engenhão. Esperavam-se dois times empenhados para fugir da zona de rebaixamento, o que de fato, aconteceu. Só não se esperava uma partida de tão baixo nível técnico e sem nenhum lampejo dos jogadores dos dois times. Resultado: a partida não saiu do zero. Com isso, o Fogão continua na zona do rebaixamento, em 18º com 24 pontos. O Flu encontra-se numa situação ainda mais desesperadora: É o último colocado com apenas 18 pontos. Pra se ter uma ideia, o Náutico, primeira time fora da zona do rebaixamento, está sete pontos à frente do Flu. A situação só piora a cada rodada.

Botafogo e Fluminense acumulam um jejum interminável de jogos sem vencer: O alvinegro está há dez jogos, enquanto os tricolores somam nove, contando as partidas da Sul-Americana.

Os dois piores times do returno fizeram um jogo com poucas alternativas no primeiro tempo. A primeira foi aos 11 minutos, a favor do Fluminense, que estreava uma nova dupla de ataque, formada por Alan e Adeílson. E foi o segundo que tocou para o argentino Ezequiel González, que acertou a trave de Jefferson. Os dois estreavam por seus respectivos times.

Cinco minutos depois, o Bota respondeu. Lúcio Flávio cruzou para André Lima, que de cabeça, levou perigo para Rafael, mandando a bola por cima do gol. A partir daí, uma sequência de passes errados e outros erros inadmissíveis.

Em meio a isso, o Botafogo tinha as melhores chances de abrir o placar. Aos 39 minutos, a chance mais clara do primeiro tempo. Jônatas, que dessa vez teve atuação razoável, lançou Eduardo, livre pela ponta esquerda. Ele saiu na cara de Rafael, e chutou em cima do goleiro. Na sobra, o próprio Eduardo acertou um chute horrível pra fora.

Na segunda etapa, Cuca promoveu duas alterações no Flu. Tartá e Kieza entraram nas vagas do apagado Ezequiel González, e de Alan. O time melhorou, e criou duas boas chances pelo alto. A primeira foi com o baixinho Tartá, que recebeu cruzamento de Ruy e mandou por cima do gol. A outra foi com o zagueiro Gum, que também errou o alvo.

Mas logo o Flu quebrou o ritmo. Kieza e Tartá retomaram as suas inoperâncias, Diogo estava perdido na marcação, os alas não criavam quase nada e Adeílson sumiu na partida. O Botafogo não deixava pra menos. Alessandro e Reinaldo, que faziam partidas ruins, cederam lugares a Thiaguinho e Ricardinho. A intenção de Estevam Soares era deixar o time mais veloz. Mas não foi isso que aconteceu. Lúcio Flávio era lento demais na armação, e André Lima ficou muito isolado na frente.

A última boa chance também foi criada pelo Flu, com Kieza. Ele ficou cara a cara com Jefferson, mas o goleiro alvinegro aproveitou o toque fraco do jogador tricolor e fez as defesa, Minutos depois, o centroavante do Fluzão ainda marcou, mas estava adiantado. Resultado: O rei dos empates, o Botafogo, empatou de novo. E o Fluminense continua na lanterna. Sinal vermelho ligado para ambos os times.

Classificação (após 24 rodadas):

1º Palmeiras - 44
2º Internacional - 43 (13 vitórias)
3º São Paulo - 43 (12 vitórias)
4º Atlético-MG - 40
5º Goiás - 39
6º Grêmio - 36 (10 vitórias, saldo 15)
7º Corinthians - 36 (10 vitórias, saldo 2)
8º Barueri - 36 (9 vitórias)
9º Santos - 35
10º Avaí - 34 (9 vitórias, saldo 3)
11º Flamengo - 34 (9 vitórias, saldo -1)
12º Vitória - 33
13º Cruzeiro - 32
14º Atlético-PR - 28
15º Coritiba - 26
16º Náutico - 25
17º Santo André - 24 (6 vitórias)
18º Botafogo - 24 (4 vitórias)
19º Sport - 20
20º Fluminense - 18

* Coritiba e Corinthians completarão a rodada, nesta Quarta-Feira, no estádio Couto Pereira, em Curitiba.

