domingo, 26 de agosto de 2007

Juventus e Lazio abrem a rodada inaugural do Calcio 07/08

Share |

Por Gabriel Seixas


Nesta tarde de sábado, os Campeonatos Espanhol e Italiano deram o ponto de partida nesta temporada, com jogos de equipes tradicionais e muitos gols.
Pela Série A, a Juve estreou com o pé direito e, com show de Iaquinta e Trezeguet, goleou o Livorno por 5 a 1. Já a Lazio deu vexame em casa e, expondo suas deficiências, empatou com o Torino por 2 a 2, mesmo jogando com um a mais por pouco tempo da segunda parte do duelo. Confira o balanço:

A Série A teve seu ponto de partida dado hoje de tarde, pela recém-promovida Juventus, recebendo o Livorno. A equipe de Turim não precisou fazer muito esforço para vencer por 5 a 1, um placar elástico que deu moral a equipe frente a torcida.

Ranieri armou a Juve no 4-4-2 com algumas novidades: O jovem italiano Criscito fez companhia a Jorge Andrade na zaga, e por sinal, fez uma excelente partida. Nas laterais, o bom Salihamidzic e o italiano Chiellini fizeram boas partidas.No meio-campo, Ranieri lançou Almirón, Zanetti e Nocerino, que não comprometeram. Pavel Nedved, no auge aos seus 34 anos, mostra que é mesmo diferenciado. Numa partida até então discreta, em apenas um lance, ele consegue encantar todos os apreciadores deste belo esporte que é o futebol. Na frente, Del Piero começou como titular, deixando Iaquinta – que fez uma ótima pré-temporada – no banco.

Já o Livorno apostava na sua dupla de ataque, formada pelos jovens Rossini, e ela eterna promessa Francesco Tavano, para sair ao menos com um empate.

O goleiro Amélia teve muito trabalho no 1º tempo. Presa a forte marcação implantada pela equipe da Juve, o Livorno não levou perigo algum a meta de Buffon. Já a Juve encontrou o caminho do gol aos 28 minutos: Del Piero fez ótima jogada com Nedved e serviu Trezeguet, que de cabeça, marca o primeiro da Juve, e o primeiro gol do Calcio 07/08.

No segundo tempo, após ver seu time encurralado a forte marcação da Vecchia Signora, Orsi lançou o meio Volpe para a saída do inoperante Fillipini, e colocou o perigoso Diego Tristán no ataque, substituindo o apagado Tavano, que teve um mau início de temporada. Já Ranieri optou pela entrada do grandalhão Iaquinta para a saída de Del Piero, que até então, tanto tecnicamente quanto taticamente, vinha sendo importante a equipe da Juve. Ninguém entendeu.

Almirón teve uma boa chance no início do segundo tempo de marcar o segundo, porém desperdiçou. Mas, quem levou perigo de verdade foi o Livorno, em bom chute de Galante que saiu por cima.

Porém, o jogo era mesmo da Juve. Aos 26, Iaquinta comprova o seu faro de gol e marca o segundo da Juve na partida. Com o gol, Ranieri resolve lançar Zebina e Tiago nos lugares de Salihamidzic e Almirón.

Porém, o resultado elástico foi construído apenas no final da partida. Aos 40, novamente ele, Vincenzo Iaquinta, marca o segundo dele na partida, o terceiro da Juve. Trezeguet, aos 43, aumenta o placar e marca o quarto da Juve, o segundo dele na partida. O francês faz um início de temporada convincente, apagando a má impressão deixada na Série B, quando ficou no banco em algumas partidas.

Nos acréscimos, dois gols: O quinto da Juve foi fantástico: Nedved fez uma jogada sensacional e serviu Trezeguet, que fez seu hat-trick e abriu 5 a 0 para a Juve. No fim, ainda deu tempo de Loviso, aos 48 minutos da segunda etapa, descontar e fechar o placar em 5 a 1.

A Lazio, pouco depois do jogo da Juventus, também fez sua estréia no Calcio. Porém, a equipe não repetiu o feito da Vecchia Signora e ficou apenas no empate com o Torino, em casa, por 2 a 2. Após sair perdendo, a equipe virou o jogo, porém cedeu o empate.

O técnico Rossi decidiu manter o ousado 4-3-1-2, com Rocchi e Pandev na frente, sendo auxiliados por Ledesma, Del Nero e Mutarelli. Já o Torino apostava na dupla de ataque formada por Bjelanovic e Ventola, que não pôde contar com Di Michele, suspenso pela federação por 3 meses.

O que ninguém esperava era que a Lazio fosse surpreendida ainda no primeiro tempo. Mesmo tendo o domínio da partida, a equipe saiu perdendo, com um golaço do jovem Rosina, candidato a mais bonito da rodada.

Porém, logo aos 11 minutos, Pandev inicia uma reação imediata e empata a partida. 5 minutos depois, Rocchi vira a partida e deixa a Lazio em vantagem. Porém, Vailatti, aos 23 da segunda etapa, empatou a partida.

Pela Lazio, Scaloni e Meghni entraram para a equipe tentar buscar a vitória. No Torino, além da entrada de Vailatti (que marcou o gol da vitória) no lugar de Bjelanovic, entraram Zanetti e Rubin na equipe visitante.

No fim da partida, o defensor Comotto ainda foi expulso. Porém, não havia mais tempo para nada, e a Lazio, novamente expondo suas limitações, tanto táticas, quanto técnicas – assim como na partida contra o Dínamo Bucaresti – estréia com o pé esquerdo na competição.

Nenhum comentário: