domingo, 16 de maio de 2010

Vasco e Palmeiras fazem péssimo jogo e empatam sem gols

Share |

Por Gabriel Seixas

- Em uma das partidas que fechou a segunda rodada do Brasileirão, Vasco e Palmeiras decepcionaram. Sem dúvida alguma, fizeram um dos piores (ou pelo menos mais decepcionantes) jogos da rodada, empatando em 0 a 0 numa partida sem a menor emoção ou bom nível técnico.

- Se o futebol de hoje for uma prévia daquilo que Vasco e Palmeiras pretendem mostrar no Brasileirão, certamente vão brigar para não cair. O Palmeiras chegou aos quatro pontos em seis disputados, mas está longe de convencer. Já o Vasco tem só um pontinho na conta, e mais uma série de problemas para resolver: a reformulação de um elenco, a manutenção de um técnico e a reconciliação com a torcida. Tudo isso com o campeonato em andamento.

- No primeiro tempo, o Vasco foi melhor que o Palmeiras. Os jogadores pareciam dispostos em minimizar os protestos dos mais de 11 mil torcedores em São Januário, mas não criavam oportunidades efetivas de gol. A principal novidade do técnico Gaúcho na escalação foi a entrada de Caique no lugar de Dodô, mas o ex-bugrino sequer conseguiu melhorar a movimentação do time. Pior: aos 32 minutos, não completou um cruzamento de Elton, e perdeu uma grande chance de abrir o placar.

- Se o Vasco estava ruim, o Palmeiras estava pior ainda. Cleiton Xavier, o único jogador “pensante” no meio-campo, estava apagado. Vitor, que fazia seu segundo jogo pelo Verdão na lateral-direita, também foi pouco acionado, assim como Armero do outro lado. Resultado: só uma finalização em todo o primeiro tempo, e sem o menor perigo.

- Enquanto o Palmeiras fazia de tudo para perder, o Vasco não fazia nada. Mais uma vez faltou criatividade ao time, que não consegue ao menos tirar proveito da qualidade técnica de jogadores como Ramon e Philippe Coutinho, ambos discretíssimos em campo. Caíque foi uma aposta naufragada no ataque, fazendo com que Elton brigasse sozinho no ataque – arrisco a dizer que o centroavante cruzmaltino foi o melhor, quer dizer, o menos pior em campo.

- Na etapa final, o Palmeiras equilibrou o jogo, mas pode-se dizer que foi o Vasco que conseguiu diminuir o ritmo da etapa inicial. As alterações promovidas pelo técnico alviverde Antônio Carlos Zago, colocando Bruno Paulo e Marquinhos em campo, surtiram algum efeito, mas isso pouco foi convertido em finalizações. Apenas uma cabeçada de Robert, ainda no início, que Fernando Prass defendeu no susto.

- Não poderia haver outro resultado para esse jogo: o zero no placar contou exatamente o que foi a partida. No fim do jogo, a torcida vascaína fez aquilo que se viu obrigada a fazer: protestou contra time e diretoria, e pediu a saída do técnico Gaúcho. A situação está tão crítica que o “protegido” dos torcedores no jogo de hoje foi o zagueiro Dedé.

- A situação do Palmeiras não deixa pra menos, apesar dos quatro pontos somados. Os problemas internos parecem estar abalando a confiança do time, que já não é bom, e está sentindo a pressão.

Cruzeiro busca empate no Mineirão

Share |

Por Leonardo Martins


No Mineirão, o Cruzeiro recebeu o Avaí para jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Em um jogo polemico e bom, os catarinenses abriram 2 gols, mas a Raposa buscou o empate e teve chances de virar o jogo, porém, foi prejudicado pela arbitragem.

O Cruzeiro começou em cima, Wellington Paulista desperdiçou chance incrível de marcar ao cabecear para longe, isso aos 4 minutos. O Avaí respondeu com Davi, aos 12, que foi desarmado pela zaga azul.

Zaga azul que ficou desfalcada quando Leonardo Silva entrou duro em Davi e foi expulso de campo. O lance desestabilizou o time azul e os visitantes foram para cima e o gol saiu. Aos 24, Caio fez boa jogada e tocou para o estreante Pará, que driblou Elicarlos e chutou forte. 1 a 0 e liderança a vista.

A zaga azul estava desligada e se não fosse os erros do auxiliar, os catarinenses marcariam o segundo gol. Aos 39, Patric chegou a driblar Rafael, mas chutou para fora. Mas aos 45, o segundo gol catarinense saiu. Roberto conseguiu vencer a marcação de Henrique e saiu na cara do goleiro azul, dando um belo toque por cima e 2 a 0, vaias para a Raposa na saída do intervalo.

