segunda-feira, 25 de maio de 2009

Galo vence a primeira na Ilha

Share |
Por Leonardo Martins

Um tabu foi quebrado nesta terceira rodada, o Atlético-MG venceu o Sport na Ilha do Retiro pela primeira vez na história. O Galo fez um ótimo primeiro tempo, conseguindo fazer 3 a 0, mas no segundo, o time atleticano diminuiu o ritmo e deixou com que os mandantes reagissem no jogo, porém nada que ameaçasse a vitória por 3 a 2.

O Galo começou o jogo aproveitando as falhas do time pernambucano, que parecia não ter entrado em campo, e em 10 minutos, já havia feito 2 gols com Éder Luis. O primeiro foi uma obra-prima, Éder Luis arrancou do meio campo, passou por 4 jogadores rubro-negros e tocou na saída de Magrão. Aos 10, Carlos Alberto cruzou e o camisa 11 completou para o gol. 2 a 0 Atlético.

Sofrer dois gols em dez minutos foi um duro golpe para o Sport. O Galo recuou para sair apenas nos contra-ataques e até deu campo para o Leão, que, muito tenso, errava muitos passes. Aos 26 minutos, Nelsinho trocou um volante, Andrade, pelo meia Fumagalli, para deixar a equipe mais ofensiva. No minuto seguinte, o jogador bateu uma falta no travessão, na única boa oportunidade dos anfitriões na primeira etapa.

Mas a defesa continuava mal posicionada e com muitas falhas individuais - Moacir, Igor e César Lucena erravam na saída de bola. Hamilton e Sandro Goiano não chegavam a um acordo na marcação no meio-campo. Aos 29, Júnior arrancou pela esquerda e centrou para Carlos Alberto chutar de primeira e por pouco ampliar o placar para o Galo. No contra-ataque, Dutra bateu cruzado na área e Wilson só não completou porque Leandro Almeida - que completou 100 partidas com a camisa alvinegra - antecipou-se bem no lance, mostrando que a zaga atleticana estava atenta e segura.

Aos 38 minutos, Júnior e Márcio Araújo trocavam passes lentamente no meio-campo, sem receber o menor combate do time pernambucano. Apático no jogo, o Leão acabou punido mais uma vez: aos 42, Márcio Araújo, que queria jogo, aproveitou-se do grande buraco na altura da meia-lua da área do Sport para disparar mais uma vez e bater colocado, à esquerda de Magrão, fazendo 3 a 0 para o Galo.

Em menos de 30 segundos, o Leão acordou na segunda etapa. Tudo bem que contou com a contribuição de Jonílson. O jogador atleticano tocou de cabeça para dentro das próprias redes um cruzamento de Fumagalli logo com 26 segundos de jogo, diminuindo o prejuízo para 3 a 1.

Foi o combustível necessário para acordar a torcida e o time. Com cinco minutos, o Sport já havia perdido mais duas oportunidades e poderia ter até empatado o jogo: primeiro foi Wilson, que obrigou Juninho a fazer boa defesa. Depois, Weldon, que entrou no lugar de um omisso Ciro, bateu pelo alto para fora, cara a cara com o goleiro atleticano.

Aos poucos, o Atlético retomou o controle da partida. Nelsinho resolveu mexer no Sport, tirando Moacir, fraco na lateral direita, para pôr Jonas. Pouco depois, Celso Roth trocou Éder Luís, o nome do jogo, por Alessandro. E se Luciano Henrique obrigou Juninho a fazer uma boa defesa, Alessandro, de cabeça, após centro de Júnior - outro que teve grande atuação -, só não aumentou o placar para o Galo porque o goleiro Magrão salvou no reflexo.

O Atlético ainda teve outra chance para ampliar o placar com Alessandro, que explodiu o travessão de Magrão, aos 39. Deu chance ao inimigo. Dutra diminuiu aos 45 e o Galo acabou levando um susto. Fumagalli, de falta, teve chance de chegar ao empate, mas bateu fraco, nas mãos de Juninho. Seria uma injustiça para o Galo não sair com a vitória.

O Galo foi para os 7 pontos e na próxima rodada enfrenta o Santo André em Belo Horizonte e o Sport continua com um ponto e na próxima rodada enfrenta o Botafogo no Engenhão.

Outros jogos

Santo André 1x2 Flamengo

O Flamengo foi ao ABC e venceu o Santo André, conseguindo sua primeira vitória na competição. O atacante Josiel marcou os dois gols da equipe rubro-negra. Ricardo Conceição fez o gol de honra dos paulistas.

Avaí 2x2 Coritiba

O Avaí é o rei do empate no Brasileirão, em 3 jogos foram 3 empates, o de ontem foi contra o Coritiba. Muriqui e Ricardinho fizeram os gols do Avaí e Marcelinho Paraíba e Hugo fizeram para os paranaenses.

