quarta-feira, 19 de março de 2008

Cruzeiro sai da Venezuela no lucro

Share |

Por Leonardo Martins


Contando com apenas 14 jogadores disponíveis em seu elenco que foram inscritos na Libertadores, o Cruzeiro foi a Caracas na noite desta 3ª feira, jogar contra o Caracas, em jogo válido pela 4ª rodada do Grupo 1 da Libertadores. Mesmo com essas dificuldades, a equipe brasileira saiu da Venezuela com um bom empate por 1 a 1 e continua por mais uma rodada na liderança do grupo.

O técnico cruzeirense, com poucas opções no time, foi a campo com 3 zagueiros (Espinoza, Thiago Martinelli e Léo Fortunato) para liberar os alas, principalmente Apodi na direita. Mas o Caracas começou melhor, neutralizando as principais armas da Raposa e explorando o camisa 10 Vargas, o jogador mais habilidoso e perigoso da equipe venezuelana. Foi nos pés de Vargas que começou a primeira chance de perigo que Fábio defendeu 2 vezes na cara de atacantes do Caracas. O Cruzeiro estava muito preso a marcação, principalmente Wagner e Ramires, dois dos principais jogadores da equipe nesta Libertadores, mas tinha na velocidade de Apodi, as melhores investidas do ataque, mas o ataque não concluía a gol. Os mandantes eram melhores no campo e tinha várias chances até abrir o placar. Aos 29 minutos, Comingues bate falta para a área e o zagueiro Valencia, livre de marcação, cabeceia na frente de Fábio, abrindo o placar.

Passado o gol, os brasileiros equilibraram o jogo, mas só tiveram uma chance de empatar na 1ª etapa com Marcinho, que chutou rente ao travessão. O Técnico Adilson Batista tinha que arrumar a casa no intervalo, mas não tinha peças de reposição, como ele ia fazer isto?

Pois bem, ele corrigiu falhas no time e o Cruzeiro voltou do intervalo buscando o empate. A Raposa começou melhor no 2º tempo e imprimindo um ritmo forte. O que foi planejado por Adilson logo aconteceu, o gol de empate. Aos 10 minutos, o lateral Lucena deu uma de jogador de Vôlei e socou a bola dentro da área e o juiz Oscar Ruiz marcou o pênalti. Na cobrança, Marcelo Moreno bateu bem e empatou o jogo para os brasileiros. Após o gol, o Cruzeiro diminuiu o ritmo e o Caracas tentou crescer no jogo, mas o time azul acalmou o ímpeto venezuelano com uma boa marcação. A equipe brasileira até teve chances de virar a partida, mas Wagner mostrou que não estava em uma boa noite e errou.

Nos últimos minutos, na base da pressão, o Caracas buscou o gol, principalmente em cobranças de escanteio, mas a defesa azul estava atenta e segurou o empate. A única chance boa dos venezuelanos foi com Vargas, aproveitando rebote da zaga cruzeirense, pegou mal e mandou longe do gol azul. Os mandantes ainda tiveram um jogador expulso, Vizcarrondo, mas a essa altura, o empate já era um grande resultado para o Cruzeiro e o jogo terminou empatado por 1 a 1.

O Cruzeiro garantiu a liderança do grupo 1 por mais uma rodada ao chegar aos 8 pontos, um a mais que o próprio Caracas, e o time azul volta a jogar pela Libertadores no dia 3 de Abril quando enfrenta o San Lorenzo em Ipatinga (o Mineirão estará cedido para a realização do Axé Brasil Extra). O Caracas joga 2 dias antes em Potosí contra o Real Potosí.