quinta-feira, 15 de abril de 2010

Corinthians vence e se classifica

Share |
Por Leonardo Martins

O Corinthians é a primeira equipe brasileira classificada a próxima fase da Libertadores. A equipe alvinegra adquiriu tal condição ao derrotar o Racing do Uruguai em Montevidéu por 2 a 0.

Mas o começo de jogo foi marcado por uma paralisação. Com menos de dois minutos, houve um apagão no estádio e foram precisos 15 minutos para a bola rolar de novo. Quando voltou a luz, o Corinthians aproveitou-se da fragilidade da equipe uruguaia e logo fez. Aos 18, Dentinho, melhor jogador da equipe no ano, aproveitou rebote da zaga e marcou. 1 a 0 Corinthians.

Com o gol, o time brasileiro levou o jogo em um ritmo lento e o jogo se tornou ruim. O Racing pouco assustava Júlio César. Lance de emoção só veio quando Ronaldo tentou marcar um gol do meio campo, mas a bola passou por cima do gol. Um lance a lá Pelé. Danilo também perdeu ótima chance antes do intervalo.

Na volta do intervalo, antes mesmo de o Racing pensar em pressionar, o Corinthians quase fez o segundo, logo no primeiro minuto. Após ótima troca de passes, a bola passou pelos pés de Ronaldo e Elias e chegou até Dentinho. Livre, o atacante bateu cruzado na entrada da área, e Contreras conseguiu fazer grande defesa, espalmando a escanteio. Melhor em campo, o jovem atacante voltou a aparecer bem pouco depois. Aos três, ele pedalou pela direita e chutou forte para o goleiro salvar novamente, agora no ângulo.

O que parecia um jogo tranquilo, no entanto, começou a ficar mais difícil a partir dos 15 minutos. O Timão recuou prematuramente e permitiu que os uruguaios ganhassem força na frente. Mirabaje, aos 21, cobrou falta perigosa, que Julio Cesar mandou pela linha de fundo. Para tentar corrigir a falha e dar velocidade ao ataque, Mano tirou Ronaldo e Dentinho e colocou Jorge Henrique e Iarley, respectivamente.

Mas as trocas não surtiram o efeito esperado pelo treinador, e o Racing continuou melhor. Só que não oferecia grande perigo. Aos 34, Julio Cesar saiu do gol para dividir com Cauteruccio, e a bola sobrou para Mirabaje. De muito longe, o meia tentou por cobertura e errou o alvo. Nos minutos finais, Mano aumentou a retranca com a entrada do zagueiro Paulo André no lugar de Danilo.

Melhor para o Racing. A partir dos 40, o time da casa começou a apostar nas bolas cruzadas para a área. Entretanto, o Timão garantiu o triunfo em seguida. Iarley puxou o contra-ataque e tocou para Jucilei cruzar. Elias apareceu como um atacante entre os zagueiros e cabeceou com precisão no canto esquerdo, aliviando a pressão aos dar números finais ao duelo e classificar o Timão para a próxima fase da Libertadores.