Classificação Após 3 rodadas

1º Internacional – 9pts
2º Náutico – 7pts (3SG)
3º Atlético-MG – 7pts (2SG)
4º Cruzeiro – 6pts (2SG)
5º Vitória – 6pts (1SG)
6º Santos – 5pts
7º Santo André – 4pts (1SG e 6GM)
8º Grêmio – 4pts (1SG e 4GM)
9º Corinthians – 4pts (0SG)
10º Flamengo e Palmeiras – 4pts (-1SG e 2GM)
12º Fluminense – 4pts (-2SG)
13º Avaí – 3pts
14º Goiás – 2pts (-1SG e 6GM)
15º São Paulo e Barueri – 2pts (-1SG e 2GM)
17º Botafogo – 2pts (-2SG)
18º Sport – 1pt (-2SG)
19º Coritiba – 1pt (-3SG e 5GM)
20º Atlético-PR – 1pt (-3SG e 4GM)

Próxima rodada

30/05 – 18h30
Atlético-MG x Santo André
Botafogo x Sport
Coritiba x Goiás

31/05 – 16h
São Paulo x Cruzeiro
Santos x Corinthians
Náutico x Fluminense
Flamengo x Atlético-PR

18h30
Vitória x Grêmio
Barueri x Palmeiras
Internacional x Avaí

Série C: Times mineiros vencem; Paulistas e Catarinenses não vencem; Icasa surpreende;

Share |
Por Matheus Mandy

A Série C 2009 começou com algumas surpresas nesse domingo. Em Aracaju, pelo grupo B, com um show do atacante Marciano, o Icasa venceu o Confiança e largou bem na briga pelo acesso. O time cearense conquistou a segunda vitória contra o time sergipano na casa dos adversários, a primeira havia sido pela Copa do Brasil. No outro jogo do grupo, o Salgueiro venceu no interior pernambucano, o CRB por 1 a 0.

No grupo A, o Águia Marabá venceu o Rio Branco-AC em casa por 1 a 0, já na capital do Pará, o Paysandu com um gol de Zé Carlos no início do jogo venceu o Sampaio Corrêa-MA pelo mesmo placar.

No Grupo C, o futebol mineiro mostrou que vai brigar pelo acesso. O Ituiutaba não teve dificuldades para golear o Guaratinguetá por 3 a 0, o destaque ficou por conta de Paulinho Pedalada que marcou duas vezes, já no outro jogo do grupo, com gols de Euller e Evanílson, o América-MG derrotou o Gama por 2 a 0.

Os catarinenses também não começaram bem na Série C. Jogando em casa, o Marcílio Dias foi derrotado pelo Caxias-RS por 2 a 1, já o Criciúma vencia o Marília por 1 a 0 até aos 48 minutos do segundo tempo, quando Cris empatou a partida.

A próxima rodada acontece no próximo domingo, confira os jogos.

Grupo A
Sampaio Corrêa x Águia Marabá
Rio Branco-AC x Luverdense

Grupo B
Icasa x Salgueiro
CRB x ASA

Grupo C
Guaratinguetá x Mixto
Gama x Ituiutaba

Grupo D
Caxias x Criciúma
Marília x Brasil de Pelotas

Grêmio bate o Botafogo na estreia de Autuori

Share |

Por Matheus Mandy


O Grêmio foi comandado pela primeira vez por Paulo Autuori e venceu o Botafogo no Olímpico por 2 a 0, com gols de Jonas e Fábio Santos. O tricolor gaúcho agora volta às atenções para a Taça Libertadores.

O Grêmio dominou o Botafogo desde o início da partida, mas falhava nas finalizações. Em uma das chegadas, Fábio Santos aproveitou cruzamento de Máxi Lopez e bateu por cima do gol de Castillo, que voltava de contusão após 6 meses. O Grêmio continuava a atacar, em uma das investidas após bate e rebate na área, Réver fuzilou com o pé direito e a bola explodiu na trave botafoguense.

A única chegada do Botafogo no primeiro tempo foi em cobrança de falta do zagueiro Juninho, o capitão do time carioca bateu com força e Victor fez grande defesa jogando a bola para escanteio. O Grêmio ainda perdeu uma boa chance com Souza, que chutou a bola perto do gol de Castillo.

No segundo tempo, o Botafogo voltou com três atacantes e foi para cima. Victor Simões rolou para Tony que chutou e a bola foi para fora. Em outra oportunidade, o Botafogo reclamou da arbitragem. Juninho bateu falta e a bola explodiu na trave, na volta Victor Simões cabeceou para o gol, mas a bola bateu no braço de Rafael Marques e foi para fora, o árbitro Sálvio Espíndola entendeu que o lance foi normal, o que gerou muita reclamação.

Logo depois, o Grêmio abriu o placar com o atacante Jonas, que chutou de bico da entrada da área no cantinho de Castillo. Logo depois o Botafogo foi para cima e Victor Simões chutou a bola rente a trave do gol tricolor.

Depois da entrada de Douglas Costa, o Grêmio melhorou e chegou ao segundo gol com Fábio Santos, após cruzamento da direita e fechou o placar.

O próximo compromisso do Grêmio será contra o Caracas pela Libertadores, já o Botafogo recebe o Sport pelo Brasileirão.

Outro jogo

Fluminense 1x4 Santos

O Santos foi ao Maracanã e venceu o Flu por goleada de 4 a 1. Mariano Abriu o placar para os cariocas, mas os santistas chegaram a virada com Kleber Pereira por duas vezes, Madson e Molina.