quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Outros esportes – Giro especial

Share |

Por Gabriel Seixas

Como o mundo esportivo não vive apenas do futebol, hoje os leitores do Esporte É Vida acompanharão um pequeno resumo dos fatos mais importantes que estão acontecendo nas outras modalidades esportivas. Tem Fórmula 1 com novas escuderias e pilotos migrando para outras equipes, Basquete com uma liga nacional empolgante, Vôlei e muito mais! Confira:

Atletismo

Usain Bolt? Asafa Powell? Tyson Gay? Não. O principal nome do atletismo no momento é Caster Semenya, campeã mundial dos 800 metros feminino. Em meio a conquista, a sul-africana se viu obrigada a fazer uma espécie de teste de identidade sexual, pois teve a sua feminilidade questionada por muitos. A única definição, no momento, é que independente do resultado, Semenya continua com a medalha de ouro, e que o resultado dos exames será altamente confidencial.

Basquete

Iniciada no dia 1 de Novembro, a nova temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) já está em andamento. Até o momento, foram três rodadas realizadas. Na ponta da tabela, aparece o Brasília, que venceu as três partidas. O Flamengo, atual campeão, perdeu para o Joinville, mas venceu seus outros dois jogos. O regulamento da competição diz que as quatro equipes de melhor campanha passam diretamente aos playoffs, que no momento, seriam Brasília, Flamengo, Franca e Pinheiros. Como são 14 equipes participantes, do 5º ao 12º colocado seriam disputados um mata-mata classificatório para a decisão de outras quatro vagas.

Fórmula 1

Mesmo com a temporada 2009 encerrada, a Fórmula 1 continua a todo vapor, pelo menos nos bastidores. A Brawn GP, campeã do Mundial de Construtores logo no seu primeiro ano de participação, teve seu nome mudado para Mercedes GP. E a nova equipe já tem motivos para se lamentar: Jenson Button, atual campeão mundial pela antiga Brawn, será companheiro de Lewis Hamilton na McLaren. Para o lugar de Button, deve ser confirmado o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, que também tem um título mundial no currículo. A Ferrari, por sua vez, já havia confirmado o espanhol Fernando Alonso, que será companheiro do brasileiro Felipe Massa na escuderia.

Até o momento, 4 novas equipes foram confirmadas no próximo mundial: Campos (que terá o brasileiro Bruno Senna), USF1, Manor GP (que trouxe Timo Glock, da extinta Toyota) e Lotus. A Sauber-Qadbak ainda precisa de uma liberação da FIA para garantir presença na próxima temporada.

Futebol de Areia

Em Dubai, nos Emirados Árabes, está sendo realizado o Mundial de Futebol de Areia, que obviamente, conta com a participação do Brasil, em busca do tetracampeonato da competição. E os brasileiros estão indo a todo o vapor: fecharam a primeira fase com três vitórias em três jogos. 11 a 5 na Nigéria, 8 a 1 no Bahrein, e 4 a 2 na Suíça, que teoricamente seria a seleção mais fraca do grupo, porém foi a que deu mais trabalho. Nas quartas-de-final, o adversário do Brasil será a Itália, segunda colocada em seu grupo.

Tênis

O sorteio dos grupos do ATP Finals agitou o mundo do tênis nesta quarta-feira. No Grupo A, teremos o duelo do suíço todo poderoso (agora nem tanto assim) Roger Federer, do ascendente Andy Murray, do campeão do US Open, o argentino Martin del Potro, e por fim, do espanhol Fernando Verdasco. Sentiu falta de alguém? Sim, Rafael Nadal está no outro grupo, o B. O seu principal adversário será o sérvio Novak Djokovic, que não deve facilitar para o espanhol. Os outros dois componentes serão o sueco Robin Soderling, e o russo Nikolay Davydenko.

Vôlei

Os meninos supercampeões do Brasil comandados por Bernardinho estão na disputa da Copa dos Campeões, realizada no Japão, que já está na segunda rodada. A seleção, que na rodada de estreia havia vencido Cuba com dificuldades (3 sets a 2), também não teve vida fácil contra o Irã, vencendo por 3 a 1. Mesmo sem convencer nas duas primeiras rodadas, a nossa seleção continua como favorita ao título, mesmo porque tem uma reputação inquestionável.

A nossa seleção feminina também disputou a Copa dos Campeões, e terminou como vice-campeã. A Itália, que terminou com o 1º lugar, acabou com as chances da nossa seleção garantir o 10º título consecutivo do torneio.

Nenhum comentário: