segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Série A – 37ª rodada – Classificação e próxima rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

O Campeonato Brasileiro se aproxima do fim, e promete muita emoção na última rodada. Como serão vários interesses de diversos times em jogo, o Esporte É Vida traz a classificação geral do campeonato, e a situação de cada um dos 20 times na última rodada assim que forem mencionados na tabela. Você ainda confere quais serão os 10 jogos simultâneos que prometem tirar o fôlego dos torcedores na rodada final, que será realizada no dia 6 de Dezembro, além da briga pela artilharia.

Classificação (até a 37ª rodada):

1º Flamengo – 64

Depende apenas de si para ser campeão. Basta uma vitória sobre o Grêmio, na última rodada. O rubro-negro carioca foi o único até aqui a garantir vaga antecipada a Libertadores por intermédio do Brasileirão – já que o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e também tem presença confirmada na competição.
2º Internacional – 62 (18 vitórias)
Enfrenta o Santo André, que ainda briga contra o rebaixamento na última rodada, também em casa. Precisa vencer e torcer por uma ajuda do rival Grêmio contra o Flamengo para ser campeão. A vaga para a Libertadores está praticamente assegurada, pois a vantagem do saldo de gols do Colorado para o Cruzeiro, 5º colocado, é de 14. De qualquer forma, basta um empate para alcançar o maior torneio das Américas.
3º Palmeiras – 62 (17 vitórias, saldo 14)
Ainda tem chances de título, mesmo que remotas. Precisa vencer o ameaçado Botafogo, fora de casa, e torcer por tropeços de Internacional e Flamengo. Para garantir vaga na Libertadores, um empate é suficiente.
4º São Paulo - 62 (17 vitórias, saldo 11)
O panorama do Tricolor Paulista é parecido com o do Palmeiras. Um empate para ir a Libertadores, mas para ser campeão, precisa não só vencer o rebaixado Sport, em casa, como torcer por tropeços de todos os times acima na tabela. Improvável.
5º Cruzeiro – 59
É o único que faz sombra aos times do G-4 em busca de uma vaga para a Libertadores. Para disputar a competição em 2010, deve vencer o Santos na Vila Belmiro, e torcer para que São Paulo ou Palmeiras percam seus jogos. Empate desses times não favorece.
6º Atlético-MG – 56
Deu adeus ao sonho da Libertadores, e estará na Copa Sul-Americana do ano que vem. O Galo fará um ‘amistoso de luxo’ contra o Corinthians, na última rodada, em casa.
7º Grêmio – 55
Também está garantido na Sul-Americana, mas pode ser peça-chave na briga pelo título. O tricolor gaúcho, que tem a segunda pior campanha de todos os times fora de casa, visitará o líder Flamengo na última rodada, e em caso de vitória ou empate do time gaúcho, pode favorecer o rival Internacional na briga pelo título.
8º Goiás – 54 (15 vitórias)
O Goiás também está garantido na Sul-Americana. Os goianos, que empataram com o líder Flamengo e venceram o São Paulo nas últimas duas rodadas, encaram o Vitória, fora de casa, num jogo que não vale nada. Pelo menos para os goianos.
9º Avaí – 54 (14 vitórias)
O último time garantido antecipadamente na Copa Sul-Americana de 2010 encara o rebaixado Náutico, na última rodada, na despedida do técnico Silas do comando do clube. Será o fim de uma campanha sensacional que fez o time se manter por pelo menos por mais um ano, com folga, na primeira divisão do futebol nacional.
10º Corinthians – 49 (13 vitórias)
Como ganhou a Copa do Brasil neste ano, também representará o Brasil na Libertadores do ano que vem.
11º Santos – 49 (12 vitórias)
Tem como principal motivação para o confronto com o Cruzeiro, na última rodada, garantir vaga para a Sul-Americana. Para isso, precisa vencer o time mineiro, jogando em casa, se não quiser depender de outros resultados.
12º Barueri – 48
Joga contra o Atlético-PR, na última rodada, também para garantir vaga na Sul-Americana. Um empate é suficiente para os paulistas. O atacante Val Baiano também entrará em campo bastante motivado, afinal, tem chances reais de conseguir a artilharia do campeonato.
13º Vitória – 47 (13 vitórias, saldo -6)
Encara o desinteressado Goiás, em casa, na última rodada. Se quiser jogar a Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo, precisa vencer e, de preferência, torcer para que o Atlético-PR não vença, afinal, o que separa os dois times na tabela de classificação é o saldo de gols.
14º Atlético-PR - 47 (13 vitórias, saldo -7)
Depois de escapar matematicamente do rebaixamento, a missão agora é se classificar para a Sul-Americana para salvar a temporada. Para isso, o Furacão precisa vencer o Barueri fora de casa, num duelo direto pela competição internacional.
15º Fluminense – 45
Ainda corre riscos de rebaixamento, e promete fazer um duelo emocionante na última rodada, fora de casa contra o Coritiba, que também luta contra o descenso. O Flu, que passou tantas rodadas no Z-4, agora depende apenas de si para escapar. Um empate garante o time na Primeira Divisão do ano que vem.
16º Coritiba – 44 (12 vitórias)
Os paranaenses não podem pensar em outro resultado a não ser a vitória contra o Fluminense, jogando no Couto Pereira. Os paranaenses também dependem de si, mas podem escapar sem conseguir a vitória. Se empatar, torce para o Botafogo não vencer. Se perder, torce para o Botafogo também ser derrotado, contra o Palmeiras, e para o Santo André tropeçar no Internacional.
17º Botafogo – 44 (10 vitórias)
O time do técnico Estevam Soares se vê ameaçado, e mesmo na zona de rebaixamento, depende apenas de si para escapar da segundona, já que Coritiba e Fluminense se enfrentam na rodada final. Mas, pelo caminho aparece o Palmeiras, lutando pelo título do campeonato. Um empate pode ser suficiente em caso de derrota do Coritiba.
18º Santo André – 41
Só um milagre garante o Santo André na primeira divisão do próximo ano. O Ramalhão precisa derrotar o Internacional, que briga diretamente pelo título, além de torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba. Caso contrário, o rebaixamento estará decretado.
19º Náutico – 38
Se garantiu na Série B 2010 nessa rodada, com a derrota para o Santo André. Rebaixado, o Timbu cumpre tabela contra o Avaí, no estádio dos Aflitos, em Recife.
20º Sport – 31
Rebaixado há três rodadas, também não tem o que fazer na última rodada. Pelo menos para si próprio, porque pode ser peça decisiva na briga pela Libertadores e até mesmo pelo título, caso apronte alguma surpresa para o São Paulo, jogando no Morumbi.

