domingo, 26 de agosto de 2007

Flamengo vence Goiás e escapa da zona do rebaixamento

Share |

Por Gabriel Seixas


Em uma nova demonstração de superação da equipe do Flamengo, e com um Maracanã lotado (quase 50.000 pessoas), o Mengão confirmou sua ascensão no Brasileirão e derrotou o Goiás, em casa, por 3 a 1. Léo Medeiros, Juan e Ibson marcaram os gols do Flamengo, e Paulo Baier diminuiu para a equipe da serra.

O Flamengo sobe para 16º e, com dois jogos a menos, consegue fugir da zona do rebaixamento. Já o Goiás está na nona posição, brigando por uma vaga entre os quatro primeiros que se classificam para a Libertadores.

Joel Santana, sem poder contar com Roger, apostou em Léo Medeiros, que entrou muito bem na partida contra o Juventude, para cadenciar com o meio-campo. Com isso, tanto Leonardo Moura quanto Juan ficaram mais livres para apoiar.

O Flamengo estava preso a forte marcação exercida pelo Goiás que, com três zagueiros e dois volantes, armava um ferrolho contra as investidas do Mengão. Paulo Baier e Fábio eram os encarregados de puxar os contra-ataques para servir o atacante Cristiano, que era o atacante isolado do 3-4-2-1.

Porém, quando o Flamengo conseguiu armar uma bela jogada, no final do primeiro tempo, o gol saiu. Juan roubou bola no meio-campo e driblou Cléber Gaúcho e Vitor de uma só vez. O lateral avançou e tocou para Maxi, que no flanco esquerdo cruzou para Souza, que cabeceou na trave. No rebote, a bola ficou escancarada para Léo Medeiros, que abriu o placar para o Mengão. Delírio da torcida rubro-negra.

Na volta para o intervalo, as duas equipes voltaram com as mesmas formações iniciais, e a postura das duas equipes foi a mesma. Logo aos 12, o inspirado Juan acertou um lindo chute de fora da área, e não deu chances para Harlei: 2 a 0 Flamengo.

Agitando a galera rubro-negra, o terceiro gol saiu quatro minutos depois. A zaga do Goiás rebateu cruzamento e a bola sobrou para Ibson, que de cabeça, fez o terceiro do mengão, e o primeiro dele na sua reestréia pelo mais querido.

Bonamigo tentou lançar o Goiás a frente e colocou os armadores Felipe e Harrison no lugar do meia Fábio Bahia e do atacante Cristiano. A equipe mudou a postura e, aos 47, após saída errada de Bruno, Paulo baier cabeceou e diminuiu o placar, evitando uma goleada n Maracanã.

Destaque do Flamengo: Apesar de Juan ter feito uma excelente partida, meu destaque vai para Léo Medeiros, que além de ter feito um gol e uma ótima partida, mostra que merece uma vaga na equipe titular do Flamengo.

Destaque do Goiás: O esforçado Paulo Baier, que mesmo com a apatia do time, destoou em relação ao resto da equipe e criava algumas jogadas cheias de estilo e, de quebra, foi premiado pelo esforço com um gol no final.

Brasileirão - Jogos da 21ª rodada

Share |

Fechando a vigésima primeira rodada do Campeonato Brasileiro, tivemos sete jogos neste domingão. Sport x Vasco, Figueirense x Palmeiras e Flamengo x Goiás ganharão matérias especiais. Confira um giro rápido pela rodada, começando com um jogo de ontem, entre Inter e Atlético. Polêmica, golaços, fuga da zona...teve de tudo nessa rodada!

Sábado

Internacional 1 x 0 Atlético-PR (Por Gabriel Seixas)

Em jogo confuso, principalmente por parte do árbitro Luis Antônio Silva Santos, o Internacional venceu o Atlético Paranaense, e os rubro-negros contestaram bastante a atuação do carioca.

