quarta-feira, 14 de maio de 2008

Zenit é Campeão da Copa da Uefa

Share |

Por Leonardo Martins


Na tarde desta quarta-feira, em Manchester na Inglaterra, aconteceu a final da Copa da Uefa entre Glasgow Rangers, da Escócia, e a sensação da competição, o Zenit, da Rússia. Em um jogo fraco para uma final, os russos ganharam por 2 a 0 e faturaram o titulo inédito.

O primeiro tempo foi muito pobre no aspecto técnico. As duas equipes entraram em campo com cinco homens no meio e apenas um atacante. No lado do Zenit, o desfalque do artilheiro Pogrebnyak, suspenso, foi muito sentido. Apesar disso, a melhor chance na primeira etapa foi do time russo. O lateral Anyukov acertou uma bomba de fora da área, e o goleiro Alexander se esticou para fazer boa defesa. As duas equipes prevaleceram-se da ótima marcação que ambas equipes realizaram.

Depois do intervalo, os escoceses voltaram com bem mais disposição e, apesar de não ter havido substituições, o Rangers melhorou. Logo aos 8 minutos, o time se aproveitou da fraqueza da desastrada zaga russa e, na base do abafa, quase abriu o placar. Darcheville e Ferguson tentaram uma vez cada na pequena área, mas acabaram travados pelo goleiro Malafeev. O capitão Ferguson reclamou de pênalti, mas foi ignorado pela arbitragem. O lance empolgou o Rangers, que passou a suforcar o Zenit. Whittaker, em chute de fora da área, por pouco não abriu o placar, aos 22. Um minuto depois, porém, em rápido contragolpe, o Zenit por pouco não fez seu gol. Arshavin recebeu lançamento e, na intermedíaria, driblou o goleiro Alexander, que saiu atabalhoado. O atacante progrediu e bateu com consciência. No entanto, Papac, um dos dois defensores do Rangers que estavam na linha de gol, salvou de cabeça.

O jogo voltou então a ficar embolado pelo meio e, após um perde-e-ganha na intermediária, aos 27, o Zenit criou seu gol. Denisov fez boa tabela com Arshavin e saiu na cara do goleiro Alexander. O meia bateu de chapa, rasteiro, e correu para o abraço. Atordoado, o Rangers, em vez de se aproximar do empate, acabou dando ainda mais chances ao rival russo. Zyrianov, livre no bico da pequena área, perdeu chance incrível ao carimbar a trave. O técnico Walter Smith partiu para o tudo-ou-nada, ao sacar o defensor Papac para lançar o atacante Novo. A mudança, no entanto, surtiu pouco efeito, assim como as outras duas (entradas de McCulloch e Boyd). No último lance do jogo, o Zenit fez o segundo e fechou o caixão. Dong Jin, que acabara de entrar, foi ao fundo e rolou para Zyrianov empurrar a bola para a rede e deflagrar a festa russa em Manchester

Este foi o segundo título da Copa da Uefa conquistado por uma equipe russa. Em 2004-05, o CSKA, comandado por Daniel Carvalho e Vágner Love, levou a taça.

Mas nem tudo foi festa em Manchester. Os torcedores escoceses, revoltados com a derrota do Rangers, confrontaram com a polícia nas ruas da cidade, deixando muitas pessoas feridas. Mas a festa foi russa.

Corinthians vence de novo e está nas semifinais

Share |

Por Leonardo Martins

Na noite desta 3ª feira, no Estádio Santa Cruz em Ribeirão Preto, Corinthians e São Caetano realizaram a partida de volta das quartas-de-final da Copa do Brasil. Mesmo com mando do azulão, o Timão estava se sentindo em casa por causa da maior torcida dos corintianos. A equipe paulistana aproveitou essa força vinda das arquibancadas e derrotou a equipe do ABC novamente, agora por 3 a 1 e se classificou as semifinais.

Mesmo com a vantagem do empate, o Corinthians começou o jogo em cima do São Caetano. Com um maior volume de jogo, os alvinegros criaram muitas chances de gol. Aos 8 minutos, Herrera ganhou na raça e cruzou para Diogo Rincón que driblou o zagueiro e chutou com perigo. O São Caetano, por sua vez, não conseguia criar chances perigosas de gol por méritos da zaga corintiana, que marcava muito bem.

A equipe da capital paulista não demoraria muito a marcar o gol de abertura do placar. Aos 26, André Santos cobrou escanteio e Chicão desviou de coxa para o fundo das redes. O gol deu tranqüilidade a equipe alvinegra, pois agora o Azulão teria que virar o jogo para levar a decisão aos pênaltis, que levou o jogo mansamente até o intervalo.

Com a necessidade da virada, o técnico Pintado, do São Caetano, deixou a equipe mais ofensiva ao tirar Tobi e colocar o estreante Rosembrick, na volta do intervalo. Porém, nada adiantou esta modificação, pois o Corinthians continuava mandando no jogo e não deixando a equipe azul atacar. Pior para o Azulão que tomou o 2º gol aos 6 minutos. André Santos cobrou falta e contou com a ajuda da trave para ampliar a vantagem. A chance de pênaltis era descartada e restava aos azuis marcar 4 gols para seguir adiante.

Mas a equipe do ABC não encontrava forças para a reação e era facilmente dominada pelos corintianos, que tocava a bola e esperava o tempo passar. Nilton e Acosta entraram na equipe alvinegra. Inclusive, o uruguaio marcou o 3º gol do Corinthians. Aos 38 minutos, Herrera desceu pela direita e cruzou para Acosta marcar. Nem o gol de Tuta, que chutou entre as pernas de Felipe, diminuiu a festa corintiana e garantiu a vaga as semifinais.

O Corinthians espera o vencedor de Botafogo e Atlético-MG, que se enfrentam hoje (detalhes amanhã aqui no Esporte é Vida), para conhecer seu adversário nas semifinais da Copa do Brasil.