Palmeiras tropeça no Vitória, mas segue na ponta

Share |

Por Gabriel Seixas

Empurrado pela torcida, o Vitória conseguiu dar fim a uma série de três jogos sem vencer no Brasileiro. E foi justamente em cima do líder do campeonato, Palmeiras, que mesmo com a derrota, conseguiu manter o primeiro lugar, já que o Internacional também foi derrotado – como você já viu no Esporte É Vida. Os baianos venceram a partida por 3 a 2, com gols de Uelinton, Neto Berola e Derlei. Robert marcou seus primeiros gols com a camisa do Verdão, descontando o placar.

O Vitória começou melhor o jogo, e foi logo dando suas caras aos 14 minutos, quando Roger soltou uma bomba no travessão de Marcos. Cinco minutos depois, não teve jeito: Ramon cobrou falta, e Marcos tentou afastar a bola com um soco. Porém, o goleiro foi infeliz e acabou jogando a bola na cabeça de Uelinton, que sem querer, acabou abrindo o placar para a torcida que compareceu em peso ao Barradão.

O Palmeiras criava poucas alternativas para empatar o jogo. Com três zagueiros e dois volantes, o time esbarrava na falta de criatividade no meio-campo, apenas com Cleiton Xavier na armação, já que Diego Souza foi desfalque. Do lado direito, o criticado Wendel também não rendeu muita coisa. Armero, pela esquerda, passou a ser alternativa. Deu certo ainda no primeiro tempo.

Mas antes, o Vitória assustou novamente o gol de Marcos. Num lance que começou justamente com uma reposição de bola errada do goleiro para o zagueiro Danilo. Neto Berola foi esperto, roubou a bola e saiu na frente do goleiro. Na hora de finalizar, demorou demais e foi desarmado.

No início da partida, houve um fato importante: o Palmeiras perdeu o atacante Obina, contundido após uma dividida com Fábio Ferreira. Em seu lugar, entrou Robert. E foi dele o gol de empate antes do intervalo – que não fez justiça àquilo que estava sendo a partida, predominada pelos baianos. Ele recebeu cruzamento de Armero na ponta esquerda e testou firme para o gol de Viáfara.

No segundo tempo, o Verdão voltou criando mais oportunidades, explorando diversos contra-ataques. No melhor deles, aos oito minutos, o apagado Vagner Love fez jogada individual e exigiu linda defesa de Viáfara.

Mas o Vitória mostrou que estava bem fisicamente, e retomou o controle da partida, sobretudo nas descidas de Apodi pela direita e na velocidade de Leandro Domingues. E foi com o meia que começou a jogada do segundo gol, cruzando para o meio da área. A bola passou por todo mundo e sobrou para Roger. Ele cruzou para Neto Berola, o novo artilheiro do rubro-negro, marcar o segundo dos baianos. A bola bateu na trave antes de entrar.

O Palmeiras foi para o tudo ou nada, já com Ortigoza em campo na vaga do lateral Wendel, passando Sandro Silva, que também entrou no lugar do lesionado Maurício, para a ala direita. Mas isso lhe custou caro. Tudo começou numa cobrança venenosa de escanteio de Ramon, que não marcou um gol olímpico porque Marcos salvou. Porém, na sobra, o estreante Derlei, que havia entrado no lugar de Neto Berola, aumentou a vantagem e praticamente havia decidido a partida.

Mas o Verdão mostrou que estava vivo, e aos 43 minutos, descontou o placar. Ortigoza cruzou e Robert, sozinho, tocou novamente de cabeça para marcar.

Nos últimos minutos, Ortigoza teve a chance de empatar, mas no cruzamento recebido ele cabeceou fraco. E lá se foram as esperanças do Palmeiras de sair do Barradão com pontos. Mas não há motivos para se lamentar: O Verdão ainda reinará pelo menos mais uma semana na liderança.