O jogo parecia mais um pólo aquático do que futebol. O gramado do Beira-Rio estava encharcado, e as equipes eram prejudicadas com o gramado. A equipe do Inter foi insistente em todo o primeiro tempo, e Rubens Cardoso chutou com perigo, a esquerda de Viáfara.

Aos 24, a nota triste da partida. Iarley dividiu com Rhodolfo e sentiu dores no ombro. Ele, que corre o risco de ficar fora do Brasileirão, deu lugar a Christian.

Alex, em chutes de fora da área e em cobrança de falta, perdeu a chance de abrir o placar para o colorado.

No segundo tempo, Índio perdeu um gol feito, de frente para as redes de Viáfara. Alguns minutos depois, Rhodolfo fez falta dura em Alex e foi expulso de campo. Sendo assim, Ney Franco colocou o zagueiro Antônio Carlos, ex-Flu e o atacante Dinei, para as saídas de Marcelo e Ramón.

Aos 42, o Inter foi premiado pela insistência, e o Furacão prejudicado por um erro da arbitragem. Jonas foi derrubado por Erandir claramente fora da área, mas o juiz, erroneamente, deu pênalti. Na cobrança, o persistente Alex fez o gol da vitória do colorado. Reclamações não faltaram aos jogadores, treinador e dirigentes do CAP.

Domingo

Paraná 3 x 1 Juventude (Por Daniel Castro)

O Paraná finalmente voltou a vencer, contra o Juventude, por 3 a 1, na Vila Capanema. A equipe mandante começou bem a partida, com o jovem Everton se movimentando muito pelo meio. Beto de cabeça, e Wescley contra deixaram o Paraná na vantagem, após dois bons cruzamentos de Everton. O Juventude descontou na cobrança de pênalti, batida pelo mesmo Wescley, após o zagueiro Daniel Marques colocar a mão na bola.

No segundo tempo o Paraná começou bem novamente, e ampliou o marcador com Josiel, após bela tabela com Vandinho. O Juventude ainda tentou, mas comandado pelo inócuo Fábio Baiano, não conseguiu muita coisa. A equipe gaúcha é muito limitada, contando com pouquíssimas opções de ataque.

Pelo lado do tricolor, as boas notícias foram a re-estréia do bom volante Batista, e o artilheiro Josiel, que voltou a marcar.

Atlético-MG 1 x 2 Botafogo (Por Gabriel Seixas)

O Atlético Mineiro, após sair vencendo contra o Botafogo, em casa, cedeu a virada e complicou sua situação na competição. O Galo se distancia ainda mais dos líderes, enquanto o Botafogo se reabilita na competição.

O Galo tomou a iniciativa da partida, e por pouco, Eder Luis não marca um gol sem querer, quando tentou cruzar e encobriu Max, que fez uma bela defesa. Porém, aos 28, Rafael Miranda solta um bico do meio-campo e a bola sobra limpa na área para Danilinho, que toca na saída de Max e abre o placar.

O Botafogo não esboçou nenhuma reação até o fim do primeiro tempo, e concentrou suas forças para a etapa final. Cuca, insatisfeito com a equipe, colocou Renato Silva no lugar de Luciano Almeida, e Zé Roberto – que voltou a equipe principal do Botafogo após ser afastado por indisciplina – no lugar do ciscador Ricardinho. Leão também mexeu, e colocou o volante Batista no lugar do atacante Eder Luis.

O Fogão voltou a melhor, e passou a tomar conta da partida. O gol não demorou a sair: Aos 14 minutos, Lúcio Flávio cobra falta pela direita e Túlio, de cabeça, empata a partida.

A partir daí, o jogo ficou aberto, com chances para as duas equipes. O Atlético desperdiçou com Leandro Almeida, que após levantamento de Coelho, testou rente a trave do gol de Max. O Botafogo tentou com Zé Roberto, que recebeu belo passe de Joilson, fintou o zagueiro e, cara-a-cara com Edson, parou na muralha atleticana.