Vaias que repercutiram no vestiário, pois o time azul voltou outro para a segunda etapa. Thiago Heleno recompôs a zaga ao entrar no lugar de Diego Renan e o espírito também foi outro. Wellington Paulista exigiu boa defesa de Zé Carlos. Logo em seguida, o atacante fez. Thiago Ribeiro cruzou com perfeição e o camisa 9 concluiu com perfeição. 2 a 1 Avaí, mas Cruzeiro animado para buscar o empate.

Os mineiros chegaram na pressão, a essa altura, não tinha esquema tático, era todos no ataque e a pressão deu certo. Aos 14, Gilberto foi derrubado por Zé Carlos na área, resultado: pênalti e expulsão do goleiro catarinense. Na cobrança, Wellington Paulista chutou forte e os azuis chegaram ao empate e tinha tudo para conseguir a vitória.

Se no primeiro tempo, o Cruzeiro foi ajudado pela arbitragem, mas no segundo, foi prejudicado. Henrique fez o gol mal anulado pelo auxiliar. Thiago Ribeiro chutou para fora e Wellington Paulista quase fez a tripla ao acertar a trave. Trave que Thiago Heleno também acertou a trave em um cabeceio.

Com o time para frente, o Cruzeiro deixou o contra-ataque livre para os Avaíanos e aproveitaram. Roberto acertou a trave e quase fez o terceiro gol dos catarinenses. O time azul de Minas foi, novamente, prejudicado pela arbitragem. Gil chutou e Emerson desviou com o braço, o juiz não marcou a penalidade e o empate veio com felicidade para os mandantes devido ao mal primeiro tempo.

O Cruzeiro, na próxima rodada, tem o Guarani em Campinas e o Avaí recebe o Vasco em Florianópolis.

Curtinha

- Atlético-PR e Guarani fizeram um jogo bom em Curitiba e empataram em dois gols. Roger abriu o placar para os bugrinos, Netinho empatou para os curitibanos, na primeira etapa. No segundo tempo, Roger, de novo, voltou a colocar o Guarani na frente e Alex Mineiro empatou para o Atlético-PR.

Botafogo quebra jejum e surpreende o São Paulo no Morumbi

Share |

Por Gabriel Seixas

- Em jogos de Campeonatos Brasileiros, o Botafogo não vencia o São Paulo desde 1995. Contando jogos oficiais, independentemente da competição, o jejum diminuía para dez anos (desde 2000). Os números parecem ter sido apenas um dos aliados para a motivação do Botafogo, que mais uma vez ficou devendo no aspecto técnico, mas superou suas limitações em campo e derrotou o São Paulo, em pleno Morumbi, por 2 a 1.

- Como já virou rotina nas primeiras rodadas do Brasileirão, a partida foi nivelada por baixo em nível técnico. O Botafogo mais uma vez se limitou a lançar bolas pra área e explorar cobranças de falta e escanteio, e sentiu a ausência do uruguaio Abreu no ataque. O São Paulo, com um time praticamente inteiro reserva, não deixou pra menos. Parecia estar com a cabeça na Libertadores, mesmo com jogadores de qualidade que deveriam estar motivados para conquistar um espaço no time titular.

- As aparências enganam: o primeiro tempo foi relativamente bom, com muitas oportunidades de gol criadas pelos times. Washington teve boa chance de abrir o placar para o São Paulo aos sete minutos, mas se enrolou na área ao driblar o goleiro Jefferson, e facilitou o trabalho do zagueiro adversário Antônio Carlos, que afastou a bola.

- Só que a frustração pelo gol perdido durou apenas um minuto. Jorge Wagner dominou na esquerda e cruzou pra área, onde estava Leo Lima, que se antecipou à zaga e cabeceou no cantinho de Jefferson, abrindo o placar.

- O Botafogo passou a ensaiar uma pressão na defesa são-paulina, mas só chegava efetivamente em bolas paradas. Quase sofreu o segundo gol aos 25 minutos, quando Washington dominou na área, e com ótimas condições para finalizar, bateu por cima do gol.

- E como quem não faz leva, o Botafogo empatou o jogo aos 28 minutos. Lucio Flavio, que voltara ao time titular, cobrou falta da esquerda, e o zagueiro Antônio Carlos, de cabeça, mandou a bola pro gol. Foi o 3º gol do defensor até aqui, artilheiro do campeonato ao lado de outro zagueiro, Emerson, do Avaí.

- O movimentado primeiro tempo deu lugar a uma insossa etapa final. Os times estavam absolutamente descompromissados, parecendo satisfeitos com o empate. Ricardo Gomes mexeu no São Paulo aos 19 minutos, tirando o inoperante Washington para a entrada de Fernandinho, buscando velocidade no ataque. Joel Santana respondeu pelo Fogão, colocando Edno na vaga de Sandro Silva, deixando o time na base do tudo ou nada.