Próximos jogos – Última rodada

17h00 (Horário de Brasília)

São Paulo x Sport
Santos x Cruzeiro
Barueri x Atlético-PR
Coritiba x Fluminense
Internacional x Santo André
Flamengo x Grêmio
Vitória x Goiás
Náutico x Avaí
Atlético-MG x Corinthians
Botafogo x Palmeiras

Principais Artilheiros:

19 gols: Adriano (Flamengo); Diego Tardelli (Atlético/MG)
18 gols: Val Baiano (Barueri)
15 gols: Alecsandro (Internacional)

Flamengo vence Corinthians e assume a liderança do Brasileirão

Share |

Por Gabriel Seixas

A torcida rubro-negra passou por algumas provações no Campeonato Brasileiro. O time começou mal, beirou a zona de rebaixamento, até a saída do técnico Cuca para a chegada de Andrade. E ele foi um dos principais responsáveis pela ascensão do rubro-negro, que engatou um segundo turno espetacular, e aos poucos, conseguiu entrar na zona da Libertadores. Com a vaga para o maior torneio das Américas praticamente carimbada, o Flamengo entrou em campo para enfrentar o Corinthians com chances renovadas de assumir o 1º lugar, que foi desperdiçada na rodada passada ao empatar em casa com o Goiás. E num domingo que tudo deu certo, o Flamengo finalmente assumiu a liderança do Brasileirão. O rubro-negro derrotou o Corinthians por 2 a 0, e com a derrota do ex-líder São Paulo para o Goiás por 4 a 2, se aproximou ainda mais do hexacampeonato. Zé Roberto, no primeiro tempo, e Léo Moura, cobrando pênalti no último minuto do jogo, fizeram os gols da vitória, que foi cercada de emoção.

O jogo prometia o tão sonhado confronto entre Adriano e Ronaldo. Bem, prometia até o desfalque de Adriano ser confirmado na véspera do jogo pelo Flamengo. Depois de muito mistério, Bruno Mezenga foi confirmado na vaga do artilheiro. Pelo Timão, Balbuena e William eram os desfalques na defesa, além de Dentinho no ataque. As esperanças ficavam por conta do trio Defederico, Jorge Henrique e o Fenômeno Ronaldo para incomodar a defesa do Fla.

A partida começou a todo vapor, com o Flamengo tomando o controle das ações. Foram duas chances claras de gol a partir dos 4 minutos. Petkovic cobrou falta, e Álvaro desviou no pé da trave de Felipe. Pouco depois, foi a vez de Petkovic cobrar escanteio. A bola passou por todo mundo e chegou até Willians, que de frente pro gol, bateu pra fora e desperdiçou outra grande chance. No ínterim dessas duas oportunidades, o Corinthians foi obrigado a forçar uma alteração: Edu, contundido, deu lugar a Moradei.