O Botafogo não conseguia criar uma jogada produtiva, e dependia do individualismo de Jorge Henrique – que sofria muitas faltas – para dar velocidade ao contra-ataque. Porém, aos 34 minutos, Alessandro levantou na área e Lúcio Flávio, novamente de cabeça, marcou o gol da vitória. Leão ainda colocou Lúcio e Leandro Carrijo, alterações sem sucesso.


São Paulo 5 x 0 Náutico (Por Gabriel Seixas)

Com uma atuação coletiva de dar inveja a várias equipes, o São Paulo goleou o Náutico por 5 a 0, e mais do que nunca, é líder da competição. O tricolor paulista só veio acordar aos 29 minutos, quando Leandro tocou para Borges, mas o atacante não alcançou a pelota. 8 minutos depois, Sidny arriscou de fora da área e Ceni fez boa defesa.

No segundo tempo, aos 9 minutos, o jogo pegou fogo. Hamilton fez falta em Souza e o lateral recebeu cartão amarelo. Porém, Acosta empurrou Souza e o árbitro Wagner Tardelli, sem titubear, expulsou o meia. Outro detalhe curioso é que Souza, sem querer, “nocauteou” o árbitro.

Sendo assim, o São Paulo acordou e fez um caminhão de gols. Aos 11, Dagoberto aproveita rebote da bola chutada por Borges e desloca Eduardo, abrindo o placar. 5 minutos depois, Souza sofreu pênalti e Rogério Ceni aumentou.

Muricy Ramalho, visando colocar um novo gás na equipe, lançou Hugo e Aloísio nos lugares de Leandro e Borges. O primeiro, aos 27, aproveitou cruzamento da direita e fez o terceiro. Já o segundo marcou aos 29, onde o pivô ajeitou com categoria e fez um bonito gol.

Fechando o caixão, Jorge Wagner cobrou escanteio e Hugo, de cabeça, fez o quinto e fechou o placar em 5 a 0.


América-RN 1 x 4 Santos (Por Gabriel Seixas)

Não foi dessa vez que o América de Natal presenteou seus torcedores. A equipe potiguar teve uma atuação pífia e, no fim, foi goleada pelo Santos por 4 a 1. Com o resultado, o técnico Marcelo Veiga pediu demissão, alegando uma situação ‘insustentável’ no comando do América.

O Santos marcou o primeiro aos 20, com um belo chute de Petkovic. 5 minutos depois, Kléber Pereira driblou Róbson duas vezes, em fintas desconcertantes, e tocou por baixo de Gléguer, fazendo o segundo.

Os golaços não acabaram por aí. Aos 10 do segundo tempo, Petkovic dá um belo lançamento para Kléber Pereira, que encobre o goleiro e marca o segundo gol dele na competição.

No finalzinho, aos 38, Ney Santos aproveitou cruzamento e diminuiu o placar; Porém, aos 41, Rodrigo Tabata, que entrara no lugar do ciscador Vitor Júnior, ampliou a vantagem e fechou em 4 a 1.

Juventus e Lazio abrem a rodada inaugural do Calcio 07/08

Share |

Por Gabriel Seixas


Nesta tarde de sábado, os Campeonatos Espanhol e Italiano deram o ponto de partida nesta temporada, com jogos de equipes tradicionais e muitos gols.
Pela Série A, a Juve estreou com o pé direito e, com show de Iaquinta e Trezeguet, goleou o Livorno por 5 a 1. Já a Lazio deu vexame em casa e, expondo suas deficiências, empatou com o Torino por 2 a 2, mesmo jogando com um a mais por pouco tempo da segunda parte do duelo. Confira o balanço:

A Série A teve seu ponto de partida dado hoje de tarde, pela recém-promovida Juventus, recebendo o Livorno. A equipe de Turim não precisou fazer muito esforço para vencer por 5 a 1, um placar elástico que deu moral a equipe frente a torcida.

