sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cruzeiro garante a classificação na Libertadores

Share |

Por Leonardo Martins


Com o Mineirão sendo utilizado para o Axé Brasil, o Cruzeiro fez a partida contra o San Lorenzo da Argentina, na noite de ontem, em Ipatinga, interior de Minas. Mesmo longe de sua cidade, o clube azul se sentiu em casa e ganhou por 3 a 1, garantindo a vaga à próxima fase e o 1º lugar do grupo 1 da Libertadores.

O time da casa começou como as outras partidas do clube como mandante na Libertadores, com muita velocidade e pressionando em busca da vitória. O San Lorenzo ficou confuso e dava espaços. Wagner errou a 1ª chance de gol ao chutar por cima do gol de Orion. Mas o 1º gol da Raposa não demoraria a sair. Aos 10 minutos, Apodi chuta errado para o gol, a bola bate em Ramires e sobra para o artilheiro Marcelo Moreno chutar e explodir a torcida em Ipatinga. O Cruzeiro era superior em campo e continuava na pressão, porém, concluía pouco. O próprio Moreno desperdiçou uma chance clara na cara do goleiro argentino. Os argentinos, aos poucos, foram acalmando o ímpeto cruzeirense e começaram a assustar a defesa azul. Mas D’Alessandro, principal estrela da equipe de Buenos Aires, era bem marcado e pouco criava.

O San Lorenzo voltou melhor do intervalo e passou a dominar o jogo, muito pelo fato de que o Cruzeiro passou a errar muitos passes e a oferecer espaços. Os argentinos quase empataram no inicio da etapa final. Aos 4 minutos, Bergessio acertou a trave de Fábio e aos 9, Romeo cabeceia com perigo. O Técnico Adilson Batista resolveu reforçar a marcação ao tirar o atacante Guilherme, que saiu muito vaiado, e colocar o zagueiro Thiago. A alteração equilibrou um pouco o jogo, mas o time argentino continuava a dominar o jogo. A tranqüilidade azul veio com o 2º gol da Raposa. Aos 26, Wagner cobra escanteio na cabeça de Marcelo Moreno e ele marcou o 2º dele na partida e o 7º na competição, tornando-se artilheiro isolado da Libertadores.

O 3º gol veio logo depois com Wagner, ele aproveitou o bate-rebate na área Argentina para mandar para o gol e decretar a classificação azul a próxima fase. Com o placar garantido, o Cruzeiro passou a tocar a bola com preciosismo, fazendo a festa da torcida que gritava “Olé”. Nem o gol de Silveira, aproveitando ótima jogada de Acevedo, aos 42, fez com que a torcida diminuísse a festa. O jogo terminou e a vaga e o 1º lugar no grupo estavam garantidos.

O Cruzeiro garantiu a vaga e o 1º lugar no Grupo 1 da Libertadores com uma rodada de antecipação ao chegar aos 11 pontos e agora o time quer o 1º lugar geral na Libertadores, para isto a equipe tem que vencer o já eliminado Potosí na Bolívia. A 2ª vaga do grupo sairá do confronto entre San Lorenzo e Caracas com vantagem do empate para os venezuelanos. As duas partidas da última rodada do grupo acontecem no dia 16 de Abril.