E a blitz não parou por aí. Aos 11 minutos, Bruno Mezenga avançou pela direita, e mesmo colado com a marcação, acertou um chute perigoso, cruzado, que passou rente a trave de Felipe. O Corinthians só respondeu aos 13, na sua primeira boa oportunidade. Escudero acertou um chute do meio da rua, e por pouco não encobriu Bruno, que espalmou pra escanteio.

Ronaldo, pouco acionado, não levava perigo a defesa rubro-negra. Pior: teve que deixar o campo aos 25 minutos, depois de uma dividida com Airton dentro da área (na qual o Fenômeno reclamou de pênalti). O criticado Souza substituiu-o.

No minuto seguinte, outro castigo para a torcida e o time corinthiano. E esse foi muito pior. Toró acertou ótimo lançamento do meio de campo que chegou até Zé Roberto. O atacante conduziu a bola até a área e chutou. A bola passou entre as pernas de Felipe e morreu no fundo das redes. A torcida do Flamengo presente no Brinco de Ouro (já que o Corinthians não mandou seu jogo no Pacaembu), fazia uma festa dupla, com o gol de empate do Goiás contra o São Paulo no outro jogo (até então o jogo estava 1 a 1).

Em desvantagem, o Corinthians passou a se soltar mais, e mesmo perdendo dois jogadores importantes em 25 minutos, conseguiu criar oportunidades. Aos 37 minutos, a melhor chance: o argentino Defederico recebeu na área, driblou Bruno, e na hora de concluir, chutou fraco, permitindo que o zagueiro Álvaro evitasse o gol de empate.

A última chance foi com Chicão, no último minuto do primeiro tempo. Ele cobrou falta da entrada da área, no ângulo direito de Bruno, que por sua vez, se esticou todo para espalmar.

Depois de um primeiro tempo movimentadíssimo, os dois times deram início a um segundo tempo morno, com poucas oportunidades. Paulo André teve a primeira pelo Corinthians. O zagueiro desviou uma cobrança de escanteio, mas Bruno pegou com tranquilidade.

Para mudar o ímpeto do Flamengo, Andrade trocou o craque Petkovic pelo chileno Fierro. E foi o chileno que, três minutos depois, teve participação direta na expulsão de um jogador do Corinthians. Chicão deu um pisão em Fierro, recebeu o segundo cartão amarelo e foi pro chuveiro mais cedo, deixando o Corinthians com um jogador a menos.

Mas isso não foi suficiente para o Flamengo deixar de mudar a postura de apenas administrar a partida. E nem precisava, afinal, era o suficiente para manter a vitória, e com o tropeço do São Paulo por 4 a 2 no outro jogo, o panorama estava ainda melhor. Andrade colocou Denis Marques no lugar do apagado Bruno Mezenga, para dar mais mobilidade ao ataque.

A entrada de Denis surtiu efeito aos 42 minutos, numa jogada individual do atacante do Flamengo. Ele puxou um contra-ataque, limpou o marcador, mas na hora da conclusão, chutou fraco, facilitando a defesa de Felipe. Mas o segundo gol ainda estava a caminho. Aos 45 minutos, Léo Moura recebeu na ponta direita, e na hora de driblar o corinthiano Dodô, foi segurado dentro da área. O juiz não hesitou em marcar pênalti. Na cobrança, o próprio Léo Moura cobrou no canto direito do Felipe, que nem se mexeu.

Festa dos rubro-negros que compareceram ao Brinco de Ouro, que presenciaram o time chegar pela primeira vez a liderança do torneio, depois de 37 rodadas. Com dois pontos de vantagem para o vice-líder, que agora é o Internacional, o Fla depende apenas de si para garantir o título. Basta vencer o Grêmio, na última rodada, no Maracanã para garantir o tão sonhado hexacampeonato. Mas o vacilo contra o Goiás, na rodada passada, serve de alerta para evitar o oba-oba, que pode prejudicar o time. A festa está preparada para o próximo domingo. O Flamengo está muito próximo de pôr fim a um jejum de 17 anos sem conquistar um título do Campeonato Brasileiro.

Curtinhas

- O Internacional confirmou o favoritismo e derrotou o rebaixado Sport por 2 a 1, de virada, mantendo suas chances de título. De quebra, o colorado assumiu a vice-liderança do Brasileirão, com 62 pontos, e está praticamente na Libertadores (a não ser que uma enorme diferença de saldo de gols seja tirada). Vandinho colocou o Sport na frente, mas Kleber e Andrezinho deram a vitória ao Inter. Os gaúchos seguem com chances de título, mesmo porque estão a dois pontos do líder Flamengo. Mas, pra isso, o Inter conta com uma ajuda especial do rival Grêmio, que visita o rubro-negro carioca na última rodada.