Ranieri armou a Juve no 4-4-2 com algumas novidades: O jovem italiano Criscito fez companhia a Jorge Andrade na zaga, e por sinal, fez uma excelente partida. Nas laterais, o bom Salihamidzic e o italiano Chiellini fizeram boas partidas.No meio-campo, Ranieri lançou Almirón, Zanetti e Nocerino, que não comprometeram. Pavel Nedved, no auge aos seus 34 anos, mostra que é mesmo diferenciado. Numa partida até então discreta, em apenas um lance, ele consegue encantar todos os apreciadores deste belo esporte que é o futebol. Na frente, Del Piero começou como titular, deixando Iaquinta – que fez uma ótima pré-temporada – no banco.

Já o Livorno apostava na sua dupla de ataque, formada pelos jovens Rossini, e ela eterna promessa Francesco Tavano, para sair ao menos com um empate.

O goleiro Amélia teve muito trabalho no 1º tempo. Presa a forte marcação implantada pela equipe da Juve, o Livorno não levou perigo algum a meta de Buffon. Já a Juve encontrou o caminho do gol aos 28 minutos: Del Piero fez ótima jogada com Nedved e serviu Trezeguet, que de cabeça, marca o primeiro da Juve, e o primeiro gol do Calcio 07/08.

No segundo tempo, após ver seu time encurralado a forte marcação da Vecchia Signora, Orsi lançou o meio Volpe para a saída do inoperante Fillipini, e colocou o perigoso Diego Tristán no ataque, substituindo o apagado Tavano, que teve um mau início de temporada. Já Ranieri optou pela entrada do grandalhão Iaquinta para a saída de Del Piero, que até então, tanto tecnicamente quanto taticamente, vinha sendo importante a equipe da Juve. Ninguém entendeu.

Almirón teve uma boa chance no início do segundo tempo de marcar o segundo, porém desperdiçou. Mas, quem levou perigo de verdade foi o Livorno, em bom chute de Galante que saiu por cima.

Porém, o jogo era mesmo da Juve. Aos 26, Iaquinta comprova o seu faro de gol e marca o segundo da Juve na partida. Com o gol, Ranieri resolve lançar Zebina e Tiago nos lugares de Salihamidzic e Almirón.

Porém, o resultado elástico foi construído apenas no final da partida. Aos 40, novamente ele, Vincenzo Iaquinta, marca o segundo dele na partida, o terceiro da Juve. Trezeguet, aos 43, aumenta o placar e marca o quarto da Juve, o segundo dele na partida. O francês faz um início de temporada convincente, apagando a má impressão deixada na Série B, quando ficou no banco em algumas partidas.

Nos acréscimos, dois gols: O quinto da Juve foi fantástico: Nedved fez uma jogada sensacional e serviu Trezeguet, que fez seu hat-trick e abriu 5 a 0 para a Juve. No fim, ainda deu tempo de Loviso, aos 48 minutos da segunda etapa, descontar e fechar o placar em 5 a 1.

A Lazio, pouco depois do jogo da Juventus, também fez sua estréia no Calcio. Porém, a equipe não repetiu o feito da Vecchia Signora e ficou apenas no empate com o Torino, em casa, por 2 a 2. Após sair perdendo, a equipe virou o jogo, porém cedeu o empate.

O técnico Rossi decidiu manter o ousado 4-3-1-2, com Rocchi e Pandev na frente, sendo auxiliados por Ledesma, Del Nero e Mutarelli. Já o Torino apostava na dupla de ataque formada por Bjelanovic e Ventola, que não pôde contar com Di Michele, suspenso pela federação por 3 meses.

O que ninguém esperava era que a Lazio fosse surpreendida ainda no primeiro tempo. Mesmo tendo o domínio da partida, a equipe saiu perdendo, com um golaço do jovem Rosina, candidato a mais bonito da rodada.

