quinta-feira, 3 de março de 2011

O Brasil na Libertadores – 03/03

Share |
Por Leonardo Martins 

O Esporte é Vida inicia uma nova coluna nesta semana dedicada a Libertadores, onde a cada semana, os jogos dos Brasileiros terão destaque absoluto. E esta semana, quatro das cinco equipes estrearam na fase de grupos.

Deportes Tolima-COL 0x0 Cruzeiro

O Cruzeiro perdeu os 100% de aproveitamento, mas conseguiu um bom empate em Ibagué diante do algoz corintiano, o Tolima. A equipe celeste fez um jogo regular no empate sem gols.

O gramado irregular na Colômbia atrapalhou e muito o rendimento do time brasileiro, pois, ficou sem sua principal característica, o bom toque de bola. Mesmo assim, os celestes impuseram um bom ritmo, especialmente, no primeiro tempo, onde marcou as boas jogadas do time colombiano. Nos primeiros 45 minutos, o Tolima não assustou o gol de Fábio e o Cruzeiro só assustou no chute de Roger bem defendido por Silva.

No segundo tempo, o jogo continuou no mesmo ritmo, mas com os colombianos aproveitando as falhas do time azul no lado esquerdo para atacar e por ali, criou boas chances, mas os atacantes não estavam numa noite inspirada e ajudaram o time brasileiro. Já o Cruzeiro, passou a jogar nos contra ataques e Thiago Ribeiro exigiu boa defesa de Silva em chute de longe. O time da casa teve a grande chance de vencer no pênalti de Pablo em  Medina, mas na cobrança, o próprio Medina bateu mal e o capitão Fábio defendeu garantiu um ponto em terras colombianas para o time azul. A liderança do Grupo está nas mãos

América-MEX 1x0 Fluminense

A situação tricolor se complicou definitivamente no grupo 3 da Libertadores com a derrota para o América no lendário Estádio Azteca. O time mexicano aproveitou a má fase do time brasileiro e venceu por 1 a 0.

Com os dois empates em casa, a obrigação tricolor era de vitória, mas tinha um nervosismo que o atrapalhou no jogo, mas o time lutou no inicio do jogo. A pressão mexicana era muito forte e o Flu conseguiu segurar com tranqüilidade. O time da casa até tentava, mas a pontaria era ruim. E foi nesta toada até o fim do primeiro tempo. O Fluminense pouco criou na primeira etapa.

O Fluminense voltou melhor na segunda etapa, mas logo deu espaços aos mexicanos pressionarem. O jogo permaneceu equilibrado até os 25, quando o gol mexicano saiu com Márquez que chutou no canto de Berna. Era o gol do desespero brasileiro.  No fim, os cariocas foram para a pressão, mas de forma desorganizada e viram o seu goleiro evitar um placar maior com defesas sensacionais.

A situação do Flu se complicou bastante, já que o América e o Argentinos Júniors dispararam na frente pelo grupo 3.

Santos 1x1 Cerro Porteño-PAR

O Santos está querendo se complicar no Grupo 5, pois empatou a segunda na Libertadores e, desta vez, em casa. A vitória santista estava nas mãos até o último minuto, quando os paraguaios empataram.

O Santos entrou em campo sem o técnico Adilson Batista, demitido no domingo, mas com a volta dos três atacantes, Neymar, Zé Eduardo e Diogo, mas os paraguaios impuseram uma marcação forte e que atrapalhou o Peixe no jogo. Além disto, o Cerro tinha um velho conhecido de Neymar, o baixinho Iturbe da Seleção Argentina Sub-20., que estava em uma noite inspirada e criara boas chances para o time azul-grená, mas Rafael estava atento e fazia boas intervenções.

No segundo tempo, o time santista melhorou em campo e logo chegou ao gol de abertura do placar. Barreto derrubou Zé Eduardo na área e o juiz marcou pênalti, que foi bem convertido por Elano. 1 a 0 e jogo tranqüilo para o Santos, certo? Até certo ponto sim, pois o time alvinegro se tranqüilizou demais no jogo e deixou o jogo bom para o Cerro. O desastre santista veio aos 47 minutos do segundo tempo, Edu Dracena derrubou Barreiro na área e o juiz marcou o penal, Nanni foi para a cobrança e marcou. O Santos terminou a segunda rodada do grupo na terceira colocação.

Grêmio 2x0 León-PER

O Grêmio foi o único brasileiro a ganhar na rodada e ganhou do desconhecido Leon de Huanuco do Peru no Olímpico por 2 a 0. O Tricolor Gaúcho está na liderança do grupo 2.

Mas quem esperava uma goleada se enganou, porque os peruanos se fecharam em seu campo e impuseram um ritmo forte nesta marcação, dificultando e muito o jogo gremista. Os gaúchos exploravam muito o jogo aéreo e foi assim que nasceu o gol. Aos 41, Douglas cruzou e André Lima cabeceou para o gol, festa e alivio no Olímpico.

No segundo tempo, o panorama do jogo não se alterou com os peruanos dificultando ao máximo o jogo gremista e o grêmio tentando furar o bloqueio. O Tricolor, apoiado por sua torcida, chegou ao segundo gol no pênalti sobre André Lima que foi bem convertido por Borges. Depois disto, coube aos gremistas tocarem a bola com enorme tranqüilidade e esperarem o fim do jogo. Boa vitória gremista.