- Mas o Botafogo voltou mesmo ao jogo só com as entradas de Marcelo Cordeiro e Renato Cajá nas vagas de Alessandro e Lucio Flavio. O time passou a distribuir mais o jogo pelas pontas, e quase virou o placar aos 35 minutos: Caio aproveitou falha de Rogério Ceni na saída do gol e testou com firmeza, mas a bola saiu por cima.

- Aos 37, foi a vez de Renato Cajá acertar um petardo de fora da área, mas Rogério Ceni fez grande defesa. Fruto da insistência, o Bota conseguiu o merecido segundo gol a três minutos do fim. Renato Cajá começou a jogada e serviu Herrera, que dentro da área, fez o pivô para o próprio Cajá. O meia dominou na área e tocou na saída de Rogério Ceni, dando números finais a partida.

Curtinhas:

- De virada, o Internacional venceu o Goiás por 3 a 2 e conquistou sua primeira vitória no Brasileirão. Com time misto, os Colorados tomaram um susto no primeiro tempo, quando os goianos abriram 2 a 0 com gols de Everton Santos e Amaral. Só que a etapa final foi toda do Inter, que empatou com dois gols de Walter, e virou com o meia Giuliano, cobrando pênalti.

- Na Vila Belmiro, uma das grandes zebras da rodada: o Santos recebeu o Ceará e não passou de um empate em 1 a 1. Mesmo com praticamente todos os titulares, o Peixe teve dificuldades, e sofreu um gol através do estreante Washington. Ainda no primeiro tempo, Neymar, de pênalti, deixou tudo igual. Os cearenses ainda reclamaram muito da arbitragem do jogo, que anulou um gol legal do Ceará, e marcou um pênalti inexistente para o Santos.

Corinthians vence o Grêmio e derruba Tabu

Share |

Por Leonardo Martins

Pela segunda rodada do Brasileirão, o Grêmio recebeu o Corinthians em Porto Alegre. Em um jogo morno, o alvinegro paulista venceu os reservas gremistas por 2 a 1 e quebrou um tabu de quase dois anos sem derrotas do Grêmio em casa pelo Campeonato Brasileiro.

As duas equipes começaram o jogo mornamente. No primeiro lance de perigo do jogo, o Corinthians marcou. Aos cinco minutos, Dentinho cobrou escanteio e Ralf subiu mais que a zaga para cabecear e marcar. 1 a 0 Timão.

O gol colaborou com o jogo morno no primeiro tempo. Aos 22, Elias arriscou de longe, mas a bola subiu. O Grêmio, com o time reserva, estava desentrosado e pouco atacava, aos 30, Leandro aproveitou falha da defesa, mas chutou longe do gol. No final da etapa, Mário Fernandes, zagueiro gremista, saiu machucado e entrou Fernando, que na primeira chance, assustou Felipe. O jogo foi fraco realmente na primeira etapa.

Silas, na volta do intervalo, resolveu colocar o artilheiro Jonas, e o time melhorou. O atacante logo assustou Felipe ao chutar com perigo. O Corinthians voltou a atacar e conseguiu o gol. Aos 19, Dentinho fez ótima jogada pela direita e cruzou para a área, Bruno Colaço acabou furando espetacularmente e Souza aproveitou para completar para o gol. 2 a 0 e Tabu gremista indo para o espaço.

O Grêmio esfriou com o gol do Timão, mas voltou a reagir. Eram 29 minutos e Maylson recebeu bom passe e tocou na saída de Felipe. 2 a 1 e esperança renovada. Mas o Corinthians, como uma equipe experiente, foi esfriando o jogo e o Alvinegro continua com 100% no Campeonato.

O Corinthians volta a campo na semana que vem quando recebe o Fluminense em São Paulo e o Grêmio na próxima rodada joga também em São Paulo quando enfrenta o Palmeiras.

Giro pela Europa – 16/05/10

Share |

Por Gabriel Seixas e Leonardo Martins


Copa da Inglaterra

O Chelsea conseguiu o bicampeonato da FA Cup e a famosa dobradinha na temporada (dobradinha é quando se ganha o Campeonato e a Copa do país na mesma temporada) ao derrotar o Portsmouth por 1 a 0 em Wembley. Foi um jogo entre o 1º e o último colocado do Campeonato Inglês, mas ficou longe de um massacre, até foi devido as 5 bolas na trave colocadas pelos Blues. O Pompey desperdiçou uma penalidade e o Chelsea também desperdiçou um pênalti. Mas marcou o gol do título com o artilheiro Didier Drogba cobrando falta. Foi a primeira dobradinha da história do time londrino.