Porém, logo aos 11 minutos, Pandev inicia uma reação imediata e empata a partida. 5 minutos depois, Rocchi vira a partida e deixa a Lazio em vantagem. Porém, Vailatti, aos 23 da segunda etapa, empatou a partida.

Pela Lazio, Scaloni e Meghni entraram para a equipe tentar buscar a vitória. No Torino, além da entrada de Vailatti (que marcou o gol da vitória) no lugar de Bjelanovic, entraram Zanetti e Rubin na equipe visitante.

No fim da partida, o defensor Comotto ainda foi expulso. Porém, não havia mais tempo para nada, e a Lazio, novamente expondo suas limitações, tanto táticas, quanto técnicas – assim como na partida contra o Dínamo Bucaresti – estréia com o pé esquerdo na competição.

Eredivisie – PSV Eindhoven vence mais uma e assume a liderança provisória do Holandês

Share |

Por Gabriel Seixas


Quatro jogos marcaram o complemento da segunda rodada da Eredivisie, que ainda terá mais quatro jogos amanhã. Confira o balanço dos jogos de hoje:

Conquistando sua primeira vitória na competição, o VVV Venlo derrotou o Excelsior de virada por 3 a 1, e não deu chances a equipe adversária. Siebe Blondelle, Nordin Amrabat e Samir El Gaaouiri marcaram os gols da equipe da casa. Geert den Ouden descontou para o Excelsior, e a partida ficou nisso.

Já o Willem II deixa escapar uma vitória que parecia relativamente fácil, e cede o empate para o Sparta Rotterdam em 2 a 2. Em 32 minutos, Anouar Hadouir e Said Boutahar abrem 2 a 0 para a equipe da casa. Porém, ainda no 1º tempo, Charles Dissels marca seu segundo gol na competição e diminui o placar. Eis que, no último minuto de jogo, Darryl Roberts aproveita bobeira da zaga e fecha o placar, empatando a partida.

Já o Vitesse, que surge como principal zebra neste início de temporada, vence o empolgante AZ Alkmaar e agora também soma 6 pontos na competição. O gol da vitória foi marcado por Santi Kolk, aos 26 minutos da primeira etapa. Depois disso, o AZ ainda ensaiou uma reação, mas não concluía a gol. Sentindo a falta de Shota Arveladze, destaque na temporada passada, o AZ perde a primeira na Eredivisie.

Fechando a rodada, o todo poderoso PSV Eindhoven vence mais uma e goleia em casa o NEC Nijmegen, por 5 a 0. A equipe da casa iniciou o show logo aos 7 minutos, com Danko Lazovic. Aos 44, o ganes Eric Addo, que disputou a Copa do Mundo /06 pela seleção de Gana, aumentou o placar. E, nos 7 minutos finais de partida, três gols. Aos 38, Lazovic marca o segundo dele na partida, o terceiro do PSV. O quarto saiu dos pés do brasileiro Fagner, ex-Corinthians e que teve uma passagem relâmpago pelo Vitória-BA. Fechando o placar, Otman Bakkal fez 5 a 0 e decretou a liderança provisória da equipe de Eindhoven.

Superliga - Benfica decepciona e fica apenas no empate com o Vitória de Guimarães

Share |

Por Gabriel Seixas


O Benfica, no Estádio da Luz, recebeu o mediano Vitória de Guimarães e se deu mal. Num jogo totalmente insosso, as duas equipes empataram em 0 a 0. Já o Sporting Braga, recuperando-se da derrota em casa para o Porto, visitou o Belenenses e venceu por 2 a 0.

O Braga, mesmo jogando fora de casa, teve as principais chances de gol desde o início da partida. Tanto que, logo aos 2 minutos, Hussaine chutou e o goleiro Costinha fez boa defesa. Na jogada seguinte, Vandinho arremata cruzado, mas a bola vai para a linha de fundo.

Aos sete minutos, o avançado João Tomás sai de campo contundido e é substituído pelo austríaco Ronald Linz, que fazia sua estréia com a camisa do Braga. Em seu primeiro lance, aos 21, o jovem é derrubado na área e o árbitro assinala pênalti. Na cobrança, César Peixoto faz 1 a 0 Braga.

O segundo tempo foi praticamente o mesmo que o primeiro, e o Braga, apesar de estar vencendo, continuava tendo as principais ações ofensivas da partida. Até que, aos 13, Hussaine rouba bola no meio-campo, lança Linz, que chuta e o goleiro defende. Na sobra, Vandinho conclui para as redes e marca o gol da vitória da equipe bracarense.

Até o fim da partida, o retrato manteve-se o mesmo, e o Braga consegue seus primeiros pontos na competição. Já o Belenenses tem apenas um ponto ganho, e complica sua situação no início da temporada.

Já o Benfica, apostando no técnico Camacho para sair com a vitória, decepcionou a torcida que compareceu ao Estádio da Luz e ficou no empate sem gols com o Vitória de Guimarães. Camacho lançou o jovem Miguel Victor na zaga, fazendo companhia a Katsouranis, que fez uma partida taticamente muito boa. No meio-campo, Petit e Rui Costa ficaram um pouco mais recuados, liberando Nuno Assis e Fábio Coentrão para jogarem numa faixa mais a frente. No ataque, a dupla Nuno Gomes – Cardozo, muito mal contra o Leixões, foi mantida.

A melhor chance do primeiro tempo foi desperdiçada por Nuno Gomes, que perdeu o gol mais feito da vida dele. Se no 1º tempo a pontaria não funcionou, no segundo ela ficou um pouco mais calibrada, mas não encontrou o caminho das redes. Logo no início, Rui Costa disparou por cima e Cardozo desviou, isolando a bola.

Camacho ainda decidiu lançar os jovens Romeu Ribeiro e Bergessio nos lugares dos inócuos Nuno Gomes e Cardozo. A pontaria não funcionou, e o Benfica não saiu do zero em casa.

Série C - Na abertura da quarta rodada, Coruripe perde a invencibilidade e o América é derrotado fora de casa

Share |
Por Gabriel Seixas


Dois jogos abriram a quarta rodada da Série C neste sábado. No Serra Dourada, o Atlético Goianiense, com um gol em cada tempo, derrotou o América/RJ por 2 a 0. Já o ABC venceu em casa o Coruripe pelo mesmo placar e se reabilitou na competição. Mais do que a vitória, foi a perda da invencibilidade da equipe alagoana na competição. Agora, só o Bahia ainda não foi derrotado nesta Série C.

No Serra Dourada, o Atlético Goianiense recebeu o América do Rio. As equipes já haviam se enfrentado em Edson Passos, semana passada, e o Diabo havia goleado por 3 a 0, placar construído ainda no primeiro tempo. Porém, desta vez a história foi outra, e o vencedor foi o time goiano, por 2 a 0. O Atlético pressionou desde o início, e a primeira chance surgiu aos 20 minutos, quando Delmer fintou Santiago e bateu forte, para defesa de Donizeti. Aos 44, o mesmo Delmer entrou na área e chutou forte, abrindo o placar para o Dragão, na falha de Donizeti.

Aos 15 do segundo tempo, Marquinhos aproveita cruzamento da direita e marca o segundo, fechando o placar e levando o Atlético a liderança do grupo, em igualdade de pontos com o mesmo América. Porém, a equipe do Rio tem um saldo maior que a equipe goiana.

No Frasqueirão, o ABC, buscando a reabilitação no campeonato, recebeu o invicto Coruripe e contou com o apoio maciço da torcida. Mais de 11 mil torcedores lotaram o Frasqueirão, mostrando que o torcedor não desistiu da equipe.

