terça-feira, 13 de outubro de 2009

Náutico surpreende e atropela líder Palmeiras

Share |

Por Gabriel Seixas

O desfalcado Palmeiras não teve chances. Jogando no caldeirão dos Aflitos, a torcida do Náutico fez festa, empurrou, o time correspondeu e atropelou o Palmeiras: 3 a 0. Logo no início do jogo, Cláudio Luiz fez o primeiro. Aí entrou em cena o artilheiro Bruno Mineiro, que fez os outros dois gols que deixa o time com chances de deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada. O Verdão deu sorte, e com o tropeço dos adversários, manteve a diferença de 5 pontos para o vice-líder São Paulo.

Sem mais da metade do time titular, o Palmeiras entrou a campo com um time quase reserva. Os desfalques mais importantes giravam em torno de Edmilson, Armero, Diego Souza, Obina e Vagner Love. O Timbu estava quase completo, já que 4 jogadores retornaram ao time titular. Um deles foi o zagueiro Cláudio Luiz. E foi ele o autor do primeiro gol: Em cobrança de falta da direita, aos 6 minutos, Marcos afastou pro meio da área. A bola sobrou para Cláudio Luiz, que mandou pro fundo das redes, silenciando a presente torcida do Palmeiras que cantava ‘é campeão’.

E o Timbu só não aumentou cinco minutos depois porque entrou em cena o goleiro Marcos. Ele salvou um bom chute de Carlinhos Bala, da entrada da área. Aos 24, o time apareceu novamente, em cobrança de falta de Bruno Mineiro que passou perto. O Palmeiras respondeu timidamente, quando Robert arriscou chute da direita, e Gledson fez uma das poucas defesas em todo o primeiro tempo.

Mas, de tanto insistir, o Náutico finalmente marcou seu gol. Ele veio aos 42 minutos do segundo tempo, numa jogada de contra-ataque. Carlinhos Bala recebeu passe na direita, avançou pelo flanco até a área e cruzou para Bruno Mineiro, que completou pras redes de Marcos, que dessa vez não pôde fazer nada.

O Palmeiras voltou para o segundo tempo com uma proposta de tudo ou nada, para arrancar pelo menos um ponto, que aumentaria a vantagem do Verdão na liderança. Mas o time acabou mesmo foi levando o terceiro gol. Irênio cobrou falta de muito longe, da ponta esquerda. A bola passou pela zaga alviverde, e Bruno Mineiro, impedido, cabeceou pro gol. Um passeio alvirrubro nos Aflitos.

Com a goleada carimbada, o Náutico ainda poderia ter ampliado nos minutos finais, quando Mariano Torres saiu na cara de Marcos, mas o goleiro do Verdão se agigantou e saiu nos pés do meia alvirrubro.

Os poucos titulares do Palmeiras que atuaram não foram bem. Figueroa foi substituído, Cleiton Xavier novamente sumido no jogo, e a zaga também sem brilho. Quem se salvou, novamente, foi o goleiro Marcos, que evitou um vexame maior. Na próxima rodada, promessa de outro jogão: Palmeiras x Fla, no Palestra Itália.

Outros jogos:

- Nos outros três jogos da rodada, três empates. No menos importante da rodada, Santos e Vitória não saíram do zero e praticamente não tem mais chances de irem à Libertadores. Mesmo com um Engenhão lotado, o Botafogo suou para empatar com o Avaí por 2 a 2. Os catarinenses saíram na frente com Emerson e Willian, mas no segundo tempo, Victor Simões entrou e marcou os dois gols do time alvinegro. Por fim, o Goiás, que novamente tropeçou. Desta vez, empatou com o Sport em 1 a 1. Léo Lima, aos 5 do segundo tempo, parecia dar início a uma avalanche. Mas o time parou, e deu espaço para os rubro-negros, que empataram com Luciano Henrique.