sexta-feira, 9 de maio de 2008

Santos vence na Colômbia e está classificado na Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


O último classificado as quartas-de-final é o Santos. Em jogo disputado nesta madrugada, em Cucuta na Colômbia, o Peixe repetiu o placar feito aqui no Brasil e venceu por 2 a 0.

Como havia perdido o primeiro na Vila Belmiro, quinta passada, por 2 a 0, o Cúcuta precisava vencer por três gols de diferença. Já o Peixe passaria às quartas mesmo perdendo por um gol. Mas parecia que era o contrário. Tanto que o time de Emerson Leão começou a pressionar desde a saída e criou a primeira chance logo aos nove segundos de jogo, com Kléber Pereira, que recebeu de Kléber, mas arrematou mal, em cima da zaga. Marcando muito bem no meio-de-campo, o Santos anulava o meia Torres, o mais habilidoso jogador do adversário. Assim, o Cúcuta tentava a ligação direta em chutões a partir da defesa. Sem nenhum sucesso. O Peixe, colocando a bola no chão, ia tocando a bola, superando o gramado muito irregular, e envolvendo o adversário.

Kléber Pereira voltou a desperdiçar a chance aos 12. Após receber passe de Molina, ele tentou um chute colocado, de esquerda, mas pegou muito mal na bola e apenas atrasou para o goleiro. O artilheiro ainda desperdiçou outra chance, a melhor delas, quando recebe de Molina livre pela direita, mas em vez de chutar direto, tentou driblar o goleiro e acabou desarmado. O Cúcuta só teve uma chance na primeira etapa. Aos 17, Torres recebeu na intermediária, dominou e chutou forte. Fábio Costa espalmou. Foi o único lance em que o camisa 10 da equipe colombiana conseguiu receber em condições. Mas quem mandava no jogo era o Santos. Aos 19, Fabão chegou a marcar o gol, mas estava impedido após o lançamento de Kléber. Aos 40, porém, não teve jeito. Kléber Pereira, que já havia perdido três gols, não deixou passar o quarto. Ele lançou Marcinho Guerreiro na direita. O volante chutou forte e o goleiro Castellanos espalmou. Na sobra, Kléber Pereira bateu de chapa, de pé direito, e acertou o ângulo. Um golaço.

Precisando de quatro gols para se classificar, o Cúcuta arriscou tudo no segundo tempo. Deixou de marcar e se lançou com todos os jogadores para o ataque: o jogo, então, ficou a caráter para os atacantes santistas, que mataram o adversários nos contra-ataques.Aos nove minutos, Molina, totalmente livre, avançou com a bola dominada e abriu na direita para Kléber Pereira, que recebeu e rolou para Lima vir de trás e mandar a bomba de pé direito: 2 a 0, muito fácil. A primeira chance de gol do Cúcuta no segundo tempo só saiu aos 19 minutos. James Castro mandou uma bomba de fora da área, de pé direito, e Fábio Costa fez grande defesa, espalmando para escanteio.

No mais, o jogo era do Peixe. O terceiro quase saiu aos 32 minutos. Quiñonez, que entrou no lugar de Molina, recebeu pela esquerda e foi em direção ao gol sem ser incomodado. O equatoriano invadiu a área, limpou o marcador e chutou de direita. A bola passou raspando o pé da trave esquerda. A partir daí virou treino. O Peixe chegava em campo com tanta facilidade que parecia que tinha jogadores sobrando. O time poderia ter voltado da Colômbia com uma goleada histórica se não tivesse desperdiçado tantas chances. O Cúcuta ainda teve um lampejo aos 43, quando o Arriaga recebeu de frente para Fábio Costa e mandou para o gol. Mas o impedimento já estava marcado.

O Santos agora enfrenta o carrasco flamenguista, o América do México, nas quartas-de-final.

Outros jogos

Flamengo-BRA 0x3 América-MEX – América classificado
River Plate-ARG 2x2 San Lorenzo-ARG – San Lorenzo Classificado

Quartas-de-final

Fluminense-BRA x São Paulo-BRA
Santos-BRA x América-MEX
LDU-EQU x San Lorenzo-ARG
Atlas-MEX x Boca Juniors-ARG

Galo e Botafogo não saem do zero

Share |

Por Leonardo Martins


Depois de quase um ano da polemica decisão entre Atlético-MG e Botafogo pela copa do Brasil 2007. As duas equipes voltaram a se enfrentar pela mesma competição e fase (quartas-de-final). Assim como em 2007, o jogo de ida aconteceu no Mineirão e as duas equipes não saíram de um empate sem gols.

Ambas equipes entraram em campo querendo esquecer as decisões perdidas nos estaduais e realizaram um jogo aberto no 1º tempo. O Galo, empurrado por sua massa que compareceu em grande número ao estádio, começou atacando e criou as primeiras chances da partida com Coelho e Danilinho que assustaram o goleiro botafoguense.

O Botafogo explorava bem os contra-ataques e também levava perigo a Juninho. O atacante Fábio, que substituía o artilheiro Wellington Paulista, acertou 2 vezes a trave atleticana. A 1ª foi em uma cabeçada e a 2ª, o atacante driblou Vinicius e chutou no travessão.

Os mandantes criavam mais chances. Aos 21 minutos, Petkovic cobrou falta mas os jogadores não concluíram e a bola ficou com Renan. Aos 32, outra chance perdida pelos mineiros, Petkovic achou Almir, mas a bola correu muito e ficou com o goleiro carioca. O goleiro do Botafogo quase entregou o gol, aos 45 minutos, ele saiu errado e deu a bola nos pés de Danilinho, que tentou o encobrir, mas o goleiro se recuperou e defendeu a bola.

As duas equipes voltaram no mesmo ritmo para a segunda etapa. Porém, os cariocas estavam melhor e criaram duas boas chances com Lúcio Flávio, em cobrança de falta, e Alessandro, de letra, mas a bola teimou em não entrar. O Galo começou a desperdiçar inúmeras chances. Renan, Marques e Petkovic desperdiçaram ótimas chances de gol, o que fazia com que a torcida entrasse em desespero. O alvinegro carioca chegou com Zé Carlos, mas a bola foi longe.

O Atlético parecia que o gol estava próximo, pois as chances eram tantas, mas a falta de pontaria de seu ataque o atrapalhou. Renan Oliveira, que entrou no lugar de Marques, e Almir erraram chances incríveis. O Botafogo tentou acertar a marcação ao tirar Zé Carlos e Bruno Costa e colocar Túlio Souza e André Luis, mas a equipe carioca continuava oferecendo espaços ao Galo. Mas o Bota criou uma chance com Túlio Souza que chutou ao lado. As últimas chances do Galo foram no final, mas a bola insistia em não entrar e o jogo terminou mesmo com um empate sem gols.

As duas equipes voltarão a se enfrentar na semana que vem, no Rio de Janeiro. O Galo poderá empatar com gols que se classificará as semifinais. O Bota só a vitória interessa.