segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Série A – 37ª rodada – Classificação e próxima rodada

Share |

Por Gabriel Seixas

O Campeonato Brasileiro se aproxima do fim, e promete muita emoção na última rodada. Como serão vários interesses de diversos times em jogo, o Esporte É Vida traz a classificação geral do campeonato, e a situação de cada um dos 20 times na última rodada assim que forem mencionados na tabela. Você ainda confere quais serão os 10 jogos simultâneos que prometem tirar o fôlego dos torcedores na rodada final, que será realizada no dia 6 de Dezembro, além da briga pela artilharia.

Classificação (até a 37ª rodada):

1º Flamengo – 64

Depende apenas de si para ser campeão. Basta uma vitória sobre o Grêmio, na última rodada. O rubro-negro carioca foi o único até aqui a garantir vaga antecipada a Libertadores por intermédio do Brasileirão – já que o Corinthians ganhou a Copa do Brasil e também tem presença confirmada na competição.
2º Internacional – 62 (18 vitórias)
Enfrenta o Santo André, que ainda briga contra o rebaixamento na última rodada, também em casa. Precisa vencer e torcer por uma ajuda do rival Grêmio contra o Flamengo para ser campeão. A vaga para a Libertadores está praticamente assegurada, pois a vantagem do saldo de gols do Colorado para o Cruzeiro, 5º colocado, é de 14. De qualquer forma, basta um empate para alcançar o maior torneio das Américas.
3º Palmeiras – 62 (17 vitórias, saldo 14)
Ainda tem chances de título, mesmo que remotas. Precisa vencer o ameaçado Botafogo, fora de casa, e torcer por tropeços de Internacional e Flamengo. Para garantir vaga na Libertadores, um empate é suficiente.
4º São Paulo - 62 (17 vitórias, saldo 11)
O panorama do Tricolor Paulista é parecido com o do Palmeiras. Um empate para ir a Libertadores, mas para ser campeão, precisa não só vencer o rebaixado Sport, em casa, como torcer por tropeços de todos os times acima na tabela. Improvável.
5º Cruzeiro – 59
É o único que faz sombra aos times do G-4 em busca de uma vaga para a Libertadores. Para disputar a competição em 2010, deve vencer o Santos na Vila Belmiro, e torcer para que São Paulo ou Palmeiras percam seus jogos. Empate desses times não favorece.
6º Atlético-MG – 56
Deu adeus ao sonho da Libertadores, e estará na Copa Sul-Americana do ano que vem. O Galo fará um ‘amistoso de luxo’ contra o Corinthians, na última rodada, em casa.
7º Grêmio – 55
Também está garantido na Sul-Americana, mas pode ser peça-chave na briga pelo título. O tricolor gaúcho, que tem a segunda pior campanha de todos os times fora de casa, visitará o líder Flamengo na última rodada, e em caso de vitória ou empate do time gaúcho, pode favorecer o rival Internacional na briga pelo título.
8º Goiás – 54 (15 vitórias)
O Goiás também está garantido na Sul-Americana. Os goianos, que empataram com o líder Flamengo e venceram o São Paulo nas últimas duas rodadas, encaram o Vitória, fora de casa, num jogo que não vale nada. Pelo menos para os goianos.
9º Avaí – 54 (14 vitórias)
O último time garantido antecipadamente na Copa Sul-Americana de 2010 encara o rebaixado Náutico, na última rodada, na despedida do técnico Silas do comando do clube. Será o fim de uma campanha sensacional que fez o time se manter por pelo menos por mais um ano, com folga, na primeira divisão do futebol nacional.
10º Corinthians – 49 (13 vitórias)
Como ganhou a Copa do Brasil neste ano, também representará o Brasil na Libertadores do ano que vem.
11º Santos – 49 (12 vitórias)
Tem como principal motivação para o confronto com o Cruzeiro, na última rodada, garantir vaga para a Sul-Americana. Para isso, precisa vencer o time mineiro, jogando em casa, se não quiser depender de outros resultados.
12º Barueri – 48
Joga contra o Atlético-PR, na última rodada, também para garantir vaga na Sul-Americana. Um empate é suficiente para os paulistas. O atacante Val Baiano também entrará em campo bastante motivado, afinal, tem chances reais de conseguir a artilharia do campeonato.
13º Vitória – 47 (13 vitórias, saldo -6)
Encara o desinteressado Goiás, em casa, na última rodada. Se quiser jogar a Sul-Americana pelo segundo ano consecutivo, precisa vencer e, de preferência, torcer para que o Atlético-PR não vença, afinal, o que separa os dois times na tabela de classificação é o saldo de gols.
14º Atlético-PR - 47 (13 vitórias, saldo -7)
Depois de escapar matematicamente do rebaixamento, a missão agora é se classificar para a Sul-Americana para salvar a temporada. Para isso, o Furacão precisa vencer o Barueri fora de casa, num duelo direto pela competição internacional.
15º Fluminense – 45
Ainda corre riscos de rebaixamento, e promete fazer um duelo emocionante na última rodada, fora de casa contra o Coritiba, que também luta contra o descenso. O Flu, que passou tantas rodadas no Z-4, agora depende apenas de si para escapar. Um empate garante o time na Primeira Divisão do ano que vem.
16º Coritiba – 44 (12 vitórias)
Os paranaenses não podem pensar em outro resultado a não ser a vitória contra o Fluminense, jogando no Couto Pereira. Os paranaenses também dependem de si, mas podem escapar sem conseguir a vitória. Se empatar, torce para o Botafogo não vencer. Se perder, torce para o Botafogo também ser derrotado, contra o Palmeiras, e para o Santo André tropeçar no Internacional.
17º Botafogo – 44 (10 vitórias)
O time do técnico Estevam Soares se vê ameaçado, e mesmo na zona de rebaixamento, depende apenas de si para escapar da segundona, já que Coritiba e Fluminense se enfrentam na rodada final. Mas, pelo caminho aparece o Palmeiras, lutando pelo título do campeonato. Um empate pode ser suficiente em caso de derrota do Coritiba.
18º Santo André – 41
Só um milagre garante o Santo André na primeira divisão do próximo ano. O Ramalhão precisa derrotar o Internacional, que briga diretamente pelo título, além de torcer por derrotas de Botafogo e Coritiba. Caso contrário, o rebaixamento estará decretado.
19º Náutico – 38
Se garantiu na Série B 2010 nessa rodada, com a derrota para o Santo André. Rebaixado, o Timbu cumpre tabela contra o Avaí, no estádio dos Aflitos, em Recife.
20º Sport – 31
Rebaixado há três rodadas, também não tem o que fazer na última rodada. Pelo menos para si próprio, porque pode ser peça decisiva na briga pela Libertadores e até mesmo pelo título, caso apronte alguma surpresa para o São Paulo, jogando no Morumbi.

Próximos jogos – Última rodada

17h00 (Horário de Brasília)

São Paulo x Sport
Santos x Cruzeiro
Barueri x Atlético-PR
Coritiba x Fluminense
Internacional x Santo André
Flamengo x Grêmio
Vitória x Goiás
Náutico x Avaí
Atlético-MG x Corinthians
Botafogo x Palmeiras

Principais Artilheiros:

19 gols: Adriano (Flamengo); Diego Tardelli (Atlético/MG)
18 gols: Val Baiano (Barueri)
15 gols: Alecsandro (Internacional)

Um comentário:

C.Jordão disse...

eu achou quer o Internacional vai ser campeão....

carlos jordão