quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Outros esportes – Giro especial

Share |

Por Gabriel Seixas

Como o mundo esportivo não vive apenas do futebol, hoje os leitores do Esporte É Vida acompanharão um pequeno resumo dos fatos mais importantes que estão acontecendo nas outras modalidades esportivas. Tem Fórmula 1 com novas escuderias e pilotos migrando para outras equipes, Basquete com uma liga nacional empolgante, Vôlei e muito mais! Confira:

Atletismo

Usain Bolt? Asafa Powell? Tyson Gay? Não. O principal nome do atletismo no momento é Caster Semenya, campeã mundial dos 800 metros feminino. Em meio a conquista, a sul-africana se viu obrigada a fazer uma espécie de teste de identidade sexual, pois teve a sua feminilidade questionada por muitos. A única definição, no momento, é que independente do resultado, Semenya continua com a medalha de ouro, e que o resultado dos exames será altamente confidencial.

Basquete

Iniciada no dia 1 de Novembro, a nova temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) já está em andamento. Até o momento, foram três rodadas realizadas. Na ponta da tabela, aparece o Brasília, que venceu as três partidas. O Flamengo, atual campeão, perdeu para o Joinville, mas venceu seus outros dois jogos. O regulamento da competição diz que as quatro equipes de melhor campanha passam diretamente aos playoffs, que no momento, seriam Brasília, Flamengo, Franca e Pinheiros. Como são 14 equipes participantes, do 5º ao 12º colocado seriam disputados um mata-mata classificatório para a decisão de outras quatro vagas.

Fórmula 1

Mesmo com a temporada 2009 encerrada, a Fórmula 1 continua a todo vapor, pelo menos nos bastidores. A Brawn GP, campeã do Mundial de Construtores logo no seu primeiro ano de participação, teve seu nome mudado para Mercedes GP. E a nova equipe já tem motivos para se lamentar: Jenson Button, atual campeão mundial pela antiga Brawn, será companheiro de Lewis Hamilton na McLaren. Para o lugar de Button, deve ser confirmado o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que também tem um título mundial no currículo. A Ferrari, por sua vez, já havia confirmado o espanhol Fernando Alonso, que será companheiro do brasileiro Felipe Massa na escuderia.

Até o momento, 4 novas equipes foram confirmadas no próximo mundial: Campos (que terá o brasileiro Bruno Senna), USF1, Manor GP (que trouxe Timo Glock, da extinta Toyota) e Lotus. A Sauber-Qadbak ainda precisa de uma liberação da FIA para garantir presença na próxima temporada.

Futebol de Areia

Em Dubai, nos Emirados Árabes, está sendo realizado o Mundial de Futebol de Areia, que obviamente, conta com a participação do Brasil, em busca do tetracampeonato da competição. E os brasileiros estão indo a todo o vapor: fecharam a primeira fase com três vitórias em três jogos. 11 a 5 na Nigéria, 8 a 1 no Bahrein, e 4 a 2 na Suíça, que teoricamente seria a seleção mais fraca do grupo, porém foi a que deu mais trabalho. Nas quartas-de-final, o adversário do Brasil será a Itália, segunda colocada em seu grupo.

Tênis

O sorteio dos grupos do ATP Finals agitou o mundo do tênis nesta quarta-feira. No Grupo A, teremos o duelo do suíço todo poderoso (agora nem tanto assim) Roger Federer, do ascendente Andy Murray, do campeão do US Open, o argentino Martin del Potro, e por fim, do espanhol Fernando Verdasco. Sentiu falta de alguém? Sim, Rafael Nadal está no outro grupo, o B. O seu principal adversário será o sérvio Novak Djokovic, que não deve facilitar para o espanhol. Os outros dois componentes serão o sueco Robin Soderling, e o russo Nikolay Davydenko.