Após ver um primeiro tempo insosso das duas equipes (com o Coruripe jogando nos erros da equipe potiguar), o ABC abriu o placar aos 13 da segunda etapa, com Nêgo. O lateral marcou o terceiro gol dele na competição, e tornou-se o artilheiro do alvinegro na Série C. 7 minutos depois, Rogerinho amplia e quebra a invencibilidade do Hulk na competição.

Cruzeiro vence Corinthians e Carpegiani cai

Share |

Por Saimon Nouh

O Cruzeiro derrotou o Corinthians por 3x0 neste sábado, devolveu o placar do primeiro turno e se firmou na vice-liderança do Campeonato Brasileiro. O resultado, que frustrou a torcida alvinegra, gerou a demissão do técnico Paulo César Carpegiani do comando da equipe do Parque São Jorge, que agora está sem técnico.
Com o placar, o Cruzeiro chegou aos 38 pontos, abriu quatro para o terceiro colocado Vasco e se concretiza como principal candidato a impedir o bicampeonato do líder São Paulo, que joga neste domingo, em casa, contra o Náutico.
O destaque da raposa, que não contou com Roni e Guilherme, machucados, e Wagner, suspenso, foi Alecsandro, irmão de Richarlysson. Com os dois gols marcados neste sábado, o atacante chega a nove desde que chegou ao clube no fim do primeiro turno e fica a três do topo da artilharia. Com a derrota, a equipe alvinegra fica com 27 pontos, na 13ª colocação do Campeonato Brasileiro, apenas seis acima do Flamengo, primeiro time a figurar na zona do rebaixamento e que tem dois jogos a menos que o Corinthians. Ao fim do jogo, o técnico Carpegiani foi demitido na saída do vestiário e fez o anúncio do fato em entrevista coletiva pouco após a partida. Então vamos ao jogo.

Aos 28min da primeira etapa, depois de cruzamento de Marcelo Moreno, Alecsandro dominou na pequena área, girou sobre Fábio Ferreira e tocou antes da saída de Felipe. O goleiro, aliás, foi o responsável pelo Corinthians não ter saído do jogo com uma "sacola de gols", como ele mesmo definiu no intervalo. No segundo tempo, o panorama continuou o mesmo. Desorganizados, os donos da casa não conseguiram criar no ataque, e ainda deixaram o time mineiro ampliar. Com chute de fora da área que desviou em Ricardinho, Jonathan fez aos 17min da segunda etapa. Aos 35min, Alecsandro aproveitou rebote de Felipe e marcou o terceiro.
Na próxima rodada, na quarta-feira, o Cruzeiro visitará o Paraná na Vila Capanema, enquanto o Corinthians irá até Minas Gerais para enfrentar o Atlético-MG.

Confira a ficha do jogo:

CORINTHIANS
Felipe; Fábio Ferreira, Zelão e Betão; Edson (Moradei), Vampeta, Ricardinho e Gustavo Nery; Arce (Everton Santos), Finazzi e Wilson (Dentinho).
Técnico: Paulo César Carpegiani.
CRUZEIRO

Fábio; Jonathan, Emerson, Thiago Heleno e Fernandinho; Charles, Ramires, Maicossuel (Marcinho) e Leandro Domingues (Aldo); Alecsandro e Marcelo Moreno (Nenê)
Técnico: Dorival Júnior.
Local: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Carlos Eugênio Simon (Fifa-RS)
Auxiliares: Marcelo Bertanha Barison e Paulo Ricardo Conceição (ambos do RS)
Cartões amarelos: Betão (CO), Emerson (CR), Ricardinho (CO) e Thiago Heleno (CR)
Gols: Alecsandro, aos 28min do primeiro tempo; Jonathan, aos 17min, e Alecsandro, aos 35min do segundo tempo.