- Na Arena da Baixada, o Atlético-PR derrotou o Botafogo por 2 a 0, e se livrou matematicamente do rebaixamento. Por outro lado, o Fogão entrou na zona da degola. Wallyson e Paulo Baier fizeram os gols rubro-negros, que deixam o time com 47 pontos. O Botafogo, primeiro time do Z-4 tem 44 pontos, e também pode chegar a 47. Mas caso empatasse com o Furacão em número de pontos, estaria em desvantagem no critério de número de vitórias.

- Quem finalmente deixou a zona de rebaixamento foi o Fluminense. A agonia passou temporariamente com a goleada sobre o Vitória por 4 a 0. Nos primeiros 5 minutos de jogo, Alan e Fred já haviam feito 2 a 0 para os cariocas. Na etapa final, Conca, com dois gols, selou a vitória. A nota triste do confronto ficou pela pancadaria no fim do jogo, resultando nas expulsões de Leandrão, pelo Vitória, e de Diguinho pelo Flu. Com 45 pontos, o tricolor carioca deixou a zona, empurrando o Fogão, que ficou nos 44 pontos.

Cruzeiro vence e mantem vivo o sonho da Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Um jogo da 37ª rodada do Campeonato Brasileiro envolveu as duas partes da tabela. O Cruzeiro, de olho em uma vaga na Libertadores, recebeu o Coritiba, desesperado querendo fugir da zona de rebaixamento. Os azuis de minas começaram mal, mas venceram o jogo por 4 a 1 e continuam sonhando com a volta à Libertadores em 2010.

O Cruzeiro não contou com seu maestro, Gilberto, que estava suspenso em seu lugar entrou Leandro Lima. No inicio de jogo, o desespero do Coxa fez com que os paranaenses dominarem o jogo, o Cruzeiro parecia mole em campo e o gol coxa-branca apareceu com certa facilidade. Aos 10, Marcelinho Paraíba cobrou falta rasteira e Jéci aproveitou para marcar. 1 a 0 e susto no Mineirão.

A equipe azul sentiu o gol e o Coxa continuara a dominar o jogo e a criar chances, mas o ataque estava numa tarde ruim. O domínio dos paranaenses prosseguiu até os 20 minutos, quando Adilson Batista fez uma alteração ousada ao tirar o inócuo Leandro Lima e colocar o atacante Eliandro. Com isto, o time cruzeirense passou a dominar as ações da partida.

Após essa substituição, o Cruzeiro ficou mais ofensivo, mas a pontaria estava pouco afiada. Só Wellington Paulista que quase marcou em uma linda bicicleta defendida por Vanderlei. Mas o gol de empate veio aos 40 minutos, Henrique acertou chute de longe e trouxe um certo alívio a torcida.

Alivio que logo se transformou em festa, aos 43, Jonathan invadiu a área e chutou rasteiro para virar o marcador. O gol era péssimo para o Coxa, já que o time continuava com a situação perigosa na classificação.

E o Coritiba sentiu a virada, tanto que foi presa fácil para o Cruzeiro na segunda etapa. O Cruzeiro fez o terceiro em um pênalti. Thiago Ribeiro foi derrubado na área e na cobrança, Wellington Paulista bateu no alto e fez o terceiro gol azul.

Com a vitória praticamente garantida, a torcida fez festa com a derrota atleticana para o palmeiras, a derrota do rival, fez com que o Cruzeiro passasse o Galo na classificação. Com a festa, o Cruzeiro fez o 4º gol com o garoto Eliandro. Thiago Ribeiro ganhou na velocidade e cruzou para o atacante completar para o gol.

O Coxa não teve forças para reagir e a vitória azul foi conseguida. A Raposa ainda tem o sonho da Libertadores vivo na última rodada. Já o Coritiba mantem a luta contra a descida até a última rodada.

Curtinhas

- No jogo dos desesperados entre Santo André e Náutico no ABC, muitos gols e um rebaixado. A vitória do Ramalhão por 5 a 3 decretou o rebaixamento do Timbu a Série B. O Ramalhão permanece com chances remotas de escapar da degola. Os gols dos paulistas foram marcados por Wanderley (2), Nunes (2) e Rômulo. Carlinhos Bala, Nilson e Anderson Lessa marcaram os gols dos pernambucanos.

- No Olímpico, o Grêmio queria terminar o Campeonato invicto em seus domínios e conseguiu graças a vitória sobre o Barueri por 4 a 2. Adilson, Souza, Douglas Costa e Maxi Lopez marcaram os gols gremistas. O artilheiro Val Baiano fez os dois gols do Barueri e briga pela artilharia com Tardelli e Adriano.

- Na Ressacada, confronto entre times intermediários. O Avaí empatou em dois gols com o Santos. Os catarinenses fizeram dois gols com Cristian. Os santistas empataram com Kleber Pereira e Ganso.