Vôlei

Os meninos supercampeões do Brasil comandados por Bernardinho estão na disputa da Copa dos Campeões, realizada no Japão, que já está na segunda rodada. A seleção, que na rodada de estreia havia vencido Cuba com dificuldades (3 sets a 2), também não teve vida fácil contra o Irã, vencendo por 3 a 1. Mesmo sem convencer nas duas primeiras rodadas, a nossa seleção continua como favorita ao título, mesmo porque tem uma reputação inquestionável.

A nossa seleção feminina também disputou a Copa dos Campeões, e terminou como vice-campeã. A Itália, que terminou com o 1º lugar, acabou com as chances da nossa seleção garantir o 10º título consecutivo do torneio.

Descontrole verde afasta título do Palmeiras

Share |

Por Leonardo Martins


Na abertura da 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras foi a Porto Alegre querendo se reabilitar diante do Grêmio, melhor mandante. Mas o descontrole de seus jogadores, que foram expulsos após brigarem entre si, atrapalhou e o time acabou derrotado por 2 a 0, dando adeus ao título brasileiro.

O técnico Muricy Ramalho realizou algumas mudanças para animar a equipe palmeirense, barrou os famosos Edmilson e Vagner Love, em seus lugares entraram Pierre e Ortigoza. O Grêmio contou com alguns desfalques como Victor e Tcheco.

O jogo começou e o Grêmio queria manter a invencibilidade em casa, mas tinha pela frente um Palmeiras querendo a vitória para se reerguer na competição. Aos 11, Diego Souza fez boa jogada pela esquerda e tentou acertar o ângulo, mas a bola passou por cima.

Os gaúchos tinham mais a posse de bola, mas apresentavam poucas chances, a entrada de Pierre arrumou o setor de marcação verde, um dos principais problemas da equipe nos últimos jogos. Douglas Costa, com sua habilidade, criava boas chances, mas Maxi Lopez não as aproveitava, por duas vezes. Fábio Rochemback desperdiçou outra chance. Aos 34, Figueroa e Maylson se chocaram de cabeça e tiveram que enfaixar a cabeça.

O final do 1º tempo foi quentíssimo. Aos 45, após jogada legal de Maxi Lopez e de chute defendido parcialmente por Marcos, Rafael Marques apareceu para comple5ar e abrir o placar. 1 a 0 Gremio e os rivais agradeciam.

O lance gerou um descontrole na equipe palmeirense. Obina e Maurício discutiram fortemente e se agrediram no campo, indo para os vestiários brigando. O juiz Heber Roberto Lopes decidiu expulsar os dois brigões na volta do intervalo e deixou a situação palmirense mais complicada. Obina e Maurício foram demitidos do Palmeiras pela diretoria após o jogo

Com dois a mais, o tricolor tranqüilizou-se no jogo e a partida perdeu em emoção. O Palmeiras se limitou a se defender. Mas com dois a menos, era impossível a reação verde. Aos 26, Maxi Lopez ganhou de dois jogadores, driblou Marcos e fez o segundo dos gremistas. No mais, o Grêmio se limitou a administrar o resultado e a vitória veio.

O Palmeiras se despede da disputa do título e agora se preocupa com a vaga na Libertadores. Na próxima rodada, o Porco enfrenta o Atlético-MG em São Paulo e o Grêmio recebe o Barueri, novamente, em Porto Alegre.

Curtinha

O Fluminense está na final da Copa Sul-Americana. O Tricolor recebeu o Cerro Porteño do Paraguai no Maracanã com grande público, passou sufoco, mas conseguiu a vitória por 2 a 1. após a vitória no Paraguai, o Flu começou o jogo desligado e tomou o gol com Cáceres, o placar levava a disputa da vaga para os pênaltis. Os cariocas pressionaram o jogo inteiro e a virada veio só nos acréscimos da etapa final. Gum e Alan marcaram os gols que levaram o Fluminense a final da Sul-Americana. Depois da virada, os jogadores da equipe paraguaia iniciaram um quebra-pau que envolveu os jogadores brasileiros e a polícia carioca.