Fluminense é prejudicado pela arbitragem e fica apenas no empate com o Grêmio

Share |

Por Gabriel Seixas

Com uma atuação polêmica de Paulo César Oliveira, árbitro paulista da FIFA e que foi bastante questionado no gol do Grêmio, marcado aos 43 do 2º tempo, o Fluminense empatou em 1 a 1 com o Grêmio e complicou a sua situação no campeonato. Se o fantasma do rebaixamento passava longe das Laranjeiras, agora está se aproximando cada vez mais. O Grêmio, momentaneamente é o sexto colocado, a 2 pontos do G-4 da competição.

No duelo de tricolores, o carioca vinha com algumas improvisações. Sem Carlinhos e Rafael, machucados, Renato Gaúcho teve de improvisar mais uma vez o jovem Maurício na lateral-direita. Romeu, suspenso, foi substituído por Fabinho, que voltou de contusão. Outra novidade era a presença de Alex Dias no banco de reservas. Renato armou no Fluminense no 4-3-1-2, apostando no talento de Thiago Neves – que vem desequilibrando a favor do Flu - , e na dupla de centroavantes, formada por Rodrigo Tiuí e Somália.

Já o tricolor gaúcho, sob o comando de Mano Menezes, foi armado no 4-2-3-1. Mano, sem contar com o trio Carlos Eduardo – Tcheco – Diego Souza, armou a meiuca com Ramon pelo meio, Anderson Pico aberto pela esquerda, e Kelly aberto pela direita, servindo o centroavante Marcel.

O Fluminense, desde o início da partida, tinha a maior posse de bola e as melhores chances e abrir o placar. Eis que, aos 14, em jogada ensaiada numa cobrança de falta, Thiago Neves rola para Thiago Silva que solta um foguete. Saja aceitou, e o Flu abriu o placar.
O jogo ficou morno, sem maiores chances de gol. O Grêmio só esboçava alguma reação nas bolas paradas, tanto com os escanteios, quanto pelas cobranças de falta. Tanto que, o Grêmio só veio criar uma boa jogada aos 21 minutos. Neste lance, Somália agarrou William na área e o árbitro Paulo César de Oliveira, corretamente, deu pênalti. Na cobrança, Marcel chutou forte no canto e Fernando Henrique fez uma defesa sensacional, mantendo a vitória parcial do Flu.

Era mesmo dia de Fernando Henrique. Aos 27, ele evita um gol sem querer de Hidalgo, que tentou o cruzamento, e acabou encobrindo o goleiro. O Fluminense ameaçava pouco, contando apenas com a individualidade de Thiago Neves em um ou outro lance.

Na volta para o intervalo, as duas equipes voltaram com as suas formações iniciais. E o Grêmio tomou a iniciativa no início da segunda etapa, e Kelly, aos 3 minutos, parou na muralha chamada Fernando Henrique, fazendo sua terceira defesa na partida.

A partir daí, os técnicos resolveram mexer. Renato Gaúcho, visando um contra-ataque mais poderoso, lançou os rápidos Soares e Alex Dias (que voltou aos gramados depois de quase 50 dias), nos lugares dos inócuos Somália e Rodrigo Tiuí. Mano Menezes colocou Patrício no lugar de Anderson Pico, e foi bastante contestado pelo torcedor gremista.

Aos 43 minutos, já com as entradas do jovem Adílson e do experiente Tuta na equipe do Grêmio, o tricolor gaúcho empatou a partida em um lance indiscutível. Aos 43 minutos, um cruzamento vem da esquerda e Fernando Henrique parecia segurar tranqüilamente a bola. Eis que Marcel, desviando a trajetória da bola com a mão, “serve” Patrício, que de frente para o gol, não desperdiça e empata a partida. Paulo César Oliveira e Ednilson Corona chegaram a um consenso e validaram o gol.

O Fluminense não se abateu, e aos 45, brilhou a estrela de Saja. Após falta cobrada por Thiago Neves, Alex Dias desvia e o goleiro argentino faz uma defesa sensacional, evitando a derrota.