Copa da Alemanha

Outro que conseguiu a dobradinha no sábado foi o Bayern de Munique. O time bávaro não teve dificuldades para golear o Werder Bremen por 4 a 0 em Berlim. Ribery, Olic, Robben e Schweinsteiger garantiram o título da competição. A dobradinha pode virar tríplice coroa, já que o time alemão, na próxima semana, disputará a final da Liga dos Campeões contra a Inter de Milão em Madrid.

Campeonato Francês

No Francês, o Campeão já estava definido é o Olympique Marseille, que venceu o Grenoble por 2 a 0. Sobrava as últimas vagas a Liga dos Campeões. O Lyon garantiu o vice-campeonato com a vitória sobre o Le Mans por 2 a 0. O surpreendente Auxerre garantiu a última vaga a competição européia ao vencer o Sochaux por 2 a 1. Com estas vitórias, ficou sem motivos a vitória do outro concorrente a UCL, o Montpellier, sobre o PSG por 3 a 1, mas a equipe conseguiu a vaga na Liga Europa. Na UEL, também está o Bordeaux, que foi derrotado pelo Lens por 4 a 3. Rebaixados foram Le Mans, Grenoble e Boulogne.

Internazionale é pentacampeã na Itália

- A cada temporada que passa, a soberania da Internazionale no Calcio consolida-se ainda mais. A conquista da Copa da Itália no meio de semana não saciou a sede de títulos da Inter, que só precisava de uma vitória simples no jogo de hoje, contra o Siena, para conquistar o Campeonato Italiano. E os nerrazurri fizeram exatamente o que precisavam: vitória por 1 a 0, gol do artilheiro Diego Milito.

- Foi o 21º gol de Milito no campeonato, artilheiro isolado do time na Serie A. O artilheiro argentino aproveitou assistência do capitão Javier Zanetti, que não foi convocado por Maradona para a Copa do Mundo. Outro argentino da Inter que não foi lembrado na lista dos convocados para o Mundial é Esteban Cambiasso, peça fundamental no elenco interista.

- Este é o 18º título nacional da história da Internazionale, e como o título do texto já adiantou, é o quinto consecutivo. A principal concorrente da Inter na briga pelo título, a Roma, também venceu: 2 a 0 no Chievo. Vucinic, aproveitando lançamento longo, e De Rossi, com um petardo de fora da área, marcaram os gols.

- Os nerrazurri terminaram sua irreparável campanha na Serie A com 24 vitórias em 38 jogos, e apenas 4 derrotas. Foram 75 gols marcados, melhor ataque isolado da competição, e só 34 gols sofridos (menos de um por jogo), também se sagrando a melhor defesa da competição.

- Outra disputa interessante nessa última rodada do Italiano foi a briga pelo 4º lugar, que dá vaga para a Champions League da próxima temporada. Sampdoria e Palermo eram os postulantes à vaga, e quem se deu bem foi a Samp: venceu o Napoli por 1 a 0, gol do artilheiro Pazzini (18 gols na Serie A), e chegou aos 67 pontos, dois a mais que o Palermo, que bateu a rebaixada Atalanta por 2 a 1, mas terá que se contentar em disputar a Liga Europa de 10/11, assim como Napoli e Juventus.

Na Espanha, Barcelona bicampeão

- Também neste domingo, o Barcelona conquistou, sem maiores sustos, o título da La Liga. Os blaugranas não tomaram conhecimento do Valladolid, goleando por 4 a 0. Prieto (contra) e Pedro marcaram no primeiro tempo, mas o nome do jogo, pra variar, foi Lionel Messi. O melhor do mundo marcou os outros dois na etapa final, chegando a incrível marca de 34 gols marcados só no Campeonato Espanhol.

- O Barça chegou a incrível marca de 99 pontos conquistados, com 31 vitórias em 38 jogos, números que só ilustram a iminente superioridade do Barcelona sobre os outros times espanhois. Nessas 38 partidas, apenas uma equipe conseguiu derrotar o Barça, que foi o Atlético de Madrid (uma vez).

- Já o vice-campeão Real Madrid, que ainda tinha esperanças de título, ficou num empate em 1 a 1 com o Málaga, que por sua vez escapou do rebaixamento. Duda abriu o placar para o Málaga, porém van der Vaart empatou no início da etapa final. As equipes que não conseguiram escapar da degola foram Xerez, Valladolid e Tenerife, todos oficialmente relegados.

- Além de Real Madrid e Barcelona, os outros espanhois que estarão na próxima Champions League são Valencia e Sevilla. Na Liga Europa 10/11, estão garantidos Mallorca, Getafe e Atlético Madrid.